Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever um Livro Passo a Passo

Há um escritor dentro de você. Para dar vida a este criador interno, você precisa conhecer algumas regras relacionadas a como escrever um livro passo a passo. Confira algumas dicas

Amantes da literatura que sonham em ter um livro publicado, e exibido nas prateleiras de bibliotecas e livrarias. Trata-se de um desejo de mudar de lado. Deixar de ser o leitor passivo e se tornar o escritor. Agora, o dono da razão, o condutor da história, o rei do enredo. A realização de terminar um livro é uma satisfação sem igual. Porém, para muitos que nunca chegaram a esta realização, ficam na dúvida: como escrever um livro passo a passo?

Como escrever um livro passo a passoInicialmente, gostaria de dizer que táticas de como escrever um livro passo a passo não envolve um processo inalterável: início, meio e fim. Alguns escritores desenvolvem um processo próprio. Isto significa que escrever um livro pode envolver passos customizáveis. Você tem seu estilo e, em consequência, cria suas técnicas.

Mas evidentemente, você precisa de alguns dicas para que as técnicas possam aflorar de sua criatividade. Por esta razão, criei esta série de artigos (ainda em construção) para auxiliá-lo nesta tarefa altamente recompensável de escrever um livro. Não o é tipo de recompensa financeira (seria ótimo se também o fosse), mas a satisfação de dar vida, cor e cheiro a um universo que gira em seu interior, e que ninguém além de você consegue enxergar.

Assim, considere os tópicos neste blog literário, reúna seus traumas, seus sentimentos mais profundos, e dê vida aquilo que há dentro de você.

O Começo

Criatividade

Personagens

Estilo

Hábitos e Rotina de Um Escritor

Gêneros Literários

Pós-produção

Poemas

Problemas do Escritor

Extras

 

borda

Receba Novidades

Insira seu e-mail para ser notificado sobre dicas para jovens autores e outros textos da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)

161 Comments

  1. Jeniffer Karine

    16 outubro, 2012 at 19:14

    ..Olá..me chamo Jeniffer, gosto muito de ler e de escrever, queria muito escrever um livro, quero escrever e vou, mais preciso de uma ajudinha, por que não sei como começar.

    • Olá Jeniffer

      Já possui algum texto de sua autoria, por menor que seja?

    • olha que tal começar assim TUDO COMEÇOU em o que vc acha essa e minha opiniao

    • Oiiii…
      Otimas dicas. Amei muito. Tambm to escrevendo um livro, mas to cm dificuldad p desenrolar o dialogo entre os personagens. Podem me ajudar?
      Abracos*

      • Juliano Martinz

        16 outubro, 2013 at 22:47

        Olá Erica,
        Um material sobre isso está sendo preparado abrangendo várias dúvidas, inclusive sobre a criação de diálogos. Em breve, darei mais detalhes.

        Abraços!

        • Obrigada…. Voce é otimo.
          Abracos*

        • Tenho muito sintonia com a leitura, amo escrever, mas não sei como começar a escrever um livro …..

          • Juliano Martinz

            31 julho, 2016 at 15:44

            Olá Eduarda,
            O que você costuma escrever? Escreve contos ou crônicas? O ideal seria começar assim, de forma básica, para ir se acostumando com a capacidade de criar histórias e traduzi-las para o “papel”.

      • eu amo e sempre vou amar livros

    • Sigalho Chagas Majadire

      30 novembro, 2013 at 06:06

      Sendo franco, nao te será fácil, mas te aconselho a nao se preocupar por enquanto cm um magnifico, belo inicio, pois faça como o seu pensamento diz. Ao andar do tempo, com o desenrolar da historia, tu has-de descobrir a maneira exacta para iniciares com seu livro. Por enquanto expresse as ideias, como elas vem em sua mente, sem pór de lado a disciplina na escrita.

    • ola amigo! eu li seu site e posso li afirma que é excelente! Eu gostaria muito de poder escrever um livro, pois tenho ótimas ideias ok.

    • olha Jeniffer eu não sou escritora mas também gosto muito de ler e escrever então vc pode muito bem escrever um livro sobre vc sem precisar da net OK!! ;) ;)

    • pedro henrique amancio

      26 junho, 2015 at 18:39

      comece com um rascunho depois passe para a folha original ok

    • Hellen Flavia

      18 agosto, 2015 at 11:44

      Eu sempre quis fazer um livro e nao desisti. Escrevi, montei tudo, fiz o esboço dos personagens e decidi auto publicar no CLube do Autores. E quando me perguntam “pra que tanto trabalho?” eu respondo: “pura satisfação pessoal!”

    • Não Sei Como Começar

      • Juliano Martinz

        7 fevereiro, 2016 at 12:09

        Olá Ligia

        Já possui algum material colocado por escrito, ou está tudo em sua cabeça ainda? Uma forma de conseguir organizar as ideias é anotá-las, em qualquer ordem. Posteriormente, fica mais fácil estruturar a narrativa.

  2. Olá juliano

    estou com um livro com 50 páginas, e não estou conseguindo reescrevê-lo, acho que precisa, pois esta meio confuso. Queria saber se você poderia me ajudar? li suas dicas e achei ótimas, você escreve muito claro.

    Grata

    • Juliano Martinz

      10 novembro, 2012 at 12:17

      Olá Cainara,

      Acabei de enviar um e-mail para você.

      Abraços

      • Olá meu nome é Jaqueline e eu escrevo poemas e gostaria que outras pessoas visem um pouquinho dos meus pensamentos entam pensei em escrever um livro destacando o melhor dos pensamentos, e não sei por onde começar…

      • Gostaria muito de ajuda meu sonho e escrever sobre minha história .
        Amo ler, quero escrever sobre minha trajetória, enfim preciso de ajuda . As ideias e textos estão todos na minha mente.

  3. Larissa C.Garcia

    10 novembro, 2012 at 12:36

    Olá!
    sempre tive o hábito de escrever, até cheguei a participar de alguns concursos – um deles, fui premiada, mas, isso no que se diz a pequenos contos. Tenho já a algum tempo uma grande histótia na cabeça, mas, quando vou passá-la para o papel ( entenda-se aqui, “Word” rs), acabo ficando bloqueada, porque me prendo demais à nomes das personagens e outras minúcias que impedem a fluidez da escrita, Pode me ajudar?!
    Um abraço!

    • Juliano Martinz

      10 novembro, 2012 at 14:21

      Larissa, o processo de criação pode ter elementos que o estimulem, bem como elementos que o entorpeçam. Eu sempre encarei “detalhes” como bloqueadores de criatividade. Isto porque os detalhes exigem um considerável tempo para lapidar. E a criatividade é um jorro de ideias que pode desaparecer a qualquer momento (em outras palavras, a criatividade não tem paciência para esperar nosso luxo em nos dedicarmos a detalhes da trama).
      Para ter uma ideia, estou escrevendo um conto. O nome dos personagens é a última coisa em que penso. Quando começo a escrever, utilizo o primeiro nome que surgir em minha mente. Outra coisa: se estou na página 10 e penso em mudar algo na página 5, não mudo na hora. Deixo para fazer isso quando terminar a história. Para não perder o “jorro de ideias”, entendeu?
      Procure se disciplinar a ignorar essa preocupação com nome de personagens e outras minúcias. Deixe isso para o final, no processo de revisão, quando a obra já estiver toda no “papel”.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Abraços

      • Rafael Oliveira

        8 setembro, 2014 at 07:17

        Como posso escrever um livro científico a luz da minha realidade?

      • Antonia Aparecida

        29 setembro, 2014 at 20:13

        Eu amo escrever,ao longo da vida escrevi bastante,porém nunca salvei minhas criações,ultimamente criei uma pagina onde expresso em palavras tudo o que vem de dentro de mim,escrevo sentimentos.
        A minha pergunta é:Qual o primeiro passo para colocar tudo isso em um livro?
        desde já agradeço a atenção!

  4. Vc é muito simpatico.

  5. Estou com um programa para televisão pronto e preciso de um agente para me representar, vc conhece algum?
    Desde já agradeço.

  6. bom eu quero escrever um livro moderno assim que mostra a relidade de hoje mais tambem quero uma coisa divertida que o leitor quando ler se divirta mais tambem quero mostra uma licao de vida quero um livro assim mais n sei nem como comecar n tenho muita expiracao me ajudem pfv…….

  7. Estou no começo de um livro e ainda estou meio inseguro. Alguma dica?

  8. João Marcelo

    11 março, 2013 at 23:08

    Juliano, eu tenho 15 anos e comecei a escrever um livro a menos de uma semana, o livro já possui 7 paginas e eu estou com algumas duvidas em relação ao mesmo, tem como nos entrarmos em contato por e-mail? Aguardo respostas.

  9. Olá, gostaria de poder dedicar um livro a uma amiga minha, ela quem escreve cartas para mim, e gostaria de fazer dessas cartas um livro, pois ela escreve muito bem e ela tem um sonho de criar seu próprio livro, no entanto, gostaria de presentia-la com seus belos textos, todas as cartas juntas, e sei que ela vai gostar muito. Mas gostaria de uma ajuda para poder começar esse trabalho. Obrigada

  10. Juliano, tenho uma paixao pela escrita,comecei um livro,mais to c dificuldade p dar sequencia a ele. As ideias fluem rapidamente.. quero poder tirar-lo da gaveta,poderia me dar uma ajudinha? Obrigado.

    • Juliano Martinz

      21 abril, 2013 at 20:52

      Qual a sua maior dificuldade? Você mencionou que “as ideias fluem rapidamente”. Pelo que entendi, ideias não lhe faltam. Onde você está encontrando maior dificuldade?

  11. Andresa Araujo

    30 abril, 2013 at 22:17

    Olá,
    Pensei em escrever um livro e não sei qual tema escolher, tive varias ideias mas mesmo assim estou com dificuldades de escolher um titulo, pois o assunto do livro é sobre um pouco de minha vida pessoal misturado com a ficção………… O que acha? Aguardarei respostas…..

    Adorei o site….

  12. Olá :)
    Acabei de ler agora alguns destes artigos (ou todos mesmo, não sei porque não li por ordem xD) e confesso que me identifiquei com praticamente tudo, concordo com quase tudo. Sempre gostei de ler e descobri o meu gosto pela escrita aos 14 anos. Claro que quando comecei a escrever não escrevia como agora escrevo, mas seja como for, ia escrevendo as minhas histórias, umas mais pequenas, outras maiores. A ideia de escrever um livro surgiu-me depois de ter começado a escrever uma história que me tocou particularmente, e essa ideia foi alimentada por elogios que recebia da minha professora de português do 11º ano, e desde então que escrever um livro e publicá-lo se tornou um dos meus maiores sonhos. No entanto, devo dizer que tentei começar um livro vezes sem conta, e nunca conseguia dar seguimento às minhas histórias, era como se me cansasse delas porque tinha sempre ideias novas e diferentes. Esta é provavelmente a primeira vez em que consigo conjugar as ideias diferentes que me vão surgindo com o meu “projecto” inicial, e finalmente estou a conseguir escrever alguma coisa com uma história que se aguentaria até para uma saga de fantasia épica x’D Mas só agora, recentemente, passei as 100 páginas (estou na 118 para ser precisa), e sei que ainda tenho muito trabalho pela frente, por isso procurei alguns conselhos pela internet, e foi isso que me trouxe a este blog. Nunca tive a possibilidade de conversar com alguém que já tenha concluído um livro ou até publicá-lo, ou seja, um escritor um pouco mais experiente do que eu. Se algum de vocês, ou até mesmo o autor deste blog, estivesse interessado em partilhar ideias comigo, ficaria eternamente grata. Apesar de já ter visto a minha escrita e a minha imaginação elogiada várias vezes, continuo a ser uma pessoa um bocado insegura em relação às minhas próprias criações, e essa insegurança dá comigo em doida porque muito provavelmente não tem razão de existir, mas existe xD e é por isso que eram bem vindos alguns conselhos para o meu romance… e pronto, já me alonguei demasiado. Se alguém estiver interessado em ajudar-me e quiser aceitar a minha ajuda em retorno, respondam aqui :)
    Beijinho.

  13. kkkkkkkkk, esperen meus projetos kkkk

  14. Caro Juliano,

    Estou fazendo um “esqueleto” para escrever um livro didádico universitário. Vc tem alguma experiência no assunto?? Como escrever um livro assim? Grata

  15. olá,me chamo douglas e estou escrevendo meu livro não peço ajuda pq cada um tem seu jeito de escrever eu tenho o meu porrisso não peço nenhuma ajuda a ninguém ….bjsjsjsjs até mais ver

  16. Janaina Régia

    2 setembro, 2013 at 11:39

    Eu queria fazer um livro com a historia da vida do meu pai, mas estou desnorteada como começar, já sei o título e queria desenvolver através deste….alguém me ajuda a como eu escrever um livro

  17. Começando a escrever meu livro! Agora.
    E o meu maior problema é como começar a escrever.
    Não quero começar com algo clichê .
    Estou cheio de duvidas,queria começar com o personagem principal já em uma cena com a apresentação de alguns personagens e acrescentar pouquinho de suspense,algum problema nisso?
    Um pouquinho de suspense não faz mal a ninguém,correto?
    É melhor plantar dúvidas e prosseguir com algo legal ou começar com algo clichê e fazer leitor abandonar o livro?
    E a algum problema em começar o livro com um pouquinho de suspense ?

    • Juliano Martinz

      19 setembro, 2013 at 14:31

      Olá Wesllen, é muito bom o uso de suspense no início do livro. É uma forma de manter a atenção dos leitores. Alguns escritores gostam de usar micro-situações de suspense ao longo do livro: pequenas tramas que são apresentadas e solucionadas ao longo do livro (e não necessariamente apenas no final). Isto ajuda a manter o livro “frutífero”.

      Obrigado pela visital

  18. Ola eu escrevia antes e escrevia sobre todo sufoco amor traicao sabe tudo junto. Parei com 137 paginas escrevia sempre quando tinha tempo nem sempre escrevis direto. Eu tinha inspiração na outra escola que estudava mas quando mudei de escola eu desisti pq a pessoa que me dava essa inspiracao mudou tm. Ate que na nova escola conheci outra pessoa e Passamos por tantas tantas coisas juntos que eu resolvi voltar mas nao sei como começo a escrever se vc podesse me ajudar…

  19. Olá, eu estou com um pequeno problema, poderia me ajudar?, costumo escrever todas as ideias que tenho para livros no meu caderno, mas nunca consigo começar, pois simplesmente não sei como! o que faço?

    Desde já agradeço.

  20. Olá, eu amei as suas dicas, só que ainda tenho muitas dúvidas. Eu comecei a escrever o meu futuro livro, todos pra quem eu mostrei disseram que eu tinha talento, e que deveria continuar. sei que sou pequena, só tenho 15 anos, mas penso sobre isso. Poderia me enviar um email? E tenho alguns textos da minha autoria aqui também”

  21. Oii, gostaria de escrever um livro, gosto muito de ler e escrever e a uns 3 anos criei um blogger onde poderia me expressar, mas tenho vontade de escrever um livro, porem não sei como começar, quero escrever um romance baseado no meu relacionamento. Tenho muitas duvidas, por isto me ajudepelo email por favor.

  22. oi ha tempos venho querendo escrever um livro mais queria saber se tenho que fazer primeiro a historia e so depois as outras coisas como capa e os demais ou se tem que ser tudo por ordem do jeito que é um livro ja feito como faco e por onde começo.

    • Juliano Martinz

      24 outubro, 2013 at 01:02

      Olá Alzeane

      A capa é a última coisa com que você deve se preocupar. Cada escritor possui seus próprios hábitos, como escrever primeiro o final, ou fazer inicialmente um resumo de tudo antes de começar a escrever. Não se preocupe muito com a sequência que você seguirá, desde que se sinta a vontade com ela.

      Abraços

  23. Olá! Gostei muito de seus conselhos. Escrevo há uns anos, mas sempre pensava que estava só me distraindo, imaginando e escrevendo, ao invés de fazer algo mais “produtivo”, talvez por isso tenha excluído muitos dos meus textos nos meus choques de realidade. Enfim, seus conselhos abriram meus olhos! Era divertido quando eu escrevia e voltarei a imaginar e dar uma história a meus personagens, simplesmente porque me faz bem. Muito obrigada! Abraços.

  24. Olá, terminei uma espécie de rascunho de um livro digamos assim autobiográfico sobre uma parte muito intensa de minha vida e de minha esposa, não é um romance e sim um auto ajuda de fatos reais.

    Gostaria de saber sobre uma formatação ideal e se devo deixar em primeira pessoa ou é melhor não.

    Grato.

    • Juliano Martinz

      5 novembro, 2013 at 16:24

      Olá Pedro,

      A narração em primeira pessoa deste tipo de livro se torna mais realista e intensa. Opte pela primeira pessoa.

      Abraços!

  25. MARLUCI APARECIDA SCOPEL

    4 dezembro, 2013 at 13:12

    Obrigada pelos valiosos incentivos, dicas e ensinamentos, vai ser muito útil quando começar a por em prática um sonho antigo, escrever meu livro! Parabéns pelo blog!

  26. Olá,

    Quero muito começar a escrever um livro, tenho muitas historias e pensamentos, mas na hora de me expressar tenho dificuldade, poderia me ajudar? Não sei como começar!

    Grata.

    • Juliano Martinz

      18 dezembro, 2013 at 17:39

      Thainá,

      Estou preparando um e-book que, entre diversos temas inéditos, haverá uma consideração sobre como COMEÇAR um livro, que é uma dificuldade recorrente de muitos jovens escritores. Assine o blog, e em breve receberá notícias em seu e-mail.

      Abraços

  27. Marianna Zavisch

    5 janeiro, 2014 at 23:13

    Olá Juliano,
    Adorei todas as suas dicas, algumas estão me dando coragem para começar a escrever meu primeiro livro.
    Tenho algumas ideias que me agradam muito para o tema, porém acabo achando algumas coisas bem parecidas com o que eu já li…
    O que posso fazer para separar o que já li, das minhas próprias ideias?
    Começar o livro está complicado, você acha que separar as ideias em tópicos pode ajudar?
    Aguardo resposta.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Juliano Martinz

      10 janeiro, 2014 at 18:29

      Olá Marianna,

      Compositores costumam passar por isto com frequência. De modo geral, não existe uma ideia 100% original, já que tudo é reaproveitamento de realidades já vividas. Assim caminha o ser humano, recolhendo e reciclando momentos. Inicialmente, procure separar mentalmente aquilo que é parecido daquilo que é uma cópia – como se livrando de um preconceito. Se aquilo que produzir for “parecido” com alguma coisa que já está rodando por aí, bem-vinda à roda gigante da vida comum. Agora, se conseguir produzir algo que se aproxime da originalidade absoluta, neste caso garota, você pode ter dado um passo para revolucionar a literatura – ou qualquer manifestação artística que preferir.

      E sim, separar as ideias por tópicos é excelente. Talvez possa até escrevê-las em cartões. É um recurso interessante para filtrarmos genialidades do que é descartável. Além é fácil de ser organizado: simplesmente invertendo a posição dos cartões. Assim, você um script confiável para iniciar seu livro.

      O resto é perseverança e paciência para colher os frutos que, acredito, você terá.

  28. Jeniffer Alba

    6 janeiro, 2014 at 19:46

    Boa tarde, Juliano

    Me chamo Jeniffer, tenho quinze anos e, obviamente, tenho dificuldades em começar a escrever um livro. Nunca tentei nada antes, apenas alguns poemas que eu fiz quando mais nova, que infelizmente não os tenho mais.Gostei da atenção e do seu “carinho” com seus leitores aqui. Por esse motivo, penso eu, que poderia me orientar um pouco. Sou realmente crítica e observadora, porém não consigo desenvolver muito o que eu tenho em mente, não espero nada magnífico logo no começo, mas gostaria de um apoio para seguir na direção correta.

    Grata.

    • Juliano Martinz

      10 janeiro, 2014 at 18:22

      Olá Jeniffer

      Já fez os exercícios que menciono no seguinte artigo: http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/6-pequenos-exercicios-para-jovens-escritores/ ?

      Se ainda não, experimente. Talvez seja de grande ajuda.

      Como conselho adicional, escreva obras menores. Talvez possa começar com algumas crônicas de uma página. Nestes casos, não há necessidade de se aprofundar na trama e nos detalhes das personagens. O que está passando é natural, mas o exercício e a teimosia em escrever (ou ainda, “tentar escrever”) alongará seus músculos mentais, e logo o processo se tornará natural… e ainda mais fascinante.

      Sucesso!

      • Olá Juliano

        Bom , eu queria saber como eu faço pra começar um livro sobre “amigos de infância” que realmente isso já aconteceu comigo e com meu amigo de infância . Hoje mesmo eu lembro de tudo até hoje que aconteceu lá atrás parecia um filme , eu e meu amigo , e quando eu viajei comecei a chorar de emocionante com meu melhor amigo .

        Será que vale a pena fazer um livro emocionante e pode até virar um filme ?

  29. Parabéns Juliano! Adorei o blog e suas dicas!
    Há alguns meses resolvi escrever um livro, algo totalmente diferente do que faço no meu dia a dia de administradora. A estória já esta toda montada na minha mente, inclusive já imaginei varias cenas, com os diálogos e os sentimentos. Ao contrario de muitos comentários aqui, não tenho dificuldade em colocar no papel. Na verdade, já consegui escrever quase metade do que seria o primeiro livro (pois acredito que serão necessários pelo menos 2 para contar tudo rs). Só não escrevi mais por falta de tempo. O meu grande problema é a insegurança quanto as técnicas de escrita. Não a gramatica, pois sei que há profissionais que revisarão o texto caso um dia eu resolva publica-lo. Você poderia me dar alguma dica? Algum livro ou curso (no estado de SP) que eu possa ler ou fazer para me aperfeiçoar? Não espero escrever como um escritor experiente, mas não gostaria de pecar por falta de empenho e estudo.
    Mais uma vez obrigada pela ajuda e motivação que seu blog nos passa.
    abs

  30. Bom,tenho 14 anos e estou escrevendo um livr o á 5 meses e é um lindo romance..Gostaria de saber se na minha idade posso ser uma escritora…

    • Oi. Eu também tenho 14 anos, e estou fazendo um livro a 1 anos e pouco. Eu e minha amiga já recebemos um proposta de publicação do nosso livro, mesmo quando ainda tínhamos 13 anos. Não é uma grande editora, mais mesmo assim é uma editora. Acho que a idade não tem problema. O que interessa e a qualidade do livro.

  31. Estou fazendo um livro. Já recebi a proposta de ele ser publicado. Mais já faz 1 ano e meio que não saio do lugar. Esse livro já passou por varias fases. Era pra ser uma aventura, um mistério e acabou em romance mesmo. Era pra ser numa floresta. Depois virou suspense sobrenatural, e acabou como o romance de família(segredos quem vem a tona, mudando a vida de todo mundo). Já cheguei a escrever 300 e poucas paginas,mais atualmente estou no ponto zero de novo. Vou começar a escrever tudo de novo. Mais acaba que não tenho ideia. Não consigo fazer o começo. Não consigo fazer a primeira intriga entre a mocinha e a vilã. Não consigo colocar uma amizade entre a mocinha e o confidente sem parecer um namoro. Estou quase chegando ao ponto de desistir. Mais vou seguir essas dicas. Espero conseguir sair do lugar, pois não querendo me gabar, eu acho todo o tema o passado das personagens, os acontecimento com os filhos desses personagens, tudo muito interessante, e que pode chamar a atenção do leitor. O único problema e conseguir me expressar.

  32. Oiie preciso de uma ajuda
    Quero escrevee um livro, mas não sei como começar o livro

    Me Ajudem Por Favor
    Meu Email e esse: fernandogastao@hotmail.com
    por favor me mandem a Resposta

  33. Olá. Bem eu amei as dicas e engoli cada palavrinha ai para entender melhor o processo da escrita. Estou escrevendo um livro e isso é meio louco pois ao invés de começar realmente do inicio eu escrevo apenas por partes. Tipo, escrevo uma cena aqui e uma ali e depois quero poder junta-lás mas há dois bloqueios que ficam me incomodando. Primeiro eu sei o que eu quero escrever no inicio mais não consigo escrever é frustrante e segundo minha história é sobre vampiros ( não me apedrejem ) nãoo tem nada a ver com crepúsculo mais por crepúsculo ter virado uma “febre” eu fico com medo de comparações e de estar escrevendo pra nada. Tipo, as pessoas leem o titulo e já pensa “Oh, nossa mais uma imitação de crepúsculo” as vezes da vontade de desistir… o que você me aconselha?
    Obrigada.

  34. Olá, eu estou a meio de um livro e achei interessante para o enredo do contexto misturar deus nórdicos e deuses gregos com os seus respectivos nomes, será que tenho de ter direito de autor para continuar com os personagens?
    Obrigada.

    • Gabryella Mendes

      22 abril, 2014 at 10:20

      Uma idéia: Inspire-se e monte um livro,pode ser o mesmo tema,mas não conte com as mesmas palavras.Mude o contexto.

  35. Talissa Duarte

    27 março, 2014 at 09:35

    Oi, estou começando meu livro. E esse site esta me ajudando muito.

  36. Bianca do Nascimento Barbosa

    27 março, 2014 at 12:19

    Olá, já estou no segundo livro mas tenho dificuldades para publicá-los, recorri á alguns professores que fizeram a correção ortográfica, mas está faltando renda para coloca-los nas prateleiras, como faço para que as pessoas possam apreciar a leitura diariamente de meus livros….
    Ambos contam a história de superação pessoal e familiar de uma menina, onde acontece intrigas, sofrimentos e muita dor física e emocional, tudo isso seguido de duas palavras que se completam a FÉ e a ESPERANÇA.. Espero encontrar alguém disposto a ajudar uma escritora anônima no momento, esperançosa e com muita fé de que tudo dará certo, é uma questão de tempo e paciência.

    • Olá Juliano, este site está bloqueado já. seguinte tenho uma breve experiência como palestrante de dependência química e alcoolismo, mas minha história se baseia num depoimento de muito sofrimento, onde sei que tenho em minha cabeça e um breve resumo escrito, o assunto está na mídia, e acho que chegou a ora de ajudar as pessoas e familiares que sofrem do mesmo mal, mas preciso de orientações como iniciar este livro, depois como publicar, onde ir buscar ajuda para lançar, ajuste do português, capa, enfim tudo, nem a parte de edições, editoras, não sei nada, apenas sei que minha história não perde pra nenhum livro que está rodando por aí, inclusive nas melhores livrarias do Brasil, preciso de ajuda. Se puder me ajudar, agradeço.

  37. Denilson Costa Cerdeira

    2 abril, 2014 at 22:01

    Escrever um livro digamos que nao seja tarefa fácil, mas nao e impossível quando o nosso sonho de vencer e maior!!!
    Abraços

  38. olá…estou tentando escrever meu próprio livro,fui influenciada por professores….na qual tambem já comecei a escrever,me ajudaria muito se voces me ajudassem informando-me como desejariam de um livro. grata..bjs

    • pra falar a verdade eu tenho meu próprio conceito em relação á historia..eu tenho 15 anos,eu já escrevi um livro e estou encaminhando outro,mas preciso de ajuda pra prosseguir….Eu estou fazendo um livro em base da minha vida,meus amigos acham ela interessante e me pediram um livro dela,sinceramente achei interessante a ideia… Mas queria saber se seria o termo adequado pra os leitores!!!!por favor alguem pode me ajudar????

      • Gabryella Mendes

        22 abril, 2014 at 10:07

        É uma boa idéia Reijane,mas sempre é importante pensar em não por fatos muito íntimos.Pode conter também um pouco do drama.Se você montar um livro com histórias divertidas,será legal,mas se colocar um drama,uma dificuldade do dia-a-dia será hiper interessante.
        Espero ter ajudado…

  39. Olá..
    Tenho 15 anos, e tenho a certeza de que nao estou pronta para escrever um livro. Mas meu amor a leitura me faz escrever quase sempre. So, que minhas historias nao sao claras, elas se embaraçam. Nao fazem muito sentido. E queria uma ajuda, achei que aqui encontraria isso. Sera que alguem pode me da uma forcinha!?
    Ja agradecendo!!!

    • Gabryella Mendes

      22 abril, 2014 at 10:04

      Becka,é fácil.Sua dificuldade é em expecificar o que acontece.Quando for escrever, procure resumir e deixar mais claro,descrever um personagem por exemplo,não é necessário,somente nome.
      É importante que saiba,uma hitória tem que conter início meio e fim.
      Espero ter ajudado…

  40. Gabryella Mendes

    22 abril, 2014 at 09:59

    Eu estou fazendo um livro,tenho facilidade em fazer,criar história mas eu não consigo terminar,não consigo dar fim.Podem me ajudar??

  41. andressa lins

    19 junho, 2014 at 23:24

    eu to começando a escrever gosto mut mais tenho dificuldades podem me ajudar???

  42. Boom , eu tenho 14 anos e irei fazer 15 em agosto ! Sou apaixonada , por livros ! Sou leitora assumida ! Eu amo muito escrever ! Mais não sei por onde começar ! Alguém poderia me ajudar ? :c

  43. roseneia neves

    7 julho, 2014 at 00:16

    ola so uma amante dos livros , gosto de ler e tambem escrever , estou escrevendo um livro e nao tem um titulo, ou um tema, a historia fala sobre dois casais apaixonados , como eles se encontram e oque acontece ao logo do tempo , gstaria muito de uma opniao :)

    • Ester Saraiva

      23 julho, 2014 at 19:22

      Desculpe me intrometer, mas eu também gosto muito de escrever e de ler. Se quiser uma opinião, eu ficaria grata de poder ajudar. Para assim me ajudarem também =D

  44. Ester Saraiva

    8 julho, 2014 at 17:28

    Eu sou louca por livros e também amo escrever! Mas sempre que tenho uma ideia ela some no exato momento em que penso em transforma-la numa história bem legal, eu odeio isso! Mas uma coisa eu consigo escrever: Poemas! Amo muito e muito escrever poemas! As vezes, a partir deles que surgem as ideias para as historias, mas eu não consigo gostar de nada do que eu faço, por mais que todos digam que está muito bom e tal… Se você pudesse me ajudar, eu ficaria muito grata. =D Obrigada desde já.

  45. Leticia Silva Mendes

    14 julho, 2014 at 17:10

    Oiiii.To com duvida de qnd terminar meu livro o q tenho q fazer exatamente em termos de “precaução”.E tb tava em duvida de um titulo q chame a atenção dos leitores em um drama romântico.Aguardo respostas por favor!!!

  46. olá, preciso de ajuda para organizar dois livros:
    (1) pessoal: sobre esquizofrenia
    (2) políticas públicas de economia solidária no brasil
    (3) processo de aprendizagem dos alunos de economia na universidade de são paulo
    (4) teoria do caos e da complexividade no âmbito da economia solidária
    (5) extrema pobreza no brasil: uma análise sob o Programa Bolsa Família
    (6) quais os legados que a copa do Mundo trará para o Brasil? Se houver é claro

    • Wagner Moraes

      4 outubro, 2016 at 17:37

      Oi, tudo bem?

      Gostei muito do seu site! Parabéns pelo conteúdo!

      Sobre este artigo “Escrever um Livro” eu confesso que tenho ainda um pouco de receio de não conseguir concluir o Livro. Sabe, começar até é mais fácil, porém é preciso ter persistência para concluir o projeto.

      Digo isso, pois já tentei escrever um livro no passado, há uns 4 anos e acabei desistindo.

      Eu gostei das dicas sobre os tipos de narrativa, preciso melhorar um pouco nesse aspecto.

      Abração

  47. Oi
    Quero escrever um livro de magia e n sei como começar

  48. Olá gostaria de sua ajuda , começei um livro , escrevi no maximo 20 paginas só que não estou conseguindo finalizar , não tenho mais ideias para continuar . O que voçe me sugere para seguir em diante ??

  49. Gostaria de publicar um livro, ja tenho minha histora e sobre minha vida, mad meu texto eata meio confuso gostaria de uma ajuda pra arrumalo…

  50. Olá quero escrever um livro em homenagem a minha tia q faleceu,como eu posso começar

  51. era uma vez uma menina de apenas 2 anos com sua beleza toda atraia o povo. em um belo dia com sua familia estava a menina chamada Mirella passeando pela floresta, mas depois de um tempo poderiam ver bruxas e montros caçando criança – melhor tomarmos cuitado. disse o pai de Mirella. derrepente um vulto de bruxa 3 bruxas roubaram a bebe Mirella de sua mãe e seu pai. lá a menina trabalhava e cuidava das bruxas horrorosas e varia se ela errasse uma das tarefas era punida de castigo. ate que um dia a menina já havia 12 anos e ainda srofrida. havia um bode que ela cuidava e brincava escondida das bruxas. o bode podia ser uma semelhança muito estranha. Podia ser um princípe. em uma as bruxas estavam escolhendo um nome para Mirella na verdade Mirella nem sabia que o nome dela era esse MIRELLA. as bruxas a chamaram de feiurinha
    feiurinha se sentia feia – eu não tenho uma manchinha uma verruga. Resmungou feiurinha. em outra noite as bruxas foram a um saba uma reunião de bruxas. enquanto elas saem ela vai brincar com o bode mais derrepente o bode desencantou e se tranformaou em um princípe – quem é você. perguntou Mirella correndo do princípe. eu sou o Daniel o princípe que veio te salvar sou eu. falou o princípe. mas ela não confiou ai o princípe se escondeu e as bruxas chegaram. – cadê O bode. perguntou a bruxa má – eu não sei. disse feiurinha. – era isso que a jente queria. gritaram felizes as malucas. ai naquela mesma hora o princípe apareceu e com um cavalo a bruxa franzio a testa e pegou sua varinha. o pai de Mirella tambem apareceu e lutou contra as bruxas o princípe pegou sua espada e foi acabando com as bruxas mais o poder as bruxas era maior, o princípe pegou sua espada e e enfiou no coração da bruxa má e ela virou pedra e assim foi matando as 2 bruxas feias que sobraram. o pai de Mirella se despediu dela e o princípe a levou pro castelo. e eles viveram FELIZES PARA SEMPRE.

  52. eu sou louco por livros eu amo escrever e vou sempre ter contos de
    minha cabeça e mandar pra editora Até ser publicado pra que esperar?

  53. Danielle Larissa

    19 setembro, 2014 at 19:15

    Olá, Amo livros. Leio mais de 100 livros por ano. Sou constantemente levada para os livros, eles me acham. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Há muito tempo sonho com histórias e quando acordo a vontade de dar vida à elas em um livro é muito grande, mas me bloqueio porque não sei se tenho capacidade para escrever livros. Então hoje decidi, quero escrever um livro! E vou! Mesmo que não seja publicado,rsrsrs.
    E estou muito feliz que encontrei dicas maravilhosas no seu site.
    Obrigada.

  54. eu gostaria de escrever um livro sobre minha vida, e de um pesadelo q passei com meu irmão me violentando, e das noites q dormi na rua mas como fazer?

  55. Eu gostaria muito de ter o poder de escrever um livro . mas para poder ter esse poder eu fico em duvida em questão . a) Onde irei escrever . b) como escolher o local onde se passa o livro . c) como me focar em cada personagem.

  56. Eu tenho dúvidas e acho que você possa me esclarecer.
    A minha dúvida é oque escrevo nas primeiras páginas?
    Índice , etc…
    Preciso muito da sua ajuda e espero respostas bjus!
    Obrigada Sasa S2

  57. Bom eu estou escrevendo um livro mas tenho dificuldade sobre como passar de um capitulo para o outro não sei exatamente quando chega o final de um capitulo para comecar outro :/ sera que poderia me ajudar?
    Des de já Obrigada :)

  58. deyvisson vinicius

    2 novembro, 2014 at 21:58

    eu queria criar um manga mas nao sei desenha muito bem mais porem tenho na minha opiniao uma historia muito legal nao sei se transformo esse manga em um livro me ajudem por favo

  59. Olá!
    Tenho acompanhado o site e tenho aprendido muito, já tenho um enredo pronto, estou desenvolvendo a história, mas ainda eu não compreendi a parte dos tipos de narrativa, pois é o que falta para começar
    a escrever, teria como você me dar uma explicação ou um exemplo de narrativa de uma série conhecido?
    Agradeço.

  60. Bom Dia ..
    Queria mt escrever um livro , so que nao sei por onde começar.
    Me ajuda , me dando idéias e tals.
    Obg.

  61. oi eu ja escrevia uma historia e por isso ja tenho os personagens, mas estou sem saber por onde recomecar.. ME AJUDEMMM

  62. Ola quero escrever um livro baseado em fatos reais, sou muito sentimental só não sei como dar iniciativa a esse livro.

  63. Olá Juliano,

    Tenho um desejo imenso de escrever um livro. Tenho um blog e textos de minha autoria, mas, não sei como poderia começar a escrever. Várias ideias sobre temas diferentes e públicos diferentes, mas, não consigo criar uma linha única e definir o primeiro livro. Os textos saem, e vão saindo e muitas vezes a ideia inicial é uma, mas, o desenvolvimento acaba sendo outro. Poderia me ajudar? Se puder entra em contato por e-mail, agradeço.

    Desde já agradecida,
    Bela Freire.

  64. Gilsa de Carvalho

    20 dezembro, 2014 at 02:03

    Olá estou escrevendo uma obra literária baseada em história real. Agradeço as dicas sou iniciante e algumas orientações são bem -vindas.

  65. Minha dúvida é simples e talvez um tanto boba. Eu queri saber: Se eu usar uma cidade base, ex Rio de Janeiro, eu preciso descreve-la exatamente como ela é?

  66. Há anos persigo a ideia de escrever um romance. Sempre protelei acreditando que, obrigatoriamente, as personalidades descritas se confundiriam com a minha, pois durante a leitura essa dúvida virá à tona. Caso isso ocorra, posso creditar o fato a uma qualidade da escrita. Tive o cuidado de ler todas as dicas (principalmente a de não segui-las ). Para esse ano tracei como meta iniciar esse romance e tive a felicidade de acessar esse blog. A forma simples e clara das explicações me deram a clareza da certeza de poder escrevê-lo. Agradeço e iniciei o projeto. Abraços.

  67. Olá juliano, meu simples e humilde sonho de escrever um pequeno livro se torna um pesadelo quando coloco tudo em prática. Tenho muitas ideias mas confesso que preciso de orientação de um profissional para que eu possa desenrolar.

    Li artigos sobre como escrever livros, ideias de como desenvolver uma história de amor, mas não me encontro de como escrever usando esses passo a passo da internet.
    Tenho muitas ideias mas não sei por onde começar. Será que você conhece alguém ou tem algum tempo para me ajudar a desenvolver esse meu pequeno projeto?

    Muito Obrigado!

  68. Estou escrevendo um romance.
    Mas não sei como que se faz para mim achar uma capa. Eu queria minha capa com a foto de um casal, mas nao sei como que eu faço. Alguma opinião?

  69. Nelson Omar Pical

    30 junho, 2015 at 06:19

    Gent Semprea Fui Amante Da Literatura,gostaria Eu de escrever a minha própria obra mas nao sei como e onde começar,peço a vossa ajuda ai esta meu e_mail(cboss.nop@gmail)espero a vossa ajuda.minha cordiais saudações

  70. ANA PAULA LUNA

    2 julho, 2015 at 11:35

    Bom dia Juliano!

    Pretendo escrever um livro sobre minha própria vida. Não tenho noção de como devo começar. Quantos capítulos um livro ter ter no mínimo? Enfim, quero trocar experiências e da lições de vida para os leitores interessados. Você pode me ajudar? Seu nome será sitado em minha 1º edição.

  71. oii….eu me chamo yasmine,tenho 13 anos e eu já fiz 9 livros.só q os livros q eu já produzir foi nos cadernos escolares.eu ja comecei outro e tou muito feliz.
    estes livros é o meu professor de portugues q passa os livros e todos os livros tem q ser de 100 a 96 páginas.
    e sempre vou continua escrevendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  72. Gostei das dicas, leio muitos livros e de gêneros diferentes, muitos mesmo tipo 3 por semana, culpa do ócio, sabe como é, desempregada, muito tempo livre…
    Comecei a escrever, e procurei dicas em sites e gostei muito do que li aqui. Não li todas suas dicas, mas pretendo ler.
    Não me importo de um dia ter algo publicado ou não, mas ta me fazendo um bem danado por as ideias em um papel, não papel não word mesmo hahaha.

  73. oi gente eu n consigo fazer um livro tenho apenas 8 anos alguém pode me ajudar purfavor

    abraços

  74. Olá! Gostei das palavras, e incentivaram-me mais para que possa escrever um livro, estou cheia de ideias e cada vez que penso em escrevê-las surgem cada vez mais, só tenho medo que a minha escrita não seja suficientemente boa e que não consiga cativar a atenção das pessoas, porque escrever um livro é imaginar 1001 coisas, e ninguém sentirá cada palavra tanto como o autor, mas tenho muita esperança!

  75. André Felipe

    21 agosto, 2015 at 16:30

    Oii eu quero escrever um livro em homenagem a minha melhor amiga em forma de poesia mais não sei como iniciar podem me ajudar???

  76. gostei muito das dicas, comecei e escrever a 2 dias, gosto de ler e pensei como seria fazer um livro, tenho uma grande parte de historia desenvolvida na mente, porém, quando vou passar ao papel, acaba sempre bloqueado.
    Gostaria se for possível, de algumas dicas especificas.
    Pois mesmo possuindo detalhes, acabo não conseguindo colocá-los no texto, ou não consigo deixar a leitura do texto fluir, acaba ficando uma leitura desconfortável.
    agradeço a atenção

  77. gostei bastante, tirou bastante dúvidas minhas em relação a escrever um livro

  78. Francamente!!! Te adorei!!!!

  79. Loren Santos

    24 maio, 2016 at 00:41

    Quero começar a escrever um livro sobre a minha vida uma autobiografia, mas não sei por onde começar, não escrevi nada ainda. Ando com tantos problemas e a melhor coisa é desabafar, quero por tudo em páginas e páginas e sei que isso irá me fazer muito bem..

  80. Oi!
    Tenho um blog para publicação de livros online.
    Amei suas dicas e gosteria de indicar seu blog e esse post, posso?

  81. Obrigado, gostei muito. Eu ministro aulas sobre Programação no YouTube, meu conteúdo é exclusivo e estou querendo escrever um livro, acho que seu site é perfeito para isso, mais uma vez obrigado por compartilhar.

  82. Eu amo escrever e queria muito escrever um livro , mas eu não sei muito bem como começar .
    preciso de uma ajuda !

  83. Sou Luiz F. e pretendo tentar começar a escrever um livro de auto ajuda,com as experiências relatadas e vividas por mim mesmo no submundo da dependência química e dependência alcoólica,como comecei,quais os prejuízos e consequências devido ao uso desenfreado até a inevitável internação e a recuperação contínua na visão de um usuário e não de um profissional da saúde,apesar que pretendo colocar termos técnicos com a ajuda dos profissionais que me ajudaram e ainda se fazem presentes nesta fase de minha recuperação !
    Por gentileza poderiam me dar um norte,desde já agradeço a atenção,muito obrigado !!!

  84. Danielle Cristina dos santos

    4 julho, 2016 at 14:20

    Gostaria muito de escrever um livro ,mas me falta dedicação e tempo

  85. ola , meu nome è Ana Cecilia e eu tenho 12 anos e queria muito escrever um livro em que fale de romance mas eu nao sei como começar . sera que voce poderia me ajudar ??????? desde ja agradeço !!!!!!!

  86. Nicollas Lima

    8 julho, 2016 at 17:35

    Olá. Tenho várias ideias para escrever um livro (mais precisamente uma série de livros), que já tem começo, meio e fim planejados. Tudo que falta é colocar no papel. Entretanto possuo uma dúvida: é recomendável que utilize um prólogo para falar de um período anterior ao contado no enredo de meu “livro”, mas indispensável para o entendimento de tal? Em caso afirmativo, há um tamanho ideal para um prólogo ou um modo (formato) específico para escrevê-lo? Em caso negativo, a que outras alternativas posso recorrer, sabendo que as personagens principais do livro não estarão diretamente envolvidos nesta história?
    Desde já agradeço sua compreensão, Nicollas Lima.

    • Juliano Martinz

      29 julho, 2016 at 23:05

      Oi Nicollas, escrevi um artigo recentemente sobre isso:
      http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/quando-como-escrever-prologos/
      No seu caso, acho apropriado o uso de prólogo, exatamente por ser, como disse, “anterior ao contado no enredo de meu “livro”, mas indispensável para o entendimento de tal”.
      Quanto ao tamanho, isto depende do tamanho do livro e dos capítulos. De modo geral, prólogos são curtos, menores do que um capítulo. Isso significa que talvez ele não passe de duas ou três páginas.

      Abraços

  87. olá meu nome é Reinaldo eu gosto muito de ler e quero começar a escrever livros de minha autoria. Mas não sei por onde começar tenho uma ideia da historia q irei contar. Mas não sei por onde começar. Além de tudo sou muito jovem mas quero mostrar para o mundo q apesar da minha pouca idade eu tenho muito talento. e é isso

  88. Boas…

    Gostaria de saber se existe algum programa/software gratuito e em português que pode auxiliar na elaboração de um livro? Já encontrei vários, mas em inglês, e infelizmente, esse não é o meu forte. Há algo em português que não seja muito complexo ou fácil de aprendem em trabalhar. Obrigada.

  89. Diego de logrom

    22 julho, 2016 at 18:56

    Olá me chamo Diego e estou começando a escrever um livro ja tenho a historia e alguns dos personagens porém tenho algumas dúvidas e uma delas é posso usar uma cidade real para criar a minha fictícia? pois queria usar o nome de Nova Orleans e alguns de seus lugares e pontos turísticos mas acrescentando outros que não existem por lá se puder ajudar agradeço acabei de achar esse site e me parece ideal Obrigado.

    • Juliano Martinz

      25 julho, 2016 at 12:01

      Pode sim, Diego. O detalhe é que a cidade não seria mais encarada como fictícia. Seus leitores, de modo geral, serão remetidos à cidade de Nova Orleans verdadeira.

      • Nicollas Lima

        25 julho, 2016 at 20:42

        Juliano, por favor responda a minha pergunta:
        Olá. Tenho várias ideias para escrever um livro (mais precisamente uma série de livros), que já tem começo, meio e fim planejados. Tudo que falta é colocar no papel. Entretanto possuo uma dúvida: é recomendável que utilize um prólogo para falar de um período anterior ao contado no enredo de meu “livro”, mas indispensável para o entendimento de tal? Em caso afirmativo, há um tamanho ideal para um prólogo ou um modo (formato) específico para escrevê-lo? Em caso negativo, a que outras alternativas posso recorrer, sabendo que as personagens principais do livro não estarão diretamente envolvidos nesta história?
        Desde já agradeço sua compreensão, Nicollas Lima.

        • Juliano Martinz

          25 julho, 2016 at 21:15

          Oi Nicollas, escrevi um artigo recentemente sobre isso:
          http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/quando-como-escrever-prologos/
          No seu caso, acho apropriado o uso de prólogo, exatamente por ser, como disse, “anterior ao contado no enredo de meu “livro”, mas indispensável para o entendimento de tal”.
          Quanto ao tamanho, isto depende do tamanho do livro e dos capítulos. De modo geral, prólogos são curtos, menores do que um capítulo. Isso significa que talvez ele não passe de duas ou três páginas.

          Abraços

  90. Gente estou com muitas dificuldades de começar a escrever um livro, já tenho tudo na mente já fiz vários rascunhos mais não sei como começar preciso de ajuda por favor, irei deixar meu email qualquer coisa é só mandar um email para mim desde já agradeço a todos.
    Mayrlalima@live.com

  91. Escrevo muitas coisas, mas quero mesmo desenvolver um livro, não sei como começar, já li vários pra tentar tirar uma ideia mas nada parece ser adequado!

  92. Olá meu nome é Andreza nunca escrevi um livro mais quero muito escrever um. Tenho uma história de vida q parece um verdadeiro conto de fadas e o livro que quero escrever é contando a minha história. Mais não sei como começar. Ex: a minha vida começou qd nasce eu eu sei. Mais de que ponto na minha devo começar.

    • Juliano Martinz

      25 agosto, 2016 at 15:51

      Oi Andreza…
      Geralmente as autobiografias iniciam com uma visão geral dos pais: a vida que tinham, profissão, educação, como vieram a se conhecer (o grande evento que proporcionou sua geração).
      Além disso, alguns autores gostam de começar o livro com algum evento impactante, mais atual. Depois, volta no tempo e começa a contar a vida dos pais. Abraços

  93. Oi eu tenho um livro de 250 páginas já escrito eu queria dica pra editar e publicar nem q seja um só pra mim já que ele tá escrito em um caderno

  94. Eu to fazendo um livro de ficção e quero saber se é melhor escrever no caderno ou no computador. E também sempre quando eu volto para reler acho que algumas coisas está errada e apago e tento fazer de novo

    • Juliano Martinz

      4 setembro, 2016 at 20:38

      Olá Jailson, o processo de revisão fica muito mais fácil quando escrevemos em um computador. Isso sem contar o fato de poder enviar o arquivo para uma editora via e-mail ou imprimir.
      Ao relermos, é natural encontrarmos coisas erradas que precisam sem corrigidas. Este processo deve ser feito. Mas não exageradamente. Após 1, 2 ou no máximo 3 revisões, é hora de deixar do jeito que está.

  95. Eu queria perguntar outra coisa: é normal escrever uma ou duas horas e as coisas parece dar errado, fica chato, cansativo? Eu estou escrevendo um livro que envolve poderes. Mas na hora de uma guerra, na hora de lutar, não tenho ideia para falar como ele vai usar os poderes e lutar. Vc poderia me ajudar.agradeço desde já

    • Juliano Martinz

      6 setembro, 2016 at 19:43

      Há diversas formas da escrita se tornar menos cansativa. Uma delas é reservar tempo de qualidade para escrever. Deixar para escrever nas horas onde o sono pega pesado, quando se está muito cansado, fica bem mais difícil. Por isso, você vai encontrar muitos autores que preferem escrever pela manhã. Se ainda não tentou isso, experimente levantar um pouco mais cedo e reservar as primeiras horas da manhã para a literatura.
      Quanto a não saber descrever aquilo sobre o qual se quer falar, talvez você precise pesquisar um pouco mais sobre isso. Ler outros livros sobre o mesmo tópico, assistir filmes, ler quadrinhos – enfim, nós falamos (ou escrevemos) sobre o que sabemos. Se não sabemos, devemos aprender.

  96. Se eu posso narrar em terceira pessoa, eu posso ir para qualquer lugar. Posso narrar um pouco ali, e depois um pouco aqui.

  97. Alex Alzira Cumbe

    10 setembro, 2016 at 07:32

    Eu gostaria de fazer um livro, aliás um dicionário de línguas bantus, línguas típicas moçambicanas, já iniciei há 3 anos, e tenho 53pág, mas estou meio desnorteado, pois não possuo poderes para poder publica-lo, até estou perdendo vontade de pegar no meu material. O que eu faço.

  98. Olá, adoro atividades físicas … gostaria muito de escrever um livro pequeno sobre exercícios funcional …mas nunca escrevi nada . Me ajude por favor .

  99. ola,gostaria de fazer um livro,contando a minha historia,mas não conheço as regras dos princípios.

  100. Gostaria de escrever um livro sobre pensamentos, reflexões. Gosto de ler e ver filmes assim, reflexivos.

  101. Ana Júlia rodrigues silva

    22 outubro, 2016 at 17:26

    ola sou Ana julia tenho 16 anos adoro ler e gostaria de escrever um livro mas nao sei por onde começar e nem sobre oque escrever gostaria de algumas ideias pfrv.

    • Juliano Martinz

      25 outubro, 2016 at 10:58

      Comece com textos curtos, Ana Júlia. Pequenos contos e crônicas. Você pode até descrever eventos reais, pincelados com outros inventados por você. A criatividade precisa ser estimulada. Aos poucos, as ideias vão fluir mais naturalmente, e será mais fácil para você escrever um livro. Acompanhe sempre as dicas que posto aqui sobre como escrever um livro.

  102. Juliano, adorei todas as dicas! Me ajudou bastante e vou usá-las!
    Abraços, Treyce =^_^=

  103. Olá, Juliano.
    Parabéns pelo site. Ótimas dicas.
    Sou diretor da Gráfion Comunicação, empresa que está se especializando no setor editorial, criando projetos gráficos, design e editoração de livros.
    Estou sempre pesquisando informações úteis para postar em nossa página no Facebook e achei este post muito legal, bem como todo o site.
    Gostaria de saber se nos autoriza a incluir algumas de seus dicas em nossas redes (citando a fonte original, obviamente).
    Abraço e, novamente, parabéns pela iniciativa.

  104. ..Olá..me chamo Bispo Portinari, queria muito escrever um livro, quero escrever e vou, mais preciso de uma ajudinha, por que não sei como iniciar.
    Quero escrever um livro para as mães, mas to com dificuldade para desenrolar o dialogo entre os personagens. Podem me ajudar?
    Abracos*

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑