Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Guia definitivo para escrever sua autobiografia

Como escrever minha autobiografia?, Como contar a minha história de vida?” Você já se fez estas perguntas? Neste caso, este guia vai te ajudar a encontrar as respostas.

Todos nós temos uma história para contar. E escrever uma autobiografia é a melhor maneira de registrar nossa história. Digo mais: de celebrar nossa jornada.

Gosto de comparar as autobiografias com uma cápsula do tempo. Nesta cápsula você guarda sua história de vida para futuras gerações. É uma forma de gritar ao mundo:

Eu estive aqui e deixei minha marca”.

Portanto, preserve sua história! Não deixe ela desaparecer.

Além disso, pense no potencial de escrever sua biografia: você pode inspirar gerações. Parentes, amigos e pessoas que você nunca conheceu podem se inspirar e vencer desafios – tudo isso depois de ler a sua história de luta.

Por isso, escrevi este guia. Ele vai ajudá-lo a escrever sua história de vida passo a passo. Os princípios abaixo também são de ajuda se você quiser dicas para escrever a biografia de outra pessoa.

escrever autobiografias

Conheça o curso História de Uma Vida

Índice

Tipos de biografias

Se achou que biografia é biografia e ponto final, errou.

Na verdade, as biografias são catalogadas em 4 tipos.

1. Autobiografias

Esta é a história da sua vida, destacando datas, fatos, nomes, lugares e assim por diante.

Em uma autobiografia você conta todas as fases da sua vida. Dá para começar com seu nascimento. Em outros casos, você começa contando um pouco da história dos seus pais e avós.

2. Biografias

É a mesma coisa que uma autobiografia. A diferença é que você não escreve sobre sua história, mas sobre a trajetória de outra pessoa.

3. Memórias

Você acha que sua história de vida não é tão interessante? Neste caso, escreva um livro de memórias.

De modo geral, as memórias se concentram em uma fase da sua vida.

Por exemplo, escrever sobre uma história de amor que você viveu. Ou talvez sobre sua luta contra uma doença terrível.

4. Currículo

Pois é. Talvez você esteja surpreso, mas o currículo é um tipo de biografia.

O currículo é uma pequena biografia para convencer o empregador a aceitar o candidato em uma empresa.

Neste tipo de autobiografia é destacado a experiência profissional em vez da história de vida da pessoa.

Outra característica dos currículos é a limitação das palavras. Na maioria dos casos, tem uma ou duas páginas.

Qual o objetivo de escrever uma Autobiografia?

Antes de começar a escrever uma biografia, é importante definir se você quer o livro para uso pessoal ou comercial?

  • Uso pessoal: você quer escrever sua biografia apenas como realização pessoal. No máximo, vai disponibilizar sua história para parentes e amigos próximos.
  • Uso comercial: você deseja que seu livro seja publicado por uma editora.

Se o objetivo for comercial, a história precisa ser muito envolvente. Afinal, ela precisa atrair pessoas que não te conhecem. Além disso, tem que caprichar no design da capa e ter um bom plano de marketing.

Como estruturar uma autobiografia

O esqueleto da sua biografia vai ser montado da seguinte forma:

1. Introdução

Como iniciar uma história de vida?

Pode ser tentador começar a escrever a autobiografia assim: “Eu nasci na cidade tal, em tal ano…”.

Mas, sugiro evitar um começo assim.

Na introdução de uma biografia, é preciso atrair a atenção das pessoas, despertar sua curiosidade. Do contrário, elas vão desistir rápido da leitura.

Por isso, o ideal é que você comece com um evento interessante. Ou seja, em vez de iniciar o livro falando sobre seu nascimento e blá blá blá, comece com algum evento de tirar o fôlego.

Na introdução, você pode utilizar o evento mais impactante da sua história. No entanto, cuidado com spoilers! Você vai citar o evento apenas para fisgar a atenção dos leitores. Os detalhes e como termina a história você conta no decorrer do livro. Utilize este chamariz apenas para criar suspense.

2. Corpo

É a parte principal do livro biográfico, onde toda sua história é contada.

Você pode utilizar a sequência cronológica. Ou seja, vai contando os acontecimentos ano após ano. Mas, claro, se necessário, você pode mencionar algum evento fora desta sequência.

Por exemplo, uma pessoa descobre que tem uma doença incurável aos 30 anos. No entanto, ela pode escrever:

Nesta época, eu era um adolescente de apenas 15 anos. Curtia a vida como se não houvesse amanhã. Mal fazia ideia do monstro que me aguardava logo que eu completasse 30 anos.

3. Conclusão

A conclusão de uma biografia precisa ser impactante, memorável. É aquele momento em que você deixa claro suas lições de vida. É o seu legado de vida!

Você pode utilizar o último capítulo para isso ou escrever um epílogo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Passo a passo para escrever a autobiografia

Agora quero te dar 7 passos essenciais para escrever uma autobiografia. O 8º passo é opcional, mas extremamente valioso.

  1. Leia outra biografia.
  2. Pesquise sua vida.
  3. Veja sua vida do ponto de vista de um estranho.
  4. Organize-se.
  5. Escreva um rascunho.
  6. Escreva a autobiografia como se fosse um romance.
  7. Peça opiniões.

1. Leia outra biografia.

Existem inúmeras autobiografias nas livrarias e internet.

Por isso, antes de escrever a sua, leia a biografia de outra pessoa. Isto ajuda a entender como é a estrutura narrativa, a linguagem e o tamanho destas obras.

Além disso, também pode servir de inspiração para você.

2. Pesquise sua vida.

Nesta fase, você deve pesquisar todos os eventos significativos em sua vida. Eventos engraçados também são muito importantes.

Ao escrever sobre sua infância, destaque eventos únicos que tornam a narrativa interessante.

Você também pode pesquisar eventos de importância nacional ou mundial contemporâneos à sua história. Por exemplo, mencionar jogos da Copa do Mundo que passavam na TV enquanto algo importante acontecia em sua vida.

Você vai perceber que alguns destes eventos estão bem frescos na memória. Mas tem outros que você vai precisar da ajuda de parentes e amigos. Assim, reserve tempo para entrevistar estas pessoas próximas.

Mas, como ter certeza de que todos os eventos de sua vida serão cobertos? Como saber exatamente o que perguntar para parentes e amigos?

3. Veja sua vida do ponto de vista de um estranho.

Imagine que você tenha passado alguns anos em uma ilha deserta. De volta à civilização, você conhece um estranho que quer saber detalhes sobre esta fase de sua vida. Que perguntas você acha que ele faria? Provavelmente ele perguntaria como você foi parar lá. Além disso, ele provavelmente perguntaria sobre animais selvagens, como você conseguia água e comida, como era sua rotina e assim por diante.

Este é o princípio: olhar sua vida do ponto de vista de um estranho. Isso ajuda a decidir o que é relevante registrar.

Além disso, ajuda a decidir o quanto de sua intimidade você está disposto a revelar. Se há algo pessoal demais para ser registrado em um livro, você consegue perceber neste momento.

4. Organize-se.

Como já mencionei, as autobiografias têm uma estrutura básica. Contém uma introdução, uma série de parágrafos para descrever sua vida e uma conclusão.

Neste pacote, você precisa falar sobre seu nascimento, descrever sua personalidade, os fatos que contribuíram para moldar quem você é, e assim por diante.

Mas, não se engane: se você for desorganizado, vai se perder no meio do caminho.

Por isso, o ideal é montar uma estrutura. Faça uma lista com os eventos que serão incluídos na biografia e os que ficarão de fora.

guia para escrever autobiografia

Como visto, o uso de um esboço pode ajudá-lo a se organizar por tornar a escrita da biografia mais visual.

5. Escreva um rascunho.

De posse das informações mais importantes, comece a escrever o rascunho.

O esqueleto do esboço começa a ganhar forma. Aproveite este momento para se expressar. Curta esta fase da produção do seu livro.

É provável que muitos eventos que você não se lembrou na fase da Pesquisa, venham à tona agora.

Tente não ser muito exigente. Não pense em escrever o livro perfeito. Neste momento, você está apenas “rascunhando” a autobiografia.

6. Escreva a autobiografia como se fosse um romance.

Não escreva sua história como se fosse uma redação de escola, escrita apenas para garantir uma nota. Explore o vocabulário, crie suspense, use emoção.

Por exemplo, uma narrativa desanimada seria mais ou menos assim:

“Nasci em São Paulo durante os anos 40, uma época marcada pelas incertezas econômicas. Meus pais chegaram da Polônia nesta época, fugindo da perseguição nazista naquele país. No Brasil, encontraram um pouco da tranquilidade que sonhavam dar para os 3 filhos, incluindo eu”.

Como as palavras podem ajudá-lo a construir algo mais intenso, como se fosse um romance?

No dia em que meu pai viu uma temível Walther P38 apontada para sua cabeça, ele fechou os olhos e pediu a Deus: ‘Se deixar meus miolos escaparem ilesos desta, juro que fugirei daqui com minha família’. Não sei se Deus ouviu a oração de papai. O que sei é que o soldado simplesmente abaixou a arma e xingou qualquer coisa em alemão. Papai nunca ficou tão feliz em ouvir um xingamento como naquele dia”.

Ah, e pensando em um romance, você precisa ter o mesmo cuidado ao escolher um título para sua obra. Escrevi um artigo com dicas sobre como escolher títulos de autobiografias.

7. Peça opiniões.

O que você deve fazer antes de apresentar sua biografia para o público ou enviá-la para uma editora? Mostre o livro para algum parente ou amigo bem próximo e peça a opinião dele.

Por que é importante fazer este exercício?

Pode ser que parentes e amigos notem erros que você não percebeu. Assim, se eles lerem o livro, pode ser que consigam se lembrar de algum detalhe importante.

8. Adquira o Manual completo para escrever biografias

Escrevi um manual completo para quem quer escrever a história das suas vidas.

Confira alguns dos tópicos abordados no e-book:

  • A importância de elaborar esboços e como fazê-lo.
  • Como se organizar.
  • Como fazer pesquisas da sua história de vida.
  • Questionário com mais de 230 perguntas que ajudam a cobrir todos os eventos da sua vida, não deixando nada de fora.
  • Como descrever pessoas na sua biografia.
  • Dicas para encerrar a autobiografia com chave de ouro.
  • O tamanho ideal dos capítulos.
  • Como escrever de forma simples.
  • A importância de escolher um bom título.
  • Dicas sobre uso de fotos na autobiografia.
  • Como revisar sua história de vida.
  • Como publicar uma autobiografia.

Neste e-book, dou dicas importantes sobre como escrever de forma envolvente. Com estas dicas, você vai descobrir como escrever de forma profissional para prender a atenção dos leitores do início ao fim da sua obra.

PARA QUEM ESTE MANUAL É INDICADO

Pessoas que querem presentear a si mesmas registrando sua história de vidaPessoas que querem inspirar outros com sua história de lutaPessoas que querem que sua história de vida não desapareça com o passar das décadas e séculos


Garantia de 7 dias.
Se ficar insatisfeito, você pode solicitar reembolso integral.

Comece a escrever sua história de vida agora!

Não deixe sua história de vida desaparecer no tempo.

Pode ser que você esteja em dúvidas. Talvez fique achando que sua vida não é tão interessante assim. Talvez ache que sua trajetória foi monótona.

Mas, nem se deixa dominar por estes pensamentos negativos. Os acontecimentos que envolvem sua vida podem ser singulares e mais inspiradores do que você imagina.

Boa memória, pesquisa, criatividade e bom uso das palavras. Estes são os ingredientes da receita para escrever uma autobiografia capaz de emocionar parentes, amigos e desconhecidos.


Instagram: Juliano Martinz

147 Comments

  1. Margareth Manuel Fernandes Manuel Sousa

    at

    Olá
    Eu sou a margareth Sousa
    Gostei muito de ler todos os testemunhos ou estórias que em contrei não tinha noção, é muito linda amei quero ter esta capacidade de poder escrever a minha

  2. Lourival de oliveira Santos

    at

    Bom dia.
    Eu achei muito importante as suas dicas, pois estou escrevendo a autobiografia de uma amiga que infelizmente já não está mais entre nós, mas que, antes de falecer, pediu-me que contasse a sua história em um livro. portanto, as suas dicas de como escrever uma autobiografia me foram muito esclarecedoras. obrigado.

  3. Alemao Benedet

    at

    Top as dicas. Vou escrever a minha autobiografia é fantástica. Aguardem

  4. Sandra

    at

    Tenho capítulos da minha vida que não sei como escrever…são fatos que envolvem juízes, testemunhas, psicólogos…um longo e doloroso processo judicial…como escrever este capítulo, sem me incomodar com ações judiciais? Uso nomes fantasia? Mas quando meu nome aparecer, muitos vão ver…e saber quem são!

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Sandra. Em um caso tão delicado, recomendo consultar um advogado.

  5. Alcides Alves de Souza

    at

    Boa noite.
    Grande ajuda me deste, pois estou rascunhando a minha autobiografia e tinha algumas dúvidas. Muito bom trabalho. Muito obrigado. Vemos depois.
    Abração.
    Alcides.

  6. Ana Paula Machado Nascimento

    at

    bom dia,

    Me chamo Ana Paula, mas todos me chamam de Ana, acham que tem mais haver comigo, tenho uma historia de vida, acredito eu, bem fantástica.
    Se fosse escrever minha auto biografia, meu livro se chamaria ” A madrasta”, ou algo assim. Tive uma infância cruel, muito triste, tanto mal trada fisicamente, como psicologicamente, ainda choro muito, qdo lembro, do meu passado. Já me libertei de muitas lembranças, mas algumas ainda são muito marcantes.
    Uma delas, era ficar com a minha calcinha na boca, o dia inteiro, enquanto, ela dava risada da minha situação deplorável. Quando assinto o filma da Cinderella, choro muito, pois vejo muitas das maldades real.
    Hoje graças a Deus, tenho minha família, sou casada e tenho duas filhas, sou formada, graças a meu esforço, e a do meu marido.
    Bom, é tantas lembranças…é muita coisa, muita mesmo. Mas qdo eu conto um resumo da minha vida as pessoas, todas elas falam, que daria uma ótima historia, e sabe o que eu não entendo…é que apesar de tanta crueldade, eu não desejo o mal a ela, tenho magoa, raiva, Não, já me libertei deste sentimento. Tive que me libertar, para ser uma Mulher feliz, e para aprender amar.
    Bjs,

  7. Shirley Martins

    at

    Que dicas maravilhosas, quero muito escrever uma autobiografia, quero registrar como foi difícil minha infância ,sofrida, medo, alcoolismo , é triste ate de lembrar.

  8. Grécia Fiame de Oliveira Rosa

    at

    Olá, Boa noite…
    Meu nome é Grécia Rosa ,vivo em Portugal e neste momento preciso fazer uma autobiografia profissional para um curso que estou realizando como técnica auxiliar de saúde, e queria pedir sua ajuda, gostei das suas dicas , mas não sei realmente como fazer isto.
    Será que pode me ajudar?

  9. Adeilson Barros

    at

    Muito contribuidor o artigo, ótimas dicas, pretendo escrever uma auto biografia minha e do meu irmão. Somos uma dulpla gospel com uma história fantástica onde aconteceram várias coisas interessantes, como uma interrupção longa da nossa carreira, e quando nem nós acreditávamos na nossa volta, isso aconteceu do nada. Essa auto biografia será como um suspense, muitas coisas surpreendentes ocorreram. Acho que vai cativar a curiosidade de muita gente. Obrigado.

  10. Daniel Janeti Gonçalves

    at

    Eu queria saber quais cuidados um escritor deve tomar ao escrever uma autobiografia sobre alguém eu queria saber porque eu eu estou fazendo uma matéria de escola.

  11. Maressa

    at

    Descobri essa página, porque estava pesquisando sobre como ajudar ao meu pai a escrever a sua autobiografia. Ele tem uma história de vida muito peculiar e gostaríamos de vê-la escrita. Então quando me deparei com tantos comentários respondidos, me senti confiante de que poderá nos ajudar nessa empreitada.
    Desde já agradeço pela atenção.

  12. Yara de Almeida Cavalcante

    at

    Olá, Juliano!
    Aos 77 anos de idade estou pensando em escrever minha autobiografia e gostaria de usar o meu trabalho, nos diversos momentos e níveis que galguei — não foram coisas gloriosas –, em contraponto com um terrível casamento, fosse um depoimento de superação de uma mulher.
    Tenho uma longa e prazerosa experiência de leitura, muito rica e diversificada, por sinal, e acredito que isso me ajudará na fluência na escrita. Será que daria um bom trabalho?

  13. Taynara Assunção

    at

    Oi, amei o artigo super inspirador!
    Amigo, estou querendo escrever meu primeiro livro, contando minha historia com meu marido, como nos conhecemos, todo nosso drama em um relacionamento a distância, nossas conquistas, o precioso casamento até chegarmos aqui. Em fim, posso considerar este livro como uma Autobiografia ? já que fala de um casal e não só de mim? ou está mais para um romance verídico ? poderia me aconselhar a respeito? sou muito leiga ao assunto, estou me dedicando a pesquisas para compreender a área pois quero muito começar é uma historia fascinante e não quero perde a oportunidade de registra-la.
    Desde já agradeço a atenção.
    Att, Taynara Assunção

    • Juliano Martinz

      at

      Uma autobiografia não tem elementos fictícios. Se estes forem acrescentados ao seu livro, então, você tem um romance inspirado em fatos reais.

  14. Vital Claudio Moanda

    at

    Preciso de ajuda quando é que eu posso escrever a minha biografia, seras que é a vida de cada dias, profissional, familiar não sei. Ajuda………..

  15. Diana Campos Carvalho

    at

    Tenho uma dúvida. Estou escrevendo, na verdade não uma autobiografia mas memórias de um período específico de minha vida. o foco é a violência física e psicológica que sofri por parte de meu marido. Também relato algumas peculiaridades da vida em uma família de descendentes de libaneses muçulmanos no Brasil. Minha preocupação é com relação à pessoas que preciso citar para descrever algumas situações de minha vida. Troquei os nomes de pessoas e de cidades. Posso enfrentar problemas?

  16. Isabel

    at

    Bom dia!
    Gostei muito do seu artigo.
    Comecei a escrever a biografia da minha mãe e estou tendo algumas dificuldades.
    Você tem algum artigo sobre essa matéria?

  17. gostei muito muito, e me ajudou bastante para fazer minha bio

  18. Ana

    at

    Adorei o artigo espero poder um dia eu mesma escrever minha autobiografia gostei de tudo parabéns.

  19. Lucia Helene

    at

    Super demais. Beijinhos!

  20. Elvis Leite

    at

    Cara, foi um dos melhores artigos que li nos ultimos tempos. Parabens!

  21. aaaaaaaaaaaaaah ajudou bastante

  22. Cristiane

    at

    estou me preparando para fazer a minha biografia contando como superei 30 anos de diabetes. se vc puder me dar mais dicas eu agradeço.

  23. Kátia Damascena

    at

    Oi Juliano!
    Não me contive e estava navegando pelo site e li vários dos artigos.
    Comecei a ter muitas dúvidas depois de ler alguns deles. Quero saber se devo apresentar as personagens do livro independente de sua visibilidade para o HIV com outro nome? Isto é devo ter o mesmo critério para citar cada um?
    Pode me ajudar?
    Obrigada e abraços

  24. Kátia Damascena

    at

    ola Juliano Martinz!!

    Estava procurando material sobre como descrever a autobiografia e encontrei seu artigo que, certamente me servirá e muito. Comecei a escrever minha história ha mais de cinco anos, mas não consigo terminar. Não sei se por falta de habilidade em desenvolver as outras informaçoes, ou se realmente aflora uma depressão quando fica mais fortes as lembranças. Enfim coloquei como meta este semestre terminar meu livro que aborda a minha superação do viver com HIV.
    Muito obrigada a voce, mas também a todas pessoas que postaram suas dúvidas que serviram como respostas para as minhas.
    Abraços e obrigada

  25. Claudia Regina Tanaka

    at

    Boa tarde!

    Eu gostaria muito de escrever um livro, narrando algumas lutas árduas, mas principalmente falando sobre como é incrível a maneira que tudo o que eu já precisei na vida, desde muito pequena, chega às minhas mãos sem eu nunca pedir. Tenho 45 anos, mãe, avó, professora, paciente de câncer há mais de onze anos e estou em quimioterapia para a terceira metástase. Em tratamento paliativo já sem nenhuma possibilidade de cura há anos, todas as vezes que fui desenganada pela medicina, me fingi de surda rs… e ainda estou aqui. Queria um livro em forma de cartas encadernadas endereçadas às pessoas que amo e também às pessoas que se identificariam com algum momento meu, prá que eu talvez pudesse ajudar a desatar nós. P.S. Não tenho idéia de como ou por onde começar. Grata, Claudia Tnk

  26. Miguel Macongo

    at

    Compreendi muito bem a feitura de como fazer a minha autobiografia e de hoje em diante darei início a escritura da minha obgdo por tudo

  27. luisa

    at

    Gostaria muito de escrever, ou achar quem escreva para mim. Fui do céu ao inferno… Estupro, maus tratos, fome, luxo, prostituição, espancamento, drogas, depressão, ser modelo e ser depois obesa… Venci, casei, tenho um filho e cuidei incansavelmente daquele mesmo homem que me estuprou durante 9 anos… Hoje sou feliz e gostaria de poder contar a minha história que mais parece um filme.

  28. Renata

    at

    essa explicação curta e rápida me ajudou bastante…

  29. Lunna Carvalho

    at

    Olá, sou Lunna, tenho 18 anos e gostaria muito de compartilhar este momento de alegria que estou passando com vocês. Escrevo poemas, sobre diversos assuntos e estou pronta pra publicá-los. Estou trabalhando agora na minha autobiografia e, pego o máximo número de informações que preciso para escrever a minha vida. Espero que dê tudo certo! É, acho que vai dar uma boa história! Boa sorte pra todos, tenham um ótimo dia!

  30. MARIA APARECIDA

    at

    Boa tarde

    Entrei na net para pesquisar como escrever um romance baseado em fatos reais, eu gostaria muito de relatar minha história de vida, tenho 55 anos e tenho certeza que muita coisa que já vivi poderia ajudar muitas outras mulheres, principalmente esposas e mães. Tenho três filhos homens, com 35, 33 e 26 anos, todos formados, porém só eu sei o que tive que fazer para chegar até aqui. Meu filho do meio teve muitos problemas, e se eu tivesse desistido dele, talvez hoje ele estaria dentro de um hospital ou vegetando, tive vários diagnósticos quando ele bem pequeno de autismo, ou alguma síndrome que nem os médicos conseguiam explicar, mas não desisti e não aceitei todos esses diagnósticos, lutei muito e hoje ele é um executivo de uma grande multinacional e uma pessoa maravilhosa. Esse é apenas um dos motivos pelo qual eu gostaria de expor em forma de romance baseados em fatos reais, porque tenho certeza que poderei ajudar muitas pessoas.
    Gostaria de saber se tem alguém que poderia me ajudar a começar a escrever, tenho tempo disponível para isto, só não sei como fazer o inicio deste romance e com certeza não sei as técnicas para que eu possa concluir mais este projeto da minha vida.
    Hoje aos 56 anos, voltei a estudar, estou no 2o semestre de psicologia que também sempre foi um sonho e um projeto de vida.
    Aguardo retorno de alguém que possa me ajudar.
    Abraços
    Maria Aparecida

  31. Juliana Carvalho

    at

    Estou fazendo um livro para trabalho da escola nono ano …Quarto bimestre esse texto me ajudou muito

  32. Matheus Sidji

    at

    Tenho um grande desejo de escrever minha autobiografia, sei que sou muito jovem e ainda tenho muito a aprender. Mas ultimamente esse desejo tem crescido e as vezes imagino como seria minha autobiografia. Minha família traz muitas marcas e muitos histórias, o que faz da minha ser bem interessante. Por isso peco ajuda para criar a minha se possível. Desde já agradeço muito.

  33. MUITO OBRIGADA E DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ AMÉM.

  34. JULIANO MARTINZ BOM DIA ,TENHO 53 ANOS E FIQUEI MUITO MAS MUITO FELIZ EM VER O QUANTO DEUS É COM TIGO VOCÊ AJUDOU A JULIA A FAZER A BIOGRAFIA DA VIDA DELA, DE TODOS OS SONHOS QUE DESEJO REALIZAR AINDA, O ÚNICO QUE EU NÃO QUERIA MORRER ERA DEICHAR DE FAZER A MINHA BIOGRAFIA, MAS INFELISMENTE NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR AFINAL EU SOU BEM RUDINHA. HA 30 ANOS ATRAZ VIM DO CERTÃO DO CEARÁ, PARA CIDADE GRANDE ,NÃO TENS IDEIA COMO É LINDA A MINHA HISTÓRIA,MINHA FALECEU TEM DOIS ANOS,E MEU PAI ESTA COM 87 ANINHOS E EU QUERIA TANTO LER PRA ELE A MINHA BIOGRAFIA TUDO QUE PASSAMOS QUE VIVEMOS MAS NÃO TENHO A QUEM RECORRER PARA REALIZAR ESSE SONHO MEU, NÃO TENHO AJUDA NENHUMA ,VIVO DE UM BREXOL QUE VENDO DE 2 HA 5 REAIS POR PEÇA, POR ISSO TE PEÇO SE POSSIVEL REALIZE MEU ÚNICO SONHO OS OUTROS DEICHO PRA LA, MAS A MINHA BIOGRAFIA E TUDO EU SONHO.

  35. Estela H. Paul

    at

    Andei pelas estradas da vida pousando das asas de um cometa aqui e ali… Este pouso hoje me fez refletir e repensar meu velho sonho de uma biografia leve mas tocante… De um hoje que proporciona esperança e de um ontem obscuro num coração sereno… Adoção tem disto… ” Só sei que pouco sei”… Gratidão pelo renascimento de uma escolha que ainda não dei vida!!!

  36. José Marques de Almeida

    at

    Gostei muito do que li e posso antecipar que o meu espirito se anima para começar a rascunhar minha biografia, talvez não seja a mais bonita, mas acredito que para os meus será bela e boa, pois como diz a poetisa grega o que é belo é belo aos olhos e bastas, mas o que é bom é muito mais que belo. Rogarei a Deus para que minha biografia seja mais boa que bela.
    Muitíssimo obrigado pelas dicas.
    José Rainilotn Marques de Almeida – Dedé.

  37. Aline

    at

    Olá, gostei muito de suas dicas.
    Eu tenho dúvida como começar a escrever e se meu livro será de auto ajuda ou biografia rsrs. Gostaria de relatar no livro aa minha história sobre vencer o coma e dar umas dicas sobre vencer a depressão. O q VC acha?

  38. Elialba Andrade

    at

    Simplesmente adorei as dicas e idéias esclarecidas e oferecidas acima…já permeia há algum tempo o desejo de escrever minha autobiografia, mais as diversas dúvidas a respeito de como relatar na sua totalidade, me fizeram não dar continuidade, mais sei agora me sinto mais confiante, obrigado!!!

  39. Leidener da Rocha Sardinha

    at

    Gostei muito de tudo que li, e já vou começar a escrever, tenho uma pequena deficiência, não tenho os braços perdi-os num acidente de trabalho, descarga elétrica 13.200 kv, em 1980, mas isso não vai atrapalhar o meu sonho.
    Obrigado pelas dicas e vamos a luta.
    Leidener da Rocha Sardinha

  40. Júlia

    at

    Obrigada. Gostei muito, não tinha ideia de como fazer minha autobiografia e essa publicação me ajudou de mais.

  41. Juliana

    at

    Olá! Achei muito legal as dicas. Gostaria de entrar em contato com o Jornalista Jaime, como faço? Obrigada!

  42. María Raimunda Xaver

    at

    Gesteo muito das dicas, como fazer uma autobiografía, porque vía me ajudar a fazer a minha, que vai me dar notas para terminar o décimo segundo ano. Obrigada .

  43. Maicon

    at

    Foi incrivelmente inspirador seu artigo. Ajudou-me muito na elaboração de minha autobiografia. Sucesso em seu Blog!

  44. Julia

    at

    Adorei agr posso fazer minha autobiografia!!

  45. keuli

    at

    Bom estou começando a minha, mais não por obrigação, apenas achei interessante, vai servir de exemplo para meus futuros filhos.

  46. vanusa

    at

    Boa tarde,
    Entao estou escrevendo minha autobiografia, ja escrevi bastante com títulos agradecimentos, resume etc agora pra reunir tudo e ver si não esta faltando nada é que esta complicando.
    Quero editar meu livro ai no Brasil e depois aqui na França.
    Olha ai minha introdução e o começo

    Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Dezembro de 2010. Férias.
    Hoje resolvi ir na feira Monsenhor Eduardo com meus filhos e meu marido pra comer pasteis. Assim que chegamos senti uma sensação estranha, nao sabia definir aquele sentimento, mas nao me incomodou, continuei caminhando pela feira. Encontramos uma barraca e paramos ali, comemos. Mas comecei a sentir novamente uma sensação estranha, quando olhei em volta de mim achei sujo e as pessoas que estavam ao meu lado eram pessoas bem simples e humildes, eu também sou simples e humilde, mas nao sei porque me senti diferente dessas pessoas que estavam ao meu redor. Eu reconheci a moça que servia, era uma garota que estudava na minha escola quando eu era criança. Nao eramos amigas. Eu, na época, era muito pobre pra ser amiga dela, na verdade, ela nem se quer falava comigo. Eu a cumprimentei e ela ficou surpresa de me ver com os meus filhos e assustada quando os ouviu falando francês pois ela nao sabia nada da minha vida. Foi com muita satisfação que eu apresentei minha família, meus filhos Charles, Jacques e Gabriela eles são parisienses. Meu marido, Jérôme, é franco-americano. Moramos em Paris e estamos aqui de férias. Naquele momento senti o que ela com certeza sentia quando a gente era criança, senti uma coisa estranha, constrangedora, ao mesmo tempo como uma vingança contra a vida e contra essa garota. So tenho certeza que, apesar da confusão de sentimentos, eu gostei e senti um bem estar danado !
    Vinte anos depois, mesmo tendo nos visto todos os dias da semana durante oito anos, era a primeira vez que nos falávamos. E apesar de achar o lugar sujo, comemos os pasteis e meu marido disse em voz alta o que eu estava pensando bem baixinho “Achei o lugar sujo. Nao devíamos ter parado nesta barraca”, eu concordei. Mas confessor que gostei de ter encontrado essa garota do meu passado.
    Mais adiante compramos doce de leite, banana maça, cocada, farofa e apesar de estar feliz o mal estar me acompanhava. De repente as barracas começaram a fechar. Percebi que era o final da feira e quando olhei pro lado vi alguns tomates grandes, bonitos, meio amassados, jogados no asfalto. Eu dei uma parada curta, mas voltei a mais de vinte anos atrás.
    Eu me vi ali, linda, com um cabelo e unha impecável, um sapato bonito e chic, um colar artesanal colorido feito a mão, uma blusa branca bordada, uma calça social perfeita, me “achando” e ainda com o motorista que nos esperava logo a frente, no final da feira.
    Fiquei ali nos meus pensamentos, voltei no tempo. Naquele instante me vi na mesma feira, no mesmo lugar, a mesma pessoa, mas como? Fiquei parada observando uma menina toda suja com um saco de linha nas costas, um par de chinelas havaianas trocadas e um pé de cada cor, uma roupas toda suja, rasgada, um trapo de criança, o cabelo grande todo embaraçado e sujo, ali, catando aqueles tomates. Vi uma menina bem maltratada pela vida porém com um semblante feliz … Apesar de todos os maus tratos uma menina bonita, com os dentes branquinhos, de covinhas, radiante ! Ela estava admirada com as pessoas que jogavam aqueles tomates e verduras, eles estavam bons, so com alguns amassadinhos. Ela ficava feliz e interpretava como erro deles, com isso ela e os irmãos podiam comer verduras frescas durante uns dois dias da semana.
    Quando sai dali, meu pensamento continuou. Nao acreditava que eu e essa menina suja eramos a mesma pessoa, que aquela menina trapo nao existe mais, que eu estava viajando no tempo. Foi ai que realizei toda a volta que dei e onde eu voltei ! O mundo é realmente redondo, e essa é minha historia, minha vida, quero contar a todos que tudo é possível, que conto de fada existe é so a gente criar o seu e ir a luta ! Eu sou o trapo de ontem e a princesa hoje!

    Minha infância

    Hoje tenho consciência e uma convecção que minha vida vai ser tudo que estou sonhando e nao essa que minha mãe e o destino me propõe, quero outra quero muito mais e quero ser melhor a cada instante.

    Meu nome é vanusa Flavia tenho quatro anos.

    Minha vida é normal si bem que nao sei si conheço a verdadeira definição do “normal”, meu pai é sempre ausente nao sei a razão só sei que ouço sempre minha mãe dizer que ele esta trabalhando em outra cidade, nao nos falta nada em casa. Temos um conforto razoável, minha mãe esta fisicamente sempre presente mais nunca cuida de mim e dos meus irmãos, eu tenho mais dois irmãos eu sou a do meio, e filha única, eu sou o xodó do meu pai, me lembro que um dia ele preparou pra mim um pratinho com tomates picadinhos, eu estava com muita fome e o almoço ia demorar, pra mim era um gesto de carinho muito grande que com certeza vou guardar por toda a vida. Os poucos momentos que passávamos juntos eram intensos, e foi assim que descobri que a felicidades eram constituídas de pequenos momentos e gestos. Mais na ausência do meu pai minha mãe começou a sair e a namorar como uma jovem adolescente, varias vezes tínhamos que fingir que nao a conhecia perante as pessoas, pra mim era muito ao mesmo tempo estressante e divertido, tinha medo de esquecer tudo que ela nos dizia era como se a gente se preparasse pra uma sena de teatro e nao tinha noção do que poderia acontecer si eu esquecer uma fala.

    eu nao tinha medo dela era uma insegurança sem definição.

    Semana que vem meu pai volta pra casa vai ficar uma semana com a gente, estou muito ansiosa nao vejo a hora do meu pai chegar.

    O tempo passou fui pra cama e na ansiedade da espera eu nao conseguia dormir, então ouvi a porta abrir e meu pai entrou e quando eu pre preparava a sair do meu quarto pra ir pular nos braços dele eu ouvi uma voz mais alta, então fiquei ouvindo atrás da porta a Vandinha estava contando pra ele que estava gravida e entendi que o pai era outra pessoa um vizinho ou um homen da empresa do meu pai nao sei nao entendi direito. Logo depois ouvi meu pai dizer que nao ia cuidar de filho dos outros, que ele ja tinha a responsabilidade de cuidar dos filhos dele e que era suficiente. Logo depois a porta bateu novamente e o silencio reinou novamente dentro de casa. Eu fiquei chorando na minha cama ate dormir.

    No dia seguinte eu perguntei a Vandinha pelo meu pai ela me disse que ele nao tinha vindo e que nao sabia quando ele ia voltar. O tempo passou meu pai nao veio mais pra casa so passou poucas vezes rápido até um dia o Walmor nasceu eu e meus irmãos ficamos tao felizes entre irmãos.

    Mais a Vandinha começou a dizer que nao ia comprar leite pro Walmor com o dinheiro do meu pai, nao sei direito o que passou pela cabeça da Vandinha, mais o Walmor parou de se alimentar e ficou doente e faleceu. Fiquei muito triste e tive o sentimento que foi ela que provocou a morte dele pra castigar meu pai. Eu sempre lembro deste irmãozinho que vi pela ultima vez indo pro hospital, eu com meus quatro anos tive o sentimento de ser mãe e a culpa de ser incapaz de cuidar dele.

    Depois deste dia a vida voltou pra rotina, pelo menos pra Vandinha.

  47. crizolia carvalho

    at

    Achei importantíssima essa dica vou me esforçar bastante, tenho convicções que minha trajetória de vida irá edificar muita gente.

  48. jeniffer rodrigues

    at

    Muiitoooooo bommmmm……
    Agora vamos lá fazer a minha!

  49. Crizolia

    at

    O meu maior sonho é escrever um livro, mas não sei por onde começar, tenho muitas idéias, muitas histórias de superação. Acredito que minha história pode servir de incentivo para muita gente, leio muito, mas parece que falta algo para começar, gostaria que me desse uma dica. Obrigada

  50. nina

    at

    Olá! estou com 44 anos ,tenho uma história de vida que sei valeria a pena escrever, mais tenho uma duvida,posso escrever a partir de pontos que acho mais importante?Agradeço desde ja

  51. Eliana

    at

    Eu gostaria de escrever uma biografia e o tema principal seria sobre a violência contra a mulher, já que vivi isso durante 19 anos, fui parar em abrigos e ouvi muitas historias a qual gostaria de relatar no livro também, porem tenho uma duvida, eu gostaria de tratar sobre as falhas na Lei Maria da Penha, ate pensei em intitular como “Escrava da Lei ” isso poderia me trazer problemas futuros já que vou mexer com a “LEI”?

  52. Thais

    at

    Eu adoro escrever historias, só que as vezes quando vou escrever sobre minha vida, no caso (minha autobiografia) acabo me atrapalhando toda!!! kkkkkkk…
    Acho que com esse texto que li deve ter seus resultados, espero me dar bem na minha próxima autobiografia!!
    Obrigado!!

  53. arlete

    at

    Adorei o artigo. pq ja comecei escrever meu livro. e foi incrivel como este artigo me ajudou. é como se fosse p. mim. mesmo pq nasci no interior..
    obrigada

  54. fabiola paredes

    at

    Bom dia, queria saber se alguém poderia me ajudar a escrever um livro ou um autor já experiente tivesse interesse, é uma historia muito diferente fora do comum e real, se alguém pode me ajudar?

  55. Gabrielly

    at

    Fico feliz de ver pessoas querendo ajudar outras, isso é uma atitude muito linda …. <3

  56. benedita silva

    at

    Adorei os comentarios.Tenho que fazer minha autobiografia para ser lançada no livro da escola.Gostaria de receber alguns ideias de como iniciar a autobiografia.
    bjs e obrigada pelas novidades no site.
    Ate logo!

  57. Vanessa

    at

    Oiee!! Amei o post e me inspirei com o mesmo!!! Já estou escrevendo minha autobiografia! Mesmo eu ainda sendo nova gostaria de continuar minha autobiografia pelos proximos anos e tentar encontrar mais aventuras para relatar nela!!! Estou super animada para terminar, mesmo faltando umas 300 paginas e 70 anos de vida!! Heheheheeh!
    Sou detalhada nos contos da minha vida, gosto de mostrar tudo, fico muito feliz falando só minhas lembranças, mesmo algumas sendo ruins! Tenho só 12 anos e espero que de tudo certo, minha vida até agora está ótima, mas com alguns problemas, por causa das amigas e nossas apaixonites!! Hehehehehe!!
    Fico contente em relatar um pouco do meu livro aqui, espero que eu consiga pulica-lo quando for mais velha. E obrigada pelas dicas e quando puder pode me mandar mais!!

  58. ROBSON DOS SANTOS COSTA

    at

    BOA TARDE…

    Estou planejando fazer uma autobiografia, pois queria uma sugestão de como fazer um prefacio, como iniciar uma biografia narrativa, e como posso ter uma idéia de colocar um título pro livro.

    obrigado desde já.

    att.: robson dos santos

  59. lucasgarcia

    at

    Olha isso me ajudou muito, pois agora eu entendo o que devo fazer para começar uma autobiografia, o que devo incluir e como devo iniciar. Eu agradeço muito pelas dicas que você me deu, agora já sei que vou tirar uma ótima nota.

  60. Oliur Tecal

    at

    Gostei do topico e dos comentarios. Sempre sonhei em escrever sobre mim tbm. Comecei mas a depressao me impede de continuar. Possuo uma infinidade de fatos interessantes a terceiros mas esse nao e o meh objetivo e si.m tentar ser compreendido. Drogas, separacao dos pais, rejeicao,tentativa de aborto no nascimento,abusos,compartilhamento do uso de drogas c familiares e pais,encontro c Deus,faculdade,desemprego,gararu no sertao,roma na europa, aracaju e sp. Crianxa em joa pessoa. Frustracao,alegria,sonho, minha filha, esperanca.

    • Deigo

      at

      A grande busca do homem sempre foi ser compreendido e receber o reconhecimento q merece. Eu não sei nada sobre você e imagino o quanto é difícil falar sobre esses acontecimentos, mas uma boa forma de deixar tudo isso para trás e seguir em frente é compartilhar a sua história com outras pessoas q podem ter passado pelas mesmas coisas e talvez assim, você encontre compreensão e conforto… Adoraria ler a sua história, e torço para que ela torne-se um grande bestiseler :)

  61. Diego

    at

    Oi, agradeço as dicas me foram muito úteis. Eu comecei a minha autobiografia e levei alguns aspectos de mim em consideração. Eu falei sobre minha própria releitura e da visão que eu tinha do mundo em todas as épocas de minha vida. Tenho me impressionado com meu crescimento. Está sendo maravilhoso deixar um legado, mesmo que em poucas páginas para os que eu amo. Sou jovem e ainda tenho muito a aprender e com isso escrever, mas continuarei…
    “Um pensamento recluso é apenas um ideia vaga, como um fio solto de uma mera lembrança. Um pensamento exposto é a expressão de tudo que você é e sente, este não é um fio frágil e sem importância, ele é um nó que o prende a tudo que é que você acredita, e isso muito maior do que qualquer lembrança” (LIMA,2014).

  62. Ma do Carmo Alves Queiroz

    at

    Ao ler sobre autobiografia senti um grande desejo de escrever a minha. Vou colocar meu desejo em prática. Valeu pelas dicas.

  63. sonia sztajn

    at

    Adorei seus comentários . Há cerca de dois anos iniciei minha autobiografia e mesmo com toda a dedicação toda as vezes que releio percebo detalhes esquecidos e fatos importantes e desta forma nunca finalizo o trabalho. Jamais imaginei que fosse ficar tão realizada com o resultado e cheguei a conclusão de que preciso tornar realidade o sonho de propagar a minha história o mais rápido possível , entretanto não sei por onde começar… Capa do livro ? Edição ? o que faço daqui para frente com meu manuscrito ? A princípio penso apenas em editá-lo sem intenção de venda…apenas para familia e amigos… Poderia ajudar-me ? grata

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Sonia

      Acredito que o mais viável seja publicar o livro por meio de editoras que realizam impressão sob demanda. Neste tipo de serviço, o autor decide quantas cópias deseja que sejam impressas. Além disso, as editoras que prestam este tipo de serviço, em sua maioria, realizam o trabalho de produção da capa. Pesquise por “impressão sob demanda” no Google e terá diversas opções para considerar.

      Sucesso com seu livro.

      • Thaisedesouzasantos@gmail.com

        at

        Ola to com duvida Sobre como escrever minha Historia, e se posso escrever Sem se preocupar com gramatica e ordem, e so colocando o Que lembro…me aJude por gentileza..Ja escrevi muito pOrem acho Que TEM muitas palavras

  64. Cristiana

    at

    Boa noite,
    Amei todas as dicas! Gostaria de escrever sobre tudo que passei na minha vida, tenho 38 anos e 3 filhas. Me casei pela segunda vez e hoje estou feliz..Mas passei por muitas coisas, uma delas a mais dolorida ver minha mãe morrer na minha frente, depois de tanto sofrimento, o câncer no pulmão a matou com 46 anos, e outros acontecimentos na minha vida, gostaria de não apaga-los da minha cabeça que por sinal estou começando a esquecer! Teria que começar rápido tenho medo de esquecer mais rsrss…
    Alguém tem algum interesse em me ajudar??? Gostaria de escrever, falar principalmente sobre meu pai que tenho certa distância, contar sobre tudo e por tudo de mal q fez com minha mãe de bate-la todos os dias e eu apenas com 3 anos vendo aquilo e que tenho quardado até hoje, como se fosse ontem…. Tristezas, alegrias, decepcãoes e muitos mais!! Minha história de vida muito triste e tb tem pouco de felicidades.
    Alguém interessa me ajudar??? Montar uma autobiografia???

  65. Giovana Derosa

    at

    Boa tarde, eu preciso fazer uma autobiografia, para trabalho da faculdade de pedagogia, disciplina historia. A professora pediu pra fazer uma autobiografia, em no maximo 5 paginas e incluir referencia dos meus avos, e antepassados, alem de fotos que marcaram.
    Porem, ja pesquisei tudo que tinha e me
    smo assim, nao sei como comecar. Você pode me ajudar com alguma dica?
    Desde ja obrigada.

  66. antonio carlos

    at

    muito bom gostei vou começar a minha autobiografia. me inspirei em tuas palavras, espero um dia conclui-la.

  67. Leila

    at

    Adorei essa postagem da autobiografia, lendo essa postagem me veio atona a vontade de escrever uma autobiografia da passagem do meu filho aqui na terra.Faz 4 anos que perdi, mas durante a trajetória dele acontecerão fatos que tenho certeza que irá se identificar com várias pessoas,apesar de sua doença a vontade e a alegria que ele tinha pela vida dele a sua superação e o ensinamento que ele deixou pra mim o Amor. Mas, as vezes a saudade e a tristeza não deixavam continuar a escrever. As postagem das outras pessoas e seus relatos me entusiasmei, não sei se vou conseguir, pois, nunca escrevi nada, mas tenho muita vontade, e gostaria de saber para fazer uma autobiografia de uma pessoas não sendo agente própria , o relato é o mesmo, é narrando fatos e acontecimentos?. Juliano tem como me responder? Te agradeço pela atenção.

    • Juliano Martinz

      at

      Leila,

      Enviei um e-mail para você com a resposta.

      Abraços

      • Neuma Morais

        at

        Juliano Martinz
        Em busca pela internet de como escrever um livro, deparo-me com suas dicas maravilhosas.
        Tinha vontade de escrever minha aubiografia mas ao mesmo tempo não gosto da minha vida exposta. ( como entender ) entao quero um livro com minha história. Todos que escutam eu falar da minha vida diz : nossa tua vida da um livro.
        Na verdade nos anos 80 uma pessoa começou a escrever sobre minha vida, mas eu não sabia só soube depois que ele morreu e a esposa me faloufalou, mas muito jovem não dei atenção. Porem hoje próximo dos 50 quero por em pratica e no papel.
        Quero e preciso da sua ajuda Juliano.
        Aventuras , alegrias, dramas, tristezas, conhecimentos, amores assuntos não vão faltar.
        Diga-me quanto me cobra .
        Eu gravo e VC escreve.
        Grande abraço.
        Atenciosamente
        Neuma. Morais

  68. Mikau

    at

    Estou com 49 anos e já a muito tempo tenho o sonho de escrever algo sobre minha vida, trajetória, histórias vividas, alegres, tristes… Sinto hj uma necessidade enorme, um desejo de olhar para eu mesma e sentir orgulho de algo q esta já a muito tempo adormecido dentro de mim. Eu quero ter o meu próprio mérito, preciso buscar algo que me faça sentir feliz e realizada, quero dividir isso com o meu filho, com minha mãe, e quem mais quiser saber.
    Tem alguém ai q possa me ajudar???

  69. Isabelle

    at

    Olá… eu tenho um dúvida, por favor me ajude…
    Na parte quando vc fala ‘começar pelo começo’ é necessário mesmo o começo vim primeiro ? E se eu quiser por o começo um pouco mais na frente ? Posso começar a introdução estando no presente e só depois contar o que houve no passado ? Obrigada. (aceito dicas).

  70. aruanda

    at

    A viagem no mundo dos livro para min e nova . Seja espirita romance aventura ou ficsao , persebo que o modo como se coloca as palavra modifica um pouco a emocao que quer pasar . Eu acho que os livro que mais me prende que me faz esqueser o que esta a minha voltar nao deichar de ser biografia . Ja ouviram falar do James Matthew Barrie o criador de peter pan que se ispirou sua historia numa familia problematica nao deicha de ser um pouco de biografia pois ele tiro nao so base ou esqueleto da histori
    a no seu cotidiano um pouco de criatividade e po magico da sininho cria uma historia que nao so facinou as crianças mas tambem os adultos. Bem resumindo que todos bom livro tem que eu ja li tem um pouco de biografia entre eles o do famoso personage
    Sherlock Holmes de autoria de Arthur Conan Doyle,

  71. Maria

    at

    sempre quis escrever mas ainda não tive tempo e coragem para começar.

  72. jordana cristina zanatta

    at

    Gostaria de escrever sobre minha história, mas preciso de ajuda, não sei por onde começar.

    • Ma do Carmo Alves Queiroz

      at

      Jordana você é capaz. Seja simples . Para começar basta lembrar de sua história e mãos a obra.

      Um grande abraço

  73. Débora

    at

    Adoraria escrever a minha autobiografia, gosto muito de ler esse gênero, sempre pensei em escrever, mesmo sendo muito jovem, já vivi muita coisa, acho minha historia cheia de autos e baixos, tem magia no mundo em que cresci, pelo menos foi assim que eu sempre enxerguei. Me sinto agradecida por muitos terem abdicados sonhos pra que os meus pudessem ser possíveis , amaria escrever.

  74. Rebeca Naara

    at

    eiiiiiiiiiiiii valeu por me ajudar a tirar um 10 gostei muitoooooooo das dicas

  75. Sonis Maria Vieira

    at

    Hoje pensei muito em escrever minha autobiografia. Confesso que suas dicas serão excelentes para me direcionar.
    Obrigada!

  76. Rogério Piva

    at

    A minha vida é daquelas que nem um roteirista profissional pensaria em algo tão impactante. Palavras ditas pelo meu psiquiatra. Acho que escreve-la traria um benefício a mim, como uma terapia, e possivelmente para quem a lesse, se eu conseguir encontrar um sentido nela, juntar esse quebra-cabeça. Acho que é bem possível, mas ainda não estou certo de que valha a pena contar.
    Isso me lembrou “Cartas a um jovem poeta”, da questão da necessidade de escrever…
    Se for uma questão vital, como se fosse proibido de escrever a pessoa morreria, só então se tem o direito de escrever. Rainer Maria Hilke é um bom livro para quem pensa em escrever, hein?
    Obrigado pelas dicas, forte abraço.

  77. Danielle

    at

    gostei das dicas, e vou tentar fazer minha autobiografia.

  78. Mariane

    at

    Oi, eu gostaria de agradecer por te me ajudado com a minha auto biografia para a escola, mtu obrigada mesmo!

  79. Jadson Oliveira

    at

    “Excelente” muito obrigado pela ajuda.

  80. osvaldo ernesto inthamoussu

    at

    PRESADO JULIANO
    Excelente seus comentários e desculpe meus erros de escrita.
    Pode perceber que escrevo muito bem o portunhol.
    Estou escrevendo faz um ano minha autobiografia, que preferiria chamar de
    conto-aventura, ou minha viagem. Acho que autobiografia fica para pessoas mais conhecidas e importantes. Sou estrangeiro e tenho 60 anos, dos quais vivi 30 no Brasil
    Será que existe alguma outra palavra que seja menos imponente que autobiografia,

    sds
    Osvaldo inthamoussu

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Osvaldo

      Há algumas pessoas que preferem o termo “minhas memórias”. Talvez, você goste também.

      Sucesso em seu projeto…

      Abraços

  81. Mário

    at

    Excelente artigo !! Muito bom quando procuramos literatura, artigos, livros na internet e ainda podemos ter o luxo de encontrar sites e blogs com materiais ricos e que agregam valor e nos enriquecem. Muito grato pelas dicas. Continue postando, do lado de cá da tela , graças a Deus , existem leitores , escritores, amadores ou não, querendo aprender mais e mais. Té mais.

  82. Alberto Cruz da Siva

    at

    tenho 80 anos, bem conservados, de memoria e fisicamente, faço ginástica, num ginásio , as pessoas que não me conhecem raramente me dão mais de 60 anos.
    Tenho muita dificuldade em saber se as datas que conto na minha auto biografia estariam por ordem, quero dizer com isto que posso estar a contar histórias(verdadeiras) que as datas estejam invertidas ás vezes com diferenças de 10 anos, porque não me lembro se elas foram antes ou depois. Tenho também dificuldade nos pontos e nas virgulas. Quanto á biografia fia conto quase tudo o bom e o mal. Devo dizer que só tenho a quarta classe, assim a minha dificuldade em escrever. Meu muito obrigado, espero resposta em breve.
    Alberto

    dizer também que no meu tempo a escola nã classe pobre ( era a maioria) não sabia ler, eu nesse aspecto fui um privilegiado

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Alberto

      Nem todas as biografias respeitam a cronologia. De modo geral, uma autobiografia em ordem cronológica oferece muitas vantagens, tanto para quem escreve quanto para quem lê. Mas você pode citar os eventos na sequência que preferir. No caso de não saber quando determinado evento ocorreu, simplesmente cite-o sem mencionar datas.

      Parabéns pela sua disposição (física e mental).

  83. iane rodrigues

    at

    Olá! Pesquisando artigos cheguei até aqui. Tenho muito para escrever e não é exatamente uma autobiografia mas está focada no exercício diário de uma profissão, entre dificuldades, ensaios ,desejos, alegria, desilusão, ausência de ética, crescimento, gerações que se encontram e se transformam. Uma espécie de contos, experiências e por aí vai… Ainda não consegui arrumar as ideias no papel. Você me aconselharia escrever pedaços e depois reunir as narrativas. Estou aceitando sugestões para escrever esse legado. Se puder ajudar dando sua opinião! Grata, Iane.

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Iane, quando a narrativa está muito dissipada em uma soma muito grande de alegrias, tristezas, desilusões, etc, convém criar pequenos rascunhos e somente depois, avaliar o que integrará o livro final. Alguns escritores até preferem escrever as ideias isoladas em pequenos cartões, e vão posicionando os cartões em ordem de importância. Isto ajuda a determinar o que é relevante, e o que pode ser descartado. Espero ter ajudado. Abraços!

  84. julia

    at

    è muito legal eu acabei de fazer uma

  85. julia

    at

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttooooooooooooooooooooo

  86. SELMA MARIA FERREIRA

    at

    Valeu D+.

  87. SELMA MARIA FERREIRA

    at

    Gostei muito das dicas que foram fornecidas. Abriu um leque de informações em minha mente. Agora já sei como começar, o que colocar, a ordem dos fatos. Valeu!!!! Selma Maria, de Campo Grande, RJ

  88. SELMA MARIA

    at

    Gostei das dicas que foram dadas. Preciso fazer minha biografia para a faculdade. Agora abriu um leque de como começar a escrever, o que colocar, as ordens dos fatos. Amei. Obrigada Selma Maria, de Campo Grande, RJ

  89. Ana Lucia

    at

    Adorei.. parabéns vocês foram excelentes ….. :D

  90. Maria (nome fictício)

    at

    Adorei as dicas, ja tinha começado minha autobiografia sem querer, pois comecei a relatar toda minha história para poder deixar documentada guardada para um futuro próximo , quem sabe.Pois minha história também fala de traumas da infância abusos e perseguições mas superações também, é rico em detalhes, estou quase acabando, e sou leiga neste assunto como proceder agora, o que eu faço, no momento não tenho a objetiva intenção de publica-lo, mas guarda-lo como prova e talvez presentear á alguma casa de recuperação, sei lá!É muito caro, onde levo meu caderno com minha história?

  91. Arisvanda

    at

    Gostei muito das dicas…a meses que tenho essa vontade…principalmente depois de varias decepções com amigos e familiares…acredito que com minha autobiografia eu possa entender algumas coisas.Gostaria de saber se posso citar nomes de pessoas,principalmente familiar e fatos ocorridos,que ate hoje dificieis de entender…não quero escrever so coisas boas,e sim tudo que passei nesse anos todos.Obrigada.

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Arisvanda

      Ao escrever uma autobiografia, você tem o poder de decidir o que incluir e o que deixar de fora. Isto inclui mencionar nomes e fatos, como em sua pergunta. Evidentemente, ao mencionar outras pessoas, é preciso tomar cuidado para que sua biografia não gere mais problemas do que prazer e satisfação. Você precisa avaliar até que ponto estas informações e “desabafos” não irão colocar uma tensão ainda maior nos seus relacionamentos com amigos e familiares.

      Abraços e obrigado pela visita!

  92. Gilson Pembele

    at

    Grato pelas dicas…

  93. Alberto

    at

    Sinto-me agradecido por encontrar essas dicas por aqui. E que pretendo escrever um livro a falar sobre a rua onde sempre vivi, mas sou que nao obstante ainda nao ter começado a fazer a introduçao, ja comecei a falar um pouco da minha infância; mas o objectivo é mesmo falar da rua onde vivi. Não sei se isto também pode ser chamado de autobiografia.
    Preciso de ideias.

  94. Vanessa

    at

    Existe uma passagem muito interessante e apavorante ao mesmo tempo, que ocorreu na minha vida há 3 anos atras. Realmente um pesadelo na vida real ! Tenho vontade de contar isto em um livro, pois tenho certeza que varias pessoas se identificariam com o fato, e que pode se tornar uma leitura para superar muitos medos. Porém, não sei se o livro seria propriamente uma autobiografia, já que não pretendo contar todos os fatos ocorridos durante a minha jornada nesta terra e nem sou uma pessoa ilustre para tanto. Existe a idéia central, à partir daí não sei como fazer os primeiros capítulos . Eu poderia chamar de uma autobiografia?
    Obrigada

    • Juliano Martinz

      at

      Olá Vanessa,

      Obrigado pela visita. O fato de contar apenas parte do que aconteceu em sua vida, não tira os méritos do livro ser corretamente chamado de uma autobiografia.
      Um caso diferente é quando você utiliza dados reais e informações fictícias. Neste caso, acho mais apropriado que a obra seja rotulada como “Inspirada em fatos reais”.

      Abraços!

      • katia

        at

        Ola juliano tudo bem?Pretendo fazer minha biografia, nao tenho nocao como comecar, o que e necessario , se ha registros…saberia me informar?

  95. Suely Barros

    at

    Sou professora da Terceira idade, em uma Faculdade e a ideia e escrever a autobiografia dos (as) alunos (as) e editar todas elas em um so livro. Portanto, agradeço-lhes pelas dicas fornecidas. Obrigada, Suely Barros

    • Juliano Martinz

      at

      Excelente projeto, Suely. Obrigado pela visita.

    • Angel

      at

      Que lindo projeto Suely.
      Lembrou-me o filme Escritores da Liberdade. Você já viu?

  96. Leônidas

    at

    Muito apreciáveis as dicas oferecidas. Acabo de concluir minha autobiografia que girou em torno de mais de noventa laudas. Informe-me quanto custaria esse trabalho? Abraços.

    • Jaime Pereira da Silva

      at

      Queira enviar o texto por e-mail para eu fazer uma avaliação geral.

  97. Maxim Behar

    at

    Olá Jaime,
    Obrigado pela resposta e gostaria de saber quanto tempo levaria a biografia, quantas páginas previstas e o que vc quer dizer com “cobrar baratinho” ?
    E, ainda, do que vc precisa ?
    Abraço
    Max

    • Jaime Pereira da Silva

      at

      Há muitas variantes neste tipo de trabalho. Cada caso é um caso. Alguns preferem fazer uma espécie de rascunho da sua biografia e pedem, apenas, para melhorar o texto; outros querem começar do zero, ditar a própria história (gravar num gravador). Preciso saber de tudo isso para poder fazer um orçamento. Entrem em contato.

      • Maxim Behar

        at

        Entre em contato comigo.
        Abraço
        Max

      • Cris Andreoni

        at

        Olá Jaime! Poderia me contatar via email? No aguardo, grata!

  98. Maxim Behar

    at

    Obrigado pelas dicas. Estou tentando escrever a biografia do meu pai e o que me atrapalha muito é o tempo e, se fosse dado a terceiros, custaria muito caro. Abs

    • jaime pereira

      at

      Sem querer ser oportunista, poderia cobrar baratinho para preparar uma biografia. Aliás, já preparei uma. Sou jornalista aposentado e tenho bastante tempo para me dedicar.

      • julia dias

        at

        tenho um problema de saude,e q me impede de fazer a biografia,infelismente e um desanimo alem do normal,tenho uma historia de vida fantastica,sou uma pessoa comum,e ja sonhei muito,mas devido a depressao,todos os meus sonhos foram frustados,mas ainda me resta um sonho,este de fazer minbha biografia,sem esconder nada do q me aconteceu no passado,presente e futuro, quero com isso me defender,e garantir o futuro da minha filha de 5 anos,pois muitos nao acreditam em mim,sonho em provar q estao errados,e q apesasr de tudo q ja passei,sou capaz de cuidar de minha filha,e de me levantar,e de dar uma boa vida pra ela,mesmo recebendo apenas um auxilio doença,mas nao tenho sabedoria o suficiente,pra escrever,pois nao concluir meus estudos,e grade parte do q estudei,ja esqueci tambem,nem tenho dinheiro pra pagar um escritor,mas sonho mesmo assim,quem sabe algum se enteresse pela minha historia e quem sabe ate mesmo um filme,ainda q seja de terror,se pode me ajudar,entre em contato,pois neste momento estou um pouco desanimada,preciso de incentivo,e todo apoio e ajuda possivel,fico grata se me der uma atençao,alem disso nao tenho contato com minha familia ha pelo menos 20 anos,o q dificulta muito,tenho meus motivos,o medo,infelismente traumas e vivencia de panico,mas isso nao me impede de pedir ajuda,mesmo q me digam nao,seeu nao tentar,nunca saberei se ah esperanças para mim,vc concorda? e capaz de me ajudar? ou de me incentivar pelo menos isso ? ficaria muito grata se me desse uma resposta,bom dia,obrigada bjos

        • Juliano Martinz

          at

          Julia, enviei uma resposta para seu e-mail.

          • julia dias

            at

            Amigo Juliano nem tenho palavras pra te agradecer,pois o amigo Jaime se dispôs a me ajudar,agora estou mais motivada a continuar meu trabalho,sei que não e nada fácil,mas nosso Deus tem me dado forças,e com o teu apoio e também do amigo jornalista aposentado,certamente vou chegar onde quero,mas uma vez,obrigada,recebe um abraço e um bju doce também, rsrsrsrs Julia Dias

        • Jaime Pereira da Silva

          at

          Sugiro que você comece a escrever as suas memórias imediatamente. Basta ter um computador e passar as ideias para o papel. Trabalhe um pouco todos os dias. Quando estiver concluído, poderei fazer uma revisão sem nenhum custo. Assim, o texto ficará pronto para publicação, mesmo que seja numa versão modesta. Boa sorte – a vida é hoje.

          • Lidy

            at

            Nossa como você é legal! Gostei muito de sua atitude e disponibilidade em ajudar! Isso é amor pelas letras. Parabéns

          • julia dias

            at

            Amigo se puder me dar umas boas dicas pra ficar belo o meu trabalho,ficaria muito grata,pois estou bem motivada,sou um pouco perfeccionista e gosto das coisas bem feitas,isso vai valorizar meu trabalho,assim espero,rsrsrs bju

          • Meiky

            at

            Todos q ouvem minha história de vida dizem q dá uma novela mexicana, certamente pelo drama e fatos inusitados… minha enorme vontade de expor oq não se vê mais nos dias de hoje.
            Tenho um grande sonho de expor minha história pois sofri mto ja fui muito humihada e até hj mas me mantenho firme. Sou descendente de familia tradicional chinesa de classe média alta, fui rejeitada pela mãe a minha infância toda fui maltratada espancada, vivi a vida em depressão por essa rejeição pois meu irmão mais novo é o preferido, depois de alguns anos meu pai veio a falecer de forma não natural, era meu herói um homem incrível bondoso genetoso e nos amava mais que a si mesmo, eu me envolvi em namoros, sempre fui mto tímida mas a vida é curiosa e hj sofro preconceito por ser casada com um homem moreno batalhador inteligente mas de origem pobre. Cujo temos uma linda filha abençoada. Minha família pensa q eu sou aquela criança do passado e tentaram me fazer abortar, eu recusei e enfim cá estou cheia de mistérios que gostaria muito de desvendar para que a verdade fosse revelada, a verdade que ninguém quer ouvir. Esse seria meu único desejo antes de morrer. E está ligado ao futuro da minha filha que tanto amo, ela encheu meu coração como há anos não sentia, amor incondicional de pai no meu caso. E eu ao contrário de minha mãe nunca farei mal à minha filha, o pior é q até hoje todos foram manipulados sobre a minha história aos olhos da minha mãe. Gostaria muito de ter ajuda ou incentivo para escrever minha biografia. Agradeço de coração à quem for gentil para o meu caso! Infelizmente nao tenho condição de pagar pois o q ganhamos so nos paga o sustento e temos muitas dívidas. Minha filha é bebê ainda ms eu creio que Deus nos dara a forca para continuar lutando contra as injustiça s o preconceito e racismo, a mentira e o siatema corrupto do nosso pais. Que Deus abençoe a todos!

        • Maria

          at

          Alguém já atendeu ao seu pedido?

        • José Henrique Barcelos

          at

          Vou tentar um argumento, com você Júlia, um exemplo pra você:

          Minha mãe quando eu era criança entre meus 05 anos até os 13, vivia trancada no quarto em depressão profunda.
          Hoje ela tem 75 anos, Levanta 05 horas da manhã sai de casa por Volta das 06:30 hrs, todos os dias, desenvolve muita atividade, preenchendo toda manhã, retorna segundo ela quando o sol está quente por volta do meio dia.
          Caríssima a doença da minha mãe era o meu Pai, só fazia mal pra ela, quando ele separou dela, ela foi trabalhar comigo na lavoura fazendo de tudo, foi muito importante pra mim e minha irmã, e descobriu que ela era importante e fundamental pra nós.
          Resumindo você descobri sua doença a elimina de sua vida e vai ser importante para sua filha que com certeza ela precisa de você, e no futura ela terá muita admiração por você e grata pela sua atitude, pois você tem sua missão na terra e a tem que cumprir.

        • Leao Nunes de Lima

          at

          Júlia, bom dia! Só hoje tive oportunidade de me depara com este conteúdo. Me chamou atenção o fato de você ter depressão. Natural, pois mais de 20% da população mundial as tem, segundo a Organização mundial de Saúde. Então, resolvi apenas lhe escrever para tentar ajudá-la a entender um pouco o seu sofrimento. Tenho o mesmo problema e não teve remédio nem médico que desse jeito. Mas, surgiu uma luz no fundo do túnel. Comecei a ler os livros de Dr. Augusto Cury. O melhor que achei foi: manual dos jovens estressados, mas muito inteligentes. Encontrei várias saídas me conhecendo por dentro que eu não conhecia. E passei a usas as orientações dele, como: usar as chaves das janelas Killer. Ele tem outros livros de autoajuda que poderão também te ajudar. Siga em frente minha irmã, que verá que vai dar certo. Para mim deu, com a graça de Deus, para você também vai dar.

      • Maria

        at

        Jaime, boa tarde gostaria de entrar em contato com vc,
        sempre quis escrever uma autobiografia, mas não consigo colocar no papel

      • Olá Jaime Pereira! Li seu comentário e despertou em mim um curioso interesse em pedi-lo para escrever minha biografia. porém, preciso saber mais detalhadamente qual valor a ser cobrado pela composição.. aguardo resposta no meu e-mail.

      • CLEITON ASCA

        at

        ENTRE EM CONATO POR FAVOR PRECISO DE AJUDA PARA ESCREVER UM LIVRO

      • Dionatan luiz

        at

        Olá Jaime ! tenho uma história um tanto que legal e gostaria de escrever minha biografia,ficaria muito grato se o senhor me desse um pouco de atenção.

      • Klaus

        at

        Jaime,

        Pretendo fazer a minha auto biografia profissional.

        quanto vc cobraria para fazer a minha biografia?

        Quero começar do zero, ditar a própria história (gravar num gravador).

        abs,

        Klaus

        • Angel

          at

          Boa noite Klaus?
          Você ainda precisa de ajuda para escrever sua biografia?
          Abraços!

      • Silvia

        at

        Interessei por sua ajuda em escrever minha auto-biografia.
        Quero saber quanto custa.
        Silvia

        • Angel

          at

          Boa noite Silvia?
          Você ainda precisa de ajuda para escrever sua biografia?
          Abraços!

      • Ana paula dos Santos Silva

        at

        Interressante, tenho apenas 27 anos, mas tenho uma historia pra mais de um livro! Gostaria de saber um pouco mais sobre seu trabalho, por favor!

      • Ana paula dos Santos Silva

        at

        Senhor Jaime, eu gostaria muito de saber um pouco mais sobre seu trabalho, me interressa bastante!

  99. Achei o artigo muito interessante. Na verdade jamais imaginei escrever uma autobiografia. Sempre achamos que autobiografias devem ser de pessoas ilustres, importantes no cenário de um país, do mundo. Aliás, seu artigo despertou em mim uma comichão em pelo menos fazer uma pesquisa sobre a minha família. Obrigada pela dica!

  100. iran dias de oliveira

    at

    gostei muito deste artigo estou me preparando para fazer minha auto biografia se tiver mais dicas ficarei agradecido.

    • katia

      at

      Oi eu tb pretendo fazer minha biografia!

  101. Minha identificação com sua extraordinária lavra me faz um discípulo sempre atento aos seus enredos. Parabéns e obrigado por escrever. Marco Alzamora.

    • luiz alberto bassetto

      at

      MARCO
      Provavelmente voce é meu amigo.
      Mas o interessante disso é que as pessoas que fazem sempre se encontam.
      grande abraço

    • Rita pires

      at

      Pretendo escrever minha autobiografia pois tenho certeza sera um ótimo livro de cabeceira, pois ele terá de tudo um pouco, uma infância triste, uma adolescência muito louca com viagens e muitos amores, vivi coisas que muitas mulheres não viveram, e isso tudo quero passar para um livro, de dançarina na europa a dona de cabaré, o convívio com prostitutas e gigolôs. Tenho certeza que hoje aos 59 anos tenho uma história de vida que vai dar o que falar.

      • Valentine Munita

        at

        Quando lançar, peço encarecidamente que me envie um exemplar, me interessei deveras em tua história, creio que deve dar uma novo “ar de vida” a cadaum de nós!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

© 2024 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑