Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Escrever à Mão – Entenda a Importância e Seus Benefícios

Em pelo menos uma fase do processo de escrita, escrever à mão trará muitas vantagens para seu livro, trabalho escolar ou artigo. Entenda quais são estes benefícios.

Índice

As crianças de hoje nasceram em uma era onde a tecnologia já assumira seu domínio absoluto. Por este motivo, surgiu dizeres tais como o de que as crianças já nascem com um celular na mão.

Ok, isto é fantástico. Sob muitos aspectos, elas são abençoadas. No entanto, o problema dá as caras quando certas habilidades acabam sendo sacrificadas por conta de novos hábitos.

E entre estas habilidades que vão para a forca está o processo de escrever à mão.

Por que você deveria se preocupar com isso?

Não importa se você está querendo escrever seu primeiro romance, registrar seus pensamentos poéticos ou começar uma autobiografia. Escrever à mão trará diversos benefícios para você.

Neste artigo, vou falar um pouco sobre a importância de escrever à mão, incluindo os benefícios cognitivos desta prática.

Benefícios de Escrever à Mão

Por que você deveria, pelo menos de vez em quando, deixar de escrever no seu laptop ou computador, e escrever à mão?

Há algumas vantagens em desenvolver este hábito.

Um deles é fortalecer a memória. Para ficar mais claro, vou dar um exemplo. Digamos que você queira gravar uma informação. Se você registrá-la no papel escrevendo à mão terá maiores chances de se lembrar dela do que se digitar no computador. E, de fato, há estudos que comprovam isso.

Para quem está escrevendo um romance, pode apostar que isto será de grande valor. Já lhe aconteceu de escrever algumas cenas em um livro e, posteriormente, várias páginas a frente, começar a se questionar se realmente escreveu determinados detalhes? Se você escrever à mão, você terá estas informações mais frescas em sua memória. Será mais fácil para você se lembrar do que escreveu e do que deixou de fora do seu livro.

Além disso, escrever à mão ajuda no processo criativo. Colocar a caneta no papel contribui para elencar pensamentos de maneira ordenada, tornando o processo mais suave.

Diante disso, o que acha de escrever seus primeiros rascunhos à mão?

Porque Escrever Rascunhos à Mão

Talvez você sempre tenha escrito seus livros e posts no computador – desde os rascunhos das primeiras ideias até a versão final.

No entanto, isto traz um problema. Quando escrevemos no computador, não há como negar: estamos a todo instante escrevendo e revisando. Sim, você escreve uma linha e, imediatamente em seguida, percebe algo para mudar. O que você faz? Recorre ao botão backspace ou delete, apaga parte do texto e reescreve.

Pode parecer bastante prático. Mas no processo criativo, isto é contraproducente. Como já destaquei no artigo Como Revisar Um Texto, o ideal é “revisar um texto somente após terminá-lo – independentemente de quão longo ele seja. Uma tarefa de cada vez. Primeiro escrever. Depois reescrever”.

O computador te convida a revisar seu texto a cada segundo.

Mas no processo de escrever à mão, isto não acontece. Você se concentra mais no fluxo das ideias, em vez de nas palavras em si.

Experimente isso. Veja se suas ideias fluem melhor. Depois deixe nos comentários abaixo o que achou da experiência.

Dicas Para Tirar o Máximo Proveito da Escrita à Mão

Para que o processo se torne produtivo, convém destacar algumas dicas básicas.

Evidentemente, enquanto escreve à mão, você precisa cuidar da sua postura. Mantenha-se ereto e relaxado.

Outro aspecto importante é que você não deve aplicar muita tensão em sua mão – ela deve estar suavemente repousada sobre a mesa.

Quando conseguir atingir a postura ideal, procure não deixar esta configuração lhe escapar. Quando chegar ao final da linha, em vez de mover a mão para baixo, para a próxima linha, certifique-se de apenas deslizar o papel para cima.

E, claro, tome medidas para que seu ambiente de escrita esteja limpo. Abra espaço em sua mesa para que sua mão e seus braços tenham espaço para produzir.

Ou seja, nada de deixar sua mesa repleta de embalagens de chocolates e salgadinhos, nem mesmo xícaras de café amanhecidas decoradas com algumas formiguinhas esfomeadas.

Para produzir um texto de qualidade, você precisa de um ambiente que propicie isso.

Como Diminuir o Cansaço ao Escrever à Mão

Talvez você ache cansativo escrever à mão. Mas, algo que causa cansaço antecipado na escrita manual é que as pessoas escrevem errado.

Sim, meu caro, é exatamente isso. Especialmente devido às novas tecnologias, as pessoas estão demasiadamente desacostumadas do exercício de escrever à mão. E isso faz com que elas escrevam de forma errada.

Talvez isso seja novidade para você, mas nós não devemos escrever com o dedo ou com o pulso. Quando fazemos desta forma, nossas mãos se cansam mais rapidamente, prejudicando o fluxo do trabalho.

O grande responsável pela nossa escrita tem um nome estranho: cintura escapular. É a região que compreende nossos ombros. Mais especificamente escápula e clavícula.

Esta é a região responsável pela escrita. Por isso, ao escrever à mão, você deve perceber seus ombros e antebraço se movendo – e não seus dedos e pulso.

Se você passou a vida inteira escrevendo com dedos e pulso, achará estranho escrever com a cintura escapular. Mas com a prática, este é o método que evitará desgastes e fadiga ao escrever à mão.

Em Conclusão

Se você está produzindo conteúdo para sites, escrevendo seu romance ou livro de poesias, ou mesmo registrando suas memórias em uma biografia, acredite: escrever à mão poderá elevar seu trabalho para um nível superior.

Faça o teste. Depois deixe nos comentários abaixo qual sua opinião sobre o assunto.

3 Comments

  1. Dinah Potyra

    at

    Olá! Amo escrever à mão. No momento estou escrevendo um livro. Altamente motivada. As letrinhas colaboram demais. Inspirada, apaixonada por esse trabalho.
    Espero que esse livro possa expandir consciências.
    Obrigada por essas informações, certeza de que estou no caminho certo.
    Dinah Potyra

    • Juliano Martinz

      at

      Muitas pessoas percebem essa inspiração maior quando escrevem à mão. Desejo sucesso em seu projeto, Dinah!

  2. Edilene

    at

    Olá! Inteiramente verdadeiro seu texto. Sempre manuscrevo meus livros e depois digito. A linha de raciocínio não escapa, ao passo que no computador nunca consigo focar nas ideias, porque há muita dispersão. Obrigada!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2020 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑