Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever um Livro Didático

Um livro didático é utilizado pelos professores para a aplicação de disciplinas nas escolas e universidades, e é também utilizado pelos próprios alunos. Se está pensando em escrever um livro didático, considere alguns pontos a ter em mente.

Planejar o Foco do Seu Livro Didático

Antes de escrever um livro didático, você precisa planejar qual será o foco dele, e o que o distinguirá dos seus concorrentes. Trata-se de um tema específico ou uma abordagem geral sobre diversos aspectos de uma matéria? É preciso definir isto claramente e não perder o foco enquanto escreve. Dependendo de sua experiência no tema abordado, você poderá facilmente começar a se delongar em detalhes que fogem do tema proposto.

Por isso, organize as ideias previamente e faça um esboço. Isto o ajudará a estabelecer ideias e um cronograma. Se novas ideias forem surgindo ao longo do processo de escrita, analise se elas são realmente relevantes ou se apenas o obrigarão a fugir do tópico proposto.

Ofereça Diferenciais

Como escrever um livro didáticoEscrever livros didáticos pode ser financeiramente recompensador. Mas atrelado a estas características atraentes, os editores são proporcionalmente mais exigentes ao selecionar os livros que serão publicados. Estão procurando por ideias inovadoras, e não simplesmente a mesma ideia reformulada e novamente embalada.

Como poderá descobrir brechas nos livros didáticos que estão no mercado e que você poderá preencher? Converse com professores que utilizam os livros que serão seus concorrentes. Peça a opinião deles sobre a qualidade do livro que utilizam e que fatores adicionais poderiam melhorá-los. Enriqueça seus textos com sua experiência em pesquisas.

Isto significará adotar uma postura humilde e estar disposto a realizar alterações. Se professores ou mesmo representantes da própria editora lhe disserem que você precisa mudar características do seu livro didático, acate prontamente as sugestões. É melhor encontrar uma ideia bem-sucedida do que persistir em uma fracassada “ideia perfeita”.

Ao enviar seu livro para uma editora para análise, envie anexo uma proposta contendo detalhes relevantes, tais como: o público-alvo, o número de vendas estimado para o mercado, quais são os principais livros e autores da área, além de destacar seus diferenciais e como seu livro poderá competir com outros no mercado. É provável que a maioria destas informações a editora já conheça. No entanto, eles perceberão que você levou em conta todos estes fatores relevantes ao escrever o livro.

Características dos Seus Textos

Ao escrever um livro didático é fundamental ser claro e consistente. O livro precisa utilizar linguagem adequada à faixa etária que fará uso da obra. Você precisa ser envolvente, ao mesmo tempo em que transmite uma informação valiosa para os alunos. Por isso, você precisa estar integrado à linguagem utilizada pelo seu público-alvo. Esta é uma regra que não pode ser ignorada. Você não está escrevendo um poema denso ou uma coletânea de crônicas narrativas reflexivas. Você deve se preocupar não somente com o que precisa transmitir, mas também em como o fará.

Para isso, seria interessante fazer uma pesquisa prévia de outros livros didáticos sobre o mesmo tema e direcionados ao mesmo público que você planeja escrever. Analise a gramática, o estilo, a abordagem – veja o que acredita estar de acordo com aquilo que deseja seguir, e o que precisa ser evitado. Isto é importante porque você precisa ser capaz de definir em que aspectos seu livro didático será melhor ou diferente do que aqueles que já estão nas escolas e universidades.

Finalmente, uma sugestão: não escreva o livro inteiro para somente depois enviar para a editora. Isto é importante porque as editoras estão cada vez mais interessadas em participar no desenvolvimento da ideia. Evidentemente, você deve incluir alguns capítulos ao enviar uma proposta para a editora. Antes disto, porém, peça para algum professor com quem tenha contato poder analisar tais capítulos e apontar informações que poderiam ser omitidas, inseridas ou alteradas.

Conclusão

Dependendo do tamanho do livro e da participação ou não de co-autores, em média, a produção de um livro didático (desde a pesquisa inicial até chegar às escolas e universidades) pode levar de 2 a 5 anos. Por isso, escreva todos os dias, ainda que o seu tempo esteja bastante reduzido. Dedicando-se cerca de 15 minutos por dia, você verá que poderá escrever um livro didático e colher os frutos de sua publicação em pouco tempo.

 

borda

Receba Novidades

Insira seu e-mail para ser notificado sobre novas postagens da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)

5 Comments

  1. um belo livro lindo

  2. Rafael Mendonça

    25 outubro, 2013 at 17:35

    Olá, gostei da orientação, mas queria saber o seguinte: só formados no ensino superior podem escrever livros didáticos? Um autodidata que não tenha formação em nenhuma faculdade mas que tenha um amplo conhecimento sobre algo por acaso tem permissão para escrever livros didáticos ou é necessário um diploma?
    Obrigado.

  3. Olá!
    Estou com um sério problema.
    Eu escrevi um livro e ofereci para uma escola particular, eles avaliaram e gostaram e agora querem adotar, mas o advogado disse que para adota-lo teria que ter uma aprovação do MEC, devido um decreto 1.006 de 30 de Dezembro de 1939. Isso realmente acontece assim, mesmo sendo uma escola particular eu tenho que enviar ao MEC para uma aprovação? E se realmente devo enviar como eu faço isso?

    Obrigado e fico no aguardo.

  4. Abel Maria Zulo

    24 novembro, 2015 at 17:43

    Olá!
    Estou com um sério
    problema.
    Eu escrevi um livro e
    ofereci para uma escola
    particular, eles
    avaliaram e gostaram e
    agora querem adotar,
    mas o advogado disse
    que para adota-lo teria
    que ter uma aprovação
    do MEC, devido um
    decreto 1.015 de 30 de
    Dezembro de 2010. Isso
    realmente acontece
    assim, mesmo sendo
    uma escola particular eu
    tenho que enviar ao
    MEC para uma
    aprovação? E se
    realmente devo enviar
    como eu faço isso?
    Obrigado e fico no
    aguardo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑