Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Crônicas Narrativas

Jovens escritores, antes de se aventurarem pelos labirintos dos romances, fazem muito bem em iniciar sua criação literária através das crônicas narrativas. De forma geral, são textos mais curtos – Crônicas Pequenas – e que permitem explorar e desenvolver a habilidade de escrita dos novos autores, e prepará-los para maiores desafios literários que se formarão a frente.

O Que é Crônica Narrativa

Uma crônica narrativa pode ser definida como uma história em que há personagens, cenários e um conflito. Além disso, deve possuir introdução, clímax e conclusão. São textos experimentais e pessoais, permitindo que o escritor expresse sua criatividade. A necessidade de um conflito ou enredo é essencial para que um texto seja definido como uma crônica narrativa. Por exemplo, uma breve narração poderia ser escrita desta forma:

Saí de manhã para comprar leite. Fui até a padaria e voltei para casa. Era hora de tomar o café da manhã e me preparar para sair”.

Aqui vemos uma personagem (eu) e também cenários (padaria e minha casa). No entanto, percebe-se a ausência do conflito. A narrativa não se forma porque não possui um passo seguinte a ser dado. Não há objetivos. E sem um destino, a crônica narrativa não consegue se formar.

Uma crônica pode se tratar de uma narrativa real ou fictícia. Possuindo os elementos descritos acima, é também essencial um comprometimento do escritor e da aplicação de algumas dicas sobre como escrever um livro.

Como Escrever Uma Crônica Narrativa

Crônicas Narrativas

Muitas crônicas são escritas do ponto de vista do autor. No entanto, existem outros pontos de vista que precisam ser analisados pelo escritor ao compor sua crônica narrativa. Muito da criatividade poderá ser alcançada por meio da escolha da perspectiva autoral do texto.

Para mais informações, considere o artigo Ponto de Vista da Terceira Pessoa – Onisciente e Limitado.

Use uma linguagem clara e concisa. O vocabulário precisa ser cuidadosa e artisticamente escolhido. Utilize uma linguagem específica para evocar os sentimentos apropriados dos seus leitores.

Tenha um enredo claramente identificado. Não deixe o leitor na dúvida quanto ao propósito de suas crônicas narrativas. Você está no controle do texto e pode direcioná-lo para onde bem entender. Apenas se certifique de que seu público consiga seguir sua liderança.

Exemplos de Crônicas Narrativas

 

borda

Receba Novidades

Insira seu e-mail para ser notificado sobre novas postagens da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)

16 Comments

  1. Adorei ma ajudou bastante na minha pesquisa…

  2. EU ACHEI MUITO INTERE SANTE

  3. eu gostei muito e queria ler mais crônicas. Parabéns para quem criou esse site muito legal, gostei, faça mais crônicas.

  4. Boa noite pessoal.
    Finalmente posso dizer que ja consegui a solucao exata para o meu problema…

  5. Qual a estrutura de uma crônica narrativa? Como avalia-la como positiva?

  6. este site e muito ncy.continua assim eu gostei muito.

  7. Adorei o site me ajudou muito com um Trabalho na escola @^@ e.e u-u

  8. Shailoy Invencível

    8 setembro, 2014 at 09:03

    UAU !
    OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, ESTA MAIS QUE CLARO DE QUE A APRENDIZAGEM É MESMO UM PROCESSO .

    ESTE CONTEÚDO ACABAR POR SER CRUCIAL P’RA QUEM TEM GOSTO A LEITURAS COM A INTENÇÃO DE SE TORNAR PERITO EM CONHECIMENTO NO MUNDO DA LITERATURA .

  9. bom gostei muito desse site ! me ajudou muito com minha prova de redação tirei um 10,0 graças a o que aprendi neste site !!!!!!!!!!!!!!!!

  10. MARIA EDUARDA

    22 abril, 2015 at 09:06

    TAMBÉM ME AJUDOU NA MINHA REDAÇÃO E TIREI UM 10,0

  11. Edvania soares

    10 junho, 2015 at 20:15

    Me ajudou muito na pesquisa realmente estão de parabens

  12. Jeniffer felicio

    18 junho, 2015 at 20:46

    Adorei pois não soh aprendi muito sobre crônica e sim pude entender sobre esse comteudo

  13. muito obrigado me ajudou muito eu tirei um 10,0 no meu trabalho

  14. Empolgante

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑