Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever a Página de Autor Para a Contracapa do Seu Livro

Ok, você terminou o seu livro. Ele está prontinho para ser impresso ou talvez lançado em formato digital (e-book). Mas está faltando uma página para conclui-lo… a página do autor.

Todos nós sabemos que livros contêm uma breve biografia do escritor. Esta página também é conhecida como página do autor.

De modo geral, a página de autor fica localizada no final do livro, ou seja, na contracapa (sim, sem hífen). A contracapa também é conhecida por alguns como quarta capa, embora esta última expressão seja mais comum lá em Marte.

No entanto, você vai encontrar livros onde a biografia do autor se encontra nas últimas páginas do livro. Em alguns casos, chegam a ocupar duas ou três páginas.

De qualquer forma, surgem algumas dúvidas:

  • Como escrever uma página de autor eficiente?
  • Que informações devem aparecer na biografia de autor na contracapa de um livro?
  • Qual o tamanho ideal?

Vamos analisar estas questões.

Página de Autor Eficiente – O Que Deve Conter

como escrever página de autorA biografia de um autor na contracapa de um livro, para ser eficiente, precisa ser curta. Este é o primeiro aspecto que você não deve se esquecer. Você não vai contar a história de sua vida, até porque não há espaço suficiente para isso – pelo menos, não na contracapa. Mas, como mencionado, alguns escritores utilizam as últimas páginas do livro para esta biografia, o que ampliaria o espaço. No entanto, mesmo assim, não ceda a tentação: procure fazer uma biografia bem curta. Algo entre 200 a 300 palavras.

O que incluir? De modo geral, a biografia do autor é utilizada para destacar aspectos profissionais do escritor. Isto inclui sua educação, experiência no campo literário, nome de livros ou outros trabalhos já publicados. Isto deve ser mencionado primeiro.

Depois disso, é interessante incluir alguma informação pessoal para torná-lo mais “humano” para seus leitores. Isto inclui citar detalhes que possam parecer banais, mas nem sempre são (por exemplo, mencionar relacionamentos, outros interesses fora do universo da literatura ou até mesmo o nome do seu cachorro).

Você também pode incluir o endereço do seu site, e-mail, telefone ou qualquer outra forma dos leitores entrarem em contato com você.

Se você estiver escrevendo um livro de não-ficção, neste caso, será especialmente importante incluir informações que o coloquem como autoridade no assunto: tempo que trabalha nesta área, cursos realizados, prêmios conquistados, palestras ministradas, etc.

Tom e Abordagem

O tom que você utilizará em sua página de autor vai depender do livro que escreveu. Um livro de não-ficção exige uma apresentação mais formal. Por outro lado, se você escreveu um livro de crônicas de humor, poderá utilizar um tom cômico para se descrever.

O importante aqui é não inverter as bolas. Nada de escrever uma biografia com pinceladas de humor se o seu livro é sobre a criminalidade no Brasil. E também não precisa apresentar-se com exacerbada seriedade e formalidade na contracapa de uma literatura infantil.

Ainda sobre o tom e abordagem ao fazer uma biografia, certifique-se de que as frases sejam curtas. Desta forma, você conseguirá ser sucinto e direto.

Ponto de Vista

Nada de escrever sua biografia em primeira pessoa (“Eu publiquei tantos livros, incluindo o best-seller…”). Apresente-se somente em terceira pessoa: “João da Silva publicou tantos livros, incluindo o best-seller…”. Ou seja, descreva-se como se você fosse outra pessoa. Além de ser a característica destas páginas, isto também  o ajudará a determinar que informações são relevantes para escrever sua página de autor.

Primeira Frase do Primeiro Parágrafo

Cite seu nome completo na primeira frase da página do autor – e somente nela. Nas frases seguintes, ao se referir a si mesmo, use apenas o primeiro nome ou, então, utilize os pronomes “ele” ou “ela”.

Na primeira frase, inclua o número de livros que já publicou. Se você já publicou algum livro que ganhou uma certa notoriedade, cite-o por nome. Uma ressalva: se algum livro seu não teve a publicidade necessária, e você acredita que ele poderá alcançar o sucesso tão somente as pessoas tomem conhecimento de sua existência, poderá usar a biografia do autor para mencionar tal obra.

“João da Silva tem 10 livros publicados, incluindo o best-seller ‘Como Coisar a Coisa’”.

Se sua lista de obras estiver repletas de livros fracassados, sem maior potencial de ganhar notoriedade, poderá apenas destacar a área onde atua.

“João da Silva já publicou 10 livros de romances e poesias.”

Revisar Para Melhorar

Depois de escrever a página do autor, você deve revisar sua biografia para poli-la. Remova o irrelevante, acrescente o essencial que ficou de fora na versão anterior. A prática levará à perfeição. Logo, você conseguirá atingir o equilíbrio informativo que tanto precisa para a página de autor do seu livro.

Em resumo, a página do autor é uma forma que você tem para se apresentar para o seu público-alvo. Para isso, é preciso escolher as palavras e dados certos para informar corretamente seus leitores.

4 Comments

  1. Isaias Montelo

    25 agosto, 2018 at 11:47

    Obrigado pelas dicas. Bem esclarecedoras.

  2. Muito bom. Seu site ajuda muito com informações e dicas preciosas. Estou escrevendo um conto e pretendo publicar na Amazon em e-book, mais por hobbie mesmo. Continue com o ótimo trabalho no site.

  3. Gostei muito da sua página. Informações claras e diretas. Obrigada.

  4. Muito bom, como todas as suas postagens! Tem me ajudado bastante mesmo, muito obrigada!
    Uma dúvida que tenho é sobre pseudônimos. Se eu adotar um pseudônimo é porque não desejo ser reconhecida rsrs.. nesse caso, como eu faço a página de autor?
    Caso eu invente uma personalidade e, por acaso, no futuro, alguns possíveis leitores que espero esperançosamente que eu venha a ter descobrirem, eles ficarão desapontados, né?
    Eu não gostaria de me expor dessa maneira, tentando publicar um livro, por questões de trabalho e etc. Se tiver algo que me ajude, eu te agradeço! Rs..
    Abraço!
    E parabéns pelo Blog!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2019 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑