Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

3 Dicas Para Aumentar Sua Produtividade

Não é fácil ser produtivo nos dias atuais. Precisa de ajuda neste respeito? Confira 3 dicas que vão ajudá-lo a organizar sua rotina.

Muitos autores têm uma agenda bastante apertada. Pode ser que o trabalho de escrita seja complementar a outra atividade remunerada principal. Ou talvez você esteja batalhando para conseguir escrever seus livros e se tornar um escritor profissional.

Por outro lado, talvez você seja um aluno que precisa se preparar para um vestibular ou ENEM, ao mesmo tempo que possui outras tarefas para cumprir.

Identificou-se com algumas das situações acima? Independentemente de qual seja a sua situação, todos nós temos uma limitação em comum: as implacáveis 24 horas diárias. Não dá para fazer uns ajustes e conseguir uma hora extra.

Em outras palavras, muitos de nós precisam fazer milagres para encaixar tantos afazeres nesse tempo pra lá de limitado.

Essa última frase não ficou muito boa. Vou refazê-la: precisamos gerenciar o tempo com eficácia.

Melhorou né?

Mas este é exatamente o ponto focal: gerenciamento de tempo. O objetivo? Aumentar a produtividade.

Portanto, o que você precisa fazer para gerenciar melhor seu tempo? Como cumprir com suas obrigações ao mesmo tempo em que dá atenção para seus livros, crônicas e poemas?

Vamos analisar juntos algumas dicas relacionadas a este assunto.

Multitarefa Não É Solução

Uma solução pronta apresentada por muitos é: multitarefa. Ou seja, fazer diversas atividades quase que simultaneamente. Mas será que isso funciona?

Olha só. Um estudo da Inc. mostrou que levamos aproximadamente 25 minutos para retomar uma tarefa depois que ela foi interrompida.

Agora, não precisa ser gênio – basta ligar os pontinhos. Ser multitarefa, portanto, consome muito, muito tempo.

Em resumo, existem basicamente duas formas de realizar diversas tarefas. Uma delas – a mais demorada – é assim:

  • Inicia tarefa A
  • Interrompe tarefa A
  • Inicia e conclui tarefa B
  • Retoma e conclui tarefa A

A segunda forma de realizar múltiplas tarefas é a mais rápida:

  • Inicia e conclui tarefa A
  • Inicia e conclui tarefa B

Note que, até para descrever, a segunda opção é mais fácil.

Portanto, se quiser aproveitar melhor seu tempo, você precisa se dedicar a uma coisa de cada vez.

Assim, digamos que você tenha reservado uma hora do seu dia para escrever um romance. Em vez de dividir esta hora em 3 fatias de 20 minutos, e fazer outras coisas entre cada um dos intervalos, o melhor é se dedicar exclusivamente ao seu livro durante esta hora. Depois, você passa para outras atividades.

E quando eu falo em “se dedicar exclusivamente” não significa que você ficará escrevendo sem parar. Nas dicas que darei a seguir, você verá que, para ser produtivo, é importante ter algumas breves pausas. Mas, em termos de “TAREFAS”, o importante é se dedicar a uma de cada vez, até que elas sejam concluídas.

Portanto, continue lendo este artigo para ver dicas para gerenciar melhor seu tempo dentro das suas (nossas) 24 horas diárias.

Dica 1: Aproveitar Sua Carga de Concentração

Isso deve acontecer com você.

Assim que você começa a escrever, seus dedos deslizam rapidamente pelo teclado. Seu nível de produção é muito alto. As palavras nascem de forma rápida e natural.

No entanto, com o passar dos minutos, talvez uma hora ou mais, você percebe que o fluxo já não é o mesmo. Na verdade, você começa a se cansar. O que deve fazer neste momento?

Identifique e respeite os sinais do seu corpo. Quando começar a perceber que seu corpo está cansado tanto fisicamente (devido à digitação) quanto mentalmente (devido ao processo de criação ou estudo), interrompa suas atividades.

Mas não estou dizendo para você simplesmente migrar para uma atividade menos exigente (como olhar e responder e-mails, ou verificar suas redes sociais). Você precisa realmente desligar-se. Saia de perto do computador e do celular. Dê um tempo para si mesmo. Se possível, caminhe um pouco, talvez dando uma volta na quadra.

Dica 2: Organizar Listas de Tarefas

Diante de tantas tarefas a serem realizadas no seu dia, você poderá invariavelmente se deparar com duas situações:

  • Perder tempo pensando no que fará a seguir;
  • Dar prioridade para tarefas menos importantes e descobrir, no final do dia, que as mais importantes foram negligenciadas.

Por isso, parceiro, você precisa se organizar. Sim, estou falando de criar uma lista de tarefas para serem cumpridas ao longo do seu dia de atividade.

aumentar produtividade listas tarefasVocê precisa definir horários para começar e terminar.

Por exemplo, pense no amanhã. Talvez você vai se dedicar a escrever seu romance. Mas quanto tempo reservará para isso? Que horas planeja começar e terminar? As mesmas perguntas podem ser feitas se você for estudar para um concurso ou vestibular.

Lembre-se de reservar tempo para outras atividades importantes e que ajudam na produtividade, por exemplo, realizar atividades físicas.

Organizar-se assim significa aproveitar melhor seu tempo e energias.

Não fique à mercê de improvisações de última hora. Quando “improvisamos” nossas atividades diárias, costumamos preencher nosso tempo vago com coisas sem valor.

Por exemplo, pense em quantas horas você passa no YouTube, navegando de vídeo em vídeo. Talvez, quando entrou, pensava em assistir a um vídeo novo do seu canal favorito, de uns 5 minutos. Mas lá na barra lateral, estavam diversas “sugestões interessantes”. E aquela navegação que duraria 5 minutos tornou-se, então, 1 hora. Ou mais.

Isto não significa que você não terá um tempo reservado para o entretenimento. Só estou dizendo que quando não temos planejamento, são grandes as chances de perdermos demasiado tempo com coisas menos importantes.

Por isso, para se divertir ou ficar de bobeira sem prejudicar sua produtividade, esteja atento à dica seguinte.

Dica 3: Planeje Horários Vagos

Assim como você deve listar suas tarefas mais importantes e menos importantes, você também precisa definir seu tempo ocioso. Aquele momento em que você simplesmente vai assistir a um vídeo no YouTube, sentar na varanda de sua casa ou simplesmente fechar os olhos enquanto ouve sua playlist favorita no Spotify.

Planejar horários para descansar e recuperar as energias contribui para a produtividade, e nos deixa menos estressados.

Mas é preciso disciplina. Se reservar 1 hora para sua Netflix, apegue-se firmemente a este compromisso.

Deseja mudar seus padrões internos para subir para um nível mais elevado de performance e resultados? Conheça o treinamento

EXPLOSÃO DE RESULTADOS

Em Resumo

Neste artigo procurei destacar para você que produtividade não significa fazer o maior número possível de tarefas dentro de um espaço de tempo.

Produtividade significa priorizar as tarefas mais importantes, concentrar-se nelas até que estejam concluídas e certificar-se de renovar suas energias ao longo do dia.

Para tanto, use e abuse das agendas. Elas são aliadas valiosas para você ser produtivo, ainda que tenha uma rotina apertada.

1 Comment

  1. Excelente dica.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2019 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑