Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

O Que Considerar na Hora de Criar a Capa do Seu Livro

Não julgue um livro pela capa… Pois é, desculpa aí, mas a gente acaba julgando.

É inevitável. Você passeia por entre as estantes das livrarias, e tem sua atenção chamada pela capa de um livro. O design da capa com seus gráficos, fontes atraentes e imagens chamativas estabelecem um elo imediato entre leitor e livro. Só depois vamos nos deter em títulos, subtítulos e sinopses.

A grande verdade é que livros, incluindo e-books, cujas capas foram feitas sob criteriosos requisitos de qualidade, têm potencial de atrair mais leitores. Muitos acreditam que as capas estão em declínio, mas isto não é verdade. Em muitos países existem até mesmo concursos premiando design de capas de livros.

O que você, como autor, deve levar em conta na hora de criar capas para seus livros? O que considerar para que a capa do seu livro não seja uma aberração? Vamos analisar algumas dicas.

Primeiro Passo – O Conceito do Seu Livro

Como definir o conceito de sua obra literária? Parece mais complicado do que realmente é. Na verdade, tudo o que você tem que fazer é tentar resumir aquilo que você quer transmitir em uma ou duas palavras.

Que tipo de sensação, emoção, pensamento você deseja despertar nos seus leitores enquanto estiverem lendo seus livros? Como eu disse, tente responder esta pergunta com uma ou duas palavras.

Veja alguns exemplos de emoções e pensamentos que talvez você queira despertar nos seus leitores:

  • Medo e angústia
  • Romance e paixão
  • Poder
  • Sofrimento e vingança

Note que alguns como “medo e angústia” praticamente caminham juntos. Outros, como “sofrimento e vingança” são sequenciais – ou seja, a personagem sofrerá e depois buscará vingança.

Exercício

Defina em uma ou duas palavras as emoções e pensamentos que espera que seu livro desperte nos leitores.

Terminou? Bem, basicamente, este é o conceito do seu livro. Agora, você está pronto para ir para a segunda etapa.

Segundo Passo – Encontrar Imagens, Cores e Fontes Que Reflitam o Conceito do Livro

Agora que identificou o conceito do seu livro, você precisa de imagens, cores e fontes que consigam transmitir estas emoções.

Digamos que seu livro se chama “A Vingança de Elis”. O livro fala sobre uma personagem que passou por muitos sofrimentos na infância e busca por vingança depois de adulta (vamos tentar ignorar o fator clichê aqui, combinado?). O que acha de uma capa assim?

Como criar capas de livros

“Que tosqueira é essa?”, você acabou de pensar.

Certamente, esta capa não transmite em nada a ideia de sofrimento e vingança. A imagem é alegre. As cores também. E a fonte das letras transmite segurança e proximidade.

Não precisamos ser especialistas em design para perceber isso.

Para facilitar sua vida neste etapa, me permita sugerir um pequeno exercício.

Exercício

Assim que finalizar sua capa, em vez de colocar o título e subtítulo no livro, coloque qualquer letra no lugar (por exemplo: “nnnnnnnnnnn”). Depois disso, mostre a capa para um ou mais conhecidos seus e pergunte: “Do que se trata este livro?” Se as respostas forem próximas do que você está querendo transmitir, ponto para você. Se as respostas não tiverem nada a ver com o conteúdo de sua obra literária, então, jogue essa capa no lixo e comece outra do zero.

Lembre-se disso: escolha imagem, cores e fontes que consigam transmitir o conceito do seu livro. É o primeiro passo para fazer uma capa eficiente.

Terceiro Passo – Despertar o Interesse

Chegamos ao terceiro passo para criar uma capa para um livro. Além de combinar com o conceito do seu livro, as capas precisam despertar a curiosidade. Para isso, todos os elementos presentes em uma capa precisam estar combinados para este objetivo.

O que pode ser classificado como capaz de despertar a curiosidade? Talvez, algo diferente. Afinal, se apelar para recursos muito utilizados em outras capas tenderá a minimizar o poder do seu livro.

Por exemplo, um recurso muito utilizado em capas de livros são pessoas de costas. Considere somente alguns exemplos de imagens gratuitas disponíveis no Canvas para criação das capas:

Como criar capas de livros

O que acha? Se seu livro tiver a foto de alguém de costas, conseguirá despertar a curiosidade dos seus leitores? Dificilmente.

É verdade que, com uma imagem assim, talvez você consiga atingir o objetivo mencionado no segundo passo, ou seja, combinar imagem, cor e fonte com o conceito do livro. No entanto, a capacidade de chamar a atenção é um fator que precisa ser analisado.

Mas evidentemente, você talvez decida manter uma ideia mesmo que ela não seja original. Com tantos livros e e-books sendo lançados todos os dias, fica difícil criar algo que seja praticamente inédito.

De qualquer forma, esta dica continua válida. Procure ser o mais chamativo possível com sua capa sem desconsiderar o conceito do seu livro.

Passo Opcional – Apelar Para a Simplicidade

Ser simples pode ser muito poderoso, mas precisa se bem utilizado. Funciona assim: você usa imagens bastante simples (em alguns casos, nem utiliza). Não usa cores chamativas – há quem prefira o branco como fundo, e deu.

Qual o objetivo disso? Chamar a atenção para o título do seu livro e para seu nome como autor. Pessoalmente, acredito que estas figuram entre as melhores capas. Nada de imagens complexas, cores revoltosas e confusas, e design rebuscado.

Capas com design minimalista podem ser extremamente eficientes. Nestes casos, menos é mais.

O que acha da capa desta edição de Moby Dick?

Capa do livro moby dick

Eu achei espetacular. Combina a simplicidade minimalista com a criatividade. Note o uso da letra Y e D para formar a figura da baleia.

Já esta abaixo não me pareceu, nem de longe, convidativa.

Capa do livro moby dick

Qual a diferença principal entre elas? Na primeira, minimalista, note como o objetivo da edição é chamar a atenção para o título. A segunda imagem, por outro lado, foca na figura da baleia.

É verdade que obras clássicas são muito chamativas apenas pelo seu título. Basta um fundo branco, o título em letras garrafais, e pronto! Mas se o seu título for chamativo, talvez possa arriscar algo assim, utilizando uma imagem simples (ou nenhuma), sem cores e designs requintados e exagerados.

E por falar em exageros…

Capa livro Mágico de Oz

Hein? Mágico de Oz??? Pensei que fosse Ases Indomáveis!

Quarto Passo – Colocar Mãos à Obra

Na hora de criar capas de livros você tem duas opções. A primeira opção é utilizar sites que auxiliam neste processo, como o Canvas, já mencionado. É uma boa opção. Ele oferece imagens gratuitas de capas já com títulos, subtítulos e nome de autor fictícios inseridos. Basta alterar estes textos. Você também pode fazer alterações nas cores das imagens e no estilo das fontes, conforme desejar, para personalizar as capas.

Se, ao final, tiver duas ou mais opções de capas, e estiver na dúvida, por que não utiliza as redes sociais para verificar com seus contatos qual a capa mais atrativa? Este tipo de pesquisa também fará com que muitos opinem quanto ao que pode ser mudado. Em pouco tempo, você obterá um valioso feedback sobre o design da capa do seu livro.

A desvantagem de construir capas com serviços online é que você estará limitado ao que estes sites oferecem em termos de imagens. Além disso, utilizar estes recursos gratuitos poderá lhe expor à desagradável surpresa de se deparar com o livro de outro autor com uma capa idêntica à sua.

Você ainda pode analisar a segunda opção: contratar o serviço de um capista para criar a capa do seu livro. Esta pode ser uma opção viável e com resultados convidativos.

Conclusão

Espero sinceramente que este artigo tenha lhe inspirado, e lhe dado novas ideias para a capa de sua obra literária.

Lembre-se que, apesar de livros serem textos, o uso das imagens e cores corretas na capa terá um impacto muito positivo sobre a receptividade entre seus leitores. Portanto, não ignore a capa da sua obra literária.

Autores e capistas, o que vocês acham deste tema? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo.

5 Comments

  1. Luiz Antonio Magalhães Pires Aragão

    19 maio, 2018 at 11:28

    Gostei bastante. Serviu-me como complemento para a escolha da capa do livro que pretendo lançar. OBRIGADO.

  2. quero a melhor capa

  3. Excelente!
    Como sempre, os editores do site, mandaram super bem, texto direto e com excelente conteúdo, dicas ótimas. Os execícios foram ótimas dicas e, com certeza, serão executados.
    Muito obrigado, por mais uma vez me ajudarem.
    Um grande abraço

  4. Muito obrigado! Ajudou demais mesmo.

  5. Esse site me ajudou muito. Não tive muitas ideias chamativas mas sim simples e que provavelmente irão me ajudar a ser útil por que a que eu iria fazer seria bem fútil digamos assim. Obrigado pelos passos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2019 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑