Crônicas atuais são relatos de literatura ficcional ou jornalística que expressam opiniões sobre os dias atuais. Podem destacar problemas do cotidiano ou simplesmente falar sobre eventos atuais que fazem parte de nossa rotina.

Em muitos casos de crônicas atuais, o escritor conversa diretamente com os leitores expondo sua opinião sobre o assunto em pauta. Quer ver um exemplo? Veja abaixo a crônica que escrevi sobre a forma como a tecnologia controla o nosso cotidiano:

Em outros casos, porém, as crônicas atuais são apresentadas como relatos de ficção, com personagens, cenários e conflitos. Nestes casos, pode ser que a situação ou problema não seja claramente apresentado. O escritor não se dirige diretamente ao leitor especificando sobre o que está falando. Na verdade, o “significado” fica subentendido na trama, à medida que a história se desenvolve.

Possuo diversos exemplos de crônicas que seguem nesta linha. Veja abaixo alguns exemplos de crônicas atuais. Se quiser utilizar estes textos em trabalhos escolares ou acadêmicos, no final deste artigo há instruções sobre como você pode me creditar.

Boa leitura!

Crônicas Atuais Sobre a Dependência da Tecnologia

Acima, citei um exemplo onde falo diretamente com o leitor. Aqui, você verá diversos casos de crônicas onde não existe esta conversa com o leitor, mas são apresentados personagens e sua relação com a tecnologia dos dias atuais.

Crônicas Sobre Problemas Emocionais

Uma relação de crônicas que abordam problemas emocionais, alguns bastante comuns hoje em dia.

Outros Assuntos

Nas crônicas a seguir, veja se consegue identificar qual é o assunto ou problema que abordo. Depois fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários.

Deseja fazer referência a esta página em um trabalho escolar ou acadêmico? Utilize os dados abaixo:

MARTINZ, Juliano. “Crônicas Atuais”; Literatura Corrosiva.
Disponível em <http://corrosiva.com.br/cronicas-atuais/>. Acesso em… [DATA DO ACESSO]