Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Blog Literário – Tudo o que você precisa saber sobre blogs de literatura e como criar um

Literatura Corrosiva é um blog literário iniciado em 2009 onde faço a publicação de artigos sobre a arte de escrever, crônicas, contos e romances.

Todos os textos publicados neste blog de literatura são de minha autoria. E estão disponíveis para serem utilizados em outros ambientes, como salas de aula, trabalhos escolares e citações em sites (desde que sejam dados os créditos ao site Corrosiva).

Logo abaixo você terá algumas dicas sobre como fazer um blog de literatura, além de conhecer alguns textos que disponibilizo gratuitamente. Sinta-se a vontade para viajar por este universo cultural.

Blog Literário

Como fazer um blog literário

Você pensa em criar um blog para postar conteúdo literário? Existem algumas dicas que podem ajudá-lo neste objetivo.

Ao criar um blog de literatura, você precisa escolher uma plataforma para isso.

Para isso, você pode escolher plataformas gratuitas, como o WordPress e o Blogspot.

Após escolher a plataforma e o nome do seu blog, esteja atento a estas importantes dicas para começar a atrair leitores.

Títulos e descrições

Grande parte do estímulo que o usuário recebe para acessar e consumir o conteúdo de um blog de literatura está no título dos posts.

Os títulos de suas postagens devem ser preferencialmente provocativos, estimulando a curiosidade. Coloque-se no lugar dos leitores e veja se o título é chamativo. Se você estivesse no lugar dos seus leitores e visse o título do seu post no Google, você clicaria?

Mas esteja atento ao tamanho do título. De modo geral, mecanismos de busca como o Google exibem no máximo 50 a 60 caracteres.

Além disso, aproveite a descrição do post para estimular o leitor a se aprofundar no que você tem a oferecer a ele.

Procure levar em consideração esse princípio ao escolher um nome e a descrição do seu blog literário. Eles farão muita diferença na hora de atrair a atenção dos leitores.

Não escreva tudo

Dependendo do segmento literário que você explora, não se preocupe em fazer uma pesquisa profunda, totalmente abrangente, que aborda todo o assunto por completo. De modo geral, o melhor é que você se concentre apenas no essencial.

Há grandes vantagens em seguir esta dica.

Em primeiro lugar, você produz um artigo mais fácil de ser lido pelas pessoas.

Em segundo lugar, isto abre oportunidade para dúvidas serem postadas nos comentários, o que estimula a participação dos leitores e o retorno deles ao post, mais tarde.

Por exemplo: se for escrever sobre a literatura barroca, você pode se concentrar somente nos aspectos principais deste segmento literário. Depois, você pode contar com a ajuda dos leitores, como veremos a seguir.

Peça para os leitores contribuírem

Digamos que você tenha feito um post com uma lista com os 10 melhores romances brasileiros das últimas 3 décadas.

Ao final do post, você pode pedir para que os leitores deem sua opinião, apontando se algum livro excelente ficou de fora de sua lista.

Você vai perceber a grande quantidade de comentários destacando nomes que não estão na sua lista.

Assim como mencionado no tópico anterior, este procedimento estimula os comentários e a participação dos leitores, facilitando que eles retornem mais tarde.

Categorias de textos deste Blog de Literatura

Qual será o segmento do seu blog literário? Está na dúvida sobre o que escrever?

Vou tentar te ajudar. Aqui no Corrosiva eu abordo diversos segmentos que a literatura me permite. Vou destacar alguns dos temas e linhas editoriais que eu sigo neste blog literário e cultural.

O Fundamento do blog literário Corrosiva

Muitos blogs de literatura estão focados, cada qual, em uma veia literária. A Literatura Corrosiva esteve, desde os seus estágios iniciais, distante do padrão literário onde o herói é sempre gente boa. O formato de literatura presente neste blog literário foca-se no antiherói. Engrandece os tímidos, excluídos, dementes e doentios.

Com o passar dos anos, o blog foi ganhando outras formas. Após posts sobre a arte de escrever livros, muitos começaram a visitar o site em busca de mais informações. Escritores iniciantes ansiosos por dicas para escrever contos, crônicas e assim por diante.

Assim, dia após dia, este blog literário se posiciona como uma promoção literária diferente: não apenas disponibilizando gratuitamente meus textos, mas também dando dicas para que outros possam seguir o mesmo caminho da literatura.

Leia, compartilhe e siga esta corrosão literária.

Quer escrever como gente grande?

Todo o meu conhecimento sobre a arte da escrita está compartilhado no livro digital Como Escrever Um Livro.

Confira!

3 Comments

  1. Acho que um caminho natural para todo blog é ir evoluindo e se adaptando enquanto busca novas parcerias e adquire a sua própria identidade. Gostei da dica sobre não se preocupar em dar todas as informações sobre um determinado assunto, sinto que isso trava minha escrita as vezes. Talvez a questão seja simplesmente focar em encontrar sua própria voz e transmitir seu amor pela literatura.

  2. Natália dos santos

    at

    Gostei muito da didática do blog e de como é passado as resenhas as seus leitores.gostei muito também de como são separados os tópicos dentro do blog para facilitar a identificação dos gêneros literários muito obrigado pela experiência

  3. Interessante saber que o seu blog literário se adaptou ao longo do tempo ao desejo dos leitores por informações a respeito de como ser escritor ou como publicar um livro. Parece haver uma demanda grande por este tema! São tantas as pessoas com o talento e a vontade necessários para se tornarem escritoras mas que, ao mesmo tempo, possuem muitas dúvidas e receios. Às vezes o autor independente não sabe nem por onde começar, e é muito bom poder dialogar com alguém que já se lançou no caminho das letras e compartilha muitas histórias e experiências. Seu blog tem muito valor! ;)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2021 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑