Há um universo de ideias e sentimentos dentro de você, e que desejam ganhar vida nas páginas de um romance. Mas como escrever um romance? Como organizar as ideias? Como começar? Seguem algumas dicas importantes para ajudá-lo a criar um romance literário

O processo que responde à pergunta “Como escrever um romance?” não é tão simples quanto possa parecer. Em um primeiro momento, talvez imaginemos que envolve apenas escrever nossas ideias, em uma sequência cronológica certa, e pronto! Temos um romance.

Na verdade, há diversos fatores que precisam ser levados em consideração pelo romancista. A forma e os detalhes que devem ser incluídos no primeiro capítulo, a criação consistente de personagens (heróis, vilões e personagens secundárias), o estilo presente em cada página, a revisão, a forma de lidar com dificuldades – tudo isso somado consiste as tarefas de um romancista, tais como escrever um romance.

Portanto, se você precisa de orientação para escrever um romance literário, esteja atento às dicas que apresento neste blog. Elas estão divididas abaixo em seções que abordam vários aspectos da rotina de um romancista ao criar suas obras.

como escrever um romance

Começar um Romance Literário

Para muitos, a dificuldade está em dar o pontapé inicial. Veja nos artigos abaixo dicas para iniciar um romance literário de forma profissional.

Inspiração e Criatividade

Se você deseja escrever um romance, mas as ideias se recusam a transformar-se em palavras, veja como estimular sua criatividade:

Criando Personagens Para um Romance

Quem dá vida à trama presente em um romance são as personagens. Diversos detalhes sobre personagens devem ser conhecidos pelo romancista e levados em consideração.

Estilos de Escrita

As características do seu texto definem o seu estilo. Existem alguns conselhos que poderão orientá-lo a como escrever um romance com estilo envolvente.

Rotina de Um Romancista

Ao escrever um romance, você precisa manifestar qualidades relacionadas ao profissionalismo, ainda que escrever não seja sua profissão. Conheça algumas características do romancista profissional.

Outros Gêneros Literários

Romances nem sempre tratam de romances. Conheça alguns outros gêneros literários.

Após a Conclusão

Após concluir seu romance é hora de realizar a revisão e divulgação. Temos dicas para orientá-lo nestes passos.

Problemas do Romancista

Todo profissional enfrenta dificuldades. O mesmo acontece com os romancistas. Veja quais são alguns dos maiores desafios que eles enfrentam ao criar suas obras, e como lidar com estes problemas.

 

borda

Receba Novidades

Insira seu e-mail para ser notificado sobre novas postagens da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)