O que é um book trailer? Como fazer um? Quais as características que não podem faltar em um book trailer de sucesso? Estas e outras perguntas respondidas no artigo a seguir

Não julgue um livro pela capa… e nem mesmo pelo book trailer.

Antes de qualquer coisa, em vez de dizer o que é um book trailer, vou partir da outra margem e dizer o que ele não é. Book trailer não é exatamente uma ferramenta de vendas. Como verá mais abaixo, ele não deve ser encarado como tal, ou você já começou errado. E seu book trailer pode estar fadado ao fracasso.

No entanto, se for bem-feito, pode ajudar (e muito) não apenas na promoção do livro, mas também do autor. É uma estratégia de marketing de literatura que servirá como diferencial do autor. Um exercício de branding.

Não Me Venha Com Discursinhos

Book trailerO que é preciso ter em mente na hora de desenvolver o roteiro para o trailer do seu livro?

Pessoalmente, acho uma chatice autores que aparecem nos vídeos discursando “animadamente” sua sinopse. Aquele sorrisinho amarelo, aquela falta de intimidade com as câmeras, aquele discurso de vendedor que não convenceria nem a própria mãe… Esqueça!

Livros envolvem um mundo paralelo, um lugar distante da realidade. E é exatamente para esta dimensão paralela que queremos levar nossos leitores. Vai por mim: inserir o autor no trailer quebrará esta possibilidade.

Storyboard

Um passo inicial para fazer um book trailer é desenvolver o storyboard.

Storyboard é um roteiro que utiliza uma série de desenhos e ilustrações para apresentar as cenas do book trailer, de forma cronológica.

Aqui não é preciso nenhum trabalho artístico de alta qualidade. Apenas um roteiro visual para ajudá-lo a organizar as ideias e a sequência das ações do seu filme.

Book trailer

Qual a Duração de Um Book Trailer

Embora as respostas possam variar, procure desenvolver um book trailer com tempo inferior aos 2 minutos. Se conseguir fazer um trailer de um minuto, ou até menos, ótimo.

Na verdade, este será um grande desafio. Após concluir as filmagens, é provável que você tenha muito material. Entra em cena a necessidade de realizar uma edição profissional. Cortar o que pode ser cortado, manter o que deve ser mantido. É um trabalho semelhante à edição de um livro técnico ou romance que você escreveu. É preciso se despir de apegos emocionais, tornar o trabalho em vídeo enxuto e, ao mesmo tempo, eficiente.

Use Crowdsourcing

Você provavelmente já ouviu falar em Crowdsourcing. Este termo é utilizado quando pessoas se unem para resolver um problema ou criar algo em conjunto.

Alguns autores já utilizaram esta técnica para fazer book trailers. Neste cenário, os leitores são convidados a enviar pequenos vídeos que serão editados, posteriormente, e utilizados no book trailer. Pequenos brindes e prêmios podem ser oferecidos aos selecionados para estimular os leitores.

Por exemplo, um autor lança um livro não-ficção sobre condicionamento físico. Os leitores são convidados a enviar pequenos vídeos (digamos, de 3 a 5 segundos) praticando alguma atividade física. O autor seleciona algumas imagens, realiza um trabalho de edição e pronto!

Gostaria de ver o resultado de um trabalho utilizando o crowdsourcing? Assista ao book trailer do livro de não-ficção “4 Horas Para o Corpo”.

Neste formato, há muitas vantagens:

  • Menos trabalho com filmagens;
  • Seu livro ganha promoção gratuita à medida que leitores compartilham as experiências de filmagem com suas redes de contato;
  • Você é exposto a muitas ideias que poderão ser aproveitadas não apenas no livro atual, mas em futuras obras.

Música

Um bom trailer de livro precisa de um fundo musical apropriado. Se você não for um compositor, precisará recorrer a terceiros. Pode conseguir até mesmo temas gratuitos para utilização em filmagens. Ou então precisará identificar o caminho para obter o licenciamento para utilizar alguma música de sua preferência, bem como arcar com os custos envolvidos.

O trabalho pode parecer simples, mas costuma ser bem mais complicado do que parece.

Uma alternativa é utilizar o crowdsource mencionado acima. Neste caso, isto envolve convidar leitores que sejam músicos a criar peças musicais para seu trailer.

Faça Um Trailer da Ideia, Não do Produto

É mais fácil para qualquer pessoa consumir um conteúdo focado em uma ideia do que concentrado em um produto.

Isto dá um vislumbre do que você deve se preocupar ao criar um trailer para seu livro. Não faça do trailer o comercial de um produto. Se parece um comercial, está errado. Procure se concentrar em desenvolver uma história envolvente, capaz de engajar internautas que já são naturalmente bombardeados por conteúdo 24 horas por dia. Uma dica: imagine que está criando o trailer de um filme, e não de um livro.

Informe, divirta, emocione seu público com uma ideia no trailer do seu livro.

É Possível Fazer Um Book Trailer Sem Gastar?

Como mencionado, o book trailer não é uma ferramenta de vendas. Mas pode ajudá-lo a promover sua obra literária e também seu nome junto ao grande público.

Mas para fazer um bom trabalho, evidentemente, será necessário investir. Você não precisará de equipamentos de última geração, nem contratar agências de renome mundial. De qualquer maneira, precisa estar preparado para enfiar a mão no bolso se quiser um serviço de qualidade.

No entanto, se você recorrer a imagens, vídeos e trilhas de áudio gratuitos da Creative Commons poderá montar um trailer para seu livro investindo muito pouco ou nada. Neste caso, desnecessário dizer que a qualidade deixará a desejar. E pode até prejudicar a projeção de um bom livro.

Divulgação

Uma vez concluído o trabalho, é hora de divulgar o trailer do seu trabalho de literatura. Você deve subir o trailer para uma plataforma de vídeos, como o YouTube.

No entanto, quando falamos em termos de YouTube, estamos nos referindo à maior plataforma de vídeos do mundo, e o segundo maior mecanismo de pesquisa do planeta. Ser encontrado ali, é uma tarefa dificílima.
Portanto, você precisará utilizar outros meios para divulgar o book trailer. Publique-o em seu blog, compartilhe-o nas suas redes sociais. Um maior alcance pode ser conseguido utilizando a plataforma de anúncios do Facebook.

Faça Bem Feito ou Não Faça

Cuidado para não estragar um grande livro com um trailer ridículo. Meu melhor conselho neste artigo: ou faça bem-feito ou não faça. Passe longe de um trabalho medíocre. Lembre-se: você não tem nada a perder se deixar de fazer um book trailer. Mas perderá muito se fizer um ruim.