Amantes da literatura, seja ela em formato de crônicas, contos ou romances, passeie pelas artérias desobstruídas deste blog literário

Literatura Corrosiva é um blog literário iniciado em 2009 onde faço a publicação de artigos sobre a arte de escrever, crônicas, contos e romances. Todos os textos publicados aqui são de minha autoria. E estão disponíveis para serem utilizados em outros ambientes, como salas de aula, trabalhos escolares, citações em sites e blogs (desde que, referenciando o Corrosiva).

Logo abaixo você terá algumas dicas sobre como fazer um blog de literatura, além de conhecer alguns textos que disponibilizo gratuitamente. Sinta-se a vontade para viajar por este universo cultural.

Blog Literário

Como Fazer um Blog Literário e Cultural

Você pensa em criar um blog para postar conteúdo literário? Existem algumas dicas que podem ajudá-lo neste objetivo.

Ao criar um blog para promover seus textos literários, você precisa de uma plataforma para isso. Poderá escolher plataformas gratuitas já preparadas para isto, como o WordPress e o Blogspot.

Após escolher a plataforma e o nome do seu blog, esteja atento aos seguintes princípios orientadores.

Títulos e Descrições

Grande parte do estímulo que o usuário recebe para acessar e consumir o conteúdo de um blog de literatura está no título usado para os posts, bem como nas descrições. Os títulos de suas postagens devem ser preferencialmente curtos e provocativos, estimulando a curiosidade. Aproveite a descrição do post para estimular o leitor a se aprofundar no que você tem a oferecer a ele.

Procure levar em consideração esse princípio ao escolher um nome e a descrição do seu blog literário.

Não Escreva Tudo

Dependendo do segmento literário que você explorará, não se preocupe em fazer uma pesquisa profunda, intensamente abrangente, que procura não deixar nada de fora. Lembre-se: você precisa se concentrar apenas no essencial do que está abordando.

Há grandes vantagens em seguir este princípio. Primeiramente, você produz um artigo mais fácil de ser lido pelo seu público-alvo. Além disso, isto abre oportunidade para dúvidas serem postadas nos comentários, o que estimula a participação dos leitores e o retorno deles ao post, mais tarde.

Peça Para os Leitores Contribuírem

Digamos que você tenha feito um post com uma lista com os 10 melhores romances brasileiros das últimas 3 décadas. Ao final do post, você pode pedir para que os leitores deem sua opinião, apontando se algum livro excelente ficou de fora de sua lista. Você vai perceber a grande quantidade de comentários destacando nomes que não estão presentes em sua lista. Assim como mencionado no tópico anterior, este procedimento estimula os comentários e a participação dos leitores, facilitando que eles retornem mais tarde.

Categorias de Textos da Literatura Corrosiva

Para facilitar a navegação dos usuários, a maioria dos textos estão organizados de acordo com categorias que refletem seu conteúdo. Abaixo há uma lista das principais categorias deste blog literário e cultural.

Romance em E-book [Download Gratuito]

Centaurus & Essência é o título deste romance disponível para download gratuito. Ele trata de duas histórias paralelas que se encontram: a batalha virtual entre os dois maiores hackers do planeta, e um serial killer usando a informática como inspiração para atacar suas vítimas.

Romance em Ebook – Centaurus e Essência

Você também pode fazer a leitura online do meu romance A Lenda de King Jeremy.

O Fundamento do Blog Literário Corrosiva

Muitos blogs literários estão focados, cada qual, em uma veia literária. A Literatura Corrosiva esteve, desde os seus estágios iniciais, distante do padrão literário onde o herói é sempre gente boa. O formato de literatura presente neste blog literário foca-se no antiherói. Engrandece os tímidos, excluídos, dementes e doentios.

Com o passar dos anos, o blog foi ganhando outras formas. Após posts sobre a arte de escrever livros, muitos começaram a visitar o site em busca de mais informações. Escritores iniciantes ansiosos por dicas para escrever seus livros, contos, crônicas, etc.

Assim, dia após dia, este blog literário se posiciona como uma promoção literária diferente: não apenas disponibilizando gratuitamente meus textos, mas também dando dicas para que outros possam seguir o mesmo caminho da literatura.

Leia, compartilhe e siga esta corrosão literária.

borda

Quer acompanhar este Blog Literário?

Insira seu e-mail para ser notificado sobre novas postagens da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)