Blog Literário – Tudo o que você precisa saber sobre blogs de literatura e como criar um
Literatura Corrosiva é um blog literário iniciado em 2009 onde faço a publicação de artigos sobre a arte de escrever, crônicas, contos e romances.
Todos os textos publicados neste blog de literatura são de minha autoria. E estão disponíveis para serem utilizados em outros ambientes, como salas de aula, trabalhos escolares e citações em sites (desde que sejam dados os créditos ao site Corrosiva).
Logo abaixo você terá algumas dicas sobre como fazer um blog de literatura, além de conhecer alguns textos que disponibilizo gratuitamente. Sinta-se a vontade para viajar por este universo cultural.
Como fazer um blog literário
Você pensa em criar um blog para postar conteúdo literário? Existem algumas dicas que podem ajudá-lo neste objetivo.
Ao criar um blog de literatura, você precisa escolher uma plataforma para isso.
Para isso, você pode escolher plataformas gratuitas, como o WordPress e o Blogspot.
Após escolher a plataforma e o nome do seu blog, esteja atento a estas importantes dicas para começar a atrair leitores.
Títulos e descrições
Grande parte do estímulo que o usuário recebe para acessar e consumir o conteúdo de um blog de literatura está no título dos posts.
Os títulos de suas postagens devem ser preferencialmente provocativos, estimulando a curiosidade. Coloque-se no lugar dos leitores e veja se o título é chamativo. Se você estivesse no lugar dos seus leitores e visse o título do seu post no Google, você clicaria?
Mas esteja atento ao tamanho do título. De modo geral, mecanismos de busca como o Google exibem no máximo 50 a 60 caracteres.
Além disso, aproveite a descrição do post para estimular o leitor a se aprofundar no que você tem a oferecer a ele.
Procure levar em consideração esse princípio ao escolher um nome e a descrição do seu blog literário. Eles farão muita diferença na hora de atrair a atenção dos leitores.
Não escreva tudo
Dependendo do segmento literário que você explora, não se preocupe em fazer uma pesquisa profunda, totalmente abrangente, que aborda todo o assunto por completo. De modo geral, o melhor é que você se concentre apenas no essencial.
Há grandes vantagens em seguir esta dica.
Em primeiro lugar, você produz um artigo mais fácil de ser lido pelas pessoas.
Em segundo lugar, isto abre oportunidade para dúvidas serem postadas nos comentários, o que estimula a participação dos leitores e o retorno deles ao post, mais tarde.
Por exemplo: se for escrever sobre a literatura barroca, você pode se concentrar somente nos aspectos principais deste segmento literário. Depois, você pode contar com a ajuda dos leitores, como veremos a seguir.
Peça para os leitores contribuírem
Digamos que você tenha feito um post com uma lista com os 10 melhores romances brasileiros das últimas 3 décadas.
Ao final do post, você pode pedir para que os leitores deem sua opinião, apontando se algum livro excelente ficou de fora de sua lista.
Você vai perceber a grande quantidade de comentários destacando nomes que não estão na sua lista.
Assim como mencionado no tópico anterior, este procedimento estimula os comentários e a participação dos leitores, facilitando que eles retornem mais tarde.
Categorias de textos deste Blog de Literatura
Qual será o segmento do seu blog literário? Está na dúvida sobre o que escrever?
Vou tentar te ajudar. Aqui no Corrosiva eu abordo diversos segmentos que a literatura me permite. Vou destacar alguns dos temas e linhas editoriais que eu sigo neste blog literário e cultural.
- Como Escrever um Livro Passo a Passo: Dicas para se tornar um escritor melhor. Veja sugestões pontuais para ser um bom escritor;
- Como Escrever Minha Biografia: Se não puder registrar o que realizou na vida, qual terá sido o seu legado? Veja como escrever sua autobiografia;
- Contos Online: Textos mais curtos que romances e mais longos que uma crônica;
- Crônicas Atuais: Crônicas sobre eventos ou problemas atuais. Veja textos sobre nossa dependência da tecnologia, problemas emocionais e outros tópicos;
- Crônicas boas de se ler: Uma seleção das melhores crônicas do blog para momentos de distração;
- Crônicas Curtas: Crônicas para quem tem pouco tempo para ler;
- Crônicas sobre sonhos: Algumas crônicas literários que abordam a temática dos “sonhos”;
- Crônicas Grandes: Crônicas longas do cotidiano para quem está com tempo para ler;
- Crônicas de Humor: Fuja da seriedade da vida com estas crônicas humorísticas;
- Crônicas Narrativas: O que são crônicas narrativas, como escrevê-las e quais são alguns exemplos;
- Crônicas para livros didáticos: crônicas literárias que são úteis para compreensão da língua portuguesa e interpretação de textos nos livros didáticos.
- Crônicas para trabalhar em sala de aula: seleção de crônicas e contos para trabalhar no ensino fundamental e médio.
- Crônicas para Trabalhos Escolares em Londrina: Uma coleção de textos que podem ser utilizados por alunos em Londrina/PR para seus trabalhos escolares.
- Crônicas Sobre Amizade: Textos que celebram o valor e calor dos amigos em nossas vidas;
- Crônicas Sobre Adolescência: Em busca de crônicas sobre adolescência? Ah, o tumultuado período dos adolescentes. Confira alguns textos sobre esta fase.
- Crônicas sobre a escola: Para aqueles que buscam narrativas cuja ambientação acontece nas escolas ou colégios.
- Crônicas sobre idosos: aquele momento em que os cabelos se tornam brancos e os dias passados se tornam muito distantes.
- Crônicas sobre redes sociais: Uma coleção de crônicas que possuem as redes sociais como pano de fundo.
- Crônicas Sobre Solidão: Uma lista de crônicas onde a solidão inspira personagens em tramas e textos poéticos.
- Curso Escritor Profissional: Busca orientação para se tornar um escritor profissional? Eu tenho o curso certo para você.
- Humorous Chronicles
- Lista de e-books: Eu costumo chamar de Livraria Corrosiva. Aqui você encontra uma coleção de e-books e cursos de minha autoria.
- Plano de aula para o 7º ano: Uma coleção de exercícios de leitura e interpretação de textos para ser usada em sala de aula com alunos do 7º ano.
- Poemas: Alguns versos românticos (e outros corrosivos);
- Redações Prontas: Uma coletânea de redações prontas para serem usadas em sala de aula.
- Reforço Escolar – Sua Importância: Informações sobre a importância do reforço escolar, e onde pode ser encontrado;
- Textos de Humor Pequenos: risadas instantâneas em pequenos textos de humor.
- Textos Profundos: Crônicas recheadas de ambiguidade, e com múltiplas interpretações;
- Textos Prontos Para Utilizar em Provas de Vestibular e ENEM: Professores e colaboradores podem utilizar esta série de crônicas para elaborar provas de vestibular, concursos e ENEM.
- Textos Sobre a Vida: A vida se mostra uma mistura raios de sol e tempestades, lágrimas e gargalhadas, prazer e dor. Mas não há nuvens que impeçam que animadores cheguem até você;
- Textos Sobre Doenças Psicossomáticas: Aqui você não encontrará informações médicas sobre doenças psicossomáticas. Apenas contos e crônicas de minha autoria, a maioria com pitadas de humor;
- Textos Sobre Mulheres: Histórias que celebram elas, sempre elas;
- Textos Para Sala de Aula – Ensino Fundamental: Textos reflexivos e humorísticos para trabalhar em sala de aula, voltados para o ensino fundamental.
- Textos Para Trabalhar na Escola – Ensino Médio: Textos longos e curtos para trabalhos de literatura, no ensino médio.
- Textos Prontos Para Serem Adaptados Como Roteiro: Precisa de inspiração para escrever um roteiro? Os contos e romances desta página podem ser usados para esta finalidade.
O Fundamento do blog literário Corrosiva
Muitos blogs de literatura estão focados, cada qual, em uma veia literária. A Literatura Corrosiva esteve, desde os seus estágios iniciais, distante do padrão literário onde o herói é sempre gente boa. O formato de literatura presente neste blog literário foca-se no antiherói. Engrandece os tímidos, excluídos, dementes e doentios.
Com o passar dos anos, o blog foi ganhando outras formas. Após posts sobre a arte de escrever livros, muitos começaram a visitar o site em busca de mais informações. Escritores iniciantes ansiosos por dicas para escrever contos, crônicas e assim por diante.
Assim, dia após dia, este blog literário se posiciona como uma promoção literária diferente: não apenas disponibilizando gratuitamente meus textos, mas também dando dicas para que outros possam seguir o mesmo caminho da literatura.
Leia, compartilhe e siga esta corrosão literária.
Quer escrever como gente grande?
Todo o meu conhecimento sobre a arte da escrita está compartilhado no livro digital Como Escrever Um Livro.Confira!
at
Boa tarde. Obrigada pelo artigo! Sou fascinada pelo mundo dos blogs. Há alguns anos, comecei um blog sobre literatura pelo Blogspot. Mas o projeto não foi adiante. Ano passado, voltei a me aventurar com um novo blog, agora no WordPress. Gosto muito de ler e de escrever. E tenho podido exercitar essas duas práticas através desse meu novo projeto. A sua dica de pedir aos leitores que participem do post com comentários é bem legal. Vou experimentar.
at
Eu te agradeço, Juliano Martinz.
Iluminou minhas ideias com tua escrita direta e sem enrolação.
Como bem dito pelo Tiago Masutti, eu repito: seu blog tem muito valor!
Abraços.
at
Acho que um caminho natural para todo blog é ir evoluindo e se adaptando enquanto busca novas parcerias e adquire a sua própria identidade. Gostei da dica sobre não se preocupar em dar todas as informações sobre um determinado assunto, sinto que isso trava minha escrita as vezes. Talvez a questão seja simplesmente focar em encontrar sua própria voz e transmitir seu amor pela literatura.
at
Gostei muito da didática do blog e de como é passado as resenhas as seus leitores.gostei muito também de como são separados os tópicos dentro do blog para facilitar a identificação dos gêneros literários muito obrigado pela experiência
at
Interessante saber que o seu blog literário se adaptou ao longo do tempo ao desejo dos leitores por informações a respeito de como ser escritor ou como publicar um livro. Parece haver uma demanda grande por este tema! São tantas as pessoas com o talento e a vontade necessários para se tornarem escritoras mas que, ao mesmo tempo, possuem muitas dúvidas e receios. Às vezes o autor independente não sabe nem por onde começar, e é muito bom poder dialogar com alguém que já se lançou no caminho das letras e compartilha muitas histórias e experiências. Seu blog tem muito valor! ;)