Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

ERA UMA VEZ

As melhores primeiras frases de romances

Diz a teoria que a primeira centelha de luz sempre exibirá a intensidade de uma resplandecência. Muitos aplicam a mesma regra aos livros. Enquanto alguns escolhem livros pela capa, há quem decida-se por uma leitura (ou dela fuja, averso), examinando as primeiras frases de um livro. Outros, ainda mais exigentes, não ultrapassam a primeira linha.

Assim, aproveitando-me da criatividade alheia, resolvi fazer uma Lista com algumas das melhores primeiras frases de livros, com que me deparei. Aqui estão, dispostas aleatoriamente:

Listas frases livros literatura

O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSODouglas Adams
“Existe uma teoria que diz que, se algum dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e porque ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”

O PROCESSO – Franz Kafka

O PROCESSO – Franz Kafka
“Alguém devia ter contado mentiras a respeito de Joseph K., pois, não tendo feito nada de condenável, numa bela manhã, foi preso.”

PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM - Clarice Lispector

PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM Clarice Lispector
”A máquina do papai batia tac-tac…tac-tac… O relógio acordou em tin-dlen sem poeira.O silêncio arrastou-se zzzzzz. O guarda-roupa dizia o que? roupa-roupa-roupa. Não, não. Entre o relógio, a máquina e o silêncio havia uma orelha à escuta, grande, cor-de-rosa e morta. Os três sons estavam ligados pela luz do dia e pelo ranger das folhinhas da árvore que se esfregavam umas nas outras, radiantes.Encostando a testa na vidraça brilhante e fria, olhava para o quintal do vizinho, para o grande mundo das galinhas-que-não-sabiam-que-iam-morrer. E podia sentir como se estivesse bem próxima de seu nariz a terra quente, socada, tão cheirosa e seca, onde bem sabia, uma ou outra minhoca se espreguiçava antes de ser comida pela galinha que as pessoas iam comer”.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS - Machado de Assis

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBASMachado de Assis
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas”.

.

CEM ANOS DE SOLIDÃO - Gabriel G Márquez

CEM ANOS DE SOLIDÃOGabriel G Márquez
“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.”

EU NÃO QUERO VIVER – Jorge Silva Melo
“Nas margens do rio Havel vivia um vendedor de cavalos chamado Michael Kohlhaas. Ganhava a sua vida, educava os seus filhos e o mundo guardaria a sua memória não fosse ele ter exagerado uma de suas virtudes: o sentimento da Justiça. O inato sentimento da Justiça transformou-o num salteador. Num salteador e num assassino. Esta é a história de Michael Kohlhaas – o rebelde, tal como a contou Heirich von Kleist.”

E no seu caso? Qual é sua primeira frase de romance favorita?

2 Comments

  1. Posso acrescentar uma introdução que gosto? OK.. “Mrs Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores”… Sempre que pego nesse livro (que já tratei de adquirir um há algum tempo) e leio essa primeira frase, também tenho vontade de sair para comprar flores. Não pela frase em si, mas o entusiasmo da Mrs Dalloway contagia (entusiasmo em relação a ela mesma comprar as flores).

  2. E também, já que falou de Clarice, tem o da "Paixão Segundo G.H.", antes da personagem G.H começar as indagações existenciais dela, Clarisse dá um alerta seguinda: "A POSSÍVEIS LEITORES Este livro é como um livro qualquer. Mas eu ficaria contente se fosse lido apenas por pessoas de alma já formada."… Daí, começa o romance com a G.H. perdida dizendo: " estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. Não confio no que me aconteceu. Aconteceu-me alguma coisa que eu, pelo fato de não a saber como viver, vivi uma outra?"

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑