Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever Incríveis Primeiras Frases Para Seu Livro

Enquanto rolava escada abaixo, após o que pareceu ser um acidente doméstico, Juliano pensava: “Preciso urgentemente de uma ideia para o artigo de hoje”

Primeira frase de um livroEscrever a primeira frase (ou primeiras frases) de um livro é uma tarefa que pode se tornar extremamente difícil. Pelo menos, se você deseja causar um impacto merecido. A primeira frase de um livro não pode ser encarada como sendo de pouca importância. Ela é um item valioso na questão que envolve como escrever um livro passo a passo. Na verdade, é a frase mais importante do seu livro, justamente porque é sua primeira oportunidade de envolver o leitor. É primeiro contato que o leitor terá com você ao abrir seu livro em uma livraria, biblioteca ou acessar seu e-book em um dispositivo eletrônico.

Portanto, se você é escritor(a) iniciante ou experiente, lembre-se sempre de dar atenção individualizada à primeira frase do seu romance ou conto. Caso tenha um livro já pronto, poderá aproveitar a oportunidade para dar uma olhada na frase de abertura, e ver se ela justifica o título de frase mais importante do livro.

E caso esteja tendo dificuldades em escrever a primeira (e impactante) frase do seu livro, relaxe e considere as dicas abaixo. Junto a cada uma das dicas incluí primeiras frases de livros conhecidos da literatura (outros nem tanto) para exemplificar os princípios alistados.

Declaração Que Revela Um Princípio Universal

Estas são as frases que destacam alguns fatos aceitos pelas pessoas, no entanto, apresentados de forma inteligente e chamativa. Por exemplo, Leon Tolstói abre o romance Anna Karenina com a frase:

“Todas as famílias felizes se parecem entre si; e as infelizes são infelizes cada uma a sua maneira”.

Clarice Lispector também utilizou esta técnica em A Hora da Estrela:

“Tudo no mundo começou com um sim”.

Portanto, você pode ter uma boa primeira frase de seu livro apresentando uma verdade básica. Mas lembre-se de apelar para fatos que sejam instigantes. Abrir o livro com esta verdade: “O sol brilhou quente sobre a cidadezinha” dá sono até em insones.

Quanto ao fato de ser uma “verdade universal”, note como Jane Austen menciona isto, textualmente, na abertura de Orgulho e Preconceito:

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna deve estar necessitando de uma esposa”.

Esta primeira frase de Orgulho e Preconceito possui outro elemento muito importante para aberturas de livros, quando cabíveis: o uso de humor. Embora discreto para alguns, ele está presente ali. E o elemento humor tem um grande poder de atração.

E lembre-se: ao apresentar um fato universalmente aceito na introdução do livro, você precisa confirmar tal verdade pelos eventos envolvendo as personagens.

Definir o Estilo Que Permeará Toda a Narrativa

Muitas vezes, a primeira frase não é usada para trazer fatos relevantes sobre a sua narrativa. Mas apresenta nuances do que nos aguarda. Veja o caso de A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath:

Era um verão estranho, sufocante, o verão em que eletrocutaram os Rosenberg, e eu não sabia o que estava fazendo em Nova York.

Um detalhe importante sobre esta primeira frase é que a execução dos Rosenberg nada tem a ver com a narrativa. Na verdade, esta primeira frase apenas introduz sutilmente o tom ameaçador que abrangerá o restante do livro.

Iniciar Uma História Dizendo Que é Uma História

Parece pouco criativo? Mas não é. Pelo menos, dependendo da forma que você fizer. Veja o caso da primeira frase de Memórias Póstumas de Brás Cubas:

“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte”.

Isto sem contar a genial dedicatória que integra a própria narrativa: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico, como saudosa lembrança, estas Memórias Póstumas”.

Outro exemplo é de O Apanhador no Campo de Centeio (quando crescer, quero escrever igual vovô Salinger):

“Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde eu nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lengalenga tipo David Copperfield; mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso”.

Primeira frase de um romanceAlém disso, note que a voz e vocabulário do narrador é peculiar, já dando uma percepção de como será o restante da obra. A impressão não é de estarmos lendo um romance. Pelo contrário, estamos simplesmente ouvindo um amigo contando uma história. Isto permite algumas liberdades, como o uso de gírias.

Foi este o recurso que utilizei em Diga Adeus, Messina:

“Se eu soubesse a porcaria em que iria me meter, teria dado um fim nessa história antes que ela começasse a ser escrita”.

Aberturas Curiosas

Esta é uma dica valiosa. É aquela frase que, ao lermos, pensamos: “Mas, como assim? Explica. Explicaaaaa…”

Um bom exemplo para destacar este princípio é a primeira frase de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez:

“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo”.

Espera… Pelotão fuzilamento? Conhecer gelo? Como assim, meu velho?

Uma primeira frase curiosa pode não despertar tantas indagações, mas chama a atenção. É o caso de “Não Te Deixarei Morrer, David Crockett” de Miguel Souza Tavares:

”Quem és tu que danças descalço na noite escura?”

E como não citar Inês Pedrosa em “Nas Tuas Mãos”:

“A tua cabeça rodou na direção do meu rosto, os teus olhos fecharam-se e a tua boca avançou para a minha, através de uma lenta rota de luz, risos e lágrimas. Quando os teus dentes morderam os meus lábios ,alguém gritou ‘Bravo!’”

Desculpa aí, mas quem gritou “Bravo” fui eu!

Mas, note que aberturas curiosas podem assumir outro aspecto: ser extremamente simples, como vemos a seguir.

Seja Simples

Há uma dica que parece ir de encontro a tudo o que foi mencionado. Usar uma declaração extremamente simples, desde que feita de forma instigante, pode prender a atenção do leitor. Por exemplo, o livro Fahrenheit 451 de Ray Bradbury inicia assim:

“Queimar era um prazer!”

Sem nenhum truque, sem qualquer técnica complexa. Apenas uma declaração simples que desperta a curiosidade.

Se preferir, você pode deixar a primeira frase para escrever por último. Em muitos casos em que estamos “travados”, a melhor coisa é esperar a conclusão do livro. De posse de todos os fatos, o tom definitivamente estabelecido, fica mais fácil pensar na grande frase de abertura do seu romance.

Quais são suas frases de abertura preferidas? Você já escreveu livros cujas primeiras frases são interessantes? Compartilhe nos comentários abaixo.

42 Comments

  1. Bruno Sanches

    19 agosto, 2016 at 11:05

    Depois disso eu acho que minhas primeiras frases não são interessantes.

  2. jucimara Nascimento

    2 setembro, 2016 at 11:34

    Eu sempre gostei de escrever em primeira pessoa, mas acabo misturando tudo, pois quero expressar os sentimentos dos personagens. Queria ter uma ajuda…

    • Juliano Martinz

      4 setembro, 2016 at 20:40

      Esta é a limitação da primeira pessoa, Jucimara. Por isso, neste caso, você poderia tentar explorar novos horizontes, e escrever alguns contos em terceira pessoa.

    • Escreva em primeira pessoa, mas alterne o ponto entre o ponto vista de cada personagem(essa mudança ocorre de um capítulo para o outro mas pode valer-se da criatividade), como ocorre no livro “Ele disse,ela disse” de Clarice Candeias, e com a alteração de pontos de vista semelhante a de “As crônicas de gelo e fogo”

      • Desculpe-me a intromissão, mas eu não consigo não corrigir um erro, então… Na verdade “Ele disse, ela disse” é de Thalita Rebouças.

  3. O tempo parou, e tudo á sua volta estagnou, a cidade vista naquela janela, parecia ser um velho quadro pintado a óleo; apenas seus pensamentos fluíam á velocidade de um verdadeiro tufão… a vida não poderia acabar assim!
    Mas o que poderia Manuel encontrar naquele velho Baú, esquecido no tempo, ali guardado, naquele velho sótão, daquele casarão há muito abandonado?
    Será que a revelação de um segredo tem a força de mudar o destino de uma cidade?
    Será que Manuel poderá suportar a força da verdade?
    Manuel não tinha tempo para pensar, uma só pergunta invadia seu espírito como uma bomba relógio, que contava os minutos finais:
    – Poderei eu salvar o destino desta cidade?
    A resposta estava ali e Manuel sabia…. não havia tempo a perder….

  4. Conhece o livro do Olavo de Carvalho: O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota?
    Então foi a primeira frase, uma pergunta me fez continuar o lendo.
    “Você conhece pessoalmente algum idiota?”

    Não estou destacando o fato do cara escrever muito… mas o de me fazer querer dar fim em um livro de 594 páginas.

    Estou estudando para causar um o mesmo impacto com a simplicidade de uma pergunta.
    Valeu pelas dicas Juliano.

  5. Eu tenho dúvidas com minhas primeiras frases. É o desafio de começar.

  6. “em torno do sol”….
    Raiou o dia, meio cinza; entre frestas de nuvem um sol de ouro desponta. Uma arvore se arrepia toda pois o tempo já havia virado, de meio quente a frio. Folhas caem e são levadas pelo vento. Grunhidos seguidos de três longos bocejos vem de um tronco.
    Um menino! exclamou o macaco.

  7. Olá, tudo bem?
    Vai parecer realmente ridículo a minha pergunta, porém, sou iniciante e gostaria de conselhos. Bom, como eu poderia indicar um pensamento de um personagem, entre aspas ou de alguma outra forma? Além disso, em algumas partes do meu livro tem muita conversa, isso pode provocar o desinteresse do leitor? Obrigada.

    • Juliano Martinz

      28 novembro, 2016 at 08:10

      Oi Barbara… Há autores que simplesmente colocam os pensamentos em itálico. Outros referenciam o pensamento na própria frase. Por exemplo:
      Com certeza, essa porcaria não vai dar certo, pensou Natalia.
      Essa última opção é a melhor.
      Utilizar aspas não fica bom. Polui demais o texto.
      Quanto a outra pergunta, muito depende do contexto. Se a conversa entre as personagens for bastante interessante, ela pode se estender. Mas procure utilizar algumas descrições, eventualmente, entre as falas. Apenas para quebrar a constância do diálogo.

  8. gostaria de uma opinião… iniciei um livro assim… (ainda não foi publicado) rs..

    Asklabanca tinha tudo que um jovem desejava, muitos shoppings e muita diversão, apesar de toda população se conhecerem.

  9. “Era inevitável: o cheiro de amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados.”.

    Matador… ; )

  10. Eu costumo começar com a fala de algum personagem. Ex.:

    — Ah não! Já estou atrasado! — Pedro resmungou por entre os dentes olhado para o relógio em seu pulso. Então apressadamente pegou sua pasta de trabalho e saiu pela porta de seu apartamento às pressas.

    Fica bom assim?

    • Juliano Martinz

      22 dezembro, 2016 at 10:56

      O fato de começar com a fala de uma personagem não interfere em nada. Mas ainda assim, é preciso cuidar de que a fala ou a descrição dos eventos contextuais atraiam a atenção. Por exemplo:
      – E a todos os meus caros e amados espectadores, desejo um excelente dia – concluiu Roberto, um centésimo de segundo antes da guilhotina separar a cabeça de seu corpo franzino.

  11. ” Sem querer transformo em pó minha professora de iniciação à álgebra” O Ladrão de raios de Rick Riordan.

  12. Acabei de começar esse, lendo suas dicas… porém não sei se ficou bom..

    Capitulo 1

    Solar C
    Sala de interrogação

    – Então você não vai falar nada?
    Diz o policial ao homem ensanguentado na cadeira.
    Mas nesse momento o mesmo não estava prestando atenção, pois começou a ter flashes do seu passado.
    – Tudo bem então, se você quer mais derramamento de sangue é isso que terá.
    ……………………………

    Não sei se a ultima frase ficou boa…

    • Mudei uma coisa ou outra…

      Capitulo 1

      Torre Central
      Sala de interrogação

      – Então você não vai falar nada?
      Diz o policial ao homem ensanguentado na cadeira.
      O homem dá uma pequena risada e continua quieto.
      – Tudo bem então, se você quer mais derramamento de sangue é isso que terá.
      Mas nesse momento ele não estava se importando muito com o que ia acontecer dali por diante, e começou a ter flashes do seu passado.

  13. “—E como eu seguro isto, exatamente? —Perguntou o garoto olhando para a lâmina entre seus dedos com certa dúvida. ”

    É um bom inicio?

  14. Paulo Ricardo Claus

    5 março, 2017 at 14:12

    4:13 a.m., é a hora que mostra o relógio de cabeceira nessa madrugada, e Tácio Hughes mais uma vez desapontado com esse despertar não previsto, admite mais uma vez que está derrotado pela insônia que vêm o pegando nos últimos dias. Resolve então levantar e ir ao deck sobre o rio Iguaçu para espairecer os seus pensamentos. Ele parece estar precisando dos benefícios que o som do rio sendo compassado pelo coaxar dos sapos e o cricrilar dos grilos fazem para harmonizar toda a bagunça que existe dentro do seu intelecto.

    Está bom pra um começo?

  15. Como iniciante e tudo o mais, não consigo distinguir as diferenças dos personagens principais de outros como coadjuvantes que aparecem durante o decorrer da História. Como por exemplo: quando se encaixam tribos. Não que necessariamente sejam índios.
    Mais algo do tipo.
    Obrigada.

  16. Shelsea Lucia

    13 março, 2017 at 01:50

    Paulo, está optimo

  17. Fazer uma pessoa quase quebrar a cabeça é muito fácil. Basta estudar pouco física, chegar atrasada na aula sem dar tempo de revisar nada e fazer a prova! Não é fácil? Agora fiquei louca pensando sozinha, mas pouco me importo. Arrumei minha mochila assim que o professor disse que ia recolher as provas. Suspirei aliviada, hoje é o último dia de “aula” no terceiro ano do ensino médio.

  18. “Assim como eu olhava todos os dias o horizonte a fim de buscar nada, eles seguiram as suas melodias ao meu encontro…. E isso me mudou.”

    Finalmente consegui desenvolver algo próximo graças a esse artigo, é complicado, a minha ideia é boa, mas colocar em prática é um desafio em tanto, é muito bom ver pessoas assim ajudando. OBRIGADO xD

  19. muito incrível este teu texto! Quero ser orientada por você!

  20. Nunca concluí essa história:

    “A passos lentos ele andava sentindo o cheiro cítrico do oceano, próximo a ele as ondas iam e vinha em sua peculiar e infinita dança, que levavam consigo para as profundezas do oceano a trilha deixada na areia pelos seus pés, parou por fim, sabia, não estava sozinho.”

  21. Gostaria de escrever uma história sobre minha
    pessoa, lugares que fui, pessoas que passaram, mas pularia algumas fases, seria legal? E o começo gostaria de saber como inicio este trabalho?

  22. Tenho muitas histórias a ser contadas, amigos me falam que deveria escrever um livro, mais não sei tirar na minha mente e colocar no papel.

  23. Daniel Ribeiro da Penha Gonçalves

    27 maio, 2017 at 14:39

    Gostei, li, aprendi, vou seguir a primeira frase, como poderei fazer você feliz ao meu lado, neste mundo de meu Deus?

  24. Estou começando um livro e a primeira frase e essa

    “Os pingos da chuva caiam suavemente sobre a pele da albina”

    Está bom ou ruim?

  25. Mariane Maciel

    12 junho, 2017 at 21:45

    “Quando te vi pela primeira vez, sabia que seria você o meu “para sempre”. Os teus olhos castanhos me mostraram o quão grande era o seu coração. Chame de destino ou do que achar melhor. Eu só tenho uma pergunta. Será isso o Amor?”

    Seria uma boa primeira frase para um romance?

    Grata!!

  26. -Nossa, que belo anel! – disse uma loira retocando o batom carmim, admirando-se no espelho.
    -Ah, obrigada. – respondi enquanto lavava minhas mãos, fingindo não notar como um fio de ouro tão fino suportava uma pedra tão grande como aquele diamante.
    -É de noivado?
    -Ah, bem… na verdade..
    -Sorte a sua, querida. – A loira interrompeu Melissa e saiu do banheiro parando uns segundos para olhar-se uma última vez no espelho.
    -Você não combina comigo. Não sei até agora o que você está fazendo em meu dedo. Você deveria estar na mão dela. – Melissa se olhou no espelho e percebeu que estava falando com um anel. Notou que tinha baton nos dentes. Bufou.
    – Isso não tá certo, não tá não.
    Aquele anel parecia maior que ela. Aquele noivado parecia maior que ela.
    Melissa sabia que aquele mundo de loiras que idolatravam-se ao espelho não era seu. Infelizmente, George era desse mundo. E ela enfrentaria qualquer mundo para ficar com ele.
    Limpou o batom dos dentes, olhou o diamante pendurado em sua mão, fez-lhe uma prece e voltou à festa.

    Livro “A Noiva” – Em construção.

  27. Eu comecei meu livro com uma fala. Meu personagem tem um nome incomum e difícil de se pronunciar (Kieran), então começo com ele tentando ensinar uma outra personagem a pronúncia. O livro é de fantasia. Kieran é de um país inspirado na Rússia, mas a trama se passa em outro país, então o nome dele é sempre um “problema”.

  28. Ele não fazia ideia de quantas coisas poderiam mudar em sua vida, e o que dirá em um período tão curto de tempo

  29. Jarbas Inácio

    13 julho, 2017 at 18:26

    ” Sinto que toda a desgraça do mundo veio se alojar em mim”. Luíza releu várias vezes a frase que acabara de escrever. A frase, que fechava mais uma carta para Beatriz, foi cunhada em sua mente na noite anterior, durante a missa de sétimo dia da morte de seu pai e veio a sua mente em forma de imagens; a imagem do marido morto no dia do acidente, a imagem dos últimos dias do pai doente, a imagem da mãe inconsolável no velório; a clínica fechada. Luíza divagava seu olhar para a tela do computador e repetidas vezes relia aquela frase. A palavra “desgraça” não lhe agradava. Pressentia que aquela palavra pudesse atrair ainda mais dissabores à sua vida, por outro lado, desejava expressar a melancolia que vivia naquele momento como se estivesse falando pessoalmente com amiga distante, queria tocar a alma da amiga. Releu a frase algumas vezes mais e nada vinha à mente para melhorar aquele final. O cansaço da noite mal dormida não deixava Luíza se concentrar. Levantou-se, então, pensou em palavras sinônimas até que teve a ideia de substituir a palavra “desgraça” por “infelicidade”.
    “Sinto que toda infelicidade do mundo veio se alojar em mim”.
    ” _ Acho que assim ficou melhor”, falou para si mesma.
    Ela então virou-se e olhou para a cama desarrumada, levantou-se da cadeira e caminhou pelo quarto, observando atentamente, os detalhes que talvez nunca tivesse observado. “_ Como é enorme esse quarto!”, concluiu. Ainda tinha fresca a imagem moribunda de Felipe.
    Ao retomar os olhos para o computador o pensamento já não estava mais na carta. O pensamento já era confuso, desfocado de qualquer assunto; já nem se lembrava mais o que estava fazendo, olhava para o vazio, para o nada. Baixou a tela do computador e fixou os olhos no espelho perfeitamente fixado atrás da escrivaninha de madeira escura. E o que viu diante de si era muito diferente daquela menina que chegava a Santos há dezoito anos com o sonho de ser dentista.

    Duas filhas de Eva. A deprecação de Luíza ( Jarbas Inácio)

  30. A aurora irrompe ao horizonte com a turquesa das águas a cada dia que se renova como o bramido do mar impetuoso. Do mesmo vento que corre dentre as árvores do bosque, ouve-se o riso daqueles em que a vida já fora expirada. Lembra-te, contudo, que a tua respiração já se cessara.

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