Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever um Livro Infantil

Procura informações sobre como escrever um livro infantil passo a passo? Veja algumas dicas para escrever um livro voltado para crianças de diferentes faixas etárias

Como escrever um livro infantilAquilo que uma criança lê, em grande parte, é responsável por moldar aspectos de sua personalidade, valores e preferências. Faz com que a imaginação da criança seja potencializada, abrindo até mesmo oportunidades para o desenvolvimento de sua criatividade. Por esta e outras razões, escrever um livro infantil é uma das mais gratificantes realizações de um escritor. E embora seja um fato desconhecido de grande parte dos novos escritores, o mercado dos livros infantis é um dos mais competitivos para se publicar.

Para quem está se perguntando como escrever um livro infantil, é preciso seguir alguns passos preliminares. Isto ajudará o escritor a se situar no que este competitivo mercado espera dele. Entre os aspectos a serem considerados, podemos citar os abaixo:

  • Familiarize-se com o mercado.
  • Escolha uma faixa etária para a qual escreverá.
  • Pesquise e leia livros infantis escritos para esta mesma faixa etária.
  • Passe tempo com as crianças, compreendendo sua linguagem, seu modo de enxergar as coisas ao redor.
  • Depois de escrever, peça a opinião (não, não para um adulto, mas para uma criança que você conhece). Se for uma criança pequena, leia para ela e veja como reage (entusiasmada ou entediada).

 Este é apenas um resumo do passo a passo para escrever um livro para crianças. Cada um deles exigirá uma atenção mais detida para se encontrar respostas para todas suas dúvidas. Os próximos posts analisarão alguns aspectos mais detalhadamente. Por enquanto, vamos nos deter na faixa etária das crianças.

Tipos de Literatura Para Diferentes Faixas Etárias

Quando se escreve para crianças, é importante ter em mente que dois ou três anos é uma diferença gigantesca. Isto quer dizer que escrever um livro para uma criança de 2 anos é bem diferente de escrever para uma de 5. Por isso, é importante definir claramente quem é seu público-alvo antes de iniciar o processo de escrita.

Até 3 ou 4 anos: As imagens desempenham um forte papel neste tipo de livros. Por exemplo, livros voltados para crianças que não sabem ler (quando se espera que um adulto faça a leitura para elas) dependem fortemente das imagens para desenvolvimento do enredo. Em geral, estes livros costumam ter poucas palavras, talvez umas 300. São livros que costumam apresentar a ideia de formas, números e cores para as crianças. Alguns podem até mesmo não ter palavras. A criatividade de autores e editoras faz com que alguns de tais livros tenham sons, diferentes texturas, e outros mecanismos para distrair a criança.

5 e 6 anos: A medida que a faixa etária aumenta, a quantidade de palavras segue o mesmo ritmo.  Aqui temos uma faixa de crianças que começa a ler por conta própria. Uma literatura para uma criança nesta faixa etária costuma ter cerca de 1000 a 1500 palavras. Em média, tais livros tem 32 páginas. O autor pode começar a trabalhar com aspectos mais complexos da personalidade das personagens. Pode-se apresentar um personagem principal que consegue representar as lutas e emoções de uma criança nesta faixa etária. O uso de ilustrações ainda é muito importante.

7 e 8 anos: Quando se quer escrever um livro infantil para crianças que possuem 7 ou 8 anos, o escritor deve ter em mente que o uso de ilustrações continua a desempenhar um importante aspecto. Pode-se até mesmo utilizar uma ilustração em cada página. No entanto, o formato passa a ser mais próximo do adulto, e o livro pode ser dividido em capítulos curtos. Livros para esta faixa etária costumam incluir diálogos e ação. Em média, alcançam as 2000 palavras. Os parágrafos são curtos.

8 a 10 anos: Livros infantis para crianças de 8 a 10 anos começam a se aproximar do que será um livro para adolescentes. Em geral, tem entre 30 e 60 páginas e são divididos em capítulos. Podem conter imagens, na maioria das vezes preto-e-branco, mas estas começam a se tornar raras, utilizadas em apenas algumas páginas. Os parágrafos ainda devem ser mantidos curtos.

10 a 12 anos: Para crianças de 10 a 12 anos, as páginas podem chegar ou até mesmo passar de 100. O foco da trama não fica mais na personagem principal. Outras personagens, as secundárias, são apresentadas e interferem de forma bastante significativa no enredo, já que são possuidoras de personalidades marcantes. Além disso, as tramas são mais complexas. Crianças desta faixa etária costumam ficar “viciadas” em personagens de tais livros. Os temas começam abordar aspectos mais sofisticados, desde história até a ficção científica.

Para as crianças acima de 12 anos, a temática abordada em tais livros são as questões e problemas típicos dos adolescentes. É o momento em que o livro deixa a área infantil e passa a ser juvenil.

Finalizado o trabalhando, considere contratar um serviço de Leitura Crítica.

 

borda

Receba Novidades

Insira seu e-mail para ser notificado sobre novas postagens da Literatura Corrosiva!

Seu e-mail (obrigatório)

25 Comments

  1. Primeiramente quero parabeniza-lo, pelo maravilhoso trabalho.
    Sabe que sou apaixonado por livro, e assim que vi seu debate vim logo ler seu texto.
    Cada vez que leio mais me entusiasmo com o mundo da leitura.
    Aprender a escrever o conto infantil para as idades certas é maior forma do escritor criativo iniciar seu primeiro conto, graças ao seu texto eu posso agara ter uma ideia de como incentiva-los.
    Parabéns e muito sucesso, que Deus o ilumine sempre.

  2. por favor pais acredit nas imaginaçoens das crianças e verdade o que elas dizem

  3. ISABEL CRISTINA MARQUES SILVA

    14 setembro, 2013 at 12:28

    SOU PEDAGOGA E QUERO ME ESPECIALIZAR EM ESCREVER LIVROS INFANTIS, PRECISO FAZER UM CURSO A RESPEITO, GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO, POR FAVOR. GOSTEI DEMAIS DAS DICAS, ME AJUDE. TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A6 ANOS.

    • Juliano Martinz

      19 setembro, 2013 at 14:34

      Olá Isabel, infelizmente não conheço um curso que poderia lhe indicar. Sinto não poder ajudar neste aspecto! Obrigado pela visita!

      • Isabel,

        Se procurar na interne vai encontrar até curso gratuito.
        Tem vários, já pesquisei sobre o assunto, mas só você
        poderá encontrar o que deseja.
        Os meus livros são dirigidos a crianças acima de 12 anos,
        estou na faixa dos Infanto-juvenis.

        Abraços
        Manoel Amaral

    • Olá isabel,

      Acho que vc deve familiarizar-se com a escrita para internet.
      Escrever tudo em maiúscula é o mesmo que estar gritando.
      Já escrevi dez livros publicados, tenho dois blogs e uma netinha
      de apenas 11 anos que já escreveu o seu 1º livro.
      Não sou Vovô coruja, mas ela escreve MUITO BEM!

      Abraços
      Manoel Amaral

    • Isabel,

      Na internet tem vários cursos nesta área. Basta consultar.
      Tem até gratuitos.

  4. Stephanie Machado

    24 setembro, 2013 at 15:26

    Queria saber como publicar livros e como é o procedimento e também dá os parabéns seu site é um máximo foi um grande prazer ler o conteúdo

  5. Edna. Sebastiao

    30 setembro, 2013 at 13:12

    Ola. Apenas para parabeniza-lo. Amei seu trabalho, muito obrigado.

  6. Lília Maria M. Faria

    28 outubro, 2013 at 12:50

    Tenho uma ideia de começo, meio e fim de um livro que, se bem escrito… adoro ler, sempre estou ‘RUMINANDO’ alguma história. Digo isto porquê, embora tenha outros afazeres, uma boa história me acompanha durante o dia e a noite e , às vezes, preciso de alguns dias para me despedir dela.
    Não sei escrever, sou muito sucinta quando conto minhas histórias, mais gostaria muito de ver minha imaginação em um conjunto de folhas de papel.Você tem alguma dica que possa me dar?
    Antes que me esqueça Juliano, obrigada por está página
    Um abraço

    • Lilia,

      Se vc não sabe escrever encontre uma pessoa que saiba passar para o computador
      as suas histórias.
      Hoje tem solução para tudo. Não esqueça de uma boa revisão, com profissional
      especializado (a mãe, a irmã, a sua Professora não vale).
      E sucesso!

      Abraços
      Manoel Amaral

  7. Bom ,eu tenho 10 anos e quero escrever um Livro mas para isto estou em duvida sobre o Tema e se já tenho idade suficiente se alguém puder me responder ou me ajudar por favor me responda !!

    • Nat,

      A minha neta Lulu já escreve desde os 8 anos, está com 11 anos agora.
      Atualmente está com um livro pronto de uma 80 páginas mais ou menos.
      Se quiser alguma informação é só escrever para o meu e-mail ou
      pelo facebook.

      Abraços
      Manoel Amaral

  8. rayanne lorena

    17 janeiro, 2014 at 15:36

    eu acho que um livro infantil tem que ser feito com amor

  9. Ingridy Puntel

    4 março, 2014 at 14:48

    Olá, gostaria de saber um tema para meu livro!!!

  10. vera da penha rodrigues

    2 abril, 2014 at 17:18

    Vera da Penha – 02 de abril 2014. É muito importante o passo a passo, para se escrever literatura infantil, pois o autor tem que se inteirar não só da faixa etária, quanto do assunto a ser abordado a esse público alvo. Tenho a intenção de escrever um livro infantil para crianças de 6 e 7 anos. Se começar não quero parar quero ir até as últimas linhas. Pretendo ilustra-lo com o meus desenhos. Vou procurar mais informações, para estar bem informada no assunto.

    • vera da penha rodrigues

      2 abril, 2014 at 17:19

      Vera da Penha – 02 de abril 2014. É muito importante o passo a passo, para se escrever literatura infantil, pois o autor tem que se inteirar não só da faixa etária, quanto do assunto a ser abordado a esse público alvo. Tenho a intenção de escrever um livro infantil para crianças de 6 e 7 anos. Se começar não quero parar quero ir até as últimas linhas. Pretendo ilustra-lo com o meus desenhos. Vou procurar mais informações, para estar bem informada no assunto.

  11. olá, sou pedagoga, trabalho numa escola de educação infantil e sou simplesmente apaixonada pelo mundo da literatura e do faz de conta. Tenho umas idéias na cabeça para escrever meu próprio livro, com começo, meio e fim… mas não sei por onde começar. Tem alguma dica de qual programa de computador usar? Começo só pelo texto ou se quiser ilustrar, já vou criando as ilustraçoes tb? abraço

  12. eu quero fazer uma historia no livro

  13. Estou escrevendo meu segundo romance que precisa de, revisão e uma infinidade de cortes. Sou apaixonada por leitura. Encontrei esse blog cheio de dicas formidáveis; quero, parabenizá-lo pelo trabalho. Escrevo esse gênero no momento, foi útil.
    Abraço
    28/08/14

  14. rosenilde sousa reis

    26 novembro, 2014 at 22:17

    Olá! Sou pedagoga, trabalho na área da educação infantil/ maternal e amo o que faço! Só que observo o comportamento de cada criança relacionado ao seu conhecimento cognitivo. A dificuldade ou facilidade de cada criança interpretar ou dramatizar uma história mesmo sem saberem ler, usando apenas a questão da ESPONTENEIDADE e sua VISUALIZAÇÃO, olhando por esse lado quero muito lançar um livro voltado para esse público alvo : o maternal já até criei uma versão nova da chapeuzinho vermelho e os meus alunos amaram e eles mesmo contam a história só falta publicar, tem historias que criei para minha filha que até hoje ela lembra com bastante carinho!!! Só qro que me ajudem a dar esse grande passo em minha vida.Posso contar com vcs????um abraço!!!

    • Rosenilde,

      Posso te ajudar, basta apenas envie o seu material para o e-mail indicado para análise.
      Faço a montagem para e-book ou livro impresso.
      Pode escolher em enviar o livro já revisado ou contratar nossos serviços.
      Podemos imprimir a partir de 50 exemplares, preços competitivos.
      Com ilustração em preto e branco um pequeno acréscimo por página.
      Use nossos serviços.

  15. Tenho apenas 10 anos de idade,e quero fazer um livro sobre conhecimento para crianças.Mas tenho duvida se eu já posso escrever um livro desse tipo,ou se eu tenho que esperar até uma certa faixa etária para poder ter que começar a escrever.
    Por favor me respondam para que eu possa saber o que eu realmente tenho que fazer.
    MUITO OBRIGADA!!!!!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑