Procura informações sobre como escrever um livro infantil passo a passo? Veja algumas dicas para escrever um livro voltado para crianças de diferentes faixas etárias
Aquilo que uma criança lê, em grande parte, é responsável por moldar aspectos de sua personalidade, valores e preferências. Faz com que a imaginação da criança seja potencializada, abrindo até mesmo oportunidades para o desenvolvimento de sua criatividade.
Por esta e outras razões, escrever um livro infantil é uma das mais gratificantes realizações de um escritor. Embora seja um fato desconhecido de grande parte dos novos escritores, o mercado dos livros infantis é um dos mais competitivos para se publicar.
Para quem está se perguntando como escrever um livro infantil, é preciso seguir alguns passos preliminares. Isto ajudará o escritor a se situar no que este competitivo mercado espera dele. Entre os aspectos a serem considerados, podemos citar os abaixo:
- Familiarize-se com o mercado.
- Escolha uma faixa etária para a qual escreverá.
- Pesquise e leia livros infantis escritos para esta mesma faixa etária.
- Passe tempo com as crianças, compreendendo sua linguagem e seu modo de enxergar as coisas.
- Depois de escrever, peça a opinião de uma criança que você conhece e que pertença à faixa etária do público-alvo. Se for uma criança pequena, leia para ela e veja como reage (entusiasmada ou entediada).
Este é apenas um resumo do passo a passo para escrever um livro para crianças. Cada um deles exigirá uma atenção mais detida para se encontrar respostas para todas suas dúvidas. Os próximos posts analisarão alguns aspectos mais detalhadamente. Por enquanto, vamos nos deter na faixa etária das crianças.
Tipos de Literatura Para Diferentes Faixas Etárias
Quando se escreve para crianças, é importante ter em mente que dois ou três anos é uma diferença gigantesca. Isto quer dizer que escrever um livro para uma criança de dois anos é bem diferente de escrever para uma de cinco anos.
Por isso, é importante definir claramente quem é seu público-alvo antes de iniciar o processo de escrita.
Até 3 ou 4 anos
As imagens desempenham um forte papel em livros para esta faixa etária.
Por exemplo, livros voltados para crianças que não sabem ler (quando se espera que um adulto faça a leitura para elas) dependem fortemente das imagens para desenvolvimento do enredo.
Em geral, estes livros costumam ter poucas palavras, talvez umas 300. São livros que costumam apresentar a ideia de formas, números e cores para as crianças. Alguns podem até mesmo não ter palavras.
A criatividade de autores e editoras faz com que alguns de tais livros tenham sons, diferentes texturas, e outros mecanismos para distrair a criança.
5 e 6 anos
À medida que a faixa etária aumenta, a quantidade de palavras segue o mesmo ritmo. Aqui temos uma faixa de crianças que começa a ler por conta própria. Um livro infantil para uma criança nesta faixa etária costuma ter cerca de 1000 a 1500 palavras. Tais livros têm, em média, 32 páginas.
O autor pode começar a trabalhar com aspectos mais complexos da personalidade das personagens. Pode-se apresentar um personagem principal que consegue representar as lutas e emoções de uma criança nesta faixa etária. O uso de ilustrações continua sendo muito importante.
7 e 8 anos
Quando se quer escrever um livro infantil para crianças que possuem 7 ou 8 anos, o escritor deve ter em mente que o uso de ilustrações continua a desempenhar um importante aspecto. Pode-se até mesmo utilizar uma ilustração em cada página. No entanto, o formato passa a ser mais próximo do adulto, e o livro pode ser dividido em capítulos curtos.
Se estiver escrevendo um livro para esta faixa etária, fique à vontade para incluir diálogos e ação. No entanto, esteja atento para que os parágrafos sejam curtos. Algo em torno de duas a quatro frases.
Em média, livros para esta faixa etária alcançam as 2000 palavras.
8 a 10 anos
Livros infantis para crianças de 8 a 10 anos começam a se aproximar do que será um livro para adolescentes.
Em geral, tem entre 30 e 60 páginas. Nestes livros, você já pode utilizar os capítulos.
E quanto às ilustrações? Podem conter imagens, na maioria das vezes, porém, elas são preto-e-branco. No entanto, é bom destacar que as imagens começam a se tornar raras nesta faixa etária, e devem ser utilizadas somente em algumas páginas.
Os parágrafos ainda devem ser mantidos curtos.
10 a 12 anos
Para crianças de 10 a 12 anos, o livro pode chegar ou até mesmo passar de 100 páginas.
O foco da trama não fica mais na personagem principal. Outras personagens, as secundárias, são apresentadas e interferem de forma bastante significativa no enredo, já que são possuidoras de personalidades marcantes. Crianças desta faixa etária costumam ficar “viciadas” em personagens literários.
Além disso, as tramas são mais complexas. Os temas começam abordar aspectos mais sofisticados, desde história até a ficção científica.
Para as crianças acima de 12 anos, a temática abordada são as questões e problemas típicos dos adolescentes. É o momento em que o livro deixa a área infantil e passa a ser juvenil.
Está com dificuldades para escrever um livro infantil? Neste caso, sugiro que você faça um cursos para escritores. Assim, você receberá dicas para se tornar um escritor profissional.
at
Um romance policial sobre ética social (abordado levemente em segundo plano), sobre um casal apaixonado e muito mistério envolvendo conspiração e vingança de um vilão secreto seria demais para crianças com menos de 10 anos?
Desde já obrigada.
at
Olá. Preciso saber como registrar um livro infantil. Conto com sua ajuda. Já está pronto e corrigido. Abraços.
at
Tenho apenas 10 anos de idade,e quero fazer um livro sobre conhecimento para crianças.Mas tenho duvida se eu já posso escrever um livro desse tipo,ou se eu tenho que esperar até uma certa faixa etária para poder ter que começar a escrever.
Por favor me respondam para que eu possa saber o que eu realmente tenho que fazer.
MUITO OBRIGADA!!!!!!
at
Natieli, se quer escrever para crianças sendo mais nova, acho que fica ainda facil para voce ja que fala a lingua deles, basta achar alguem que se interesse para poder publicar. Nao há limite de idade
at
Olá! Sou pedagoga, trabalho na área da educação infantil/ maternal e amo o que faço! Só que observo o comportamento de cada criança relacionado ao seu conhecimento cognitivo. A dificuldade ou facilidade de cada criança interpretar ou dramatizar uma história mesmo sem saberem ler, usando apenas a questão da ESPONTENEIDADE e sua VISUALIZAÇÃO, olhando por esse lado quero muito lançar um livro voltado para esse público alvo : o maternal já até criei uma versão nova da chapeuzinho vermelho e os meus alunos amaram e eles mesmo contam a história só falta publicar, tem historias que criei para minha filha que até hoje ela lembra com bastante carinho!!! Só qro que me ajudem a dar esse grande passo em minha vida.Posso contar com vcs????um abraço!!!
at
Rosenilde,
Posso te ajudar, basta apenas envie o seu material para o e-mail indicado para análise.
Faço a montagem para e-book ou livro impresso.
Pode escolher em enviar o livro já revisado ou contratar nossos serviços.
Podemos imprimir a partir de 50 exemplares, preços competitivos.
Com ilustração em preto e branco um pequeno acréscimo por página.
Use nossos serviços.
at
Estou escrevendo meu segundo romance que precisa de, revisão e uma infinidade de cortes. Sou apaixonada por leitura. Encontrei esse blog cheio de dicas formidáveis; quero, parabenizá-lo pelo trabalho. Escrevo esse gênero no momento, foi útil.
Abraço
28/08/14
at
Sylvia,
Estou trabalhando com revisão.
Peça seu orçamento.
at
eu quero fazer uma historia no livro
at
olá, sou pedagoga, trabalho numa escola de educação infantil e sou simplesmente apaixonada pelo mundo da literatura e do faz de conta. Tenho umas idéias na cabeça para escrever meu próprio livro, com começo, meio e fim… mas não sei por onde começar. Tem alguma dica de qual programa de computador usar? Começo só pelo texto ou se quiser ilustrar, já vou criando as ilustraçoes tb? abraço
at
Vera da Penha – 02 de abril 2014. É muito importante o passo a passo, para se escrever literatura infantil, pois o autor tem que se inteirar não só da faixa etária, quanto do assunto a ser abordado a esse público alvo. Tenho a intenção de escrever um livro infantil para crianças de 6 e 7 anos. Se começar não quero parar quero ir até as últimas linhas. Pretendo ilustra-lo com o meus desenhos. Vou procurar mais informações, para estar bem informada no assunto.
at
Vera da Penha – 02 de abril 2014. É muito importante o passo a passo, para se escrever literatura infantil, pois o autor tem que se inteirar não só da faixa etária, quanto do assunto a ser abordado a esse público alvo. Tenho a intenção de escrever um livro infantil para crianças de 6 e 7 anos. Se começar não quero parar quero ir até as últimas linhas. Pretendo ilustra-lo com o meus desenhos. Vou procurar mais informações, para estar bem informada no assunto.
at
Olá, gostaria de saber um tema para meu livro!!!
at
eu acho que um livro infantil tem que ser feito com amor
at
Bom ,eu tenho 10 anos e quero escrever um Livro mas para isto estou em duvida sobre o Tema e se já tenho idade suficiente se alguém puder me responder ou me ajudar por favor me responda !!
at
Nat,
A minha neta Lulu já escreve desde os 8 anos, está com 11 anos agora.
Atualmente está com um livro pronto de uma 80 páginas mais ou menos.
Se quiser alguma informação é só escrever para o meu e-mail ou
pelo facebook.
Abraços
Manoel Amaral
at
Tenho uma ideia de começo, meio e fim de um livro que, se bem escrito… adoro ler, sempre estou ‘RUMINANDO’ alguma história. Digo isto porquê, embora tenha outros afazeres, uma boa história me acompanha durante o dia e a noite e , às vezes, preciso de alguns dias para me despedir dela.
Não sei escrever, sou muito sucinta quando conto minhas histórias, mais gostaria muito de ver minha imaginação em um conjunto de folhas de papel.Você tem alguma dica que possa me dar?
Antes que me esqueça Juliano, obrigada por está página
Um abraço
at
Lilia,
Se vc não sabe escrever encontre uma pessoa que saiba passar para o computador
as suas histórias.
Hoje tem solução para tudo. Não esqueça de uma boa revisão, com profissional
especializado (a mãe, a irmã, a sua Professora não vale).
E sucesso!
Abraços
Manoel Amaral
at
Ola. Apenas para parabeniza-lo. Amei seu trabalho, muito obrigado.
at
Queria saber como publicar livros e como é o procedimento e também dá os parabéns seu site é um máximo foi um grande prazer ler o conteúdo
at
Oi Stephanie,
Veja se os seus livros se encaixam na linha editorial de uma destas 3 editoras.
http://corrosiva.com.br/editoras/
at
SOU PEDAGOGA E QUERO ME ESPECIALIZAR EM ESCREVER LIVROS INFANTIS, PRECISO FAZER UM CURSO A RESPEITO, GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO, POR FAVOR. GOSTEI DEMAIS DAS DICAS, ME AJUDE. TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A6 ANOS.
at
Olá Isabel, infelizmente não conheço um curso que poderia lhe indicar. Sinto não poder ajudar neste aspecto! Obrigado pela visita!
at
Isabel,
Se procurar na interne vai encontrar até curso gratuito.
Tem vários, já pesquisei sobre o assunto, mas só você
poderá encontrar o que deseja.
Os meus livros são dirigidos a crianças acima de 12 anos,
estou na faixa dos Infanto-juvenis.
Abraços
Manoel Amaral
at
Olá isabel,
Acho que vc deve familiarizar-se com a escrita para internet.
Escrever tudo em maiúscula é o mesmo que estar gritando.
Já escrevi dez livros publicados, tenho dois blogs e uma netinha
de apenas 11 anos que já escreveu o seu 1º livro.
Não sou Vovô coruja, mas ela escreve MUITO BEM!
Abraços
Manoel Amaral
at
Isabel,
Na internet tem vários cursos nesta área. Basta consultar.
Tem até gratuitos.
at
por favor pais acredit nas imaginaçoens das crianças e verdade o que elas dizem
at
Primeiramente quero parabeniza-lo, pelo maravilhoso trabalho.
Sabe que sou apaixonado por livro, e assim que vi seu debate vim logo ler seu texto.
Cada vez que leio mais me entusiasmo com o mundo da leitura.
Aprender a escrever o conto infantil para as idades certas é maior forma do escritor criativo iniciar seu primeiro conto, graças ao seu texto eu posso agara ter uma ideia de como incentiva-los.
Parabéns e muito sucesso, que Deus o ilumine sempre.