Escrever microcontos é um excelente exercício para estimular a criatividade dos escritores. Veja como este formato literário pode ajudar jovens autores.
Microconto é um formato de literatura que teve as redes sociais como seu principal trampolim. Seu objetivo é compartilhar histórias que não ultrapassem os 140 caracteres. Foi uma forma de introduzir a literatura em mídias onde o conteúdo é caracterizado pela instantaneidade. Devido sua característica, os microcontos são rápidos de serem escritos e, mais ainda, de serem lidos.
O formato literário gerou comunidades de entusiastas em todo o mundo. Há hoje uma grande quantidade de sites dedicados aos microcontos, reunindo escritores que submetem suas histórias contendo, no máximo, 140 caracteres.
Microcontos – Exercício Para Estimular Criatividade
É um grande desafio para autores escreverem uma história de 140 caracteres, no máximo, com os mesmos elementos de qualquer enredo: uma apresentação, um conflito e uma resolução. E tudo isto, obviamente, sendo coroado com a criatividade.
Escrever microcontos é um excelente exercício para estimular a criatividade dos escritores. E isto não apenas no tocante às histórias em si. Mas, a limitação de caracteres induz o escritor a escolher cada palavra com tamanhas seletividade e precisão que são desconhecidas ao escrever romances e contos tradicionais.
Benefícios de Escrever Microcontos
Na prática, de que forma o escritor é beneficiado com o exercício de escrever microcontos?
- Melhora capacidade de se expressar com objetividade;
- Aprende a cortar o que é irrelevante;
- Identifica o que é realmente importante para construção de uma história, incluindo os detalhes ímpares;
- Aprende a selecionar o que precisa ser claramente expresso em uma história e o que pode ser deixado subentendido para os leitores.
Escritores já testemunharam que, após o exercício de escrever microcontos, conseguiram se expressar melhor ao voltar para seus contos e romances. Afinal, a seletividade de palavras, a objetividade, a capacidade de cortar o irrelevante, a atenção aos detalhes combinados com a trama – tudo isso também é essencial em obras literárias mais longas.
Como Criar Um Microconto
- Escreva
- Pare
- Corte
- Continue
Lembre-se que os melhores microcontos são aqueles capazes de surpreender. Embora o espaço seja curto, você não faz ideia de quão encantadoras e envolventes podem ser as histórias de, no máximo, 140 caracteres.
Portanto, depois de concluir seu exercício, você pode compartilhá-lo com o mundo. Utilize suas redes sociais, ou envie-o para sites que aceitam e publicam microcontos. Também pode utilizar o espaço dos comentários abaixo para compartilhar suas pequenas histórias.
Exemplos de Microcontos
Para exemplificar tudo o que falei até aqui, leia alguns microcontos que escrevi enquanto realizava exercícios para melhorar minha técnica narrativa:
- “Procurava por água, mas encontrou o grande amor de sua vida. Morreu de sede”.
- “Queria escrever um livro que chocasse seus leitores. Escreveu sua biografia“.
- “Costurou uma risada em seu coração. Gargalhava a cada palpitar”.
- “O jovem amou-a como jamais havia amado. Na verdade, nunca havia amado”.
- “O suicida pulou do décimo andar. Na metade do caminho, se arrependeu. Apertou rewind, voltou ao topo e foi ser feliz”.
- “– O que este conto precisa para ser um microconto? / – Bom, não precisa ter pé nem cabeça, mas é essencial ter 140 caracteres ou menos. / – Que droga, então já era”.
- “Entupia-se de comida, se embriagava, xingava, badernava, bolinava estranhas, batia o carro, e se desculpava: ‘É Natal, tempo de alegria’”.
Agora é sua vez
Quero te desafiar a escrever um microconto agora mesmo! Lembre-se: algo em torno de 140 caracteres.
Libere sua incrível criatividade e compartilhe aqui embaixo seus microcontos.