Há autores com um grande poder de produção. Você talvez conheça pessoas que escrevem com grande facilidade, gerando muito material em pouco tempo. A parte mais interessante é que uma parcela deste seleto grupo de autores prolíficos não perdem a qualidade. É exatamente isso: eles escrevem muito, escrevem rápido e escrevem bem.
Será que existem algumas boas práticas que podemos colocar em prática e que nos ajudem a escrever mais rápido e melhor? É possível que você consiga produzir em maior quantidade de textos, em um tempo relativamente curto, sem perder a qualidade?
Vantagens de Escrever Mais e Melhor
Em qualquer profissão, sabemos que um aumento da produção (e em maior velocidade) pode invariavelmente contribuir para a queda na qualidade. Isto também pode acontecer com profissionais da escrita e literatura, como redatores publicitários, cronistas, romancistas, biógrafos, ou mesmo com aqueles que só escrevem para si mesmo e para amigos.
No entanto, é preciso ter em mente que, em muitos casos, a profissão de escritor exige uma produção em larga escala. Isto significa que se você é um autor profissional ou um escritor iniciante, é preciso desenvolver a habilidade de escrever mais rápido e melhor.
Quais as grandes vantagens em escrever mais rápido?
- O autor se torna cada vez mais senhor das palavras, em vez de refém delas;
- O autor termina seu trabalho mais rápido, podendo iniciar a edição e revisão antes do prazo;
- Quanto mais rápido o autor escreve, mais ele escreve. E quanto mais ele escreve, melhor ele escreve.
Assim sendo, na prática, o que você pode fazer para escrever mais e melhor?
Escreva Todos os Dias
Algumas tarefas podem ajudá-lo neste processo. Talvez a mais importante seja escrever todos os dias. Já falei diversas vezes sobre isso aqui no blog. Se procurar dedicar-se à escrita diariamente, de forma natural, você começará a escrever mais rápido, aumentando a quantidade de palavras produzidas. Estabeleça uma meta que lhe seja razoável. Pode ser 100, 200, 500 palavras por dia. E apegue-se a este cronograma.
O detalhe agora é que você precisa estabelecer um tempo para isso. Por exemplo: escrever 500 palavras por dia em uma hora. Com o tempo, talvez perceba que consegue atingir este objetivo em menos tempo, digamos, 50 minutos. Então, você passa a ter um novo alvo: escrever 500 palavras em 50 minutos ou, talvez, 550 em uma hora.
Divida o Processo de Escrita
Muitos autores olham para a escrita como uma tarefa única. Mas isto está longe de ser verdade. Na realidade, escrever pode ser dividido em, no mínimo, três etapas:
- Encontrar a ideia, ter a inspiração;
- Colocar as ideias no “papel”;
- Revisar e corrigir.
Isto tem a ver com estabelecer prioridades e entender seu objetivo. E qual é exatamente o seu objetivo? Escrever mais em menos tempo. Ou seja, neste cronograma, não há espaço para pesquisas, busca de ideias, e muito menos para edição e revisão.
Então, voltemos ao nosso exemplo: você decidiu escrever 500 palavras em uma hora. Vamos supor que escreverá entre as 10h00 e 11h00. Isto significa que:
- Antes das 10h00 você precisa saber exatamente sobre o que vai escrever.
- Qualquer processo de edição e revisão deverá ser feito somente após as 11h00.
Quando você enxerga o processo de escrita como diversas tarefas, cada qual tendo sua hora reservada, você consegue otimizar a produção, aumentando a quantidade sem perder a qualidade.
Para Tudo, Tenha Prazos
Vai escrever um romance? Não estabeleça apenas prioridades como escrever todos os dias e escrever tantas palavras por dia. Tenha um prazo para concluir seu romance, e apegue-se a ele.
Como disse certo autor: “Você pode fazer maravilhas quando é pressionado contra a parede”.
Uma das formas de “colocar a si mesmo contra a parede” é avisar seu público (que talvez inclua somente parentes e amigos mais próximos) sobre seus projetos e prazos. Por exemplo, digamos que você está escrevendo sua biografia. Avise seus amigos e familiares:
“Povo lindo e fofo do meu coração, no dia 2 de Fevereiro de 2017, vocês receberão por e-mail a minha biografia”
Aí meu velho, é correr contra o relógio. E você terá o apoio de muitas pessoas lhe cobrando a medida que o grande dia se aproxima. Não ouse decepcioná-los!
Mais e Melhor
Lembre-se que escrever mais rápido é apenas parte do desafio. A outra, ainda mais importante, é não perder a qualidade. Afinal, de que adianta produzir uma maior quantidade de palavras ao mesmo tempo que os textos se tornam cansativos, com falta de coesão e pouco originais?
No entanto, se você levar em consideração as dicas acima, poderá em pouco tempo desenvolver esta qualidade.
Assim, lembre-se:
- Escreva todos os dias;
- Defina uma quantidade de palavras para escrever por hora, um conjunto de horas, ou por dia;
- Divida o processo (inspiração, escrita e revisão);
- Tenha prazos e certifique-se de comunicá-los ao seu público.
Durante estes exercícios, não tente se comparar a mim ou ao Zé da padaria. Você precisa se comparar a si mesmo. Ou seja, quão rápido você está escrevendo hoje em relação ao que escreveu ontem?
À medida que exercitar sua escrita, escrevendo mais e em menos tempo, verá que a qualidade acompanhará este processo.
E qual sua opinião? Acha que a velocidade de sua escrita é lenta? Acha uma luta árdua escrever mais rápido sem perder a qualidade?