Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Escrever Mais Rápido e Melhor

Há autores com um grande poder de produção. Você talvez conheça pessoas que escrevem com grande facilidade, gerando muito material em pouco tempo. A parte mais interessante é que uma parcela deste seleto grupo de autores prolíficos não perdem a qualidade. É exatamente isso: eles escrevem muito, escrevem rápido e escrevem bem.

Será que existem algumas boas práticas que podemos colocar em prática e que nos ajudem a escrever mais rápido e melhor? É possível que você consiga produzir em maior quantidade de textos, em um tempo relativamente curto, sem perder a qualidade?

Vantagens de Escrever Mais e Melhor

Em qualquer profissão, sabemos que um aumento da produção (e em maior velocidade) pode invariavelmente contribuir para a queda na qualidade. Isto também pode acontecer com profissionais da escrita e literatura, como redatores publicitários, cronistas, romancistas, biógrafos, ou mesmo com aqueles que só escrevem para si mesmo e para amigos.

No entanto, é preciso ter em mente que, em muitos casos, a profissão de escritor exige uma produção em larga escala. Isto significa que se você é um autor profissional ou um escritor iniciante, é preciso desenvolver a habilidade de escrever mais rápido e melhor.

Quais as grandes vantagens em escrever mais rápido?

  • O autor se torna cada vez mais senhor das palavras, em vez de refém delas;
  • O autor termina seu trabalho mais rápido, podendo iniciar a edição e revisão antes do prazo;
  • Quanto mais rápido o autor escreve, mais ele escreve. E quanto mais ele escreve, melhor ele escreve.

Assim sendo, na prática, o que você pode fazer para escrever mais e melhor?

Escreva Todos os Dias

Algumas tarefas podem ajudá-lo neste processo. Talvez a mais importante seja escrever todos os dias. Já falei diversas vezes sobre isso aqui no blog. Se procurar dedicar-se à escrita diariamente, de forma natural, você começará a escrever mais rápido, aumentando a quantidade de palavras produzidas. Estabeleça uma meta que lhe seja razoável. Pode ser 100, 200, 500 palavras por dia. E apegue-se a este cronograma.

O detalhe agora é que você precisa estabelecer um tempo para isso. Por exemplo: escrever 500 palavras por dia em uma hora. Com o tempo, talvez perceba que consegue atingir este objetivo em menos tempo, digamos, 50 minutos. Então, você passa a ter um novo alvo: escrever 500 palavras em 50 minutos ou, talvez, 550 em uma hora.

Divida o Processo de Escrita

Muitos autores olham para a escrita como uma tarefa única. Mas isto está longe de ser verdade. Na realidade, escrever pode ser dividido em, no mínimo, três etapas:

  • Encontrar a ideia, ter a inspiração;
  • Colocar as ideias no “papel”;
  • Revisar e corrigir.

Isto tem a ver com estabelecer prioridades e entender seu objetivo. E qual é exatamente o seu objetivo? Escrever mais em menos tempo. Ou seja, neste cronograma, não há espaço para pesquisas, busca de ideias, e muito menos para edição e revisão.

Então, voltemos ao nosso exemplo: você decidiu escrever 500 palavras em uma hora. Vamos supor que escreverá entre as 10h00 e 11h00. Isto significa que:

  • Antes das 10h00 você precisa saber exatamente sobre o que vai escrever.
  • Qualquer processo de edição e revisão deverá ser feito somente após as 11h00.

Quando você enxerga o processo de escrita como diversas tarefas, cada qual tendo sua hora reservada, você consegue otimizar a produção, aumentando a quantidade sem perder a qualidade.

Para Tudo, Tenha Prazos

Escrever mais rápido e melhorNada move um escritor tanto quanto estabelecer e apegar-se a prazos. Este é um dos fatores que costumam separar escritores profissionais dos amadores.

Vai escrever um romance? Não estabeleça apenas prioridades como escrever todos os dias e escrever tantas palavras por dia. Tenha um prazo para concluir seu romance, e apegue-se a ele.

Como disse certo autor: “Você pode fazer maravilhas quando é pressionado contra a parede”.

Uma das formas de “colocar a si mesmo contra a parede” é avisar seu público (que talvez inclua somente parentes e amigos mais próximos) sobre seus projetos e prazos. Por exemplo, digamos que você está escrevendo sua biografia. Avise seus amigos e familiares:

“Povo lindo e fofo do meu coração, no dia 2 de Fevereiro de 2017, vocês receberão por e-mail a minha biografia”

Aí meu velho, é correr contra o relógio. E você terá o apoio de muitas pessoas lhe cobrando a medida que o grande dia se aproxima. Não ouse decepcioná-los!

Mais e Melhor

Lembre-se que escrever mais rápido é apenas parte do desafio. A outra, ainda mais importante, é não perder a qualidade. Afinal, de que adianta produzir uma maior quantidade de palavras ao mesmo tempo que os textos se tornam cansativos, com falta de coesão e pouco originais?

No entanto, se você levar em consideração as dicas acima, poderá em pouco tempo desenvolver esta qualidade.

Assim, lembre-se:

  • Escreva todos os dias;
  • Defina uma quantidade de palavras para escrever por hora, um conjunto de horas, ou por dia;
  • Divida o processo (inspiração, escrita e revisão);
  • Tenha prazos e certifique-se de comunicá-los ao seu público.

Durante estes exercícios, não tente se comparar a mim ou ao Zé da padaria. Você precisa se comparar a si mesmo. Ou seja, quão rápido você está escrevendo hoje em relação ao que escreveu ontem?

À medida que exercitar sua escrita, escrevendo mais e em menos tempo, verá que a qualidade acompanhará este processo.

E qual sua opinião? Acha que a velocidade de sua escrita é lenta? Acha uma luta árdua escrever mais rápido sem perder a qualidade?

10 Comments

  1. Tem dias que escrevo mais de 4.000 palavras, mas para que tenham qualidade preciso estar muito inspirada, em contrapartida, tem dias que não estou inspirada e escrevo umas 1.000 palavras ou um pouco menos, enfim, me considero razoável olhando o número de palavras, mas lenta em relação aos dias que passam.

    • Juliano Martinz

      22 dezembro, 2016 at 10:49

      Uma média excelente, Rafaela. Evidentemente, precisamos levar em consideração que não somos produtivos, nem estamos inspirados todos os dias.

  2. gosto muito de suas dicas , me ajudou muito .

  3. Virtual Private Servers

    24 março, 2017 at 06:24

    Seja para tomar nota mais rapidamente ou terminar um trabalho antes que o prazo acabe, escrever mais rapido nao e tao dificil.

  4. Paula Cunha

    6 maio, 2018 at 19:04

    Eu gostaria muito de conseguir escrever um livro sobre a minha história desde o dia em que vim ao mundo e fui logo abandonada , mas ainda não sei como começar a escrever.

  5. Quero escrever minha autobiografia. Tenho 40 anos e acho que muitos fatos poderá não ser lembrado depois de tanto tempo. Como escrever uma autobiografia fidedigna?

  6. Eu escrevi um livro em uns 7 meses a 1 ano em 2002.
    Minha biografia a caneta e punho. Não sabia quase nada, me deu vontade e eu comecei e terminei.
    Lendo agora, fiz exatamente como diz aqui, todos os dias eu queria escrever mais e mais a cada dia, mas avia dias que eu chorava muito ao relembrar de muitas coisas, ficava depressiva e muito mau, no outro dia eu sentia que psicologicamente não teria condições pois não aguentaria aquela carga consecutiva, porque sabia que o assunto mexeria muito comigo, nossa!
    Foi legal, mas não foi fácil sozinha….
    Nem li novamente, guardei e agora quero prosseguir.
    Gostaria de passar a limpo e corrigir, mas não gosto de escrever no computador…
    Posso passar a limpo novamente com caneta?
    Esse negócio de PC me tira a inspiração e o foco não sei porque.
    O que faço?
    Algumas folhas a escrita já está passando da frente para o verso e misturando as palavras…preciso ser rápida.
    Pode me dizer o que devo fazer .
    Posso escrever novamente a punho?
    A editora aceita?
    Eu não entendo, desculpe!
    Gratidão!👃

    • Juliano Martinz

      8 novembro, 2019 at 16:41

      Olá Dora! As editoras não costumam receber textos escritos à mão para avaliação. Se preferir escrever assim, visando foco, o ideal seria pedir para alguém digitar o texto final no computador.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2019 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑