Há autores com um grande poder de produção. Você talvez conheça pessoas que escrevem com grande facilidade, gerando muito material em pouco tempo. A parte mais interessante é que uma parcela deste seleto grupo de autores prolíficos não perdem a qualidade. É exatamente isso: eles escrevem muito, escrevem rápido e escrevem bem.
Será que existem algumas boas práticas que podemos colocar em prática e que nos ajudem a escrever mais rápido e melhor? É possível que você consiga produzir em maior quantidade de textos, em um tempo relativamente curto, sem perder a qualidade?
Vantagens de Escrever Mais e Melhor
Em qualquer profissão, sabemos que um aumento da produção (e em maior velocidade) pode invariavelmente contribuir para a queda na qualidade. Isto também pode acontecer com profissionais da escrita e literatura, como redatores publicitários, cronistas, romancistas, biógrafos, ou mesmo com aqueles que só escrevem para si mesmo e para amigos.
No entanto, é preciso ter em mente que, em muitos casos, a profissão de escritor exige uma produção em larga escala. Isto significa que se você é um autor profissional ou um escritor iniciante, é preciso desenvolver a habilidade de escrever mais rápido e melhor.
Quais as grandes vantagens em escrever mais rápido?
- O autor se torna cada vez mais senhor das palavras, em vez de refém delas;
- O autor termina seu trabalho mais rápido, podendo iniciar a edição e revisão antes do prazo;
- Quanto mais rápido o autor escreve, mais ele escreve. E quanto mais ele escreve, melhor ele escreve.
Assim sendo, na prática, o que você pode fazer para escrever mais e melhor?
Escreva Todos os Dias
Algumas tarefas podem ajudá-lo neste processo. Talvez a mais importante seja escrever todos os dias. Já falei diversas vezes sobre isso aqui no blog. Se procurar dedicar-se à escrita diariamente, de forma natural, você começará a escrever mais rápido, aumentando a quantidade de palavras produzidas. Estabeleça uma meta que lhe seja razoável. Pode ser 100, 200, 500 palavras por dia. E apegue-se a este cronograma.
O detalhe agora é que você precisa estabelecer um tempo para isso. Por exemplo: escrever 500 palavras por dia em uma hora. Com o tempo, talvez perceba que consegue atingir este objetivo em menos tempo, digamos, 50 minutos. Então, você passa a ter um novo alvo: escrever 500 palavras em 50 minutos ou, talvez, 550 em uma hora.
Divida o Processo de Escrita
Muitos autores olham para a escrita como uma tarefa única. Mas isto está longe de ser verdade. Na realidade, escrever pode ser dividido em, no mínimo, três etapas:
- Encontrar a ideia, ter a inspiração;
- Colocar as ideias no “papel”;
- Revisar e corrigir.
Isto tem a ver com estabelecer prioridades e entender seu objetivo. E qual é exatamente o seu objetivo? Escrever mais em menos tempo. Ou seja, neste cronograma, não há espaço para pesquisas, busca de ideias, e muito menos para edição e revisão.
Então, voltemos ao nosso exemplo: você decidiu escrever 500 palavras em uma hora. Vamos supor que escreverá entre as 10h00 e 11h00. Isto significa que:
- Antes das 10h00 você precisa saber exatamente sobre o que vai escrever.
- Qualquer processo de edição e revisão deverá ser feito somente após as 11h00.
Quando você enxerga o processo de escrita como diversas tarefas, cada qual tendo sua hora reservada, você consegue otimizar a produção, aumentando a quantidade sem perder a qualidade.
Para Tudo, Tenha Prazos
Nada move um escritor tanto quanto estabelecer e apegar-se a prazos. Este é um dos fatores que costumam separar escritores profissionais dos amadores.
Vai escrever um romance? Não estabeleça apenas prioridades como escrever todos os dias e escrever tantas palavras por dia. Tenha um prazo para concluir seu romance, e apegue-se a ele.
Como disse certo autor: “Você pode fazer maravilhas quando é pressionado contra a parede”.
Uma das formas de “colocar a si mesmo contra a parede” é avisar seu público (que talvez inclua somente parentes e amigos mais próximos) sobre seus projetos e prazos. Por exemplo, digamos que você está escrevendo sua biografia. Avise seus amigos e familiares:
“Povo lindo e fofo do meu coração, no dia 2 de Fevereiro de 2017, vocês receberão por e-mail a minha biografia”
Aí meu velho, é correr contra o relógio. E você terá o apoio de muitas pessoas lhe cobrando a medida que o grande dia se aproxima. Não ouse decepcioná-los!
Mais e Melhor
Lembre-se que escrever mais rápido é apenas parte do desafio. A outra, ainda mais importante, é não perder a qualidade. Afinal, de que adianta produzir uma maior quantidade de palavras ao mesmo tempo que os textos se tornam cansativos, com falta de coesão e pouco originais?
No entanto, se você levar em consideração as dicas acima, poderá em pouco tempo desenvolver esta qualidade.
Assim, lembre-se:
- Escreva todos os dias;
- Defina uma quantidade de palavras para escrever por hora, um conjunto de horas, ou por dia;
- Divida o processo (inspiração, escrita e revisão);
- Tenha prazos e certifique-se de comunicá-los ao seu público.
Durante estes exercícios, não tente se comparar a mim ou ao Zé da padaria. Você precisa se comparar a si mesmo. Ou seja, quão rápido você está escrevendo hoje em relação ao que escreveu ontem?
À medida que exercitar sua escrita, escrevendo mais e em menos tempo, verá que a qualidade acompanhará este processo.
E qual sua opinião? Acha que a velocidade de sua escrita é lenta? Acha uma luta árdua escrever mais rápido sem perder a qualidade?
at
Eu escrevi um livro em uns 7 meses a 1 ano em 2002.
Minha biografia a caneta e punho. Não sabia quase nada, me deu vontade e eu comecei e terminei.
Lendo agora, fiz exatamente como diz aqui, todos os dias eu queria escrever mais e mais a cada dia, mas avia dias que eu chorava muito ao relembrar de muitas coisas, ficava depressiva e muito mau, no outro dia eu sentia que psicologicamente não teria condições pois não aguentaria aquela carga consecutiva, porque sabia que o assunto mexeria muito comigo, nossa!
Foi legal, mas não foi fácil sozinha….
Nem li novamente, guardei e agora quero prosseguir.
Gostaria de passar a limpo e corrigir, mas não gosto de escrever no computador…
Posso passar a limpo novamente com caneta?
Esse negócio de PC me tira a inspiração e o foco não sei porque.
O que faço?
Algumas folhas a escrita já está passando da frente para o verso e misturando as palavras…preciso ser rápida.
Pode me dizer o que devo fazer .
Posso escrever novamente a punho?
A editora aceita?
Eu não entendo, desculpe!
Gratidão!👃
at
Olá Dora! As editoras não costumam receber textos escritos à mão para avaliação. Se preferir escrever assim, visando foco, o ideal seria pedir para alguém digitar o texto final no computador.
at
Quero escrever minha autobiografia. Tenho 40 anos e acho que muitos fatos poderá não ser lembrado depois de tanto tempo. Como escrever uma autobiografia fidedigna?
at
Olá Moraes,
Escrevi um e-book que pode ser de ajuda nesta tarefa:
http://bit.ly/2LATPSF
at
Eu gostaria muito de conseguir escrever um livro sobre a minha história desde o dia em que vim ao mundo e fui logo abandonada , mas ainda não sei como começar a escrever.
at
Seja para tomar nota mais rapidamente ou terminar um trabalho antes que o prazo acabe, escrever mais rapido nao e tao dificil.
at
gosto muito de suas dicas , me ajudou muito .
at
Tem dias que escrevo mais de 4.000 palavras, mas para que tenham qualidade preciso estar muito inspirada, em contrapartida, tem dias que não estou inspirada e escrevo umas 1.000 palavras ou um pouco menos, enfim, me considero razoável olhando o número de palavras, mas lenta em relação aos dias que passam.
at
Uma média excelente, Rafaela. Evidentemente, precisamos levar em consideração que não somos produtivos, nem estamos inspirados todos os dias.
at
concordo, um dia acordei e não consigo mais escrever sem inspiração