Ícone do site Corrosiva

Microcontos – Exercício Para Estimular Criatividade de Escritores

Microcontos

Escrever microcontos é um excelente exercício para estimular a criatividade dos escritores. Veja como este formato literário pode ajudar jovens autores.


Microconto é um formato de literatura que teve as redes sociais como seu principal trampolim. Seu objetivo é compartilhar histórias que não ultrapassem os 140 caracteres. Foi uma forma de introduzir a literatura em mídias onde o conteúdo é caracterizado pela instantaneidade. Devido sua característica, os microcontos são rápidos de serem escritos e, mais ainda, de serem lidos.

O formato literário gerou comunidades de entusiastas em todo o mundo. Há hoje uma grande quantidade de sites dedicados aos microcontos, reunindo escritores que submetem suas histórias contendo, no máximo, 140 caracteres.

Microcontos – Exercício Para Estimular Criatividade

É um grande desafio para autores escreverem uma história de 140 caracteres, no máximo, com os mesmos elementos de qualquer enredo: uma apresentação, um conflito e uma resolução. E tudo isto, obviamente, sendo coroado com a criatividade.

Escrever microcontos é um excelente exercício para estimular a criatividade dos escritores. E isto não apenas no tocante às histórias em si. Mas, a limitação de caracteres induz o escritor a escolher cada palavra com tamanhas seletividade e precisão que são desconhecidas ao escrever romances e contos tradicionais.

Benefícios de Escrever Microcontos

Na prática, de que forma o escritor é beneficiado com o exercício de escrever microcontos?

Escritores já testemunharam que, após o exercício de escrever microcontos, conseguiram se expressar melhor ao voltar para seus contos e romances. Afinal, a seletividade de palavras, a objetividade, a capacidade de cortar o irrelevante, a atenção aos detalhes combinados com a trama – tudo isso também é essencial em obras literárias mais longas.

Como Criar Um Microconto

Para aqueles dentre vocês que são jovens autores, o que acham de desafiar a si mesmos e estimular suas habilidades de escrita por criar um microconto? De forma bastante simplista, o processo pode ser definido assim:

Lembre-se que os melhores microcontos são aqueles capazes de surpreender. Embora o espaço seja curto, você não faz ideia de quão encantadoras e envolventes podem ser as histórias de, no máximo, 140 caracteres.

Portanto, depois de concluir seu exercício, você pode compartilhá-lo com o mundo. Utilize suas redes sociais, ou envie-o para sites que aceitam e publicam microcontos. Também pode utilizar o espaço dos comentários abaixo para compartilhar suas pequenas histórias.

Exemplos de Microcontos

Para exemplificar tudo o que falei até aqui, leia alguns microcontos que escrevi enquanto realizava exercícios para melhorar minha técnica narrativa:

Agora é sua vez

Quero te desafiar a escrever um microconto agora mesmo! Lembre-se: algo em torno de 140 caracteres.

Libere sua incrível criatividade e compartilhe aqui embaixo seus microcontos.

Sair da versão mobile