Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Guia completo para criar um Plano de aula de leitura e literatura para o ano letivo de 2021

Conheça algumas propostas de planos de aula de leitura e interpretação de textos. Textos atuais, que “falam” com os jovens

A literatura é um poderoso recursos para estimular a mente dos alunos em sala de aula. Por meio de textos presentes no universo literário é possível expô-los a diversos temas, desde o básico até assuntos complexos.

Seja por meio de pequenas crônicas ou contos, ou mesmo longos romances, os alunos têm sua visão ampliada: são arrancados da sala de aula e suas quatro paredes, e levados para outras dimensões, outras realidades. Novos mundos, novas ideias, intensidades até então desconhecidas.

Por isso, um plano de aula de leitura e interpretação de textos é uma influência poderosa, sendo capazes de auxiliá-los a compreender e expressar suas ideias e sentimentos mais íntimos.

E-book com conteúdo completo para aulas de literatura e redação (para professores efetivos, iniciantes e substitutos)

Desenvolvi este plano de aula como um roteiro para professores ensinarem literatura e redação em sala de aula (presencial ou virtual).

Ele está voltado para o ensino médio e fundamental.

Confira o conteúdo do plano de aula:

* Diversas propostas de escrita (exercícios para estimular criatividade)
* Conversas e redação sobre temas atuais
* Plano de aula sobre textos literários
* Exercícios para ensinar os alunos a escrever com emoção
* Exercícios para ajudar alunos a escrever como escritores profissionais
* Textos para leitura e interpretação
* Exemplos para encenar textos literários
* Dicas para envolver alunos nas aulas online
* Diversas crônicas para utilizar nas aulas de literatura
* Página exclusiva para seus alunos publicarem os textos escritos em sala de aula.

Valor do e-book: R$ 4,90

Garantia de 7 dias – Professor(a), se o produto não for o que espera, você pode solicitar reembolso integral.

Este plano de aula foi desenvolvido para:

  • Professores permanentes
  • Professores substitutos e iniciantes

Como fazer um plano de aula – Dicas gratuitas para aula de literatura e redação

O plano de aula mencionado acima é um guia completo para professores de literatura e redação.

Mas aqui também compartilho exercícios e dicas para você utilizar no ensino médio e fundamental.

  1. Desenvolver capacidade de interpretação
  2. Avaliar capacidade interpretativa
  3. Uso de poema em sala de aula
  4. Plano de aula sobre textos literários

1. Desenvolver capacidade de interpretação de textos

O uso de literatura em sala de aula permite que os alunos compreendam melhor a rica língua portuguesa, além de estimular sua capacidade interpretativa.

Os textos e contos abaixo são excelentes para usar em seu plano de aula sobre textos literários. Veja como eles exploram a capacidade interpretativa, estimulando os alunos a interpretarem ambientes, situações, personagens, diálogos, etc.

Você pode usar os textos acima em suas aulas de leitura e literatura. Eles serão úteis para estimular a imaginação dos alunos, desenvolver sua habilidade crítica e aumentar a consciência emocional.

Depois de apresentar o texto para os alunos, peça que eles expliquem o que entenderam. Faça com que eles encontrem uma aplicação para a vida real dos simbolismos usados no texto.

Você também vai notar que estas crônicas são de ajuda para familiarizar os alunos com a riqueza gramatical da língua portuguesa. Por isso, vale a pena utilizá-los em seu plano de aula de português.

2. Avaliar capacidade interpretativa dos alunos

Pode ser que você, professor(a), não tenha muitas opções quanto aos textos que serão trabalhados em sala de aula. Em seu cronograma de aula, pode ser que textos individuais e livros já estejam previamente determinados.

No entanto, se você tiver uma certa autonomia quanto aos textos e livros que utilizará com seus alunos, é importante considerar a capacidade interpretativa deles. O que você deve avaliar? É preciso considerar fatores sociais e culturais para determinar até que ponto os textos e livros atingirão o objetivo proposto.

Assim, professor(a), pergunte-se:

  • Meus alunos estão familiarizados com as normas ortográficas e gramaticais? São capazes de identificar deturpações gramaticais e ortográficas, em muitos casos, quando o autor as utiliza propositalmente com algum objetivo?
  • Ao ser exposto a este livro ou texto, meus alunos serão capazes de compreender a mensagem que está sendo transmitida?
  • A linguagem é de fácil assimilação?
  • Os alunos ficarão envolvidos com o texto ou é possível que se sintam desmotivados diante da linguagem totalmente estrangeira ao seu cotidiano?
  • Caso a linguagem seja complexa, o texto é envolvente a ponto de estimular os alunos a procurarem se aprofundar nele?

3. Usar poemas em sala de aula

Ao lecionar literatura em sala de aula, é provável que já tenha utilizado poemas na grade curricular.  Muitos alunos não conseguem compreender qual o valor de estudar poemas. Mas há grandes vantagens intelectuais e emocionais para o uso deste estilo literário em sala de aula. Alguns deles são:

  • Entender como a língua está sujeita a mudanças;
  • Compreender que, em algumas situações, palavras podem ser inventadas;
  • Ensinar o aluno a utilizar metáforas para se expressar;
  • Mostrar que, embora haja regras ortográficas e gramaticais, a expressão de pensamentos e sentimentos permite exceções e quebra de padrões;
  • Especialmente em uma sociedade onde pessoas são induzidas a esconder suas emoções, os poemas exercem uma influência oposta, demonstrando o valor deste tipo de expressão;
  • Poemas são excelentes para potencializar a mentalidade interpretativa dos alunos. Isto porque eles são obrigados a sair da zona de conforto dos textos literais, e se concentrar no significado simbólico das palavras utilizadas no texto poético.

Veja o exemplo de um poema com riqueza estética para ser usado em um plano de aula:

Tardo Toque

No meu e-book Plano de Aula – Literatura e Redação utilizo alguns poemas de minha autoria como ferramentas para estímulo da capacidade interpretativa dos alunos. 

Apresento, inclusive, alguns exercícios bem interessantes onde os alunos precisam encenar poemas.

4. Utilizar plano de aula sobre textos literários

Quais são alguns exercícios que os professores de língua e literatura podem utilizar em sala de aula? Um plano de aula sobre textos literários envolve as seguintes atividades:

  1. Análise: avaliar a linguagem utilizada pelo autor, e quais são as ideias centrais transmitidas por ele;
  2. Comparação: os alunos são expostos a dois textos de autores diferentes e comparam como as ideias correspondem e se diferenciam;
  3. Ampliação: os alunos devem ampliar a história. Por exemplo, podem ser desafiados a continuar a narração depois que a história chega ao seu fim;
  4. Redução: eliminar elementos do texto sem prejudicar a contextualização das ideias e eventos;
  5. Alternância: nesta atividade, os alunos devem alternar o formato literário do texto trabalhado. Por exemplo, transformar um poema em um conto. Ou transformar uma crônica em um poema.

Adquira o plano de aula de leitura, literatura e redação 2020

Estes são apenas alguns exemplos simples e práticos para utilizar nas aulas de literatura e redação.

Mas se você quiser um guia completo para suas aulas de Literatura, recomendo o e-book Plano de Aula – Leitura, redação e literatura. Aqui apresento dicas utilizadas por escritores profissionais para estimular a criatividade.

Muitas das crônicas utilizadas neste livro digital abordam temas atuais, como internet e redes sociais. Isto facilita o envolvimento de alunos do ensino médio e fundamental com os textos, prendendo sua atenção.

Assim, não importa se você é um professor efetivo ou esteja procurando um plano de aula para professores substitutos, este guia vai te ajudar.

1 Comment

  1. Edivania De Lima SOUZA

    at

    Muito bom o conteúdo .

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2021 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑