Ícone do site Corrosiva

Escreva Todos os Dias

Como ser um escritor? Como desenvolver a criatividade? Um exercício vital para isso é escrever todos os dias

Um dos segredos para se alcançar bons resultados como um escritor é ser prolífero. Em outras palavras, o escritor precisa ser marcado pela abundante inventividade e produtividade. Resumidamente, isto significa escrever todos os dias.

Para muitos, isto é um desafio gigantesco. Daqueles capazes de nos fazer esconder, trêmulos, debaixo da cama. Mas há formas de conseguir superar estes desafios de uma forma que sua criatividade possa ganhar o seu merecido espaço. Como ser um escritor? Dica importantíssima: Escreva todos os dias.

Desafie-se a Escrever Mais

O primeiro segredo para escrever todos os dias é morder mais do que pode mastigar. Você precisa se comprometer a escrever mais do que está habituado. Isto não significa que a qualidade de sua escrita precise ser sacrificada. Mas você talvez precisa dar passos mais largos do que está habituado. Por que isso é importante? Porque, como bons e frágeis seres humanos, somos muitas vezes nocauteados pelo nosso medo, e ele nos faz atribuir limites muito mais restritivos do que nossa produtividade é capaz. Em outras palavras, não dá para confiar em si mesmo. Sabe esta voz em sua mente, dizendo: “Basta, cara! Esse é o seu máximo”? Acredite: é uma tremenda de uma sacana mentirosa. Se você acha que pode produzir tanto por dia, pode acreditar, você é capaz de produzir um pouco mais.

Então, desafie-se. E comprometa-se a escrever mais do que está habituado. Você precisa testar seus limites. E acredito que irá se surpreender com sua capacidade e produtividade.

Use Todas as Ferramentas Para Escrever

Um dos segredos para conseguir escrever todos os dias é explorar todos os mecanismos para isso. Se você escreve apenas no computador, isto pode limitá-lo de forma considerável – sempre que estiver longe do computador, sua produtividade vem a zero. Algemas nas mãos, algemas no cérebro.

Por isso, parceiro, arregace as mangas e explore outras formas para expelir sua criatividade: escreva no computador, em seu tablet, no caderno, no papel de pão respingado de margarina em cima de sua mesa.

Não Seja Refém da Inspiração

Inspiração é algo que ajuda muito, mas não dependa disso para escrever. Muitos escritores permitem-se travar enquanto não descobrem como encontrar inspiração. Porém, se não se sentir inspirado, escreva ainda assim. Escreva sobre qualquer coisa, ainda que seja apenas uma descrição do que há ao seu redor, ou de como a falta de assunto te deixa com os nervos à flor da pele. Todas as circunstâncias e experiências em sua vida são peças potenciais como tópicos para seus textos e livros.

Isso não significa escrever muito; o que quero dizer é: escreva com frequência. É melhor escrever dez minutos por dia, do que escrever durante uma hora, todos os domingos. Ninguém espera perder 10 quilos em um único dia, na academia. A ideia é a frequência. E depois disso usar de disciplina para que isso seja feito com persistência.

Reescreva Velhos Textos

Será que não consegue achar algum caderno fedendo a mofo dentro do seu guarda-roupa? (apenas entre nós, eu tenho alguns, já com as folhas amarelo-esverdeadas).Será que não há uma pasta em seu computador que armazena alguns textos que começou anos atrás, antes que fossem rendidos pelas intempéries da vida? Há escritores que encontram matéria-prima até mesmo em e-mails trocados com amigos. Isto não significa se curvar ante à falta de inspiração, mas polir pequenas obras-primas que foram injustamente esquecidas, e que só precisam de algumas mudanças para se tornarem devidamente apresentáveis.

Comece Agora

Este é um dos melhores conselhos. O grande inimigo da aplicação de qualquer dica como as apresentadas neste blog é pensar: “Vou começar amanhã”. Corta essa! Não estamos falando de regime. E nem de um novo passatempo. É preciso deixar de encarar escrever um livro como um hobby que fazemos nas horas de folga – escrever precisa ser um hábito. Uma essência. Um elixir. Inspire letras, expire palavras, respire frases.

Há algum projeto que você está adiando? Um ou alguns romances em ebook, um livro de contos e crônicas, ou mesmo um livro de poemas? Não espere até amanhã. Comece agora. Ou seu ânimo acabará ficando amarelo-esverdeadas como as páginas dos meus cadernos de poesia.

Conclusão

Não encare escrever como um passatempo. Esta deve ser sua tarefa, sua disciplina.

Como acontece com a maioria das habilidades de nossa vida, quanto mais você pratica, mais fácil fica. Ser produtivo é uma questão de disciplina. O corpo precisa de tempo para cicatrizar. Os músculos precisam de tempo para se desenvolver. E podemos dizer o mesmo sobre essa massa fascinante que se desenvolve dentro de nosso crânio.

Com o passar dos dias e meses, a dura tarefa se tornará uma prazerosa rotina. E logo você vai ver que escrever não é mais o desafio. E sim, a grande solução.

Sair da versão mobile