Criar personagens inesquecíveis é talvez o elemento mais divertido ao escrever um romance. É a oportunidade de dar vida àquilo que só vive em nossa imaginação. É a possibilidade de conferir aos leitores a chance de se depararem com situações com as quais se identificam. A chance de criarmos algo capaz de realizar coisas que pessoas comuns tanto querem, mas não o fazem por falta de oportunidade ou coragem.
No entanto, para que as personagens tenham características que sejam inesquecíveis, para que sejam entalhadas no carvalho de nossa memória, é importante estabelecer e seguir padrões ao criá-las. Veja os três principais elementos de uma personagem inesquecível e como criá-los.
Características Dominantes
A elaboração de uma personagem inesquecível começa pela definição de suas características principais. São estas características que a moldam do início ao fim do romance. Ao definir estas características, você precisa levar em consideração alguns fatores.
- As características devem ser consistentes: são tais qualidades e defeitos que irão conceder direção à sua personagem ao longo do enredo. Portanto, precisam ser elementos bem distintivos e consistentes, capazes de inclinarem a personagem em uma ou outra direção. Definir uma personagem com uma característica dominante vaga, que não influencia a trama, é perda de tempo e de espaço útil no papel.
- Traços dominantes: faça uma lista com os principais traços de sua personagem. Não deve ser uma lista longa. Pense em três ou quatro características, e já estaremos bem abastecidos. Elas precisam ser apresentadas logo no início do romance. O melhor seria colocar a personagem em situações em que estas características possam ser demonstradas na prática. Não deixe para destacar um traço dominante na metade do livro. Lembre-se que as situações ao longo do romance devem colocar estas características a prova. Se estiver escrevendo sobre um detetive inteligente, então, os casos que ele precisará solucionar devem ser situações que desafiem sua inteligência.
- Os traços não devem ser conflitantes: dizer que ele ou ela é competente no que faz e, em outros trechos do livro, destacar que se trata de alguém com falta de confiança tornará sua personagem míope, sem uma clara definição. Personagens inesquecíveis precisam ser verossímeis, ainda que vivendo em um mundo de fantasias. A única exceção a isto é quando os traços mudam de acordo com os acontecimentos no enredo.
Além disso, tome cuidado para não exagerar nos elementos positivos de sua personagem, tornando-a imbatível. Se criar uma personagem que é corajosa, inteligente, forte e cruel, dificilmente encontrará algo na trama que seja capaz de desafiá-la.
Características Secundárias
Uma vez estabelecidos os traços principais é o momento de adicionar complexidade às suas personagens. Tratam-se de características que preenchem lacunas, dando-lhe uma charmosa profundidade. Não são traços que entram em conflito com as qualidades dominantes. Como mencionado, são apenas características que preenchem as lacunas. Por exemplo, a personagem pode ser amante de carros, conhecedora de história, ou mesmo apreciadora de decoração. E, ao longo da trama, estas características secundárias serão justificadas. Lembre-se de não atribuir traços secundários apenas para preencher espaço em seus livros. Elas precisam ter um motivo para estar ali.
As Características Contrastantes
Foi destacado a necessidade de não utilizar características que entram em conflito com os elementos principais da personagem. Isto porque tais características contrastantes devem estar localizadas no nível mais baixo da personalidade dela. Trata-se de apenas um ou dois traços que tornam sua personagem mais “humana” aos olhos dos seus leitores. Elas devem ser apresentadas somente após os traços principais terem sido claramente definidos. Por exemplo, um policial corajoso, que parece não ter medo de nada, de repente se vê em apuros ao perseguir um facínora no alto de um prédio em construção – ele tem medo de altura. Um bandido que não demonstra qualquer tipo de sentimentos para com seus semelhantes, morre de amores por seu cachorrinho felpudo de estimação.
Características contrastantes dão charme às personagens. Fazem com que os leitores se aproximem mais deles. Até mesmo os super-heróis possuem estes elementos contrastantes, tais como seus pontos fracos. No entanto, é preciso usar estes pontos em pouquíssimas circunstâncias específicas. Use as características contrastantes com moderação!
Conheça Suas Personagens
Afinal, são suas crias. Você precisa conhecer suas personagens a ponto de saber qual reação ela teria em diferentes situações. Estas reações não podem ser algo improvisado – precisam estar diretamente ligados à personalidade já estabelecida com base nos três níveis destacados acima.
Estes são os passos que precisam ser dados para criar personagens inesquecíveis, que ficarão gravados na mente dos seus leitores. E este é apenas um dos elementos que torna a tarefa de escrever um livro altamente recompensadora.
at
Obrigada. isso me ajudo a ter uma ideia e como colocar a personalidade de meu personagem principal, um vilão que quer ser um héroi.
at
Seu blog é maravilhoso! Todos os dias passo por aqui.
at
Sinceramente quando eu li seu texto eu ri muito, obrigado pelos conselhos, quando li o segundo já comecei a fazer listinha de características. Realmente nossas personagens são nossas crias, ninguém os conhece melhor que nós. Meus adoráveis heróis me esperam, byee!
at
Artigo maravilhoso! Criar um personagem inesquecível é um grande desafio, mas suas dicas, clareou para mim, que estou no rumo, rsss… fico feliz com isso.
Gratidão por compartilhar.
at
As características da Aghatha são ser divertida nervosa e instavel.O que acham?
at
Como sempre, seus textos são perfeitos!! Amei!! Parabéns!! Abraços!!!
at
Gostei do seu blog, Ótimas postagens. Parabéns.
at
Olá Juliano,
o seu artigo enriqueceu-me muito. Realmente criar uma personagem marcante é muito desafiador, mas com as suas dicas tudo se torna mais simples. Obrigado por compartilhar-las. Grande abraço.
at
Obrigado Fernando…
at
Obrigado, pela dica. Dá vontade de escrever.
at
Amei este post. Sugestivo, objetivo, esclarecedor e didático. Parabéns ao autor.
at
Obrigado Carmem. Volte mais vezes…
Abraços!