Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Como Transformar Poemas em Música

Você é um poeta ou poetisa? Então deve saber que o público que aprecia os versos e poemas é muito pequeno. No entanto, você não deveria se surpreender com o que vou dizer agora: a vasta maioria das pessoas gosta de poemas… desde que seja cantado.

Milhares de brasileiros recitam poemas todos os dias, mas obviamente, embalados por uma melodia que transforma tais versos em algo totalmente novo e impactante. Este é o poder da música. Ela pode transformar seus poemas em uma outra mídia, conferir novas cores e intensidades, além de aumentar a exposição dos seus versos.

Como transformar poemas em músicaSe você possui um talento com um instrumento musical e tem uma voz que não seja tão destrutivamente desafinada como a minha, poderia pensar em musicalizar seus poemas e disponibilizá-los na internet.

Muitas das músicas que você mais ama, podem ter nascido assim, como um poema – algo que você talvez nunca venha a descobrir.

A grande verdade é que muitos escritores acham difícil que seus poemas possam um dia sejam musicalizados. Muitos detalhes precisam ser analisados, como por exemplo, tempo, ritmo, arranjo. De fato, pegar um de seus profundos poemas e combiná-lo com uma linda melodia pode ser demasiadamente complexo, mas é algo que você pode alcançar. Além da satisfação de ter seus textos embalados em uma outra roupagem, adquirindo um outro formato, poderá divulgar seus sentimentos e pensamentos para um número bem maior de pessoas.

Extraia a Melodia dos Seus Poemas

A música para um poema pode ser descoberta por ler e reler seus versos, diversas vezes. Leia-os em voz alta, leia-os em seus pensamentos. Feche os olhos ao recitá-los, e tente descobrir a melodia ideal. Ela poderá vir em um ritmo suave ou talvez como uma balada. O importante é tentar não impor um ritmo para o poema. Lembre-se: ele já nasceu com sua própria alma, e sua entonação musical só precisa ser descoberta – não criada. Medite cuidadosamente em seus versos e conseguirá descobrir qual ritmo e melodia ele expira.

Edite Seus Poemas Para Torná-los Letras de Música

Ao ler seu poema, você precisará sublinhar os trechos que são essenciais para transmitir seus pensamentos. Por que isso é necessário? Quando for colocar melodia em seus poemas, você se deparará com algo frustrante: o tempo da música não se encaixa com o tempo dos versos. Ainda que seu poema tenha versos rimados e um ritmo poderoso, você perceberá que ele não se adequará perfeitamente às medidas musicais. Trechos precisam ser cortados, palavras adicionadas. Trata-se de um quebra-cabeça que precisa ser montado com perfeição, se há de proporcionar deleite para seus ouvidos. Apenas certifique-se de que a essência do poema continue presente na peça revisada.

O passo inicial neste processo é deixar de fora as palavras extras. De modo geral, pronomes e artigos são sílabas totalmente desnecessárias, e só servem para ocupar espaço nas canções. Descarte-os sem dó.

Dependendo do tipo de canção que estiver escrevendo, você precisa realizar uma separação importante: que trecho será escolhido como refrão, e quais ficarão limitados a versos da canção. O que deve determinar isso? Em um primeiro momento, o refrão abraça o ponto alto da letra, o ápice dos seus sentimentos expressos em palavras. Portanto, você precisa selecionar os versos mais importantes do seu poema, e transformá-lo em um refrão.

No entanto, o refrão é o trecho da música mais facilmente lembrado. Esta é a parte que as pessoas irão cantarolar no chuveiro e ao comprar pão quentinho na padaria da esquina. Por isso, as palavras utilizadas no refrão precisam ser simples. Digamos, “lembráveis”. Certifique-se de ter isso em mente ao definir um refrão para suas canções.

Se não conseguir selecionar nada em seu poema que possa ser enquadrado como refrão, então, talvez seja necessário arregaçar as mangas e escrever alguns versos a mais.

Teste e Altere

É preciso ter em mente que os recursos da linguagem utilizados de forma coesa em um poema podem assumir um aspecto totalmente estranho quando transformados em canção. Você precisa testar as palavras para ver se elas continuarão a soar tão bem quando cantadas, assim como o são quando recitadas.

Dicionários são extremamente importantes neste processo já que você precisará de sinônimos mais longos ou mais curtos para substituir palavras que não encaixam na canção. Utilize também dicionários de rimas para encontrar as palavras ideais que talvez venham a lhe escapar.

Auxiliado por estas ferramentas, paciência e um pouco de talento musical você poderá ter a satisfação de divulgar seus poemas em forma de música.

55 Comments

  1. Manoelito S. Araujo

    at

    Olá, tudo bem?
    Eu escrevo poemas narrativos, na maioria em sextilha sobre os momentos atuais de acordo com os acontecimentos da vida.
    Tenho alguns que poderão ser musicalizados, mas, não tenho nenhum contato que possa analisar e ver a possibilidade de ser aproveitados como canção.
    Gostaria de ter informações de quem possa analisar isto para mim.

    • Gracinda Rodrigues Cordeiro

      at

      Gostaria de alguém para me auxiliar.

    • Walter Pasquarelli

      at

      Boa tarde.
      Eu posso ajudar.

  2. Maria Verônica de Araújo

    at

    Muito bom! Bastante informativo e explicativo.

  3. Marcelo Tomei

    at

    UAU… que matéria legal que vcs abordaram, parabéns!

    • Juliano Martinz

      at

      Obrigado pelo feedback, Marcelo. Forte abraço!

  4. Rayane

    at

    Muito bom as explicações, com toda a certeza ajudou bastante <3
    Tenho feito alguns poemas que mentalmente até penso que dariam boas músicas hehehe, mas são pensamentos momentâneos e logo volto a minha realidade hahaha.
    Gratidão pelas explicações e principalmente pela parte em que diz que todos somos capazes <3

  5. Maria Teresinha Araujo

    at

    Escrevo poesias, e letras musicais, porém não toco nem um instrumento, como
    e onde posso registrar minhas letras musicais ? Alguém sabe mr informar + ou – o valor de um registro ? estou morando no sul de sc. Meu email { m.t.araujo59@gmail.com

  6. Gonçalo Ribeiro

    at

    Eu sou musico, compositor e cantor. Estou disponível o meu email é goncalo.f.ribeiro@gmail.com

  7. Cláudio

    at

    Olá !
    Procuro profissional experiente que possa musicar um (ou uns) poema(s) de minha autoria. Prefiro estilo MPB como primeira opção, depois samba, marchinha e romântica, nessa ordem decrescente de prioridades. Grato.

  8. vilson de jesus

    at

    eu tenho algumas letras já com melodia cantadas por mim, em um cd caseiro, só precisava de um cantor interprete para transforma-la em músicas, pois não sou músico e nem toco nenhum instrumento. gostaria de ver esse sonho realizado !

  9. Janaina

    at

    Preciso de alguém para musicar e arranjar meus poemas.
    Meu email. janainagm1@hotmail.com

  10. Sérgio

    at

    Minha esposa é uma poetisa e que transforma suas poesia em músicas e fazer poesia cantada

  11. Rafaela

    at

    Uau! Nem sabia que poemas viravam música, muito interessante!
    Quem sabe eu não venha um dia a usar este recurso.
    Obrigada por disponibilizar o conteúdo.

  12. alberto gambirasio

    at

    Se precisar de um profissional para musicar e arranjar seus poemas transformando-os em belas canções, entrem em contato albertogambirasio@gmail.com
    Um forte abraço em todos.
    https://www.facebook.com/gambirasio

  13. Obrigado pelo grandioso tesouro que acabo de encontrar, é uma grande satisfação e chance de agradece-lo por essa grandiosa e monstruosa informação, muito obrigado mais uma vez.

  14. Derval Souza.

    at

    Achei maravilhosa esta explicação, também escrevo e preciso de parceria para musicalizar.
    souzadazuos@gmail.com

  15. Marcos PDR

    at

    Bom galera eu tbm eacrevo algumas poesias e tbm eatou interesaado em musicalas e se algum profissional tive interessado em fazer parceria estamos aí >> marcospdr@live.com

  16. Cleide Nayol

    at

    quero ser cantora tenho algumas letras mas nao tenho produtor e amo muito a musica desde crianca queria cantar por favor mi ajuda

  17. Boa explicação.Gostaria de acrescentar que tudo pode se transformar em boa música.
    Se precisar de um profissional para musicar e arranjar seus poemas transformando-os em belas canções, entrem em contato albertogambirasio@gmail.com
    Um forte abraço em todos.

  18. Eu amei demais as dicas e o blog. Eu escrevo tbm, vou tentar fazer uma musicas com algum poema meu e mando se conseguir. E parabens novamente pelo blog <3

  19. Tenho algumas poesias, porém nem um talento para música. Uma dessas poesias, modestia à parte pode virar um tremendo sucesso numa música boa.

  20. Preciso de alguém para musicalizar e cantar uma letra, é uma canção didática sobre os ossos da mão. Público interessado: universitários da área da Saúde que estudam Anatomia Humana. Não posso pagar. Será o início de uma parceria.

    Blog laboratório de Anatomia, o melhor da anatomia.

  21. Gostei das explicações sobre músicas para poemas. Obrigada. Gostaria de encontrar um músico que musicasse alguns poemas meus.Pertenço ao site: http://www.avspe.org.br. Um poema meu já foi musicado por um músico, virou hino da minha cidade, mas o músico morreu.
    Caso possa me indicar, fico grata.

    • Eduardo Silva

      at

      Meu nome é Eduardo, sou cantor e compositor, maestro e Prof. de Canto.
      Estou em busca de novas letras para gravação de meu CD, não quero manter todo o CD com minhas composições para não ficar tudo igual…
      Contato: 54-8429-0399.

      Abraço!

      Eduardo.

      • Kalebe Melo

        at

        olá ! Sou compositor , gostaria de saber qual é seu estilo musical ?

        • Cris

          at

          Olá estou a procura de compositores de pop internacional para fazer as melodias de minhas letras.

          obrigada!

      • Maria Leonete Lisbôa Belo

        at

        Boa tarde,

        É bom saber que alguém que estuda música(ainda que professor desta disciplina) está evitando a monotonia que se transforma em um fundo musical para a maioria das músicas de hoje. É claro que cada um tem um estilo para compor e escrever e nem sempre há compatibilidade entre o escritor e o compositor nesse sentido. Por isso, caso ainda lhe interesse, posso enviar letras registradas na B. P. Nacional para a sua apreciação. Se houver algum interesse em algumas letras poderemos registrar também um contrato de parceria musical.
        Grata pela atenção.

      • Boa tarde,

        É bom saber que alguém que estuda música(ainda que professor desta disciplina) está evitando a monotonia que se transforma em um fundo musical para a maioria das músicas de hoje. É claro que cada um tem um estilo para compor e escrever e nem sempre há compatibilidade entre o escritor e o compositor nesse sentido. Por isso, caso ainda lhe interesse, posso enviar letras registradas na B. P. Nacional para a sua apreciação. Se houver algum interesse em algumas letras poderemos registrar também um contrato de parceria musical.
        Grata pela atenção.

      • Ola. procuro um cantor compositor para musicar meus poemas. Já foi publicado em livro. quero agora criar melodias e gravar um CD.

        contato. reginaldodepontes@hotmail.com

        tel. 031. 83. 9.88346437.

      • Sebastião Amorim

        at

        Eu escrevo poemas e preciso de um cantor para musicá-los , são vários estilos e preciso de um cantor para desde românticos a sertanejo .
        Contatos pelo e- zap.(21) 991722260
        grato.

  22. Ezequiel Pinheiro

    at

    Meu caro!
    Uma forma extraordinária de explicar e incentivar, mostrando quão simples é fazer isso, bastando apenas arregaçar as mangas da camisa e seguir. Parabéns pelo seu blog, já adicionei ele em favoritos …
    abraços

  23. lucas souza

    at

    Seu comentário está aguardando moderação.
    muito bom essas dicas sou cantor e compositor e as dicas ai são excelentes e algumas coisas ditas ai me serviu e vai me ajuda muito abraços a todos…

  24. lucas souza

    at

    muito bom essas dicas sou cantor e compositor e as dicas ai são excelentes e algumas coisas ditas ai me serviu e vai me ajuda muito abraços a todos….

  25. lara

    at

    Muito bom esse blog tentei escrever uma musica foi até aprovada mais minha amiga pegou a folha e rasgou e não tinha copia mas um dia escrevo uma nova e muito bom os conselhos

  26. Luiza

    at

    Interessante o texto. Até escrevo meus poemas com essa intenção, mas é uma pena que é difícil arranjar alguém para musicá-los.

  27. REGINALDO ARAUJO DE PONTES

    at

    PEÇO INFORMAÇÕES COMO TRANSFORMAR MEUS POEMAS EM MUSICAS. MELODIAS.

  28. Hellom Mendes

    at

    CAZUZA ja sabia disso… xD

  29. Eduardo Rennó

    at

    Muito interessante.
    Só a parte em que diz “pronomes e artigos são sílabas totalmente desnecessarias” que não concordo.
    Mas muito bem explicado. E muito bom blog. Parabéns.

  30. Anetolio Pereira

    at

    Quero contatar um músico que aceite fazer parceria com minhas letras

    • lucas souza

      at

      ola entra em contato comigo por E-mail quem sabe a gente faz uma parceria ai sou cantor e compositor também abraços..

      • Natália Peas

        at

        Eu gostaria de saber se minhas poesias poderiam ser musicalizadas,possuo algumas já revisadas mas que ainda carecem de serem mais revisados por alguém que trabalhe a tempo no meio artístico musical para que venham a se tornar melodias.Meu foco principal é transformá las em música gospel.Tenho algumas indicacoes.Quando puder mande uma mensagem para o meu email.

        • joao

          at

          OI, tudo bem? Qual seria o Material que você tem em mãos?

      • João Marques Borges da Rocha

        at

        Sou letrista quero colocar melodia em algumas letra, você seria capaz de colocar?
        e qual estilo que você mais gosta? Ouça estas são de minha autoria.

        https://www.youtube.com/watch?v=8_z-Tf4eN_k

        https://www.youtube.com/watch?v=K7pkI0Po99w

    • Miguel C

      at

      Boa tarde, procuro letras para as minhas músicas de preferencia em inglês.
      Deixo aqui o meu mail: minazores@gmail.com.

      Aguardo resposta, posso enviar trabalhos meus a quem tiver interessado.

      Cumprimentos
      Miguel

    • Diego

      at

      então cara além de compor, vc tbm toca algum instrumento musical ?

    • Olá Anetolio sou compositor, arranjador e gostaria de saber que estilo ou tipo de letra você escreve.
      Onde você mora. Estou em Santana de Parnaíba -SP
      Estou a disposição para fazer uma parceria.
      Grande abç
      Daniel Brotto (11) 99682-0751 Whats – Vivo

  31. Grato pela valiosa imformação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

© 2024 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑