Como ser um bom escritor? Pensei originalmente em listar 20 dicas para isso. Até chegaria lá. Mas regras são feitas para clarificar pontos. E para tanto, é preciso simplicidade. Portanto, aí vão dez dicas para se tornar um bom escritor (ou não).
- Mantenha os pontos de exclamação no seu devido lugar. Há quem prefira nem usá-los. Colocar pontos de exclamação equivale a rir da própria piada.
- Cuidado com descrições exageradamente detalhadas. Podem ser geniais ou fatalmente cansativas.
- Cuide de seus personagens como se fossem sua família.
- Não aceite conselhos de ninguém.
- Não aceite conselhos de ninguém.
- Não resolva enigmas da maneira óbvia.
- Leia tudo o que cair em suas mãos.
- Não aceite conselhos de ninguém.
- Escreva como você fala, como você pensa.
- Esqueça tudo o que eu disse, e nunca aceite conselhos de ninguém.
Dez dicas foram poucas? Eu tenho cursos de escritor para te indicar.
Saiba mais detalhes sobre estes cursos para escritores.
at
Há! Há! Hilariamente elucidativo, amei as dicas… Foram perfeitas e vieram num momento onde eu estava em busca de conselhos…
at
Nem foi preciso usar exclamações haha’
at
Juliano, parceiro. Você é o cara, além de escrever bem, escreve verdadeiras jóias, aprendo me divertido ou me divirto aprendendo com suas crônicas e acredite, não li todas, mas já li muitas até chegar aqui
at
Adorei! kkkkkkk, diria até que foi engraçado…
at
Tirei até print disso para ler toda vez que me sentir a pior escritora do mundo KKKK
É simplesmente genial!
at
muito bom gostei
at
Tá entendi, não aceite conselhos de ninguém.
Por que li este post até o final?
at
Eu tenho uma grande dúvida quanto ao uso de linguagem coloquial, eu acho irritante escrever “para” o texto soa muito mais livre usando “pra” não fica estranho, mas tenho medo de ser errado e acabar estragando tudo…
at
Fernanda.
Apenas escreva e ao inferno com as regras! (Não pode colocar exclamação: why not?). O que interessa, a meu juízo, não é como você escreve. É sobre o quê você escreve. Escreveu errado! Sem problema. Enquanto você aprende as concordâncias e a colocar os verbos no lugar certo e coisas assim, envie o seu texto pra um bom revisor e ajeitador de texto dos outros que ele resolve. O que realmente interessa é a estória. A ideia. É como na propaganda: campanha, anúncio, comercial que não tem conceito, não funciona. Ache uma boa ideia, escreva do seu jeito, bote seu coração na coisa toda, sua emoção e o português no momento que você tem pra dar. Mas nunca deixe de escrever. E mesmo que esteja ortograficamente errado, fica a essência. E se ela for boa, o romance, o conto, ou seja lá o que você tiver escrito, vai valer a pena. E vai emocionar as pessoas. Ninguém se emociona com uma exclamação ou interrogação. Mas com o sentimento que está colocado na frase. Mas não leve tão a sério, isto é apenas minha opinião.
at
Estou escrevendo um livro. Realmente quem é o vilão? Nós ou eles?
at
hahaha estava procurando por alguem q me desse esses conselhos,é realmente importante ate para definir seu proprio estilo e nao copiar,adaptar seus autores favoritos
at
Quando você diz: “Não aceite conselhos” Significa que uma crítica (mesmo construtiva) deva ser ignorada?
at
Não aceite conselhos de ninguém. ótimo conselho. então vou aceitar o seu conselho de não aceitar conselho. se é que me entendeu. hehehe abraço
at
Obrigada pelas dicas, minha professora de português me motivou a iniciar um livro quando eu tinha 13 anos antes mesmo que eu terminasse ela morreu, eu acabei sem ninguém para alimentar esse desejo que apenas ela tinha despertado em mim. Hoje já estou com 25 anos me mudei varias vezes e meu livrinho que na época já estava quase pronto e agora estou aqui pra começar novamente uma outra história e dessa vez vou fazer por mim mesmo, espero muito que seja uma agradável leitura… Obrigada por fazer esse site.
at
O conselho “nao aceite conselhos de ninguém” é pra seguir?
at
Exatamente (o que inclui este que acabo de lhe dar…rsrs).
at
Os seus textos (respostas de comentários) tem um excelente humor. Adoro isso!
at
Não aceite conselhos de ninguém…
Devo seguir esse conselho?? rs
Confuso..
at
Gostei da regra 10 srsrs eu me matando aqui procura coisas conselhos, mas as dicas são boas, vou escrever uma grande historia de vida de uma criança especial com a superação e adaptação da família de certa forma com uma critica contra os governantes mostrando a realidades dos programas e do descasos de pessoas com necessidade especiais, critica em essencial ao SUS, critica polemica e emocionante historia de vida Twitter @ivosamuca @billherancabr
at
E não aceite conselhos de ninguem… HAHAHAH’
at
Juliano, li algumas de suas dicas e me trouxe muita inspiração.É exatamente o que eu procurava. Não vou seguir seu conselho e seguir seu conselho. Valeu.
at
Oi, tenho 11 anos e já escrevi um livro, mas ele ficou um verdadeiro lixo, queria escrever outro e entrei nesse seu site, o melhor que eu já vi. O meu único problema é a dificuldade em criar personagens. Por favor, me ajuda!!!!
at
Olá Robson,
Talvez seu livro não tenha ficado tão ruim. Nosso senso crítico, em muitos casos, é bastante traiçoeiro. De qualquer forma, veja se este post pode ajudá-lo a criar seus personagens:
http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/como-criar-um-personagem/
http://corrosiva.com.br/como-escrever-um-livro/como-criar-viloes-convincentes/
at
Nem pense em excluí-lo! Você ainda pode “lapidar” ele.
at
Ri sozinho e aprendi “nunca aceitar conselhos de ninguém”
at
Estou escrevendo um livro e vim procurar na net algumas dicas ,encontrei seu site .Excelentes dicas ,vou ler mais coisas aqui ,adorei!
at
Adorei o blog,ele está me ajudando muito e me dando um ânimo a mais.Amo escrever desde meus 5 anos de idade,agora com 16 estou escrevendo meu primeiro livro!:)
at
Desculpa a piada, mas se eu aceitasse seu conselho de não aceitar conselhos, eu não estaria não aceitando seu conselho ao aceitá-lo?! Brincadeira… Suas dicas são muito boas, gostei do blog.
at
Ué! Se o Juliano fez um blog cheios de conselhos, porque ele diz para não aceitamos os conselhos!?
at
Acho que ele quis dizer com conselhos “desnecessários”, tipo: “Seu personagem é horrível, desista.” ou “Que história medonha…” ou ainda “Mude este trecho…”
at
“Não aceite conselhos de ninguém” – Não sei se posso não aceitar os seus conselhos.
at
Tenho 21,anos e estou escrevendo uma estoria a mais de um mês.Estou escrevendo um drama gosto muito desse tipo de leitura,e já estou na 7 pagina,quer dizer estou um pouco atrasada,comecei a escrever a muito tempo.Mas vou continuar é divertido brincar de escritora.
at
Amei seus conselhos!”Não aceite o conselho de ninguém.10-Esqueça tudo o que eu disse, e nunca aceite conselhos de ninguém.” Foi muito bom, entendi que valerá a pena mesmo são os meus pensamentos, a mensagem que quero passar…do meu jeito. Valeu!
Muito obrigada. Estou bem animada… Período “gestacional” para execução do que tanto quero. Escrever meu livro.
Parabéns.
Profª Kátia Oliveira – Pedagoga/Psicopedagoga
at
cara eu tenho 14 anos ano passado meu professor pedio para os alunos escreverem um texto e ele deu umas mil dicas, ai eu comecei a fazer (um milagre quase nunca fasso trabalhos da escola nao vale apena) e fiz a ”base” to texto ai eu pensei ”to gostando disso” e comessei a me empolgar ai disse para um amigo meu ”vou escrever um livro”. e hoje to escrevendo no momento to no capitulo 8. agora percebo muitos erros o cara evolui muito rapido nao evolui naturalmente, ele descobre que tem tal poder e no outro dia ta usando muito esse poder como se ja usasse ele a tempos.agora estou consertando os erros.
p.s.: seu blog e muito bom!
at
Caro Renan, por acaso você está escrevendo seu livro com tantos erros de português quanto os que você deixou neste pequeno espaço de 7 linhas? Caramba, o revisor da editora que resolver publicar seu livro está demasiadamente encrencado! Vai ter muito trabalho.
at
pensei o mesmo
kkkkkkkkk
at
Espero que ele faça umas aulas de ortografia, mas vejamos o lado bom, ele começou a escrever.
at
Vamos pegar leve, né? É um milagre ele estar pelo menos escrevendo, tem gente da idade dele que nem SABE ler e escrever. Com a educação atual nas escolas… E também é ótimo que ele esteja corrigindo os erros (nem que seja com a ajuda da net ou do dicionário).
at
kkkkkkkkkkkkk
Valeu, Rodrigo!
at
Gargalhei mais com esse post do que com muitos textos por aí.
Demais!
Pô Renan, ajuda “cara”…
Juliano, parabéns pelo conteúdo.
at
Melhore sua ortografia também.
at
oie, tenho 15 anos e amo escrever e hj de repente me bateu uma vontade de escrever um livro, mas fiquei em duvida sobre o que escrver e como escrever entao vim procurar na net e foi quando encontrei esse site, adorei suas dicas e vou segui-las e espero que mais pra frente esse livro esteja pronto….
irei fikar super grata apenas pelas dicas, vou fikando por aqui afinal tenho que começar meu livro hehe
tchau beijos e abraços
at
estou pensando em escrever um livro, estava procurando algumas dicas e sugestões, mas agora encontrei a melhor dica: consultar eu mesma Obrigada.
at
Quero escrever um livro direcionado aos jovens, com a mesma linguagem simples e direta que vivenciam os jovens.
Qual seria o primeiro passo?????????
at
seja você mesma e siga as regras 4 e 5!
at
amei o número 4 5 8 e 10, é genial me mostrou que eu apenas tenho que escrever por mim mesma, mesmo que no futuro não dê certo ou que meu livro não dê em nada valeu!
at
Obrigado pela visita e pelo comentário, Dany. A grande oportunidade em ser um bom escritor é ser você mesmo. Espero que tenha sucesso em seus objetivos.
at
estou amando suas postagens, estão esclarecendo muitas dúvidas das quais eu tinha. bjsss