Aqui você encontrará a definição do que é um poema, com base em suas diversas características

O Que é Poema? | Foto: Nick CampbellSe possui rimas e métricas, então, é um poema. Bem, esta era a definição seca que eu costumava ouvir quando ainda uma criança antissocial, derramando meu mundo de angústias em papéis rabiscados. Definição tênue. Fato maior: nem todos os poemas rimam. E nem mesmo todos possuem ritmos ou métricas. E a criança antissocial ainda se perguntando: “mas que diabos é um poema, afinal?”

Na definição de um poema, hoje em dia, é possível se deparar com divagações que vão muito além. A essência do mundo, o ar que respiramos, a intensidade individual de cada ser. Convenhamos: daria para fazer um poema com as explicações do que é um poema. Muitas vezes, porém, queremos uma definição mais clara, coesa, concreta. A dificuldade em se definir o que é um poema reside no fato de as pessoas discordarem daquilo que pode ou não ser enquadrado como poema.

Estrutura de um poema

A prosa, de modo geral, costuma ser organizada em sentenças e parágrafos. Poemas, por outro lado, são dispostos em versos (rimados ou não). O poeta define até onde a linha deve ir. Esta escolha influi diretamente em como vemos e ouvimos um poema. O ritmo do que lemos é afetado por estas quebras súbitas. Com elas, é possível dar grande ênfase a determinadas palavras que passariam incólumes e anônimas em uma narração em prosa. A existência insistente de espaços em branco em um poema também carimbam o mesmo com uma leveza indiscutível.

Mais do que a prosa, os poemas conseguem se comunicar conosco por meio deste formato que as linhas assumem, da forma como as palavras soam ao serem proferidas, e em como os versos saltam soberanos e convencidos de uma página. Poemas possuem um poder similar ao da música para transmitir sentimentos e nos impactar. E o som das palavras, combinadas por meio de uma escolha cuidadosa, criam este intenso sentimento.

Os poemas são mais concentrados do que a prosa

Um poema é mais concentrado do que uma prosa por manter apenas as palavras essenciais para se transmitir ideias e sentimentos. Isso quer dizer que um poema consegue transmitir a mesma intensidade que uma prosa, porém, com uma quantidade bem menor de palavras. Exatamente por isso, os poemas são mais curtos do que as prosas. Se há exceções, são tão somente isso: exceções.

Poemas se conectam emocionalmente aos leitores

O que é um poemaO foco de uma prosa é a parte lógica da mente de um leitor. A descrição das coisas, a explicação de acontecimentos.

Os poemas também fazem isso, mas nota-se um apelo maior ao emocional. Leitores absortos em poemas costumam rir e chorar, sentir paz ou arrepios, com uma naturalidade maior do que os leitores de uma prosa.

Como se consegue essa conexão emocional? Por sugerir situações que estão além do conhecimento do poeta. Por meio de uma linguagem simbólica, os poemas conseguem evocar lembranças de seus leitores. Cada leitor é impactado de uma forma diferente porque interpreta os versos de forma individual. Um poema pode me trazer recordações de uma infância traumática, ao passo que faz outro leitor lembrar-se de um amor não-correspondido.

Abaixo alguns de meus poemas.