Aquele momento em que você lê um texto ou um livro, e não consegue extrair sua essência. Após o ponto final, fica com aquela cara de “como assim?”

Se isso já lhe aconteceu, pode-se dizer que você precisa potencializar sua capacidade de interpretação dos textos. Isto é essencial se você ainda está na escola (e mesmo no caso de prestar vestibular ou concursos).

Neste artigo, vamos ver algumas técnicas que ajudarão você a interpretar diversos tipos de texto. Com a aplicação destas regras, será mais fácil desenvolver esta habilidade. Não é algo que se conquista da noite para o dia. Mas com o tempo, e um pouco de esforço, poderá tranquilamente ler e interpretar um conto sugerido pelo professor em sala de aula.

O Que É Interpretação de Texto

A interpretação de um texto molda nossa percepção da realidade. Trata-se de ler um conto ou qualquer outra forma de literatura e examiná-lo com o objetivo de extrair dele um significado. Dá-se atenção ao conteúdo e à linguagem, e separa-se a ideia, o princípio orientador que gerou o texto.

O que pode ajudá-lo na leitura e interpretação de um texto?

Processo Para Interpretar um Texto

Interpretação de textos

Para interpretar um texto você deve:

  • Reconhecer os pontos fundamentais do texto: sublinhe (se possível) as ideias principais e os verbos que definem o tempo;
  • Fazer comparações e comentar: veja quais são as semelhanças e diferenças entre o conteúdo do livro e a realidade. Dê sua opinião. Cuidado para não incluir ideias que não estão no texto;
  • Resumir: escreva um resumo, concentrando-se nas ideias principais. Não faça um resumo longo. Utilize apenas um parágrafo para isso;
  • Escrever uma paráfrase: após os processos acima, você deve reescrever o texto usando outras palavras. Se conseguir, isto significa que você interpretou o texto.

Algumas dicas e recursos adicionais:

Dicionário

Deparou-se com palavras estranhas? Ou talvez não tem muita certeza quanto ao significado delas? Recorra ao dicionário. Não é possível fazer uma interpretação correta se existir palavras no texto que desconhecemos.

Anotações

Se tiver o texto em mãos, como um conto impresso da internet, é mais proveitoso quando fazemos anotações. Por exemplo, você pode sublinhar as ideias principais do texto, aquelas que identificam os pontos-chave transmitidos pelo autor. Além disso, use um caderno a parte para fazer outras anotações à mão. Isto potencializa a memória, além de facilitar a compreensão do que está sendo lido.

Elimine Distrações

Um dos elementos que dificulta a interpretação de textos por parte de alunos e vestibulandos é o fato de serem bombardeados por distrações. Por exemplo, ao ler um texto para interpretá-lo, a pessoa recebe mensagens no smartphone, é notificada de uma atualização na barra do seu navegador, lembra-se e decide enviar um e-mail. O processo de interpretação exige concentração. Você deve ler devagar, sem pressa e sem ser interrompido. Não usufruir de um ambiente assim pode destruir sua capacidade de interpretação de um conto ou outro texto.

Interpretação Textual na Escola

Grande parte do currículo de um aluno na escola envolve a leitura de textos. Para muitos, a transição entre a leitura e a interpretação textual é um salto gigantesco e desafiador. Por isso, é comum que alunos hesitem em ir além do que o texto diz claramente. Ou seja, receiam interpretar os padrões de ideias destacados pelo autor.

Lembre-se: interpretar não é o mesmo que descrever o que aconteceu, ou apresentar um resumo das personagens. O autor descreve a ação da personagem. Mas cabe a você perceber a motivação e intenção por trás dela.