Como Transformar Poemas em Música

Você é um poeta ou poetisa? Então deve saber que o público que aprecia os versos e poemas é muito pequeno. No entanto, você não deveria se surpreender com o que vou dizer agora: a vasta maioria das pessoas gosta de poemas… desde que seja cantado.

Milhares de brasileiros recitam poemas todos os dias, mas obviamente, embalados por uma melodia que transforma tais versos em algo totalmente novo e impactante. Este é o poder da música. Ela pode transformar seus poemas em uma outra mídia, conferir novas cores e intensidades, além de aumentar a exposição dos seus versos.

Como transformar poemas em músicaSe você possui um talento com um instrumento musical e tem uma voz que não seja tão destrutivamente desafinada como a minha, poderia pensar em musicalizar seus poemas e disponibilizá-los na internet.

Muitas das músicas que você mais ama, podem ter nascido assim, como um poema – algo que você talvez nunca venha a descobrir.

A grande verdade é que muitos escritores acham difícil que seus poemas possam um dia sejam musicalizados. Muitos detalhes precisam ser analisados, como por exemplo, tempo, ritmo, arranjo. De fato, pegar um de seus profundos poemas e combiná-lo com uma linda melodia pode ser demasiadamente complexo, mas é algo que você pode alcançar. Além da satisfação de ter seus textos embalados em uma outra roupagem, adquirindo um outro formato, poderá divulgar seus sentimentos e pensamentos para um número bem maior de pessoas.

Extraia a Melodia dos Seus Poemas

A música para um poema pode ser descoberta por ler e reler seus versos, diversas vezes. Leia-os em voz alta, leia-os em seus pensamentos. Feche os olhos ao recitá-los, e tente descobrir a melodia ideal. Ela poderá vir em um ritmo suave ou talvez como uma balada. O importante é tentar não impor um ritmo para o poema. Lembre-se: ele já nasceu com sua própria alma, e sua entonação musical só precisa ser descoberta – não criada. Medite cuidadosamente em seus versos e conseguirá descobrir qual ritmo e melodia ele expira.

Edite Seus Poemas Para Torná-los Letras de Música

Edite seus poemas para torná-los letras de músicaAo ler seu poema, você precisará sublinhar os trechos que são essenciais para transmitir seus pensamentos. Por que isso é necessário? Quando for colocar melodia em seus poemas, você se deparará com algo frustrante: o tempo da música não se encaixa com o tempo dos versos. Ainda que seu poema tenha versos rimados e um ritmo poderoso, você perceberá que ele não se adequará perfeitamente às medidas musicais. Trechos precisam ser cortados, palavras adicionadas. Trata-se de um quebra-cabeça que precisa ser montado com perfeição, se há de proporcionar deleite para seus ouvidos. Apenas certifique-se de que a essência do poema continue presente na peça revisada.

O passo inicial neste processo é deixar de fora as palavras extras. De modo geral, pronomes e artigos são sílabas totalmente desnecessárias, e só servem para ocupar espaço nas canções. Descarte-os sem dó.

Dependendo do tipo de canção que estiver escrevendo, você precisa realizar uma separação importante: que trecho será escolhido como refrão, e quais ficarão limitados a versos da canção. O que deve determinar isso? Em um primeiro momento, o refrão abraça o ponto alto da letra, o ápice dos seus sentimentos expressos em palavras. Portanto, você precisa selecionar os versos mais importantes do seu poema, e transformá-lo em um refrão.

No entanto, o refrão é o trecho da música mais facilmente lembrado. Esta é a parte que as pessoas irão cantarolar no chuveiro e ao comprar pão quentinho na padaria da esquina. Por isso, as palavras utilizadas no refrão precisam ser simples. Digamos, “lembráveis”. Certifique-se de ter isso em mente ao definir um refrão para suas canções.

Se não conseguir selecionar nada em seu poema que possa ser enquadrado como refrão, então, talvez seja necessário arregaçar as mangas e escrever alguns versos a mais.

Teste e Altere

É preciso ter em mente que os recursos da linguagem utilizados de forma coesa em um poema podem assumir um aspecto totalmente estranho quando transformados em canção. Você precisa testar as palavras para ver se elas continuarão a soar tão bem quando cantadas, assim como o são quando recitadas.

Dicionários são extremamente importantes neste processo já que você precisará de sinônimos mais longos ou mais curtos para substituir palavras que não encaixam na canção. Utilize também dicionários de rimas para encontrar as palavras ideais que talvez venham a lhe escapar.

Auxiliado por estas ferramentas, paciência e um pouco de talento musical você poderá ter a satisfação de divulgar seus poemas em forma de música.

21 ideias sobre “Como Transformar Poemas em Música

    1. Miguel C

      Boa tarde, procuro letras para as minhas músicas de preferencia em inglês.
      Deixo aqui o meu mail: minazores@gmail.com.

      Aguardo resposta, posso enviar trabalhos meus a quem tiver interessado.

      Cumprimentos
      Miguel

      Responder
  1. Eduardo Rennó

    Muito interessante.
    Só a parte em que diz “pronomes e artigos são sílabas totalmente desnecessarias” que não concordo.
    Mas muito bem explicado. E muito bom blog. Parabéns.

    Responder
  2. Luiza

    Interessante o texto. Até escrevo meus poemas com essa intenção, mas é uma pena que é difícil arranjar alguém para musicá-los.

    Responder
  3. lara

    Muito bom esse blog tentei escrever uma musica foi até aprovada mais minha amiga pegou a folha e rasgou e não tinha copia mas um dia escrevo uma nova e muito bom os conselhos

    Responder
  4. lucas souza

    muito bom essas dicas sou cantor e compositor e as dicas ai são excelentes e algumas coisas ditas ai me serviu e vai me ajuda muito abraços a todos….

    Responder
  5. lucas souza

    Seu comentário está aguardando moderação.
    muito bom essas dicas sou cantor e compositor e as dicas ai são excelentes e algumas coisas ditas ai me serviu e vai me ajuda muito abraços a todos…

    Responder
  6. Ezequiel Pinheiro

    Meu caro!
    Uma forma extraordinária de explicar e incentivar, mostrando quão simples é fazer isso, bastando apenas arregaçar as mangas da camisa e seguir. Parabéns pelo seu blog, já adicionei ele em favoritos …
    abraços

    Responder
    1. Eduardo Silva

      Meu nome é Eduardo, sou cantor e compositor, maestro e Prof. de Canto.
      Estou em busca de novas letras para gravação de meu CD, não quero manter todo o CD com minhas composições para não ficar tudo igual…
      Contato: 54-8429-0399.

      Abraço!

      Eduardo.

      Responder
  7. Arnaldo

    Preciso de alguém para musicalizar e cantar uma letra, é uma canção didática sobre os ossos da mão. Público interessado: universitários da área da Saúde que estudam Anatomia Humana. Não posso pagar. Será o início de uma parceria.

    Blog laboratório de Anatomia, o melhor da anatomia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>