Confira uma lista com as melhores primeiras frases de livros
Diz a teoria que a primeira centelha de luz sempre exibe a intensidade de uma resplandecência.
Muitos aplicam a mesma regra aos livros. Enquanto alguns escolhem livros pela capa, há quem decida-se por uma leitura (ou dela fuja, averso), lendo as primeiras frases de um livro. Outros, ainda mais exigentes, não ultrapassam a primeira linha.
Assim, aproveitando-me da criatividade alheia, resolvi fazer uma Lista com algumas das melhores primeiras frases de livros, com que me deparei.
Aqui estão, dispostas aleatoriamente:
O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO – Douglas Adams
“Existe uma teoria que diz que, se algum dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e porque ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”
O PROCESSO – Franz Kafka
“Alguém devia ter contado mentiras a respeito de Joseph K., pois, não tendo feito nada de condenável, numa bela manhã, foi preso.”
PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM – Clarice Lispector
”A máquina do papai batia tac-tac…tac-tac… O relógio acordou em tin-dlen sem poeira.O silêncio arrastou-se zzzzzz. O guarda-roupa dizia o que? roupa-roupa-roupa. Não, não. Entre o relógio, a máquina e o silêncio havia uma orelha à escuta, grande, cor-de-rosa e morta. Os três sons estavam ligados pela luz do dia e pelo ranger das folhinhas da árvore que se esfregavam umas nas outras, radiantes.Encostando a testa na vidraça brilhante e fria, olhava para o quintal do vizinho, para o grande mundo das galinhas-que-não-sabiam-que-iam-morrer. E podia sentir como se estivesse bem próxima de seu nariz a terra quente, socada, tão cheirosa e seca, onde bem sabia, uma ou outra minhoca se espreguiçava antes de ser comida pela galinha que as pessoas iam comer”.
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS – Machado de Assis
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas”.
.
CEM ANOS DE SOLIDÃO – Gabriel G Márquez
“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.”
EU NÃO QUERO VIVER – Jorge Silva Melo
“Nas margens do rio Havel vivia um vendedor de cavalos chamado Michael Kohlhaas. Ganhava a sua vida, educava os seus filhos e o mundo guardaria a sua memória não fosse ele ter exagerado uma de suas virtudes: o sentimento da Justiça. O inato sentimento da Justiça transformou-o num salteador. Num salteador e num assassino. Esta é a história de Michael Kohlhaas – o rebelde, tal como a contou Heirich von Kleist.”
E no seu caso? Qual são suas preferidas melhores primeiras frases de livros?
Se você é um escritor, veja as dicas que compartilho sobre como escrever incríveis primeiras frases para um livro.