Seu romance, livro de contos ou biografia oi finalizado! Enfim, o processo criativo de escrever um livro foi concluído, dando-se início à necessidade de adequar seus textos ao que os leitores esperam encontrar.

Para que seu original se torne mais profissional, você precisa de uma revisão e leitura crítica.

Mas é justamente aí que entram algumas dúvidas: o que realmente é uma leitura crítica? Será que ela é realmente necessária? E quanto custa um serviço de leitura crítica?

Neste artigo, vou responder estas dúvidas para você.

O que é leitura crítica

Em termos simples, a leitura crítica é uma avaliação que um profissional faz do seu texto. Ele indica quais são os pontos fortes e fracos do seu livro e sugere mudanças para tornar o livro mais acessível, compreensível e envolvente para os leitores. A partir do relatório de leitura crítica, o autor decide se vai fazer as mudanças sugeridas ou não.

Portanto, a leitura crítica é a aplicação de processos técnicos que avaliam a verossimilhança, o foco narrativo, a criação do eixo poético, além de avaliar o tom e a organização, bem como sua lógica.

Depois desta definição, acho bom destacar que a leitura crítica não é um trabalho de revisão. O profissional não faz mudanças no seu texto. Ele lê, identifica os pontos fortes e fracos, e depois faz sugestões de mudanças.

Não espere da leitura crítica uma opinião para massagear seu ego. O objetivo é destacar pontos fortes e, principalmente, mostrar onde o autor falha no desenvolvimento dos seus textos.

Por que é tão IMPORTANTE fazer a leitura crítica

Quando escrevemos, a emoção é canalizada para a ponta dos dedos, salpicando nossos textos com sentimentos confusos. O emocional pode carregar nossos textos com palavras que vão impactar profundamente os leitores.

Por outro lado, existe um lado negativo. O emocional faz com que descarreguemos palavras e frases sem considerarmos a estrutura, a riqueza das personagens, a verossimilhança da narrativa.

É aí que entra a necessidade de uma leitura crítica.

O que está envolvido na leitura crítica

Eu trabalho com leitura crítica e posso dizer que diversos fatores são analisados. Antes de mais nada, é preciso destacar que respeito o estilo literário do autor. Estilo é algo muito pessoal e não podemos dar palpite sobre isso, embora, algumas sugestões possam ser muito bem-vindas.

Depois de ser feito a leitura crítica, eu apresento o seguinte relatório para o autor:

  • Resumo.
  • Crítica por tópicos:
    • Verossimilhança;
    • Problemas narrativos;
    • Apresentação e desenvolvimento das personagens;
    • Postura poética e lírica do autor;
    • Estilo;
    • Formatação;
    • Apontamentos gramaticais e ortográficos.

O processo é feito sem pressa, dando-se atenta consideração aos detalhes que preenchem as páginas, desde o título ao derradeiro “FIM”.

Quanto Custa a Leitura Crítica

Embora compartilhar conhecimento seja minha tônica, há contas a pagar. Por isso, este trabalho de leitura crítica envolve algum custo.

Os valores costumam variar de acordo com o tamanho do texto, se será apenas uma leitura crítica ou também uma revisão, e a urgência do prazo de entrega.

Por isso, para ter um orçamento sem compromisso, entre em contato comigo por meio dos comentários abaixo, deixando seu e-mail (seu comentário não será publicado).

Até lá!