Ícone do site Corrosiva

Estruturando uma narrativa

Se passeia em sua mente o desejo de escrever um livro, conceber uma história, faltando apenas colocá-la no papel, é hora de se perguntar: Quais são os elementos da narrativa?

É verdade que, conforme já disse inúmeras vezes – minha repetitividade, às vezes, me cansa -, o seu estilo lhe ditará como escrever um livro. Regras, talvez, só lhe servirão para tolher sua genialidade e espontaneidade. Porém, quando um jovem escritor pensa em uma história de forma estrutural, as ideias tendem a fluir mais naturalmente. Organização, parceiro. É disso que estou falando. Uma simples questão de organização para dar vida a algo pleno e também complexo. Do caos, não nascem boas coisas, acredite.

É preciso identificar os essenciais elementos da narrativa e, então, distribui-los na sequência esperada. Após isto, basta preencher as entrelinhas. Nada mais simples. Eis os elementos:

Agora, basta preencher as lacunas.

Era uma vez um jovem que sonhava em ser um famoso comediante em sua cidade. Todos os dias ele ia até a agência de talentos locais para tentar realizar um teste – aquele que mudaria sua vida – porém, sem sucesso.  Até que certo dia, ao invés de ir a agência de talentos, mergulhado em indignação e ebriedade, ele resolve improvisar um espetáculo de humor num shopping. Por causa disso, foi abordado por policiais por perturbar a ordem e, intempestivo, reage. Por causa disso, acaba sendo preso por desacato à autoridade. Finalmente, na prisão, ele monta um show de humor, e se torna um famoso humorista no circuito de presidiários”.

O passo seguinte é fazer deste brevilíneo resumo, suas crônicas narrativas ou um livro capaz de mexer com a imaginação de seus leitores.

Mas aí, já é outra história.


Quer estruturar uma narrativa como um escritor profissional?

Você pode aprender isto e muito mais com estes cursos para escritores.

Sair da versão mobile