Ícone do site Corrosiva

Escrever em Primeira ou Terceira Pessoa?

Que fatores devem ser considerados ao decidir entre escrever um livro em primeira ou terceira pessoa? Qual o melhor ponto de vista para um texto literário?

Na literatura, um ponto de vista é a perspectiva a partir da qual uma história é contada. O escritor pode escolher escrever seu livro sob uma de 3 perspectivas, a saber:

Qual destes pontos de vista você vai escolher? Como escritor, você precisa responder esta pergunta de forma estratégica. Precisa compreender qual destes pontos de vista permitirá que você desenvolva suas personagens e sua história da forma mais eficiente possível.

Quando se observa a tendência entre novos autores, percebemos que a maioria prefere a primeira pessoa. Por que esta preferência? Muitos jovens escritores utilizam a narração em primeira pessoa por ser mais fácil de escrever, e por achar encantadora a ideia de suas histórias soarem de forma mais pessoal.

A terceira pessoa, por outro lado, foge deste atributo. Histórias narradas sob esta perspectiva são menos pessoais e apaixonadas. Isto concede à narração uma visão mais ampla e imparcial – um auxílio para descrever elementos mais discretos que a primeira pessoa desperceberia. Até mesmo para quem está escrevendo uma autobiografia, a possibilidade de usar a narração em terceira pessoa deve ser avaliada, no caso de desejar ampliar a visão sobre pessoas que interagem com o autor.

Ao escrever um livro em terceira pessoa, precisará definir se a perspectiva do narrador será onisciente ou limitada.

Se estiver tendo dificuldades em desenvolver uma história, considere alterar o ponto de vista do narrador. Em alguns casos, isto poderá fazer com que uma história “travada” se desenrole com incrível espontaneidade. Alguns jovens escritores torcem o nariz só de pensar na ideia de reescrever tudo o que já fizeram (talvez, um romance inteiro), alterando o ponto de vista. Para escritores profissionais, no entanto, isto faz naturalmente parte do ofício.

Pode parecer bastante incoerente, mas pessoalmente gosto de ler livros em primeira pessoa. Porém, ao escrever, prefiro a perspectiva da terceira pessoa.

E no seu caso? Você prefere ler e escrever sob que ponto de vista? Além disso, você acha que o mercado editorial prefere contos e romances escritos em primeira ou terceira pessoa?

Sair da versão mobile