Não importa qual seja o ramo literário (excetuando-se os poemas), chega o momento em que todos nós nos deparamos com uma tarefa emocionante: criar nomes para personagens.
O momento em que isto é realizado costuma variar. Muitos escritores escolhem todos os nomes já antes de iniciar seus romances. No entanto, você não precisa utilizar isto como regra. Ao contrário, poderá utilizar nomes provisórios até que o nome ideal e definitivo lhe venha a mente – o que muitas vezes acontece enquanto se escreve o livro, ou somente após o término deste. Você não deveria se preocupar com o trabalho que estas posteriores alterações podem dar – pelo menos, não se escrever seus romances utilizando um computador. Editores de texto facilitam esta tarefa. Por exemplo, você poderá usar a ferramenta Localizar e Substituir, e inserir o nome atual e o novo nome. Após isto, com apenas um clique, todo o livro será varrido e os respectivos nomes, substituídos.
Assim, surgem as perguntas: Por que bons nomes são importantes? Existe algum processo para facilitar sua escolha?
A Importância dos Nomes Para as Personagens
Por esta razão, não torne a escolha de nomes para personagens como um processo aleatório ou secundário. Dê a ela a atenção que realmente merece.
Onde Encontrar Nomes Para Personagens
A internet é a maior fonte de informações do mundo, inclusive para quem procura sugestões de nomes para suas personagens. No entanto, você não deveria limitar esta pesquisa ao ambiente virtual. Como escritor, é provável que você sempre carregue um bloco de anotações e caneta onde quer que vá. Expor-se a novos ambientes lhe dará oportunidades de ser apresentado a um número maior de possibilidades para nomear suas personagens.
Isto exige um pouco de organização. Crie e mantenha atualizada uma lista de nomes. Sempre que ouvir um nome interessante (ao caminhar, assistindo um filme, ou lendo uma revista) anote em sua lista. Posteriormente, esta lista poderá ser bastante útil no processo de criação de nomes masculinos e femininos.
Se sua narrativa ocorre em outra época, digamos na década de 40, é importante realizar uma pesquisa para verificar os nomes utilizados neste período. Colocar um nome “moderno” em uma personagem de tal época poderá desambientar os leitores – ao lerem o nome da personagem é como se você os arrancasse da década de 40 e os trouxesse para os dias atuais. Um bom livro tem como tarefa levar os leitores para este mundo de fantasia e mantê-los lá – pelo menos, enquanto estiverem com os rostos mergulhados nas páginas.
Nomes Originais
Muitos autores se preocupam com problemas relacionados ao plágio na hora de escolher nomes para suas personagens. Na verdade, o maior problema em se utilizar nomes muito conhecidos é que seu trabalho passará uma indesejada mensagem para os leitores: “meu livro não é original”. Assim, evidentemente, você deve fugir de nomes muito conhecidos. Crie uma personagem com o nome “Sherlock Holmes” e estará fazendo papel de tolo.
Você não precisa de nomes originais para desenvolver personagens marcantes, mas considere isto como um elemento que contribuirá para todo o processo. Nomes únicos podem oferecer uma grande vantagem para quem está querendo que suas personagens se tornem memoráveis.
No entanto, para quem está escrevendo um livro de fantasias, a escolha de nomes originais já não é opcional, mas imprescindível. Poderá fazer isso por pesquisar nomes raros, tais como em sites que sugerem nomes para bebês ou que geram nomes para personagens, e mudar a grafia deles.
Conclusão
Há muitos escritores que desconsiderariam qualquer uma das sugestões acima. Não querem encontrar novos nomes em passeios e conversas, muito menos em sites que oferecem sugestões já aproveitadas por centenas de outros autores. Tais escritores preferem vasculhar sua imaginação em busca de nomes interessantes e marcantes para suas personagens. A vantagem deste processo é que os nomes se tornam ainda mais parecidos com a personagem do seu livro, já que ambos nascem da mesma mente criativa.