Ícone do site Corrosiva

Como Escrever um Livro Infantil

Como escrever um livro infantil

Procura informações sobre como escrever um livro infantil passo a passo? Veja algumas dicas para escrever um livro voltado para crianças de diferentes faixas etárias

Aquilo que uma criança lê, em grande parte, é responsável por moldar aspectos de sua personalidade, valores e preferências. Faz com que a imaginação da criança seja potencializada, abrindo até mesmo oportunidades para o desenvolvimento de sua criatividade.

Por esta e outras razões, escrever um livro infantil é uma das mais gratificantes realizações de um escritor. Embora seja um fato desconhecido de grande parte dos novos escritores, o mercado dos livros infantis é um dos mais competitivos para se publicar.

Para quem está se perguntando como escrever um livro infantil, é preciso seguir alguns passos preliminares. Isto ajudará o escritor a se situar no que este competitivo mercado espera dele. Entre os aspectos a serem considerados, podemos citar os abaixo:

 Este é apenas um resumo do passo a passo para escrever um livro para crianças. Cada um deles exigirá uma atenção mais detida para se encontrar respostas para todas suas dúvidas. Os próximos posts analisarão alguns aspectos mais detalhadamente. Por enquanto, vamos nos deter na faixa etária das crianças.

Tipos de Literatura Para Diferentes Faixas Etárias

Quando se escreve para crianças, é importante ter em mente que dois ou três anos é uma diferença gigantesca. Isto quer dizer que escrever um livro para uma criança de dois anos é bem diferente de escrever para uma de cinco anos.

Por isso, é importante definir claramente quem é seu público-alvo antes de iniciar o processo de escrita.

Até 3 ou 4 anos

As imagens desempenham um forte papel em livros para esta faixa etária.

Por exemplo, livros voltados para crianças que não sabem ler (quando se espera que um adulto faça a leitura para elas) dependem fortemente das imagens para desenvolvimento do enredo.

Em geral, estes livros costumam ter poucas palavras, talvez umas 300. São livros que costumam apresentar a ideia de formas, números e cores para as crianças. Alguns podem até mesmo não ter palavras.

A criatividade de autores e editoras faz com que alguns de tais livros tenham sons, diferentes texturas, e outros mecanismos para distrair a criança.

5 e 6 anos

À medida que a faixa etária aumenta, a quantidade de palavras segue o mesmo ritmo.  Aqui temos uma faixa de crianças que começa a ler por conta própria. Um livro infantil para uma criança nesta faixa etária costuma ter cerca de 1000 a 1500 palavras. Tais livros têm, em média, 32 páginas.

O autor pode começar a trabalhar com aspectos mais complexos da personalidade das personagens. Pode-se apresentar um personagem principal que consegue representar as lutas e emoções de uma criança nesta faixa etária. O uso de ilustrações continua sendo muito importante.

7 e 8 anos

Quando se quer escrever um livro infantil para crianças que possuem 7 ou 8 anos, o escritor deve ter em mente que o uso de ilustrações continua a desempenhar um importante aspecto. Pode-se até mesmo utilizar uma ilustração em cada página. No entanto, o formato passa a ser mais próximo do adulto, e o livro pode ser dividido em capítulos curtos.

Se estiver escrevendo um livro para esta faixa etária, fique à vontade para incluir diálogos e ação. No entanto, esteja atento para que os parágrafos sejam curtos. Algo em torno de duas a quatro frases.

Em média, livros para esta faixa etária alcançam as 2000 palavras.

8 a 10 anos

Livros infantis para crianças de 8 a 10 anos começam a se aproximar do que será um livro para adolescentes.

Em geral, tem entre 30 e 60 páginas. Nestes livros, você já pode utilizar os capítulos.

E quanto às ilustrações? Podem conter imagens, na maioria das vezes, porém, elas são preto-e-branco. No entanto, é bom destacar que as imagens começam a se tornar raras nesta faixa etária, e devem ser utilizadas somente em algumas páginas.

Os parágrafos ainda devem ser mantidos curtos.

10 a 12 anos

Para crianças de 10 a 12 anos, o livro pode chegar ou até mesmo passar de 100 páginas.

O foco da trama não fica mais na personagem principal. Outras personagens, as secundárias, são apresentadas e interferem de forma bastante significativa no enredo, já que são possuidoras de personalidades marcantes. Crianças desta faixa etária costumam ficar “viciadas” em personagens literários.

Além disso, as tramas são mais complexas. Os temas começam abordar aspectos mais sofisticados, desde história até a ficção científica.

Para as crianças acima de 12 anos, a temática abordada são as questões e problemas típicos dos adolescentes. É o momento em que o livro deixa a área infantil e passa a ser juvenil.

Está com dificuldades para escrever um livro infantil? Neste caso, sugiro que você faça um cursos para escritores.  Assim, você receberá dicas para se tornar um escritor profissional.

Sair da versão mobile