Ícone do site Corrosiva

Como Escrever um Livro Didático

Um livro didático é utilizado pelos professores para a aplicação de disciplinas nas escolas e universidades, e é também utilizado pelos próprios alunos. Se está pensando em escrever um livro didático, considere alguns pontos a ter em mente.

Planejar o Foco do Seu Livro Didático

Antes de escrever um livro didático, você precisa planejar qual será o foco dele, e o que o distinguirá dos seus concorrentes. Trata-se de um tema específico ou uma abordagem geral sobre diversos aspectos de uma matéria? É preciso definir isto claramente e não perder o foco enquanto escreve. Dependendo de sua experiência no tema abordado, você poderá facilmente começar a se delongar em detalhes que fogem do tema proposto.

Por isso, organize as ideias previamente e faça um esboço. Isto o ajudará a estabelecer ideias e um cronograma. Se novas ideias forem surgindo ao longo do processo de escrita, analise se elas são realmente relevantes ou se apenas o obrigarão a fugir do tópico proposto.

Ofereça Diferenciais

Escrever livros didáticos pode ser financeiramente recompensador. Mas atrelado a estas características atraentes, os editores são proporcionalmente mais exigentes ao selecionar os livros que serão publicados. Estão procurando por ideias inovadoras, e não simplesmente a mesma ideia reformulada e novamente embalada.

Como poderá descobrir brechas nos livros didáticos que estão no mercado e que você poderá preencher? Converse com professores que utilizam os livros que serão seus concorrentes. Peça a opinião deles sobre a qualidade do livro que utilizam e que fatores adicionais poderiam melhorá-los. Enriqueça seus textos com sua experiência em pesquisas.

Isto significará adotar uma postura humilde e estar disposto a realizar alterações. Se professores ou mesmo representantes da própria editora lhe disserem que você precisa mudar características do seu livro didático, acate prontamente as sugestões. É melhor encontrar uma ideia bem-sucedida do que persistir em uma fracassada “ideia perfeita”.

Ao enviar seu livro para uma editora para análise, envie anexo uma proposta contendo detalhes relevantes, tais como: o público-alvo, o número de vendas estimado para o mercado, quais são os principais livros e autores da área, além de destacar seus diferenciais e como seu livro poderá competir com outros no mercado. É provável que a maioria destas informações a editora já conheça. No entanto, eles perceberão que você levou em conta todos estes fatores relevantes ao escrever o livro.

Características dos Seus Textos

Ao escrever um livro didático é fundamental ser claro e consistente. O livro precisa utilizar linguagem adequada à faixa etária que fará uso da obra. Você precisa ser envolvente, ao mesmo tempo em que transmite uma informação valiosa para os alunos. Por isso, você precisa estar integrado à linguagem utilizada pelo seu público-alvo. Esta é uma regra que não pode ser ignorada. Você não está escrevendo um poema denso ou uma coletânea de crônicas narrativas reflexivas. Você deve se preocupar não somente com o que precisa transmitir, mas também em como o fará.

Para isso, seria interessante fazer uma pesquisa prévia de outros livros didáticos sobre o mesmo tema e direcionados ao mesmo público que você planeja escrever. Analise a gramática, o estilo, a abordagem – veja o que acredita estar de acordo com aquilo que deseja seguir, e o que precisa ser evitado. Isto é importante porque você precisa ser capaz de definir em que aspectos seu livro didático será melhor ou diferente do que aqueles que já estão nas escolas e universidades.

Finalmente, uma sugestão: não escreva o livro inteiro para somente depois enviar para a editora. Isto é importante porque as editoras estão cada vez mais interessadas em participar no desenvolvimento da ideia. Evidentemente, você deve incluir alguns capítulos ao enviar uma proposta para a editora. Antes disto, porém, peça para algum professor com quem tenha contato poder analisar tais capítulos e apontar informações que poderiam ser omitidas, inseridas ou alteradas.

Se o livro que está escrevendo for de português e literatura, confira alguns exemplos de textos e crônicas para usar em livros didáticos.

Conclusão

Dependendo do tamanho do livro e da participação ou não de coautores, em média, a produção de um livro didático (desde a pesquisa inicial até chegar às escolas e universidades) pode levar de 2 a 5 anos. Por isso, escreva todos os dias, ainda que o seu tempo esteja bastante reduzido. Dedicando-se cerca de 15 minutos por dia, você verá que poderá escrever um livro didático e colher os frutos de sua publicação em pouco tempo.

Sair da versão mobile