Ícone do site Corrosiva

PRIMEIRAS FRASES DE ROMANCES QUE NUNCA ESCREVEREI

Se eu estivesse inspirado para escrever um romance, começaria mais ou menos assim

Certa vez, listei algumas de minhas preferidas primeiras frases de romances. Tosca mania: apanhar dezenas de livros, num espaço de alguns minutos, e me divertir lendo as sentenças iniciais. Como citado em tal post (por sinal, o que estreou este blog) alguns chegam ao ponto de avaliar um bom livro com base em sua primeira frase. Insano exagero? No mínimo, é uma poderosa forma de atrair e manter a atenção dos leitores.

Para jovens escritores, aí pode se alavancar um desafio. Já que não possuem um nome de peso, causar um bom impacto na primeira frase de um livro pode ser uma tarefa demasiadamente árdua.

Como já postei sobre isso, além de ser relativamente cômodo encontrar posts relacionados a tais frases no universo da literatura, resolvi fazer algo diferente: criar uma lista de primeiras frases para romances que não existem. Como a ideia de escrever um novo romance não me agrada agora (pelo menos, não enquanto existirem 2 engavetados, e outros 3 iniciados esperando uma renovada inspiração), limito-me ao divertido processo de criar apenas as primeiras frases de romances que nunca escreverei.

Apenas as primeiras frases. Sem título, o que já seria pedir demais para uma mente cansada, preguiçosa e gaga.

Por onde começo?

Do nada, bateu uma vontade escrever um romance. Esta não foi a primeira frase de um.

Sair da versão mobile