Ícone do site Corrosiva

Escreva de Madrugada

São 4h00 da manhã. A casa está mergulhada em silêncio. Não há o som da TV ricocheteando nas paredes tênues, nenhuma música serpenteando os cômodos, nenhuma conversa para distrair a atenção. Há apenas a emissão de uma única voz: a voz em minha cabeça. Voz tagarela, não se cala. Ela e o silêncio – o ambiente perfeito.

Quando escrevemos, estamos conversando com a voz em nossas cabeças. Esta voz, por sua vez, comunica-se através de nossas mãos, escrevendo no papel ou digitando no teclado. Quanto maiores os ruídos ao nosso redor, mais difícil escutá-la. Uma voz tímida que não costuma falar na presença de outros.

Para muitos escritores, as primeiras horas da manhã sempre foi o momento perfeito para escrever suas crônicas narrativas e romances. Antes que os familiares acordem, antes que as crianças saltem da cama em sua algazarra matinal, antes que os carros comecem a destruir a paz com seus motores alguma coisa ponto zero.

Qual o melhor horário para escrever? Obviamente, isto irá variar de escritor para escritor. Há quem ache o silêncio atordoante e uma ameaça à criatividade, embora estes sejam muitíssimos raros. Outros, como eu, preferem o silêncio aconchegante da madrugada. Suas vantagens são convidativas demais para serem desconsideradas.

Qual a Vantagem em Escrever de Madrugada?

Não é apenas o silêncio, mas a possibilidade muito remota, quase nula, de que alguém ou algo irá nos interromper. Recados, telefonemas, obrigações, uma visita inesperada. Estas atividades costumam dormir junto com seus promotores. Durante as madrugadas, somos senhores do silêncio. E não há nada no mundo que nos obrigue a parar e adiar a escrita. Afinal, todas as obrigações e imprevistos também estão dormindo.

Dicas Para Escrever de Madrugada

Entre os escritores que fazem da madrugada sua aliada para produzir suas obras-primas, encontram-se dois grupos: os que dormem tarde, e os que acordam mais cedo. Pessoalmente, acredito que acordar mais cedo seja mais produtivo. Sua mente está descansada e a produtividade tende a ser maior.

Portanto, para aqueles que encontram disposição em acordar uma ou duas horas mais cedo para escrever seus romances ou ainda algumas crônicas pequenas, aqui seguem algumas dicas para tornar estas horas altamente férteis.

* Planejamento: Não acorde pela manhã sem saber o que irá escrever. Isto é péssimo e revela falta de estratégia no seu ofício como escritor. Para não ficar diante do computador durante vários minutos sem ter ideia sobre o que irá escrever, faça um planejamento na noite anterior. Dormir com um plano de escrita já estipulado ajudará também seu subconsciente a trabalhar em seu favor, enquanto você dorme.

Pode ser que você precise fazer alguma pesquisa antes de escrever. Por exemplo, talvez você esteja escrevendo um thriller médico e precisará de algumas informações médicas para o seu romance. Se assim for, não deixe para realizar esta pesquisa durante a madrugada. Lembre-se: este horário deve ser reservado apenas para escrever. Qualquer pesquisa deve ser feita no dia anterior.

* Não verifique o e-mail: Esta é parte mais difícil. Normalmente, somos invadidos pela tentação de verificar a caixa de e-mail logo pela manhã. Não faça isso ou estará colocando uma corda no pescoço de sua produtividade. Mantenha aberto apenas o seu editor de texto. Resista à tentação.

Obviamente, isto inclui não abrir o navegador para qualquer outra finalidade que não esteja relacionado diretamente com seus textos. Acredite: isto se chama disciplina, e ela pode (e deve) ser conquistada com a prática.

* Deixe o editor de textos já aberto: Se for possível, na noite anterior, abra o editor de texto, coloque o título do que irá escrever, e deixe abertas quaisquer notas de pesquisa que tenha realizado. Você poderá colocar o computador ou notebook em hibernação. Quando se sentar diante dele e der o primeiro clique, tudo estará pronto para você começar a produzir.

* Comece com um esboço: O fantasma de muitos escritores: quando a tela em branco fica te encarando, salivando e com um olhar doentio, o processo criativo costuma sofrer um impacto. Por isso, escreva pequenas notas antes de iniciar a escrita propriamente dita. Isto colocará seus dedos e cérebro em movimento. Em alguns minutos, você verá que o processo começa a se tornar automatizado, e as palavras vão formando frases e parágrafos que, por sua vez, passarão a ocupar páginas inteiras.

* Agende outras atividades: Se precisar realmente acessar a internet ou verificar um e-mail, faça isso depois de um certo período de trabalho. Por exemplo, você poderá estabelecer uma regra de que irá ler seus e-mails somente após escrever durante uma hora. Estabeleça estas regras, apegue-se a elas, e premie-se somente quando cumpri-las. Isto se chama profissionalismo, parceiro.

Conclusão

Muitos escritores se sentem “travados” em seu processo criativo. No entanto, grande parte do problema pode residir no horário escolhido para escrever. Se este é o seu caso, faça uma análise de sua rotina. Se perceber que há muitas coisas interferindo em seu ofício como escritor, experimente levantar mais cedo e escrever durante a madrugada. Talvez descubra que esta simples alteração em sua rotina será todo o necessário para arrombar as portas de sua criatividade e despejar um manancial de tramas e personagens sobre o papel que até mesmo você ficará surpreso.

E o que você acha? Qual seu horário favorito para escrever?

(Crédito Foto: Tom Hiddleston)

Sair da versão mobile