Ícone do site Corrosiva

Como Iniciar Um Livro II – A Missão

O artigo continua analisando dicas importantes sobre como iniciar um livro e, ainda, apresenta um checklist para você examinar o primeiro capítulo seu livro

No artigo Como Começar um Livro mencionei os desafios que jovens escritores enfrentam ao dar o chute inicial em suas obras. A ideia principal da trama está bem vívida na mente; mas por onde e como começar?

Foram dadas dicas sobre iniciar o romance de uma forma impactante, criar suspense ou até mesmo deixar para escrever o primeiro capítulo por último.

Mas há outros desafios. Na ânsia de avançarem suas obras, muitos escritores acabam deixando importantes elementos de fora.

Por isto, vamos destacar algumas importantes características do primeiro capítulo de um romance. Isto não significa que todas elas sejam obrigatoriamente necessárias. Talvez você mesmo consiga citar autores que quebraram estes paradigmas e criaram verdadeiras obras de arte.

Mas o objetivo deste artigo não é estabelecer uma regra absoluta que você deve seguir toda vez que iniciar um livro. O importante é ter todos estes elementos em mente. Assim, se forem deixados de lado, que isto ocorra de forma consciente, e não por esquecimento.

Apresente a Personagem Principal

Pode parecer lógico, mas não é. Muitos escritores preferem escrever o primeiro capítulo dando total destaque ao vilão, ou a uma personagem secundária que vai morrer nas próximas páginas.

Esta não é a melhor forma de iniciar um livro. Quando leitores se deparam com uma personagem com grande destaque no primeiro capítulo, inconscientemente, já identificam-na como protagonista. E não gostam de ser enganados neste sentido. Por isso, o primeiro capítulo é o lugar para você focar na personagem principal.

No entanto, se desejar que a abertura do seu livro apresente o vilão, sugiro que introduza seu livro com um Prólogo. Desta forma, poderá reservar o prólogo para o vilão, ao passo que no primeiro capítulo será dado destaque para a personagem principal.

Descreva a Personagem Principal de Forma Sucinta

Você tem um universo de informações sobre sua personagem principal. Muito provavelmente já desenvolveu um intenso carinho por esta pessoa que, até o momento, só vive em sua mente. E está ansioso em descrever suas características físicas, emocionais e psicológicas.

No entanto, o primeiro capítulo não deve ser usado para isso. Uma descrição longa cansa os leitores e deixa-os impacientes, esperando por algo realmente intenso.

Assim, no primeiro capítulo, descreva somente o essencial de sua personagem. E isto não inclui a cor dos seus olhos ou se apenas usa sapatos exóticos feitos com pele de sapo. Se a descrição física contribuir de alguma forma para o estabelecimento da trama, ótimo. Do contrário, descarte estes detalhes no momento. Nos capítulos a frente, você terá oportunidades para se aprofundar um pouco mais nestas características.

Faça Com Que o Protagonista Conquiste a Simpatia do Leitor

Ao iniciar um livro, lembre-se que os leitores precisam se envolver com o protagonista. Trata-se de uma simpatia que deve ser estabelecida logo de início. Este é um dos motivos pelo qual descrições físicas superficiais devem ser descartadas, temporariamente.

Então, pergunte-se: o que faz com que eu goste tanto do meu protagonista? Procure deixar a mostra quem ele realmente é, seus valores e princípios, e aquilo em prol do que ele luta.

Isto não significa criar um protagonista envolvido por um véu de perfeição (o que, convenhamos, é muito chato).

No clássico, E o Vento Levou, Scarlett O’Hara é apresentada no primeiro capítulo como uma narcisista intragável:

“Ela nunca conseguia aguentar por muito tempo qualquer conversa da qual ela mesma não fosse o assunto principal”

Algo importante é que o protagonista não seja apresentado como uma figura fraca. Ainda que repleto de defeitos, é importante que ele seja determinado, decidido a alcançar aquilo em que acredita.

Apresente o Antagonista

Note que estamos falando do antagonista. Este não precisa ser, necessariamente, o vilão. Antagonista é aquele que de alguma forma se opõe aos objetivos do protagonista. No capítulo de abertura, é preciso mostrar aos leitores que sua personagem terá desafios. Este antagonista poderá vir na forma de uma pessoa ou mesmo de uma situação.

Por exemplo, uma ficção científica poderá tratar de aliens (vilão) que atacarão uma missão tripulada. No entanto, suponha que isto ocorra mais a frente, talvez no capítulo 3 ou 4. Ainda assim, você precisa trazer à tona um antagonista no capítulo 1. Talvez ele possa vir na forma do capitão linha dura da missão ou de problemas técnicos na viagem até o referido planeta.

Como iniciar um livro? Deixe claro que a vida de sua personagem principal não será um mar de rosas, ainda que o vilão resolva tirar férias.

Cuidado Com o Excesso de Personagens Secundárias

Cuide para que o primeiro capítulo não fique abarrotado com personagens secundárias. Jovens escritores costumam inserir personagens no capítulo de abertura e que desaparecem subitamente, para nunca mais voltar. Isso só faz com que o papel do protagonista seja ofuscado.

Arte: David Blaine Clemons

Defina Claramente o Estilo nos Parágrafos de Abertura

Qual o tom de seu romance? Qual a essência do seu livro? Isto precisa ficar claro nos parágrafos iniciais. Se é uma comédia, precisa de bom humor. Se é um thriller político, precisa definir a tensão conspiratória típica destes romances no capítulo inicial. Não confunda o leitor por misturar diferentes estilos logo no começo.

Defina o Ambiente

Onde ocorre a trama? Novamente, você não deve insistir em descrições infinitas e detalhadas. Mas é preciso que os leitores se situem no ambiente onde ocorre a trama. Isto envolve saber a localização geográfica dos eventos, a época, e a situação contextual para ambientar os leitores.

Este princípio é ainda mais importante no caso de livros de ficção científica ou fantasia. O fato de transferir os leitores para um universo totalmente fora de sua realidade exige atenção para que eles sejam informados sobre isso. Descreva apenas o suficiente para situá-los, e reserve os próximos capítulos para exposições mais profundas.

Encerre o Capítulo Com Algum Suspense

Conforme mencionado no artigo “Como Começar um Livro”, é preciso estimular a curiosidade do público, gerando um suspense que será esclarecido nas páginas a frente. Este tipo de elemento é essencial. Pessoas não leem livros simplesmente por ver descrições triviais de personagens insossos, e um blá-blá-blá interminável. Aberturas assim são um convite para que abandonem a obra após algumas páginas, e você certamente não deseja isso. Portanto, certifique-se de incluir esta característica literária tão importante para manter o interesse dos leitores.

Para Toda Regra, Há Exceções

Como mencionado no início, estas nunca se propuseram ser regras invioláveis. O objetivo delas é orientar os escritores quanto a detalhes que precisam ser analisados. Desta forma, tudo aquilo que você decidir incluir ou eliminar do primeiro capítulo será feito de forma consciente, e não por distração.

Finalmente, o Checklist

Diante do que foi considerado, você pode analisar o primeiro capítulo do seu livro e comparar com este checklist:

E o que você acha? Acredita que é difícil colocar todos estes elementos no início de um livro? Há outros fatores que devem ser considerados ao escrever o primeiro capítulo de um romance? Deixe sua opinião.

Quer se tornar um escritor profissional?

Confira o guia para escrever um livro. Saiba tudo sobre a arte de escrever livros: da ideia inicial até a publicação.

Sair da versão mobile