É possível um romancista escrever um livro em apenas dois meses?
Uma proposta atraente para muitos. E absurda para tantos outros. Especialmente para quem já passou anos em cima de um romance, a proposta de Jeff VanderMeer no livro Strategies and Survival Tips for the 21st-Century Writer (Estratégias e Dicas de Sobrevivência Para o Escritor do Século 21), soa apenas como utopia (pelo menos para relés mortais). A questão que chega de mãos dadas com a curiosidade não é somente a possibilidade de se concluir ou não uma obra neste tempo, mas também a qualidade do resultado apresentado. Ser mais eficiente é excelente para qualquer pessoa que se dedica a escrita, especialmente para os que dependem dela para sobreviver. No entanto, não se pode deixar de pensar: quão criativa é a eficiência? Há opiniões divergentes sobre o assunto. De qualquer forma, a resposta que pulsa e repulsa como verdade absoluta é a realidade de cada um. Ou seja, talvez você precise de muito tempo para conseguir produzir algo que valha a pena ser lido. Ou talvez, não.
De qualquer forma, aqui estão algumas das dicas que o autor apresenta como suporte para se conseguir escrever um romance em apenas dois meses.
- Certifique-se de conseguir definir em poucas frases o que você está escrevendo. Se fosse definir seu romance em apenas duas frases, conseguiria fazê-lo sem dificuldade? Romances de dois meses precisam ser facilmente definidos e declarados. Se estiver escrevendo uma saga medieval, com dezenas de personagens com papéis altamente relevantes no curso da narrativa, bem, neste caso, será difícil concluir o livro em dois meses.
- Baseie algumas de suas personagens principais em pessoas que você conhece superficialmente. Ou seja, nada de se basear em amigos íntimos. Quando você baseia um personagem em uma pessoa um tanto quanto distante, é mais fácil fazer as descrições, e preencher as ações e emoções do mesmo com suas ideias.
- Corte algumas cenas no meio. Por exemplo, ao invés de descrever minuciosamente seu personagem realizando um roubo, poderá colocá-lo na cena do crime, e encerrar o capítulo. Em seguida, descreva os acontecimentos que se sucederam ao roubo. Além de economizar o tempo dedicado à escrita dos eventos, você ainda conseguirá gerar tensão na narrativa.
- Não dê detalhes do que não precisa de detalhes. Há quem ame descrever a cor das paredes, ou a granulagem da poeira disposta sobre a cômoda no quarto. Mas se o objetivo é escrever um romance em dois meses, tais detalhes precisam ser suprimidos.
- Cuidado com cenários exóticos. Encontrar um paralelo em seu próprio ambiente diminuirá o tempo investido em pesquisas. Se a narrativa pode perfeitamente acontecer na sua vizinhança, esqueça aquela cidadezinha embrenhada em cadeias montanhescas no sudoeste africano.
Aplicando estes conselhos, acredita ser possível escrever um bom romance em dois meses?
at
Muito legal ler os comentarios e ver que muitos estao no mesmo barco que eu,cheios de ideias e procurando coloca-las pra fora.
Eu ja tenho toda a historia e envolve romance,cultura,suspense,causa ambiental..estou me divertindo muito…Sao tantas informacoes que me embriago sem ao menos beber :D No entanto cheguei a 12° pagina até agora…
O mais bacana é que é baseada e muma historia real.
Luz.
at
Estou escrevendo uma história de fantasia que conta um jovem garoto muito fraco que quer vingança contra as pessoas mais poderosas do mundo. Essa descrição faz parecer que trata-se de uma história muito clichê, porém o que acontece durante toda a história a diferencia das outras. Estou muito animado. Meu objetivo é termina-lo e que se torne um livro bom que muitas pessoas gostem. Torna-se um livro famoso ou não são outros quinhentos! Desejo motivação a todos que estão começando a escrever! Boa escrita a todos!
at
Gente, coloquei na cabeça que quero escrever um livro !
Tenho o sonho de publicar minha primeira história de amor, que foi bastante empolgante para uma menina de 14 anos (tenho 19 agora).
Estou amando as dicas e espero compartilhar conforme vou dando vida e forma às minhas lembranças.
bjs
at
Dois meses para escrever quantas páginas? Em menos de 4 meses fui capaz de escrever 523 páginas com vários dias sem escrever nesse período e mal cheguei à metade.
Quantas páginas devemos escrever por dia?
at
amei o post
at
Oi, eu já até perdi as contas de quantos romances já tentei escrever o único que conclui foi quando tinha 16 anos uma historia de uma menina e o boto, fiz manuscrito em um fixario velho, mas o tempo acabou com ele tenho 25 hoje, e curso biomedicina nada haver com escrever livros, mas adoro escrever, e vou seguir suas dicas quero escrever um livro que me veio a menta e uma aula de biologia molecular, até me assustei fiquei ansiosa para logo escrever mais estava em sala de aula rsrsrs, mas agora que estou de ferias tenho dois meses para escrever, vamos lá mãos a obras.
at
Também, como todos que vieram aqui, eu estou criando ‘mundos’. Só que a partir de minhas 30 paginas a coisa deu uma parada total. Meu livro -vou ser realista– conta a história de um casal, superficialmente, que viveu na época da ditadura, isto, porem, porque um dos capítulos se chama O PASSADO, vale lembrar que desse casal só a mulher vive, seu marido já entra na história morto, por isso o capítulo. Conto da influência de EUA no golpe militar de 64, tudo por cima, depois é que dou uma entrada no tema para compor uma parte da história. A partir de então largo o golpe militar e passo a contar a vida do restante da familia que sobreviveu na época. Ai sim é que desenrolo um romance. Vale lembrar que nada aconteceria se fosse o golpe militar.
Queria saber se posso fazer essa ruptura com o tema de inicio sem perder todos os vínculos ?
at
Sobre títulos de livros, quando pensar em algum deve consultar o Google.
Poderá ter muitas surpresas. No meu livro de crônicas e contos passei
por uma que não esperava: haviam cinco livros com o mesmo título.
Por isso é bom verificar antes para não ter prejuízos de capas, revisões e
outras despesas.
Abraços
Manoel
at
Não digo que seja impossível. Há escritores e escritores. Há mentes que não param de criar, são os privilegiados de inspiração crônica rs. Para mim é indubitavelmente impossível.
at
Comecei a escrecver um livro ha dois dias e só escrevi 2 páginas .
É um romance atual.
Estou muito insegura , por isso resolvi procurar ajuda.
A introdução está indo bem mas, estou insegura quanto ao desenvolvimento e conclusão.
at
Brenda, compartilho de sua agonia. Vc está indo bem, acredite!
at
Estou tentando criar uma história de amor , afinal quem não adora uma bom romance?
Baseado na lembranças de um casal, o garoto narrando sua história de amor como em um diário com as mais belas lembranças, as que ele nunca irá esquecer!
at
Ja escrevi dois livros e estou num terceiro. Nao vai ser uma trilogia, mas uma saga de 7 livros, o que venho programado.
Os dois primeiros juntos somam 468 paginas e 45 capitulos.
Em um papo com uma amiga, encarei escrever um romance, o que nao é o meu forte. Quando falo que vou escrever um romance, ja penso que vou ter que escrever apenas sobre o sentimento de amor. Acho que isso me atrapalha. Nao que eu nao saiba falar do amor, muito pouco sei, mas nao dar pra falar do amor em 100.000 palavras ou mais.
Posso colocar o romance em si, como segundo plano durante o livro de inicio e da enfase no final?
at
Eu costumo pôr o romance embaixo das cenas de ação, então acho que você também pode… só uma opinião.
at
oi meu nome é Alan, e gostaria muito de escrever um livro bem pequeno, só que não sei por onde começar. Se alguém puder me dar umas dicas ficarei grato. Meu wpp 9184423040
at
Allan,
Eu escrevo contos, mas sigo o mesmo esquema do romance: primeiro crio os títulos dos capítulos.
Vou escrevendo um pouco em cada um deles. Quando já tem umas 40 páginas cada um, aí faço uma pausa e vou fazer a revisão.
Depois vejo o que sobrou, faço os alinhamentos e dou o retoque final.
Só daí envio para o Revisor Profissional.
Abraços
Manoel
at
Olá, esse mundo é muito novo para mim, mas estou adorando suas dicas. Meu primeiro livro será lançado provavelmente em maio, é para mães, como o meu blog, assinei contrato com uma editora. Mas gostaria muito de enveredar por essa parte de romances, e suas dicas são realmente preciosas.
um abraço e obrigada!
at
Eu agradeço suas palavras, Daniela. E parabéns pelo trabalho realizado em seu blog.
Forte abraço!
at
Estou escrevendo um livro que aborda vários temas, mais estou com dificuldade de criar um romance entre os personagens
at
Acho que se tiramos os detalhes o romance fica pouco envolvente, acho que os detalhes a descrição do local do olhar e etc muito importante, como no desenho realista sem os detalhes o trabalho fica inacabado.
at
o meu estou fazendo ainda,tenho a certeza que sera muito bom.. o nome vai ser”o amor e suas atrapalhadas
at
Já publiquei Quadrinhos. Agora me atrevi escrever romances e contos. Obrigado pelas dicas que muito me ajuda.
at
Já publiquei o meu primeiro que é de contos e crônicas. Estou amadurecendo a ideia de escrever um romance. Estou estudando para para isso, este site está me ajudando muito!
at
Leila,
Escrevo contos e crônicas no meu blog, se quiser visitar,
esteja à vontade.
Escreva que responderei com a minha ajuda.
Abraços
Manoel Amaral
at
Ola,comecei a escrever meu livro a uma semana e estou na pagina 30,porque a gente demora tanto a escrever?
Tenho 13 anos.
at
Nossa, você está conseguindo escrever até rápido! Para 1 semana apenas, você já conseguiu escrever bastante coisa! O meu deve ter a mesma quantidade de páginas que o seu escritas, mas já estou escrevendo esse livro desde novembro(+/-) do ano passado. E isso porque algumas coisas já estavam mais ou menos escritas, se não, teria bem menos páginas kkk
at
qria poder escrever um libro romántico tengo la ideia na mente mas na hora de escrever nao me sale e sun libro de amor que una madurita se enamorade un chico joven
at
Achei interessante o post …
Quero escrever um romance, mas desejo que ele seja diferente… Já tenho a história em mente, mas o difícil vai ser passa-lo para o Papel.
at
Sara,
Se vc tem um romance na cabeça e não consegue passá-lo para computador,
contrate um pessoa para fazê-lo: procure na internet por Ghost white e
achará um grande número de pessoas que fazem isso, pode ser até na sua cidade.
Abraços
Manoel Amaral
at
Eu escrevo mais ou menos nesse tempo também, se me concentrar só em um (o que é difícil, porque eu começo um e tenho inspiração para outros tantos!) acho que o meu maior problema é conseguir fazer os “meios” para chegar aos fins!
Quem quer escrever rápido, consegue e de forma bastante gratificante, não acho que para que isso aconteça, temos que suprimir coisas, só temos que por os pingos nos “is”.
O problema de escrever é que nem sempre sabemos como queremos terminar e quando terminamos, muitas vezes nos perguntamos se isso é o que imaginamos no início e se era isso que queríamos escrever, muitas vezes até perdemos a essência do que queríamos passar, e é para isso que eu vim comentar.
Jamais devemos perder a nossa essência, apesar dos conselhos e dos pitacos alheios, devemos levar para nós apenas as coisas que são realmente importantes e viver com isso kkk
Amei o post e o site, já até me cadastrei na newsletter <3
at
O meu eu estou há 8 meses escrevendo, só escrevi sessenta e poucas páginas (e eu escrevo todos os dias) quanto mais escrevo sinto que estou mais longe de conclui-lo. O nome é “Entre Cruzes e Triquetras” se passa numa cidade longínqua no noroeste da Escócia e aborda temas políticos, religiosos e históricos… Acho que esta explicado a demora né? Hehehehehe
at
Já gostei do seu livro :)
at
Conseguiu terminar?
at
Senti interesse hahaha Conta pra gente se você já terminou ele. Gosto muito da Escócia, além de que envolver política e religião é bem interessante.
at
O meu primeiro livro que iniciei em Maio/2012 “Uma só verdade” conclui em Julho, e olha que enquanto escrevia ficava vários dias sem escrever, pois ao mesmo tempo escrevia a sinopse da minha primeira telenovela “O Elo”, atualmente estou com três livros em produção, um deles escrevo junto de duas amigas escritoras, além de uma sinopse de minissérie pronta e uma centena de histórias e títulos na minha mente.
at
Escrevi o meu “A casa iluminada” (Benvirá, 2012) em menos de dois meses. E lá está ele, em todas as livrarias.
Se é bom ou não, aí são outros quinhentos.
at
O fato de ter sido publicado conta muito em seu favor, Alessandro. Obrigado pela visita e sucesso!
at
Romance em dois meses? Gostaria de ler meia página. Estou certa de que chegaria :)
at
Boa Tarde,
Estou escrevendo um romance.
Como você passou pelo processo de criação e publicação?
teve algum incentivo?
at
olá minha filha gosta de ler textos e escreve livros. Ela tem 15 anos e desde os 10 escreve livros inspirada na realidade.