Ícone do site Corrosiva

Como encontrar inspiração

Se a inspiração saiu para dar uma voltinha, traga-a de volta na marra

A inspiração pode ser alcançada mediante exercícios que farão com que seu foco criativo seja potencializado. Alguns são simples. Outros exigem um pouco mais de disciplina. Mas, somados, são forças para ajudar a impulsionar seu potencial criativo.

Passe Um Dia Todo Em Silêncio

A primeira regra para encontrar inspiração é simples: não fale e não escreva. Isto é bom para limpar seu lado egoísta. A inspiração muitas vezes ocorre a partir de influências externas. Achar que aquilo que tem a dizer é o mais importante pode ser um empecilho para sua desenvoltura criativa. Assim, use e abuse dos gestos. Quando lhe perguntarem onde está o casaco, simplesmente aponte. Quando lhe perguntarem como está seu dia, sorria e faça um sinal de positivo. Neste dia, você não tem nada importante a dizer. Nada! Apenas, observe e absorva o que outros tem a dizer. Um passo vital para se escrever textos profundos ou ainda que os mais simples.

É importantíssimo que avise seus familiares e amigos sobre isso, ou vão achar que você tem um problema muito mais sério do que simplesmente falta de inspiração para escrever um livro.

Visite o Ambiente de Sua Narrativa

Visite locais que integram seu romance ou crônicas narrativas, e passe algumas hora ali, anotando tudo o que lhe saltar aos olhos. Anote detalhes sobre o ambiente e sobre as pessoas (vestimenta, postura, estado de espírito, conversas). Isto aumentará seu campo de visão sobre a situação. Detalhes surgirão automaticamente e ficará mais fácil para sua inspiração dar as caras. Mas anote mesmo. Papel e caneta. Do contrário, detalhes preciosos serão esquecidos.

Tente se Convencer de Que Está Errado

Escolha um tópico que você encara como uma realidade, um fato. Pode ser um acontecimento histórico, uma verdade científica, benefícios ou malefícios de uma certa conduta. Após isto, faça uma pesquisa e escreva uma dissertação em que você reúne provas e argumentos de que está errado. Use todos os argumentos possíveis. Apele para o raciocínio lógico e emocional. Esforce-se em se convencer de que está errado.

Este exercício vai ajudá-lo a encontrar inspiração para escrever sobre personagens que possuem um ponto de vista diferente do seu.

Chore

Você deve ter motivos para chorar, não é? Se tiver, por que se reprimir? Segurar as lágrimas só tornará seu trabalho superficial e desonesto. Por isso, chore. Não tente contê-lo e nem chorar com estilo, como se estivesse participando de um concurso para ver quem chora mais bonitinho. Esbraveje, se necessário. Alguns sentimentos bloqueiam a criatividade, e um bom choro pode mandá-los para bem longe.

Agora se você não tem motivos para chorar… tem certeza de que quer ser escritor?

Ria

Chorou o suficiente? Depois de colocar para fora tristezas reprimidas, você se sentirá muito mais a vontade para rir. Ria de tudo. E com vontade. Se por acaso lembrar-se de algo engraçado, mesmo que estiver rodeado de estranhos, não segure o riso. Deixe que te olhem com estranheza. Não tape a boca. Ria até perder o fôlego. Ria de piadas inteligentes e de coisas bobas.

Esta é a beleza e a intensidade em sua vida capaz de prender a atenção dos seus leitores.

Não tem motivos para rir? Volte para o passo anterior e chore mais um pouco.

Em conclusão, mostre para sua inspiração que quem dá as cartas aqui é você. Pode ser um pouco de trabalhoso, mas no final, ela se torna bem mansa e obediente.


Quer se tornar um escritor profissional?

Chega de sonhar! Conheça estes cursos para escritores.

Sair da versão mobile