Ícone do site Corrosiva

Como desenvolver a criatividade

Dicas para ajudar os escritores a desenvolverem sua criatividade ao criar personagens, e escrever crônicas, romances e poemas

A criatividade é o elemento essencial para os escritores conseguirem trabalhar e produzir. Sem ela, o trabalho fica estagnado, e a decepção toma conta e domina todos os espaços.

Como sabemos, em muitos casos, a criatividade parece cair do céu, suave e oportunamente. Em outras vezes, porém, é preciso um esforço gigantesco para encontrá-la, quase como que tirar água da pedra. Mas há algo que podemos fazer para facilitar este processo, ajudando a nos tornar escritores (mais) criativos.

A seguir, listei algumas dicas que ajudam experientes e novos autores a desenvolver a criatividade:

Envolva-se Com Pessoas Criativas

Estar na companhia de pessoas que também trabalham com a criatividade é uma excelente forma de estimular esta característica.

Muitas vezes, o simples fato de estarmos em um ambiente criativo já contribui para o desenvolvimento de nossa criatividade.

Conheça Novas Vertentes

Não se limite apenas ao tipo de literatura que você quer produzir. Se você é um romancista, leia poesia. Se é um poeta, leia um roteiro cinematográfico. Se gosta de romances policiais, experimente um romance medieval.

Este tipo de exposição ajuda a tirar o cérebro do seu estado de acomodação.

Avise Seu Cérebro

Muitos escritores treinam o cérebro para que saibam quando é hora de entrar em uma particular zona de criatividade.

Por exemplo, você pode fazer uma caminhada todos os dias antes de começar a escrever. Ou talvez tomar uma xícara de café. Para muitos, isto costuma funcionar. Assim, toda vez que você realizar este “ritual”, seu cérebro poderá interpretar esta notificação como um aviso de que está chegando a hora de começar a trabalhar.

Faça Coisas Novas

Saia de sua zona de conforto e tente novas experiências.

Aprenda xadrez. Toque um novo instrumento musical. Cante no chuveiro. Faça com que seus olhos e ouvidos sejam apresentados a coisas novas, diferentes.

Tudo isso terá um efeito positivo sobre o desenvolvimento do seu processo criativo. Lembre-se que a criatividade nada mais é do que a combinação de ideias existentes.

Por isso, quanto mais você souber, mais fácil será transferir este conhecimento para o papel, sob novos formatos.

Conheça Novas Pessoas

Ainda sob esta mesma linha de raciocínio, conheça novas pessoas.

Veja quais são suas perspectivas de vida, como encaram o universo ao seu redor. Desenvolva o hábito de iniciar conversas na fila de um mercado, de um banco, ou dentro de um ônibus.

Esta prática é excelente para desenvolver a criatividade literária.

Destas conversas você consegue extrair novas perspectivas e, quem sabe, até criar personagens bastante interessantes.

Descanse Seu Cérebro

Após isso, conscientize-se de que seu cérebro não é uma máquina perfeita e incansável. Ele precisa de um tempo para se recuperar, para assimilar todas as coisas novas a que foi exposto.

Assim, descanse, durma. Senão, a desordem se estabelece.

Carregue Uma Câmera Com Você

Hoje em dia, com celulares e smartphones já possuindo câmeras integradas, não é difícil aplicar este conselho.

Utilize as câmeras para registrar coisas interessantes do seu dia a dia.

Novas paisagens ou velhos ambientes – esteja atento a tudo, e registre o que merece ser registrado.

Escreva Todos os Dias

Criatividade é um músculo. Procure criar algo e escrever todos os dias, para não permitir entrar em um estado de atrofiamento. Mesmo que seja apenas alguns versos, mesmo que apenas a frase de um romance, dê ao seu cérebro um exercício diário de criatividade.

Escreva writing prompts

Writing prompts são propostas de escrita que visam estimular a criatividade dos autores. Se quiser saber mais como funciona, confira o artigo que escrevi sobre o que são propostas de escrita

Registre Todas as Novas Ideias

Coloque todas as suas ideias no papel, por mais absurdas que pareçam. Mas, procure organizá-las em categorias.

Por exemplo, crie uma categoria chamada “Relacionamentos” e escreva todas as ideias relacionadas. Com o tempo, analisando isoladamente cada uma das categorias, veja como as ideias dentro dela se interligam.

Com isso, você vai descobrir que muitas de suas ideias fracionadas tem relação umas com as outras.

Quando combinadas, podem configurar um universo de criatividade que andava lhe faltando, ultimamente.

Faça Um Curso Para Escritor

Você também pode recorrer à experiência de outros escritores para desenvolver sua criatividade. Considere a sugestão deste curso para se tornar um escritor profissional.

Será que esqueci de alguma dica valiosa? Por favor, se souber de outros exercícios para estimular a criatividade, compartilhe comigo e com os outros leitores nos comentários.

Sair da versão mobile