Ícone do site Corrosiva

Guia para criar personagens para seus livros

como criar personagens

Está com dificuldades em criar personagens? Confira este guia com um questionário para criar todas as características mais importantes de uma personagem literária.

Na hora de escrever um livro, muitos escritores focam na trama como sendo o principal pilar da história.

No entanto, você precisa ter em mente que personagens fortes sustentam este pilar. De fato, personagens toscas e vazias fazem toda a trama oscilar e podem levar ao chão uma ótima trama. Nessas horas, é pane no sistema!

Por isso, como você pode criar personagens cativantes? Quais os processos para criar uma personagem do zero?

Este guia sobre como criar personagens vai te ajudar neste sentido. Vou apresentar um questionário com as perguntas certas para você não deixar nenhum detalhe importante de fora.

Boa disciplina: requisito para criar boas personagens

O processo de construir personagens do zero pode parecer simples e automático. Para alguns autores, até é.

No entanto, em geral, exige doses de concentração e organização – até para evitar contradições ao longo da trama.

Especialmente para autores de literatura que têm dificuldades em criar protagonistas, antagonistas e personagens secundários, fica a dica: um pouco de disciplina e ordem para cruzar a linha final.

Como fazer isso na prática?

Uma dica é: antes de começar a escrever o livro, faça uma lista com as características das personagens. Não confie na sua massa encefálica (na minha, etiquetei: “traidora”). Bote tudo no papel. Assim, faça um trabalho organizado.

O questionário que apresento abaixo vai te ajudar neste sentido. Portanto, não se contente em respondê-lo mentalmente. Minha dica é: escreva as respostas. Faça isso sem pressa! Se possível, salve esta página em seu navegador e volte para cá quantas vezes forem necessárias.

Como criar personagens passo a passo

Portanto, ao criar uma personagem, leve em consideração as características a seguir.

Respondendo as perguntas a seguir, você vai ver como o processo de criar e descrever uma personagem vai ficar muito mais fácil.

Este guia serve para criação de todos os tipos de personagens, desde o protagonista até personagens secundários.

1. Objetivos

Qual é o objetivo principal de sua personagem? Escreva o principal objetivo da personagem do seu livro, aquilo que lhe dá uma direção para seguir. Não um alvo corriqueiro, como comprar um presente ou tirar férias, mas algo que faz o sangue dela correr desesperado pelas veias. Este objetivo é o que vai servir de motivação para ela tomar importantes decisões na história.

Quais são os objetivos secundários? Além do objetivo principal, a personagem tem outras metas em sua vida? Por exemplo, um espião tem como objetivo principal descobrir segredos sobre uma nação inimiga. Ao mesmo tempo, ele tem um objetivo secundário que é reavivar a paixão em seu casamento.

Quais obstáculos a personagem enfrenta para atingir seus objetivos? Pode ser algo interno, como um trauma, uma limitação física, mental ou emocional. Ou isso pode acontecer devido a fatores externos, como a natureza de como as coisas são, bem como a ação de um antagonista.

O que ela está disposta a sacrificar por este objetivo? Talvez nem mesmo ela saiba a resposta, até ser colocada face a face com a dura decisão. Pode ser que na ânsia de atingir seu alvo, a personagem se veja em uma ladeira, cruzando cegamente as linhas da moral que jamais imaginou atravessar. Não pense apenas em coisas físicas como: ela está disposta a perder o emprego por seu objetivo. Mas pense também em questões morais. Por exemplo, ela estaria disposta a trair ou abandonar amigos, roubar, mentir e assim por diante?

2. Defeitos

Quais são os defeitos da sua personagem? Não importa quão bonzinho seja seu herói, ele não é perfeito. Assim, coloque no papel seus defeitos, falhas, traumas e lembranças que talvez ele prefira ocultar. No caso dos vilões, acredito que você não vai ter dificuldades nesta hora.

Como esses defeitos virão à tona? Em vez de simplesmente apresentar os defeitos dela como em uma lista, crie situações em que estas fraquezas venham à tona. Ou seja, crie um conflito que a personagem vai se deparar e, em seguida, revelar que ela não tem nada de perfeita.

3. Qualidades

Quais são suas qualidades? Liste as características positivas da personagem. E isto também deve ser feito com os vilões. Na verdade, vilões inesquecíveis costumam ter boas qualidades, mas acabam sendo vencidos pelo seu lado ruim. Ainda assim, alguns deles deixam que sua nobreza apareça mesmo nas odiosas tendências.

Ao descrever qualidades, use termos que os leitores reconheçam de imediato. Afinal, se você descrever sua personagem como “ilibada e pudica” pode ser que os leitores tenham dificuldades em montar este caráter, mentalmente.

4. Medos

Quais são os medos da personagem? Por maior que seja sua bravura, o que é capaz de lhe tirar a coragem e fazê-la tremer? Expor os medos da personagem é uma das maneiras de fazer com que os leitores tenham empatia por ela.

5. Histórico de vida

Qual é a história de sua personagem? Para responder esta pergunta, você precisa destacar elementos importantes que influenciaram o desenvolvimento da personalidade da personagem.

Por exemplo, você criou uma personagem adulta que não tem nenhuma interação com seus pais. No entanto, mencionar se os pais dela estão vivos ou se já são falecidos pode ajudar a humanizar as personagens e torná-las mais envolventes.

Cuidado: não cite muitas informações de pano de fundo. Afinal, você corre o risco de deixar sua narrativa cansativa.

6. Características físicas

Agora sim podemos entrar na fase da construção das características físicas dela. Aqui vamos entrar em um cenário que pode gerar discussão.

Afinal, existem autores que não gostam de descrever suas personagens em sentido físico, mas preferem se concentrar em aspectos mentais e emocionais.

Ainda assim, não podemos negar que a descrição física ajuda a construir a imagem da personagem na mente do leitor, ao passo que ele avança as páginas do livro.

Portanto, minha sugestão é que você faça uma descrição física das personagens, mas sem exagerar.

Que aspectos físicos você acha importante descrever? Ajude os leitores a visualizarem a personagem. Características como altura, peso, cor da pele, dos olhos e dos cabelos são de ajuda.

A personagem possui uma linguagem corporal significativa? Se ela possui algum trejeito que a destaca na multidão, seria uma boa deixar isso claro na narrativa.

Quais roupas ela usa? Ao criar uma personagem, pode ser bastante interessante fazer uma descrição das roupas que ela usa. Isto ajuda os leitores a montar uma imagem mental.

Apresente detalhes aos poucos

Depois de responder estas perguntas, você precisa interligar as características, fazendo com que uma dê sentido a outra.

No entanto, ao descrever sua personagem, faça isso de forma lenta e gradativa. Ou seja, revele informações aos poucos, da mesma forma como as pessoas se conhecem na vida real.

Não apresente todas estas informações de uma vez. Isto seria um soco nos leitores.

Aproveite cada um dos capítulos para descrevê-la aos poucos.

Quer criar personagens como um profissional?

Ainda precisa de ajuda para criar personagens reais e envolventes? Então, eu tenho algumas sugestões de cursos para você!

Saiba mais detalhes sobre estes cursos para escritores.

Instagram: Juliano Martinz

Sair da versão mobile