Ícone do site Corrosiva

Como Começar um Livro: O Desafio do Primeiro Capítulo

Hummm… er… uhmmm…. errrrrrr

Ah, aquele momento sublime em que você escreve FIM – a última palavra, da última página, do último capítulo do seu livro. Você se espreguiça, satisfação em cada átomo, e olha para aquela sua criação, como uma mãe orgulhosa olhando para seu filho.

Infelizmente, são poucos aqueles que já experimentaram esta sensação. Na verdade, talvez se surpreenda em saber que grande parte dos escritores em potencial desistem logo nas primeiras linhas. E não são poucos os que perguntam: Como Começar um Livro?

E qual a razão? Isto se dá devido às ameaças fantasmagóricas presentes no início de todo livro: a tela branca e sua gargalhada carregada de desdém.

O Desafio de Começar um Livro

Não, começar um livro não é tão simples quanto “Era uma vez, numa terra muito, muito distante…”. Iniciar um livro é um processo que pode ser extremamente angustiante e improdutivo.

O autor já tem as ideias principais, coletadas e anotadas no papel, o enredo formado e até uma conclusão de tirar o fôlego. Mas na hora de iniciar as primeiras frases, o inferno: faz-se presente um terrível blecaute mental, e o canal de comunicação entre o cérebro e o papel são interrompidos.

Se você está entre este seleto grupo de escritores que tem dificuldade em começar um livro, atente para as dicas abaixo.

– Visto que o assunto é amplo, decidi dividir o post Como Começar um Livro em dois artigos: este primeiro com uma visão geral da essência do primeiro capítulo e o seguinte com um checklist para ajudá-lo a não deixar importantes elementos de fora.

Decida: Um Bom Começo ou a Lata de Lixo

As pessoas tem uma capacidade muito pequena de concentração. Não se esqueça dessa verdade soberana ao escolher cada palavra em seu livro, especialmente no primeiro capítulo. Não espere paciência dos seus leitores. Se os primeiros parágrafos não forem capazes de prender a atenção deles, você corre um sério risco de ser trocado por uma literatura muito mais dinâmica.

Eu sei que a partir do segundo ou terceiro capítulo você vai acertar o passo e conseguir envolver seus leitores, mas o grande desafio é fazer com que eles cheguem até lá. Pois é, meu velho, e eu te garanto que isso não será nada fácil.

Para implicar maior complexidade à situação, agentes e editoras dispensarão a leitura do seu romance se o primeiro capítulo não for suficientemente convincente. Há quem discorde, mas a situação é a seguinte: ou você tira o fôlego deles na primeira página ou seu original irá parar na lata de lixo. Agora é com você.

A tragabilidade de toda sua obra reside nas primeiras páginas.

Selecione Algo Emocionante Para Começar um Livro

Por onde você gostaria de começar seu livro? Já pensou em algo para colocar nos primeiros parágrafos do seu romance? Pois bem, agora pegue tudo isso e jogue no lixo. Sem dó. Ok, eu espero…

Sua vontade não é a vontade dos leitores. De modo geral, o ponto onde queremos iniciar nossos livros está muito longe de onde os leitores gostariam de começar. Nós, escritores, queremos começar nossos livros de uma forma lógica, preparando os leitores para o que irá se desenvolver nos próximos capítulos.

Mas como mencionado, os leitores não tem tanta paciência para esperar isso. Por esta razão, você precisa direcionar seus leitores para algo muito mais empolgante.

Isto é uma forma de captar a preciosa atenção deles. Você não atingirá este objetivo fazendo descrições de paisagens. Não há nada mais maçante do que ficar lendo sobre “brisas carregando poeiras que refletem a luz intensa do sol enquanto plumas repousam sobre a pele nórdica de uma princesa se banhando às margens de um rio” – (ufa, cansei), e isso logo de cara, na primeira página.

Ao começar um livro, você precisa chamar atenção para um evento atraente, elementos que deixarão o suspense no ar. Talvez possa até citar eventos que serão melhor descritos nos capítulos a frente, se for necessário. O ponto principal é começar um livro de uma forma emocionante. Por exemplo, se é um romance policial, por que iniciar o romance com uma enjoativa descrição física do herói e do apartamento onde ele vive com seu gatinho felpudo? Neste caso específico, passe de imediato para a ação. Coloque as personagens em movimento e é mais provável que conseguirá manter a curiosidade dos seus leitores para os capítulos seguintes.

Crie Suspense

Certifique-se de que o primeiro capítulo lance uma grande quantidade de perguntas na mente dos seus leitores, deixando-os curiosos quanto ao que acontecerá no capítulo seguinte. É por aí que as novelas na televisão, apesar de sua tosca qualidade, são capazes de manter multidões presas na telinha.

Deixe seus leitores curiosos. Para que sua obra tenha um maior dinamismo, é importante que questões sejam apresentadas e respondidas em cada capítulo. Isto significa que cada capítulo pode levantar pequenos mistérios que vão sendo solucionados nos subsequentes. Resumindo, seria algo próximo disso:

Escreva o Primeiro Capítulo Por Último

Pode não funcionar para todos, mas é uma dica que talvez seja valiosa para alguns. Há autores que preferem deixar a introdução dos seus livros para serem escritos por último. Nesta altura, eles já tem todo o material completo e sabem exatamente para onde a história vai. Com isso, tem uma base mais alicerçada, incluindo todos os eventos importantes, facilitando o processo de escolher o que incluir no primeiro capítulo. Se você tem dificuldades em começar a escrever seus livros, experimente deixar o primeiro capítulo para ser escrito por último.

O próximo artigo trará um ckecklist detalhado do que você deve procurar incluir no primeiro capítulo do seu romance. Assim terá uma ajuda para excluir inutilidades e manter o relevante ao começar um livro.

Continua: Como Iniciar Um Livro II – A Missão

Sair da versão mobile