Ícone do site Corrosiva

Autores Devem Usar Perfis ou Fan Pages?

Se você é um autor iniciante ou um escritor experiente, certamente enxerga no Facebook uma excelente plataforma para divulgar seus livros e textos. No entanto, muitos escritores são invadidos por diversas dúvidas quanto à melhor forma de realizar o marketing de seus livros utilizando a rede social. Você, autor, já se deparou com as seguintes questões?

* Devo utilizar um perfil público ou uma fan page?

* Devo criar uma fan page específica para cada um dos meus livros?

Antes de chegarmos à melhor opção, é importante ter em mente a diferença básica entre um perfil e uma fan page.

Perfil ou Fan Page Para Autores

O perfil é utilizado para pessoas físicas. Possuem uma limitação de 5000 amigos. No entanto, é provável que você, como escritor, deseje ter um círculo de “amigos” maior do que esse. Por isso, se for utilizar um perfil pessoal, deverá ativar a opção Seguir. Desta forma, você não precisa aceitar solicitações de amizade de pessoas que não conhece. Elas simplesmente assinarão suas atualizações para que as possam ver no feed de notícias delas. Estas pessoas acompanharão somente suas postagens públicas. Portanto, cuide para que as postagens relacionadas ao seu trabalho como escritor estejam marcadas como pública. Da mesma forma, quando for realizar postagens pessoais, que prefere não compartilhar com estranhos, cuide para que elas estejam disponíveis apenas para seu círculo de amigos.

Por outro lado, as fan pages são reservadas para empresas e personalidades que é preciso curtir para acompanhar as atualizações. Você pode criar uma página como sendo uma figura pública, no caso um autor, ou então criar fan pages dedicadas e específicas para seus livros individuais.

Tudo isto tendo sido colocado, vem a grande questão que retumba insistentemente: você, como escritor, deve utilizar um perfil pessoal com assinaturas, ou uma fan page? Isto dependerá de alguns fatores.

Vantagens dos Perfis Para Escritores

Considere as vantagens em se ter um perfil com a opção de assinaturas ativada.

* você precisará manter apenas uma presença virtual no Facebook, ao invés de se dividir entre um perfil público e uma fan page. Isto resultará em economia de tempo, o que lhe permitirá dedicar-se mais à promoção dos seus livros ou escrever novos textos;

* embora ainda limitado aos 5000 amigos, você poderá ter um ilimitado número de seguidores;

* se você cancelar algumas inconvenientes amizades que possui hoje (confesse, você já fez isso), estas pessoas passarão automaticamente a ser seus seguidores;

* se alguém lhe envia um pedido de amizade e você recusa (confesse, vai), esta pessoa se torna um assinante de suas atualizações públicas;

* é possível adicionar o botão Seguir em seu blog ou website.

Importante: todos estes recursos estarão disponíveis somente se você ativar a opção de assinaturas.

Vantagens das Fan Pages Para Escritores

E quais as vantagens em utilizar uma fan page para promover seus livros e textos?

* você não é bombardeado com postagens toscas de fãs lunáticos;

* permite que você mantenha presenças separadas. Por exemplo, há quem deseje utilizar um perfil somente para manter contato com amigos próximos e familiares, ao mesmo tempo em que reserva as páginas para interagir com o público leitor de suas crônicas narrativas, poemas e romances;

* é possível integrar o botão Curtir em seu site ou blog literário, e de forma muito mais simples do que o botão Seguir. Para isto, basta acessar esta página, ajustar o estilo de acordo com suas preferências, e depois colar o código em um widget ou post;

* páginas permitem analisar detalhes da interação do público com suas postagens – estes detalhes não estão disponíveis para os perfis. No Analytics do Facebook, por exemplo, você tem acesso a uma grande quantidade de informações relevantes, tais como quantas pessoas visualizaram suas postagens, quantas clicaram em suas fotos ou links, qual o alcance de suas atualizações, e muito mais;

* as páginas permitem que diversas pessoas gerenciem sua fan page. Se você já é um escritor experiente, com um público de leitores bastante significativo, talvez tenha dificuldades em gerenciar sua presença on-line sozinho. Com as fan pages, você poderá conceder acesso a colaboradores que terão acesso limitado ou ilimitado, de acordo com suas especificações.

Enfim, não há dúvidas de que as páginas oferecem uma maior quantidade de recursos para jovens autores e escritores experientes. Evidentemente, se você já é um escritor reconhecido, as páginas se tornam ainda mais convidativas.

Fan Pages Para Livros

Independentemente de você escolher criar um perfil pessoal ou uma fan page, será que é interessante criar uma fan page para cada um dos seus livros? Perdoe esta minha insistente imprecisão, mas a resposta é Sim e Não.

Sim: quando você habilita uma fan page para seus livros e seus leitores curtem esta página, tais livros aparecerão automaticamente listados nos perfis deles. Seus seguidores poderão adicionar manualmente suas obras à seção Livros Favoritos deles. Isto ajudará a promover seus romances ou coletâneas de crônicas e poesias.

Não: criando fan pages para livros, você estará dividindo seu público. As postagens da fan page do livro não serão vistas pelos seguidores do seu perfil pessoal (ou página do autor), e vice-versa. Mas aí você saca um argumento perfeito: “Se a postagem for conveniente, eu posso fazê-la nas duas páginas”. Sim, mas isto poderá gerar irritação nos fãs que seguem as duas páginas. E, no cenário digital, irritar é muito mais fácil do que agradar, concorda? Talvez seja um risco que valha a pena correr. Mas aí é com você.

Conclusão

A questão agora é analisar os prós e contras dos perfis e páginas, conforme destacado acima, e tomar a decisão do que você acha melhor para o seu caso. Não há dúvidas de que as páginas oferecem recursos muito mais atraentes para escritores experientes, bem como para novos autores. Ainda assim há quem não abra mão dos perfis pessoais para promover seus livros e textos.

E, no seu caso, o que acha melhor? Tem utilizado perfis, páginas ou ambos?

Sair da versão mobile