Ícone do site Corrosiva

Guia definitivo para escrever sua autobiografia

como escrever autobiografia

Como escrever minha autobiografia?, Como contar a minha história de vida?” Você já se fez estas perguntas? Neste caso, este guia vai te ajudar a encontrar as respostas.

Todos nós temos uma história para contar. E escrever uma autobiografia é a melhor maneira de registrar nossa história. Digo mais: de celebrar nossa jornada.

Gosto de comparar as autobiografias com uma cápsula do tempo. Nesta cápsula você guarda sua história de vida para futuras gerações. É uma forma de gritar ao mundo:

Eu estive aqui e deixei minha marca”.

Portanto, preserve sua história! Não deixe ela desaparecer.

Além disso, pense no potencial de escrever sua biografia: você pode inspirar gerações. Parentes, amigos e pessoas que você nunca conheceu podem se inspirar e vencer desafios – tudo isso depois de ler a sua história de luta.

Por isso, escrevi este guia. Ele vai ajudá-lo a escrever sua história de vida passo a passo. Os princípios abaixo também são de ajuda se você quiser dicas para escrever a biografia de outra pessoa.

Conheça o curso História de Uma Vida

Índice

Tipos de biografias

Se achou que biografia é biografia e ponto final, errou.

Na verdade, as biografias são catalogadas em 4 tipos.

1. Autobiografias

Esta é a história da sua vida, destacando datas, fatos, nomes, lugares e assim por diante.

Em uma autobiografia você conta todas as fases da sua vida. Dá para começar com seu nascimento. Em outros casos, você começa contando um pouco da história dos seus pais e avós.

2. Biografias

É a mesma coisa que uma autobiografia. A diferença é que você não escreve sobre sua história, mas sobre a trajetória de outra pessoa.

3. Memórias

Você acha que sua história de vida não é tão interessante? Neste caso, escreva um livro de memórias.

De modo geral, as memórias se concentram em uma fase da sua vida.

Por exemplo, escrever sobre uma história de amor que você viveu. Ou talvez sobre sua luta contra uma doença terrível.

4. Currículo

Pois é. Talvez você esteja surpreso, mas o currículo é um tipo de biografia.

O currículo é uma pequena biografia para convencer o empregador a aceitar o candidato em uma empresa.

Neste tipo de autobiografia é destacado a experiência profissional em vez da história de vida da pessoa.

Outra característica dos currículos é a limitação das palavras. Na maioria dos casos, tem uma ou duas páginas.

Qual o objetivo de escrever uma Autobiografia?

Antes de começar a escrever uma biografia, é importante definir se você quer o livro para uso pessoal ou comercial?

Se o objetivo for comercial, a história precisa ser muito envolvente. Afinal, ela precisa atrair pessoas que não te conhecem. Além disso, tem que caprichar no design da capa e ter um bom plano de marketing.

Como estruturar uma autobiografia

O esqueleto da sua biografia vai ser montado da seguinte forma:

1. Introdução

Como iniciar uma história de vida?

Pode ser tentador começar a escrever a autobiografia assim: “Eu nasci na cidade tal, em tal ano…”.

Mas, sugiro evitar um começo assim.

Na introdução de uma biografia, é preciso atrair a atenção das pessoas, despertar sua curiosidade. Do contrário, elas vão desistir rápido da leitura.

Por isso, o ideal é que você comece com um evento interessante. Ou seja, em vez de iniciar o livro falando sobre seu nascimento e blá blá blá, comece com algum evento de tirar o fôlego.

Na introdução, você pode utilizar o evento mais impactante da sua história. No entanto, cuidado com spoilers! Você vai citar o evento apenas para fisgar a atenção dos leitores. Os detalhes e como termina a história você conta no decorrer do livro. Utilize este chamariz apenas para criar suspense.

2. Corpo

É a parte principal do livro biográfico, onde toda sua história é contada.

Você pode utilizar a sequência cronológica. Ou seja, vai contando os acontecimentos ano após ano. Mas, claro, se necessário, você pode mencionar algum evento fora desta sequência.

Por exemplo, uma pessoa descobre que tem uma doença incurável aos 30 anos. No entanto, ela pode escrever:

Nesta época, eu era um adolescente de apenas 15 anos. Curtia a vida como se não houvesse amanhã. Mal fazia ideia do monstro que me aguardava logo que eu completasse 30 anos.

3. Conclusão

A conclusão de uma biografia precisa ser impactante, memorável. É aquele momento em que você deixa claro suas lições de vida. É o seu legado de vida!

Você pode utilizar o último capítulo para isso ou escrever um epílogo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Passo a passo para escrever a autobiografia

Agora quero te dar 7 passos essenciais para escrever uma autobiografia. O 8º passo é opcional, mas extremamente valioso.

  1. Leia outra biografia.
  2. Pesquise sua vida.
  3. Veja sua vida do ponto de vista de um estranho.
  4. Organize-se.
  5. Escreva um rascunho.
  6. Escreva a autobiografia como se fosse um romance.
  7. Peça opiniões.

1. Leia outra biografia.

Existem inúmeras autobiografias nas livrarias e internet.

Por isso, antes de escrever a sua, leia a biografia de outra pessoa. Isto ajuda a entender como é a estrutura narrativa, a linguagem e o tamanho destas obras.

Além disso, também pode servir de inspiração para você.

2. Pesquise sua vida.

Nesta fase, você deve pesquisar todos os eventos significativos em sua vida. Eventos engraçados também são muito importantes.

Ao escrever sobre sua infância, destaque eventos únicos que tornam a narrativa interessante.

Você também pode pesquisar eventos de importância nacional ou mundial contemporâneos à sua história. Por exemplo, mencionar jogos da Copa do Mundo que passavam na TV enquanto algo importante acontecia em sua vida.

Você vai perceber que alguns destes eventos estão bem frescos na memória. Mas tem outros que você vai precisar da ajuda de parentes e amigos. Assim, reserve tempo para entrevistar estas pessoas próximas.

Mas, como ter certeza de que todos os eventos de sua vida serão cobertos? Como saber exatamente o que perguntar para parentes e amigos?

3. Veja sua vida do ponto de vista de um estranho.

Imagine que você tenha passado alguns anos em uma ilha deserta. De volta à civilização, você conhece um estranho que quer saber detalhes sobre esta fase de sua vida. Que perguntas você acha que ele faria? Provavelmente ele perguntaria como você foi parar lá. Além disso, ele provavelmente perguntaria sobre animais selvagens, como você conseguia água e comida, como era sua rotina e assim por diante.

Este é o princípio: olhar sua vida do ponto de vista de um estranho. Isso ajuda a decidir o que é relevante registrar.

Além disso, ajuda a decidir o quanto de sua intimidade você está disposto a revelar. Se há algo pessoal demais para ser registrado em um livro, você consegue perceber neste momento.

4. Organize-se.

Como já mencionei, as autobiografias têm uma estrutura básica. Contém uma introdução, uma série de parágrafos para descrever sua vida e uma conclusão.

Neste pacote, você precisa falar sobre seu nascimento, descrever sua personalidade, os fatos que contribuíram para moldar quem você é, e assim por diante.

Mas, não se engane: se você for desorganizado, vai se perder no meio do caminho.

Por isso, o ideal é montar uma estrutura. Faça uma lista com os eventos que serão incluídos na biografia e os que ficarão de fora.

Como visto, o uso de um esboço pode ajudá-lo a se organizar por tornar a escrita da biografia mais visual.

5. Escreva um rascunho.

De posse das informações mais importantes, comece a escrever o rascunho.

O esqueleto do esboço começa a ganhar forma. Aproveite este momento para se expressar. Curta esta fase da produção do seu livro.

É provável que muitos eventos que você não se lembrou na fase da Pesquisa, venham à tona agora.

Tente não ser muito exigente. Não pense em escrever o livro perfeito. Neste momento, você está apenas “rascunhando” a autobiografia.

6. Escreva a autobiografia como se fosse um romance.

Não escreva sua história como se fosse uma redação de escola, escrita apenas para garantir uma nota. Explore o vocabulário, crie suspense, use emoção.

Por exemplo, uma narrativa desanimada seria mais ou menos assim:

“Nasci em São Paulo durante os anos 40, uma época marcada pelas incertezas econômicas. Meus pais chegaram da Polônia nesta época, fugindo da perseguição nazista naquele país. No Brasil, encontraram um pouco da tranquilidade que sonhavam dar para os 3 filhos, incluindo eu”.

Como as palavras podem ajudá-lo a construir algo mais intenso, como se fosse um romance?

No dia em que meu pai viu uma temível Walther P38 apontada para sua cabeça, ele fechou os olhos e pediu a Deus: ‘Se deixar meus miolos escaparem ilesos desta, juro que fugirei daqui com minha família’. Não sei se Deus ouviu a oração de papai. O que sei é que o soldado simplesmente abaixou a arma e xingou qualquer coisa em alemão. Papai nunca ficou tão feliz em ouvir um xingamento como naquele dia”.

Ah, e pensando em um romance, você precisa ter o mesmo cuidado ao escolher um título para sua obra. Escrevi um artigo com dicas sobre como escolher títulos de autobiografias.

7. Peça opiniões.

O que você deve fazer antes de apresentar sua biografia para o público ou enviá-la para uma editora? Mostre o livro para algum parente ou amigo bem próximo e peça a opinião dele.

Por que é importante fazer este exercício?

Pode ser que parentes e amigos notem erros que você não percebeu. Assim, se eles lerem o livro, pode ser que consigam se lembrar de algum detalhe importante.

8. Adquira o Manual completo para escrever biografias

Escrevi um manual completo para quem quer escrever a história das suas vidas.

Confira alguns dos tópicos abordados no e-book:

Neste e-book, dou dicas importantes sobre como escrever de forma envolvente. Com estas dicas, você vai descobrir como escrever de forma profissional para prender a atenção dos leitores do início ao fim da sua obra.

PARA QUEM ESTE MANUAL É INDICADO

Pessoas que querem presentear a si mesmas registrando sua história de vidaPessoas que querem inspirar outros com sua história de lutaPessoas que querem que sua história de vida não desapareça com o passar das décadas e séculos


Garantia de 7 dias.
Se ficar insatisfeito, você pode solicitar reembolso integral.

Comece a escrever sua história de vida agora!

Não deixe sua história de vida desaparecer no tempo.

Pode ser que você esteja em dúvidas. Talvez fique achando que sua vida não é tão interessante assim. Talvez ache que sua trajetória foi monótona.

Mas, nem se deixa dominar por estes pensamentos negativos. Os acontecimentos que envolvem sua vida podem ser singulares e mais inspiradores do que você imagina.

Boa memória, pesquisa, criatividade e bom uso das palavras. Estes são os ingredientes da receita para escrever uma autobiografia capaz de emocionar parentes, amigos e desconhecidos.


Instagram: Juliano Martinz

Sair da versão mobile