Ícone do site Corrosiva

6 pequenos exercícios para jovens escritores

Alguns exercícios para auxiliar jovens escritores a transferir sua genialidade para o papel

É verdade que para ser um escritor, profissional ou não, exige-se criatividade. E ser criativo pode ser um dom. Ou não. O que quero dizer é que, se você não tiver sido agraciado com esta dádiva, ainda assim, poderá ser criativo. Criatividade é parte intrínseca do cérebro, um músculo que precisa de exercícios. Se Deus não lhe presenteou com um dom natural de derramar criatividade sobre o papel, na hora de criar seus personagens e suas histórias mirabolantes, considere estes exercícios para estimular sua habilidade na hora de escrever.

  1. Escreva uma pequena cena dramática em que duas pessoas conversam e, cada uma delas, possui um segredo que a outra desconhece. Detalhe: os segredos não podem ser revelados aos leitores. Ser criativo envolve saber brincar com o sigilo de seus personagens e manter leitores curiosos com o desfecho.
  2. Valorize os verbos. Pegue um trecho de um de seus textos e analise se costuma utilizar mais frequentemente verbos ativos ou passivos. Pode ser que perceba uso demasiado de um em detrimento de outro. Como exercício, pegue o mesmo trecho e altere todos os verbos: de passivo para ativo, de ativo para passivo. Por exemplo: “Helena sentiu (PASSIVO) os raios de sol em seu corpo” para “Helena mergulhou (ATIVO) seu corpo nos raios de Sol”.
  3. Descreva uma de suas personagens. Escreva tanto quanto puder sobre ela – todas suas qualidades, defeitos, características, vícios e assim por diante. No entanto, nesta descrição, ela não deve realizar nenhuma ação, o que inclui não falar e nem pensar em coisa alguma.
  4. Feito isso, em outra folha, repita o exercício. Desta vez, porém, descreva-o SOMENTE por meio de ações. As mesmas características que mencionou no Exercício 3 precisam aparecer aqui, mas você não deve declará-las. Os defeitos e qualidades de sua personagem devem vir à tona apenas por meio de ações.
  5. Repita o exercício anterior. Agora, você deve expor as características dela SOMENTE por meio de suas palavras em um diálogo. Este exercício serve para explorar as falas e ações de seus personagens como autoexplicativas, sem a necessidade de você constantemente precisar justificá-lo.
  6. Jovens escritores sempre tendem a criar personagens autobiográficos. Como exercício, tente criar pequenas histórias com personagens que são absolutamente diferentes de você… em TUDO.

Apenas não permita que exercícios assim tirem sua característica natural de escrever – regra essencial para quem quer ser um bom escritor. Você precisa ser natural e espontâneo. Regras são boas para o profissionalismo, mas podem tolher sua genialidade. Exercícios como esses servem apenas para estimular talentos entorpecidos que jazem dentro de nós, precisando apenas de estimulantes para despertar e trabalhar em nosso favor. Esta é uma das diversas dicas sobre como escrever um livro.


Precisa de mais exercícios para se tornar um escritor profissional? Eu tenho o curso certo para você!

Veja mais detalhes sobre cursos para escritores.

Sair da versão mobile