Ícone do site Corrosiva

4 Dicas para escrever de forma mais simples

 Seus romances, crônicas e contos estão demasiadamente complexos? Veja algumas dicas para simplificar sua escrita e torná-la mais convidativa e compreensível para seus leitores

Para estimular os leitores, fazê-los mergulhar de cabeça no enredo de um livro, é preciso considerar a linguagem utilizada. É necessário uma linguagem acessível, simples e natural, que flua de forma suave entre a mente e o coração. Para garantir a simplicidade dos seus textos é importante atentar para alguns detalhes. Vejamos o que precisa ser considerado ao escrever um livro de forma simples.

A arte de ser natural

A simplicidade é uma arte e precisa ser corretamente explorada. Isto não significa que você deva banalizar sua expressividade. Mas também não se deve apelar para um vocabulário tão requintado que obrigue o leitor a interromper a leitura diversas vezes para consultar um dicionário.

É importante evitar um estilo rebuscado que, em muitos casos, é utilizado tão somente para atrair a atenção para si mesmo. Isto gera uma artificialidade penosa. Assim, permita que seus leitores mergulhem em seus enredos, sem que haja a necessidade de saírem de lá com frequência para consultar um dicionário. Seja natural, e dê um pouco de descanso para o Aurélio.

Se é Óbvio, Pode Ser Inútil

A edição de um livro é a parte mais difícil para muitos escritores. Identificar o que é irrelevante e, consequentemente, digno de ser eliminado, pode causar um aperto no coração. Sentimentalismo à parte, a edição é a atividade crucial ao escrever um livro – o momento em que vamos lapidar o trabalho rudimentar e transformá-lo em uma obra de arte.

Lembre-se que o trecho de um livro não carrega em si, automática e naturalmente, o suspense. Um trecho potencialmente digno de gerar um suspense de tirar o fôlego de seus leitores, pode ser desperdiçado pelo uso excessivo e inapropriado de advérbios e adjetivos. Não estrague uma cena perfeita com palavras desnecessárias. E nesta mesma linha, fuja dos clichês.

Informe Aos Poucos

Ao descrever uma personagem, é preciso colocar os pés no freio. Não tente descrever tudo o que sabe sobre sua personagem em algumas poucas linhas. Ao escrever um livro, revele as saliências e profundezas de cada personagem aos poucos, ao longo de frases, parágrafos e capítulos. Isto dará aos leitores a oportunidade de saborear cada detalhe.

Releia seus livros, e veja se não há demasiados detalhes acumulados em uma única frase.

Diferentes Ideias em Diferentes Frases

Uma forma de simplificar a escrita é expressar diferentes ideias em frases diferentes. Considere uma frase assim:

“Ela sabia o suficiente para incriminar o patético consultor, não precisando fazer nada mais do que entregar aquela pasta para a polícia, e depois assistir de camarote as viaturas cercando sua casa, levando aquele bastardo para a cadeia para, não poucos dias depois, sofrer nas mãos dos psicopatas que ali viviam”.

Uau! Cansei só de escrever.

Assim, localize em seu livro frases muito longas, impregnadas de ideias, e tente reestruturá-las. Uma dica é localizar as vírgulas, e analisar se as ideias ficariam melhor expressas, utilizando ali um ponto final. Palavras tais como “que” também podem ser eliminadas e substituídas por pontos finais.

Concluindo

Certifique-se de aplicar estes conselhos somente após concluir o processo de escrita. Do contrário, o fluxo de sua criatividade poderá ser interrompido. Desabafe, despeje todas suas ideias e sentimentos no papel, sem maiores preocupações. Depois que terminar, esqueça o livro por algumas horas, talvez até mesmo dias. Após este período de “descanso”, releia e refine. Talvez será o suficiente para tornar sua escrita muito mais simples e absorvível.

Sair da versão mobile